Sempre que precisar de explicar o que é o SEM – Search Engine Marketing, pense num pequeno guarda-chuva. Por baixo, encontram-se dois conceitos fundamentais da comunicação e reputação digital: o SEO – Search Engine Optimization e os links patrocinados.
São estes dois campos que dão corpo ao search engine marketing.
Como o próprio nome indica, esta é a área do marketing dedicada ao estudo e à implementação de estratégias que visam potenciar os resultados obtidos através dos motores de pesquisa.
É através do search engine marketing que otimizamos sites e conteúdos e transportamos os nossos clientes até ao topo das páginas SERP – Search Engine Results Page. Força. Sinta-se à vontade para perguntar:
Mas isso não era com o SEO?
Uma excelente pergunta. A resposta é sim. E não, também. Como vimos, o SEO é uma parte do search engine marketing. No fundo, é uma outra face da mesma moeda.
Tanto o SEO como os links patrocinados podem aumentar o posicionamento e a reputação digital da sua marca ou empresa. Mas enquanto os links patrocinados se incluem nas estratégias de Tráfego Pago, o SEO contribui para o Tráfego Orgânico.
Ambos se focam em retirar o máximo dos motores de pesquisa. São as estratégias de search engine marketing que os unem, num esforço conjunto de atração de novos clientes e, por isso, de melhores resultados.
Neste artigo, é sobre isso que nos debruçamos: em motores de pesquisa como a Google e na forma como o search engine marketing os pode otimizar, como um todo.
Há mais de 20 anos, a Google lançou o Adwords – hoje conhecido por Google Ads. Por essa altura, começámos a perceber o potencial dos motores de pesquisa, tanto para os utilizadores, como para as marcas.
Ao mesmo tempo, os produtores de conteúdos começaram também a compreender como trabalhar em conjunto com o Algoritmo do Google, sem para isso necessitarem de recorrer a anúncios ou links patrocinados.
Pouco tempo depois, nasce o termo search engine marketing que escreve todas as estratégias de marketing que aumentam os resultados das empresas a partir dos motores de pesquisa. Naturalmente, muito mudou desde então.
Hoje, o search engine marketing é uma área muito mais complexa, posicionada na linha da frente da comunicação digital.
Não é para menos. Afinal, cerca de 70% de todo o tráfego online parte do motor de pesquisa da Google, numa combinação entre tráfego orgânico e pago.
É também por isso que estar nas primeiras páginas de resultados é tão importante. É como estar na avenida principal da cidade. É o que posiciona o seu negócio nesta avenida, utilizada cerca de 60 mil vezes por segundo.
Sendo assim, é fácil concordar sobre a sua importância.
A média de 60 mil vezes por segundo resulta em 5 mil milhões de pesquisas diárias realizadas no motor de pesquisa do Google.
A este número impressionante (prometemos que os números estão quase a terminar) junta-se ainda o facto de mais de 90% dos utilizadores usarem o Google para encontrar informação e, a isto, juntamos a percentagem de pessoas que não visitam sequer a segunda página de resultados: 75%.
Como se costuma dizer: contra factos, não há argumentos. Poucos minutos bastam para encontrar dados suficientes que justificam a importância do search engine marketing. É quase autoexplicativo.
Mesmo assim, pense no seguinte: se fora do online, marcas e empresas investem em comunicação e publicidade nos seus mais variados formatos, por que razão seria diferente no universo digital?
Somos suspeitos, claro. Mas há quem diga que aparecer no topo do Google de forma sustentável é até mais valioso do que um anúncio em televisão. Para isso, não há segredos: a melhor estratégia de search engine marketing é aquela que conjuga o SEO e os links patrocinados.
Falar sobre estratégias de search engine marketing implica falarmos sobre estratégias de SEO e de links patrocinados.
Por sua vez, isso implica falarmos a fundo sobre ambos estes campos do search engine marketing e descrevermos estratégias de keywords ou de termos como o CTR – Click Through Rate. Por outras palavras, nunca mais ia terminar este artigo!
Assim, o mais importante a reter sobre as estratégias de search engine marketing associa-se ao seu contexto, em particular. No search engine marketing, estratégias de SEO e de links patrocinados complementam-se. O SEO deve ser pensado a longo prazo, enquanto as estratégias de links patrocinados devem ser utilizadas para o curto prazo.
As estratégias de SEO posicionam a sua empresa e aumentam os resultados de forma sustentável.
Já os momentos escolhidos para uma estratégia de links patrocinados podem estar ligados à necessidade de vender um determinado produto, dentro de um curto espaço de tempo, por exemplo.
Contudo, isso não significa que o search engine marketing obrigue a escolher entre uma estratégia ou outra. Bem pelo contrário.
Ao investir em search engine marketing, como um todo, está a trabalhar para os resultados imediatos e futuros, por um lado, e a potenciar a estratégia de SEO a longo prazo, com a de links patrocinados, a curto prazo.
Por exemplo, uma estratégia de links patrocinados pode ajudar a recolher informação e dados, depois utilizados na implementação de SEO.
Ou então, pode utilizar o SEO para uma campanha de remarketing, direcionando os links patrocinados para os utilizadores que não converteram anteriormente através dos esforços de SEO.
Tudo depende do seu objetivo final. Mesmo assim, a estratégia de search engine marketing ideal é aquela que alia as suas duas componentes principais nos momentos certos. Desta forma, vai poder retirar todos os benefícios do Search Engine Marketing.
Quando aplica uma boa estratégia de search engine marketing aumenta a sua reputação digital e isso traz-lhe várias vantagens e benefícios. As principais são:
Além destes, o search engine marketing pode também ser utilizado em projetos dos mais variados formatos, podendo também ser utilizado para testar novas estratégias de comunicação, antes de aumentar o investimento num novo projeto.
O search engine marketing é o modelo com o qual aumenta a sua reputação digital e conquista as primeiras páginas de resultados do Google, seja através de anúncios ou de uma estratégia de crescimento totalmente orgânica.
Não há muitos segredos sobre o marketing SEM – search engine marketing. Há uma visão estratégica e muito trabalho – e, para isso, pode sempre contar connosco.
Tiago Simonette Teixeira | Bluesoft