SEO Sazonal: Halloween e o marketing digital
31 out 2019

SEO Sazonal: Halloween e o marketing digital

No dia 31 de Outubro é celebrado o Halloween, antes disso, e só em Portugal, no mesmo mês de Outubro já existiram 33,800 pesquisas no google pela keyword Halloween.

Apesar de não ser uma tradição propriamente portuguesa, a comemoração do Halloween, também designada por dia das bruxas, é uma festa que agrada tanto a miúdos como a graúdos. Porque a ocasião requer decorações e trajes a condizer, lá vamos nós à procura das abóboras com cara maléfica, teias de aranha horripilantes e uma máscara que deixa qualquer um de cabelos em pé.

Estas e outras datas comemorativas, como o Natal e a Páscoa, são momentos de partilha e confraternização, que nos permitem agitar a rotina junto de quem mais gostamos. Ora, o mesmo se passa com as marcas no contexto digital. A sazonalidade do mercado é uma oportunidade de ouro para potenciar a venda de produtos e serviços ao sabor da melhor das guloseimas: o marketing digital sazonal.

 

SEO Sazonal: junte-se à festa da autoridade digital

“Que susto!” Pois é... Se há coisa que a noite de Halloween nos permite, é pormos a máscara de bruxas e palhaços, causando calafrios a quem se cruza no nosso caminho. E, os que mais sofrem, acabam por ser os que andam perdidos no meio do escuro, sem saber para que lado é que se hão-de virar! Perante tantas travessuras, mais vale terem uma lanterna no bolso; não vá o Diabo tecê-las...

Quando falamos em obtenção de resultados no digital, nenhuma marca se pode dar ao luxo de ignorar a importância de uma estratégia de SEO. Se 75% dos consumidores recorrem a pesquisas na internet antes de efetuarem uma compra, as datas comemorativas podem e devem ser exploradas pelas marcas, no sentido de aumentarem a visibilidade e rentabilidade da sua presença online.

Legenda: quadro com o número médio de pesquisas (mensais) pelas principais keywords associadas ao Halloween.

 

Keywords Sazonais: as palavras certas no momento certo

Se por acaso já está com os preparativos adiantados para o Halloween, os nossos mais sinceros parabéns. Desde a lista de compras, decoração da casa até à confirmação dos convidados, certamente tudo estará a postos para que a sua noite das bruxas seja uma autêntico “terror”. Pena os que resolvem deixar tudo para a última da hora... Esses sim devem apanhar uns valentes sustos!

Para que a sua marca não seja apanhada de surpresa, nada como pegar no calendário e identificar as datas festivas com maior relevância para o seu negócio. A partir daí, boas práticas de SEO como a escolha de keywords e conteúdos relevantes, ajudarão os seus produtos ou serviços a abrirem as primeiras portas orgânicas nos motores de pesquisa.

 

Marketing Sazonal: um doce que vem mesmo a calhar

Chegada a tão esperada noite, eis que nos aparecem zombies, dráculas e fantasmas. As crianças mascaram-se a preceito e desatam a tocar às campainhas, na esperança de serem brindadas com sacos cheios de doces e guloseimas. Para sorte delas, não é só no Halloween que têm direito a estas ofertas!

Nesse sentido, as datas festivas ao longo do ano são como despertadores de necessidades e desejos, com um impacto direto no comportamento do consumidor. Perante isto, só não aproveita quem não quer! A definição de uma estratégia de Marketing Sazonal possibilita, a qualquer marca, estar no sítio certo à hora certa, para satisfação de quem a procura.

“Doce ou travessura?” A Bluesoft vai mais longe: abrimos-lhe as portas da autoridade digital.


Pedro Duarte | Bluesoft

partilhe

Bluesoft / Digital Reputation Expertise © 2018. All Rights Reserved

1