SEO Off Page
19 nov 2020

SEO Off Page

Sobre SEO off page, perguntamos: qual é a sua marca favorita? Todos temos uma. E quando alguém lhe pede uma recomendação, o mais certo é o leitor recomendar essa sua marca favorita.

Sabia que, quando o faz, está a utilizar uma prática de SEO off page? Descubra como e porquê.

 

O que é o SEO off page?

O SEO off page é o equivalente digital à expressão word of mouth.

Quando um utilizador procura um produto ou pesquisa acerca de um tema, visita vários websites sobre o tema, certo? Passamos por páginas e por blogues. Pelas redes sociais e dezenas de reviews e recomendações. É um processo natural.

Afinal, estamos prestes a gastar o nosso dinheiro num produto ou procuramos fontes confiáveis sobre o tema que pesquisamos. No fundo, procuramos ter a certeza.

E se muitas das páginas que visitamos referem quase sempre o mesmo website, o mais certo é que este seja de confiança. E o mais certo é clicarmos nesse link, tantas vezes utilizado por terceiros. O conceito é assim: simples. A explicação, ligeiramente complexa.

Tecnicamente, é uma estratégia desenhada para promover um website. O objetivo é que este website seja recomendado ou referenciado por terceiros (word of mouth), na forma de links que encaminhem para lá os utilizadores.

Idealmente, esta promoção acontece de forma orgânica, dada à qualidade dos nossos próprios conteúdos. Mas existem estratégias que podemos adotar. Antes de irmos às estratégias, talvez existam por aí leitores que se estejam a perguntar:

Muita gente fala de SEO. É o mesmo que o SEO off page? Sim. E não.

 

Qual a diferença entre o SEO off page e o SEO on page?

Quando se fala em SEO, normalmente estamos a referir-nos ao SEO on page

Ou seja, estamos a falar numa estratégia de otimização para uma página específica. Neste caso, de tudo aquilo que está dentro do nosso controlo: utilização de palavras chave adequadas, a construção de um website simples, de leitura fácil, com qualidade, que leve o leitor de um ponto a outro, meta descriptions, etc. Isto é “on page” (na página). 

Portanto, como o próprio nome indica “off page” equivale a…? Exatamente: fora da página.

É um daqueles detalhes que distingue um profissional de um profissional que sabe do que fala. Isto porque, muitas vezes, este é um detalhe que nem sequer é deixado para segundo plano. Por vezes, nem é mencionado. E isso é um erro, obviamente. 

 

Qual a importância do SEO off page?

O SEO off page refere-se a um conjunto de ações que acontecem fora do nosso website, mas que acabam por ser relevantes para a nossa posição nos resultados de pesquisa.

Como vimos em cima, são ações que, muitas vezes, acabam por estar fora do nosso controlo. Mas há estratégias que podemos aplicar.

Estas estratégias têm como objetivo aumentar a popularidade, relevância, confiança e autoridade de um determinado website, por parte de terceiros.

Idealmente, estes “terceiros”, ao incluírem um link para o nosso website, terão também alguma reputação. Isto porque é importante para o Google que o link gerado venha de um local de confiança.

Agora, prepare-se. Vou fazer isso mesmo. 

E faço-o porque o link do website que estou prestes a incluir neste texto é uma referência na comunidade e porque o considero ser de confiança. 

A MOZ publicou um estudo intitulado Search Engine Ranking Factors

Neste estudo pode ler-se que fatores como a confiança ou a relevância, ligados ao SEO off page, têm um impacto superior a 50%, no momento em que o algoritmo da Google avalia o nosso conteúdo.

Qual a sua importância? Repito: superior a 50%. Quer isto dizer que nos devíamos focar mais nesta prática? Não.

Por uma razão: conteúdo.

Se a nossa página não tiver conteúdo relevante e de qualidade, ninguém vai achar que vale a pena referenciar-nos. E se o mesmo não estiver já por si optimizado, ninguém encontra o nosso conteúdo.

As boas práticas recomendam uma proporção de 70% de dedicação ao SEO on page e de 30% para o SEO off page.

 

Estratégia de SEO off page

Então, na prática, o que podemos fazer?

É importante lembrarmo-nos que o nosso objetivo é levarmos terceiros a incluírem um link para o nosso website. Assim, o mais importante é termos o nosso conteúdo sempre atualizado, informativo e apelativo, para que a sua partilha valha a pena.

Depois, cada caso é um caso. Mas, de uma forma genérica, existem três formas de obter uma referenciação para o nosso website:

  1. De forma natural: o nosso conteúdo original tem qualidade suficiente para que seja referenciado por terceiros, sem necessidade de nos envolvermos diretamente. Por exemplo, um artigo de blog menciona um website de confiança. (Exatamente o que fizemos há pouco);
     
  2. Parcerias: ações como influencers utilizarem links para o nosso website são um exemplo. Outra ideia é a criação de uma parceria mais formal com websites relevantes, onde um menciona outro e vice-versa;
     
  3. De forma manual: através da promoção das nossas próprias páginas em grupos de discussão. Desta forma, aumentamos o tráfego para o nosso website, bem como a probabilidade de virmos a ser mencionados mais à frente.
     

O SEO off page é uma componente que não deve ser esquecida, numa estratégia de SEO global, bem desenhada, para um website. E se ainda ninguém lhe tinha falado disto, então talvez esteja na hora de falar connosco.


Tiago Simonette Teixeira | Bluesoft

partilhe