Tráfego de Referência
25 mar 2021

Tráfego de Referência

O tráfego de referência é aquele que leva utilizadores ao seu website, através de… adivinhou: uma referência!

Imagine que está à procura de uma empresa que o ajude no seu negócio, na área do marketing digital.

Vai procurar alguém de confiança, que tenha conhecimento de causa ou seja uma autoridade na matéria, e pede-lhe uma referência.

No digital, o mais certo é essa referência vir em forma de link:

“Conheces especialistas em marketing digital?”

“Conheço. www.bluesoft.pt

Na prática, o tráfego de referência é um pouco isto, mas com uma grande diferença: quem refere o seu website não é apenas alguém da sua confiança; deve ser mesmo uma autoridade na matéria.

E essa autoridade é definida pelos próprios consumidores, através de cliques e partilhas de links.

Mas já lá vamos.

 

O que é o tráfego de referência?

O tráfego de referência é o que acontece quando um utilizador vai de um site para outro, através de um link.

Ou seja, o primeiro referenciou o segundo. E deu origem ao tráfego de referência quando um utilizador, porque estava a navegar no primeiro, acedeu ao seu website por essa via.

Se pensar no consumer journey, este utilizador não estava exatamente à procura do seu website.

Está numa fase onde reúne informação sobre um determinado produto ou serviço. Estava a fazer uma pesquisa geral, por exemplo, e porque estava a ler sobre o assunto, deu com o seu website.

O tráfego de referência levou até si um potencial cliente.

Como vê, esta não é uma questão de somenos. O tráfego de referência deve ser incluído no momento de criar a sua própria estratégia de marketing digital.

 

Qual a importância do tráfego de referência?

Uma boa estratégia de marketing digital deve levar em conta todos os potenciais pontos de contacto de um consumidor. O tráfego de referência é apenas um desses pontos.

Ou seja, esta estratégia deve ser mais ampla do que uma estratégia de SEO para a colocação de um website no topo das páginas de pesquisa do Google, por exemplo; ou do que uma excelente estratégia de conteúdos focada na experiência do utilizador.

Além disso, o tráfego de referência é importante para poder avaliar a qualidade do conteúdo que está a criar.

Seja uma pessoa ou uma outra empresa, a verdade é que tanto uma como outra só vão utilizar nos textos um link para o seu website se o seu conteúdo for de qualidade e capaz de oferecer algum tipo de valor a quem o venha a ler.

Caso contrário, perdem os dois. O primeiro porque está a partilhar links sem valor para o utilizador; o segundo, porque inevitavelmente comprova a falta de qualidade, acabando assim por perder um potencial cliente.

E isso são ótimas notícias!

O tráfego de referência acaba por ser uma excelente métrica de avaliação dos conteúdos que o seu website apresenta aos seus clientes e mesmo para quem o quer referenciar como uma autoridade numa determinada matéria.

 

Como aumentar o Tráfego de Referência?

Normalmente, quando falamos em gerar tráfego para o nosso website, pensamos em SEO.

Mas existem outras práticas que pode seguir, nomeadamente para dar origem ao tráfego por referência – e com resultados mais rápidos.

Pense nestas dicas para o tráfego de referência como um complemento à sua estratégia de SEO e marketing digital.

 

Dica nº1: O que se está a passar à sua volta?

Quando analisar os resultados dos relatórios do Google Analytics, observe com atenção os sites que o estão a referenciar, ou seja a origem do tráfego de referência. Depois confirme que essas referências estão a levar os utilizadores para as páginas certas e não apenas para a sua homepage, por exemplo.

Entre contactos com essas empresas e essas pessoas e peça uma correção. Desta forma, não só aumenta a sua rede de contactos (e quem sabe de clientes), como garante que os utilizadores são reencaminhados para os conteúdos certos.

Já agora, aproveite:

 

Dica nº2: Auto-convide-se

O mais certo é que o site que o está a referenciar faça parte da sua área de atuação. Pois bem, se calhar até têm um blogue.

Por que não escrever um artigo de autor, nesse mesmo blogue? O que é preciso para que isso aconteça?

Investigue e depois faça uma pesquisa por outros blogues respeitados na indústria e procure saber como pode lá aparecer enquanto autor convidado.

Se considerar que os blogues “morreram”, desengane-se. Estão a voltar em força e a serem muito utilizados em estratégias de marketing digital.

Talvez esteja na altura de criar o seu? Fale connosco.

 

Dica nº3: Faça parte da comunidade

Quando fizer a pesquisa pelos sites ou pelos blogues mais importantes da sua indústria, vai encontrar uns quantos. Nesses, comece a pensar em como fazer parte da comunidade.

Estamos sempre a aprender uns com outros.

Fazer parte de grupos de discussão ou de uma conversa em comentários não só vai permitir criar links para o seu próprio website, como vai poder também ter acesso a diferentes opiniões sobre a sua própria área de negócio que podem dar origem a novas ideias.

Mas faça-o também no seu próprio blogue, convidando outras pessoas a participarem na discussão. Vai criar interação e confiança com o seu público-alvo e dar-lhes ainda mais motivos para aderirem aos seus produtos e serviços.

Não é necessário que o faça em todos. Uma escolha estratégia dos utilizadores e dos comentários é meio caminho andado. Aproveite e aplique esta dica também às suas redes sociais.

 

Dica nº4: E na sua rua?

O digital é um mundo por si só, mas é importante lembrarmos que é apenas uma parte do total.

Na sua rua, na sua localização, na sua cidade, onde estiver: associe-se a outras empresas ou eventos.

O investimento, por vezes, pode ser mínimo e os ganhos imensos. Patrocine uns, participe noutros. No fundo, levamos para o físico o que se passa com o tráfego de referência no digital.

É certo que, em termos de monitorização, a origem do tráfego poderá até ser outra (mas lembre-se que normalmente existem notícias sobre esses eventos e esta é mais uma forma de o seu link aparecer em websites de referência) mas não podíamos deixar de a mencionar.

O objetivo máximo é mesmo transformá-lo numa referência e num expert na sua área de atuação.

Vai ser necessário persistir e insistir. E uma estratégia de conteúdos é essencial.

Se você tratar da segunda, nós garantimos que tratamos da primeira.

É um cenário win-win.


Tiago Simonette Teixeira | Bluesoft

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