Quer usufruir de um espectáculo na sua plenitude? Bilhete VIP na primeira fila, é a nossa sugestão. O mesmo acontece na Internet, com o seu negócio. Quer que o seu negócio tenha mais e melhor acesso aos clientes? Quer que os clientes o vejam mais e melhor? Search Engine Marketing.
Search Engine Marketing significa Marketing para os Motores de Pesquisa. Por Motores de Pesquisa, falamos, por exemplo, do Google.
Uma estratégia de Search Engine Marketing (SEM) tem um único objetivo: otimizar sites para os colocar no topo de resultados. Podemos fazer isto de forma orgânica ou de forma paga. De forma orgânica, temos o nosso muy conhecido Search Engine Optimization (SEO). De forma paga, temos o nosso mais recente amigo Search Engine Advertising (SEA). Mas já lá vamos ao encontro destes nossos amigos.
Antes de mais, qual a razão para cingirmos os Motores de Pesquisa ao Google? Pedimos desculpa. Na verdade, tem, também, o Bing, o Yahoo, o Ask, o AOL, o Baidu, o Wolframalpha, o DuckDuckGo, o Archive, o Yandex, o Search Encrypt, o Boardreader, o Ecosia, entre muitos outros.
Conhece-os bem, não conhece? Usa-os regularmente, não usa? Deixe, nós respondemos por si. Claro que não conhece, claro que não usa. Pronto, a resposta é Google.
Para ter uma ideia, são realizadas 2.3 milhões de pesquisas no Google a cada segundo.
94% de todas as pesquisas na web acontecem no domínio da Google
Estar presente nos mecanismos de busca é essencial para que o seu negócio tenha sucesso. Na verdade, é essencial para que o seu negócio exista. Mas existir não basta. É preciso saber existir na Internet, esse admirável mundo do marketing digital onde a concorrência existe em cada byte. É aqui que entra o Search Engine Marketing e a sua estratégia.
São várias as dicas para implementar uma boa estratégia de Search Engine Marketing. Apresentamos-lhe algumas:
A par destas dicas, deve ter sempre em conta os nossos amigos - aqui estão eles - SEA e SEO.
Um dos nossos últimos artigos foi sobre o Search Engine Advertising, esta estratégia de marketing digital que se baseia em apresentação de anúncios online pagos para angariar tráfego para o seu site.
O SEA tem a estratégia de ir lá fora buscar os seus futuros clientes. É, portanto, parte essencial para uma estratégia de SEM.
O SEO já é um nosso (e seu) velho conhecido, caracterizando-se por um conjunto de técnicas que facilitam a visualização das páginas de um website, através da sua otimização nos motores de busca. Tudo isto de forma orgânica, não paga.
SEA e SEO, dois filhos do mesmo pai (SEM). Os três contribuem para o sucesso da estratégia digital do seu negócio.
Aproveite-se deles para atingir os objetivos do seu negócio. Mas atenção, use them wisely. O bilhete VIP na primeira fila não é assim tão inacessível.
Bom espectáculo!
André Pereira | Bluesoft