Testes AB
09 jun 2021

Testes AB

Os testes AB deixam a sua intuição de lado e retiram todos os “achismos” da equação.

No momento de decidir entre uma ou outra forma de apresentar o conteúdo à sua audiência, os testes AB permitem-lhe tomar uma decisão informada, sem medo de uma influência subjetiva.

Veja este exemplo:

A sua equipa apresenta-lhe duas opções possíveis para a nova landing page. Uma tem um botão CTA bem no centro da página, enquanto a outra apresenta um call to action mais pequeno, alinhado à esquerda, mas no final da página.

Qual destas opções escolhe? Qual delas funciona melhor?

A sua intuição aponta-lhe um caminho. A intuição da sua equipa aponta-lhe um outro, contrário ao seu.

É com os testes AB que toma uma decisão informada, com base em dados factuais, que deixa todos mais tranquilos quanto à opção tomada.

A opção B até pode ser “mais gira”, mas de acordo com os resultados dos testes AB, é mesmo a opção A que funciona.

Ou seja, quem decide qual é a melhor das opções são mesmo os utilizadores, o seu público, os seus clientes.

Neste artigo, vamos pegar nos testes AB e explicá-los do princípio ao fim.

 

O que são testes AB?

Os testes AB são uma forma de testar, objetivamente, a performance de um dado conteúdo (anúncios, emails, publicações, websites, etc.).

Na dúvida sobre se pode ou não realizar um teste AB, lembre-se sempre: se pode alterar, pode testar.

Estes testes são realizados entre uma versão A e uma versão B de um mesmo conteúdo e os seus resultados são obtidos através da comparação dos dados entre um e outro.

Mas em baixo, vamos ver como funcionam os testes AB mas, para já, importa sublinhar apenas que os testes AB são uma das melhores maneiras de aumentar a eficiência e otimizar os seus conteúdos digitais.

 

Quando fazer testes AB?

Há dois momentos em que pode fazer testes AB: pontualmente ou em contínuo.

Pontualmente, os testes AB podem ser feitos a propósito de um projeto específico ou sobre um tipo de conteúdo em particular.

Imagine que a sua empresa está prestes a abrir um blogue. 

Com certeza estará a ponderar a melhor forma de apresentação do conteúdo? E como saber se os seus utilizadores respondem melhor a imagens ou a vídeo, por exemplo?

Os testes AB permitem-lhe tomar uma decisão, com toda a certeza.

Mas o melhor momento para a realização dos testes AB é em modo contínuo. Ou seja, estar sempre a testar, sempre a analisar os resultados e sempre a otimizar a sua estratégia digital.

Um dos maiores problemas da realização de testes AB pontuais é que o comportamento das pessoas está em constante evolução.

Hoje, podem responder melhor a imagens; amanhã, aos vídeos; e depois de amanhã aos vídeos, apenas no formato vertical. 

Se estes comportamentos estiverem sempre a ser analisados, de forma a podermos criar os melhores conteúdos possíveis, então pode estar a perder potenciais clientes e, por isso, resultados de empresa.

Mas, talvez se esteja a perguntar:

Bem, mas quantas vezes é preciso testar uma página de website, realmente?

É uma excelente pergunta. Vejamos a resposta.

 

Como fazer testes AB?

Os testes AB têm uma particularidade única: só devem ser utilizados para comparar apenas uma variável.

Só assim será possível ter a certeza que os resultados são válidos e que uma opção é, efetivamente, melhor do que a outra.

É por isso que, mesmo quando se trata de uma única página – de um único tipo de conteúdo – devem ser realizados múltiplos testes AB.

Peguemos num exemplo prático, tal como um email promocional.

Neste tipo de conteúdos, é possível testar diferentes variáveis:

  • Os assuntos;
  • Os títulos;
  • Os CTA’s;
  • As imagens;
  • Os textos;
  • etc.

Lá está: se pode alterar, pode testar. E, nesse teste, deve apenas testar uma das muitas variáveis possíveis.

