Responsive Web Design
13 jan 2022

Responsive Web Design

Quando criamos conteúdos digitais, utilizamos o responsive web design para que os mesmos se adequem ao dispositivo do utilizador: do smartphone ao desktop, do tablet à smartTV.

O responsive web design ou web design responsivo, é uma área em constante evolução. Está obrigada a seguir as novas tecnologias.

Há laptops que viram tablets, os smartWatches não são uma novidade e, qualquer dia, vamos aceder a uma loja online através do frigorífico.

Seja qual for o dispositivo utilizado para aceder à internet, esperamos uma experiência positiva. Os conteúdos e os layouts devem estar otimizados de acordo com o tamanho e a resolução do ecrã. 

Neste artigo, é sobre isso que falamos: do que é o responsive web design, como funciona e qual a sua importância e vantagens para o dia a dia de marcas e empresas.

 

O que é o Responsive Web Design?

Responsive web design refere-se à criação de conteúdos online que possam ser visualizadas em qualquer dispositivo.

Para que isso aconteça, sem barreiras à interação, todos os elementos visuais se adaptam de acordo com as condições de pesquisa e tamanhos de ecrã.

A título de exemplo, pesquise pela Amazon num telemóvel e num desktop. Repare como os elementos se adaptam aos dois formatos, de forma fluída, sem criarem obstáculos ao utilizador. 

Essa fluidez e adaptação são dois pilares centrais do responsive web design.

Hoje, o espaço onde todos os conteúdos são apresentados é partilhado por múltiplos dispositivos. Isso dá ao responsive web design uma importância extrema no contexto digital em que vivemos.

 

A Importância do Responsive Web Design

Sejamos pragmáticos: um website tem como objetivo principal a angariação de novos clientes e o aumento dos seus resultados.

A importância do responsive web design está diretamente associada ao sucesso da empresa: optar por um website estático, que funcione apenas num dispositivo, é optar por reduzir o alcance e excluir grande parte dos utilizadores.

Além de um maior alcance e de um maior número de visitas e conversões, existem mais três motivos que justificam a importância do responsive web design.

 

Maior Confiança

A apresentação de um website tem quase tanta importância para o utilizador, como os seus níveis de segurança.

Um website sem responsive web design equivale a um website com fraca apresentação, no qual os utilizadores não confiam e, por isso, se afastam.

 

SEO – Search Engine Optimization

Além de informação, todos os motores de pesquisa, incluindo o Google, procuram oferecer aos seus utilizadores a melhor experiência de navegação possível.

No momento de indexação, levam em conta critérios como a apresentação dos conteúdos e o facto de estarem ou não desenhados em responsive web design. 

Ao incluir o responsive web design no seu website, está a contribuir para chegar mais depressa ao topo das SERP – Search Engine Results Page.

 

Experiência do Utilizador

Uma boa experiência do utilizador deixa uma imagem positiva da sua marca ou empresa nos utilizadores, além de aumentar os níveis de confiança nos seus produtos ou serviços. 

Quando assim não acontece, o mais certo é não regressarem. O responsive web design garante que a experiência do utilizador é positiva, seja em que dispositivo for. 

Além destes pontos, existem mais vantagens associadas ao responsive web design, como verá no final do artigo. Mas para começar já hoje a retirar proveitos dos seus benefícios, precisa de começar por algum lado.

Em seguida, partilhamos os primeiros passos para começar a funcionar com o responsive web design.

 

Como Funciona o Responsive Web Design?

Para começar a aplicar o responsive web design precisa de ter em conta três aspetos: o layout, as percentagens e os testes.

O layout de um website é sempre o ponto de partida.

Não precisa de começar logo a pensar em responsividade. Neste ponto, o importante é apresentar conteúdos adequados ao seu público-alvo e desenvolvê-los de acordo com a maioria dos ecrãs utilizados.

A responsividade entra em seguida, no desenvolvimento web. As equipas de programação e design trabalham em conjunto em CSS, adaptando o layout às condições que se deve adaptar. É neste ponto que começa a pensar em percentagens.

Otimizar o layout de acordo com o responsive web design implica capacitá-lo proporcionalmente ao dispositivo do utilizador.

Por exemplo, ao definir a largura com que uma imagem deve ser apresentada, a medida deve ser pensada em percentagens: uma determinada imagem deve aparecer na totalidade – a 100% – em vez de em pixéis.

Por outras palavras, em vez de definir a largura com que uma imagem deve ser apresentada em pixéis, o responsive web design define-a numa proporção do tamanho do ecrã. A mesma linha de pensamento deve ser aplicada à tipografia do layout.

Do mesmo modo, as imagens devem ser comprimidas e as páginas devem ser trabalhadas para AMP – Accelerated Mobile Pages.

O último ponto necessário ao bom funcionamento do responsive web design são os testes, como em quase tudo o que é criação digital. 

Em responsive web design, o período de testes deve ser o suficiente para que os acessos às páginas criadas possam ser simulados, mediante as condições previamente elaboradas.

Coloque-se na pele do seu público-alvo e avalie não só a forma como o layout é apresentado em todos os seus formatos, mas também na experiência de navegação e leitura ou visualização de todos os conteúdos.

Quando o responsive web design começa a funcionar de forma correta, as suas vantagens tornam-se mais óbvias e os resultados começam a chegar. 

 

Vantagens do Responsive Web Design

A maior vantagem do responsive web design é uma questão de custo-benefício. A outra opção seria a criação de versões alternativas de um website, cada uma adequada a um determinado dispositivo.

Por outras palavras, o responsive web design evita a replicação de trabalho e alivia a pressão das suas equipas de desenvolvimento que se podem concentrar noutras tarefas.

Esta é outra vantagem do responsive web design: torna a manutenção do seu website mais fácil: quando algo precisa de ser alterado ou acrescentado, basta fazê-lo uma vez.

Do mesmo modo, uma única versão de um website oferece consistência à marca e habitua os utilizadores à sua navegação, em qualquer dispositivo que escolham aceder – ou seja, o responsive web design melhora a experiência do consumidor, como um todo, oferece vantagens como o SEO e contribui para os resultados da sua empresa.

À medida que cada vez mais dispositivos ganham o poder tecnológico de acederem às páginas de website, mais importância vai tendo o responsive web design.

Se está na altura de refrescar a apresentação da sua marca ou empresa e prepará-la para os próximos anos, fale connosco.


Tiago Simonette Teixeira | Bluesoft

partilhe