Neste email promocional, poderá testar primeiro uma versão com um título A, enquanto outra versão apresenta aos utilizadores um título B.

É de teste em teste, de resultado em resultado, que vamos otimizando os conteúdos, chegando até ao resultado ideal.

Neste exemplo, vimos um conteúdo que pode ser pensado de raiz. 

Digamos então que tem como objetivo a otimização de uma landing page já existente.

Das duas, uma. 

Ou cria uma nova página do zero, testando as diferentes variáveis pensadas de raiz. Ou então pondera a utilização da página existente enquanto opção A, modificando as variáveis de acordo e apresentando-as enquanto opção B.

Numa das versões apresentamos a página tal como está, enquanto na outra apresentamos a mesma página, mas com uma alteração.

É neste momento que vale a pena falarmos na duração dos testes AB.

Um dia? Uma semana? Um mês?

O tempo de duração depende da indústria onde se insere, bem como da amostra disponível (do número de utilizadores que têm acesso ao conteúdo). No entanto, para que os resultados sejam considerados válidos, estes costumam durar cerca de duas semanas.

Menos do que isso torna os resultados residuais; e mais do que isso torna os resultados pouco confiáveis, tendo em conta os muitos fatores externos inerentes ao dia a dia dos consumidores.

Uma coisa é certa: um projeto para a realização de testes AB não é um projeto realizado do dia para a noite. É, como vimos, um projeto contínuo, cujos resultados começam a surtir efeito com o tempo.

Através da análise contínua dos resultados começa a tomar decisões mais informadas, ao invés de recorrer à sua intuição.

E, mesmo que seja uma ótima intuição, ser capaz de a comprovar através dos dados é sempre uma forma de deixar toda a equipa mais tranquila quanto à decisão tomada.

 

Quais as vantagens dos testes AB?

A partir do momento em que começa a verificar que os seus resultados começam mesmo a aumentar, depois dos testes AB, a ideia de comunicar sem os realizar começa a deixar de fazer sentido.

Quando passa a estar a par do que funciona e do que não funciona, as suas decisões não só passam a ser tomadas com base em resultados estatísticos, como a sua estratégia digital se começa também a tornar mais eficientes.

Os testes AB vão ajudar a conhecer melhor o seu público alvo, tendo um maior conhecimento do tipo de conteúdos aos quais respondem melhor, bem como ao tipo de conteúdos que procuram.

É natural que a sua taxa de conversão aumente e é certo que a experiência do utilizador melhora.

Afinal, muito desse conhecimento, passa a dar resposta à procura que existe.

Por último, como vimos, os testes AB vão também ser imprescindíveis no acompanhamento do comportamento dos consumidores e numa orientação mais clara acerca das novas tendências. Tudo isto é possível.

Mas para que possa retirar todas as suas vantagens, vai precisar de uma ferramenta.

 

Ferramentas para fazer testes AB

Existem muitas ferramentas disponíveis para a realização de testes AB.

Algumas delas podem até já estar incluídas nas plataformas que utiliza todos os dias, ou em plugins previamente instalados no seu website.

Ou seja, na verdade pode já ter à sua disposição uma ferramenta que lhe permita a realização de testes AB.

Por exemplo, o Facebook permite-lhe a realização deste tipo de testes para a análise de conteúdos patrocinados.

Tudo depende da sua situação específica.

Com os testes AB vai poder ter acesso aos dados que lhe permitem saber qual o tipo de anúncios que melhor funciona, quais as ofertas a que a sua audiência melhor responde ou até quais os melhores formatos para as publicações que aumentam o tráfego no seu website.

Ao entrar em contacto connosco, respondemos-lhes a todas as suas questões e apresentamos-lhe uma série de soluções com o objetivo de otimizar os seus conteúdos, aumentar a sua taxa de conversão e, claro, gerar mais resultados.


Tiago Simonette Teixeira | Bluesoft

partilhe