O tráfego de referência é aquele que leva utilizadores ao seu website, através de… adivinhou: uma referência!
Imagine que está à procura de uma empresa que o ajude no seu negócio, na área do marketing digital.
Vai procurar alguém de confiança, que tenha conhecimento de causa ou seja uma autoridade na matéria, e pede-lhe uma referência.
No digital, o mais certo é essa referência vir em forma de link:
“Conheces especialistas em marketing digital?”
“Conheço. www.bluesoft.pt ”
Na prática, o tráfego de referência é um pouco isto, mas com uma grande diferença: quem refere o seu website não é apenas alguém da sua confiança; deve ser mesmo uma autoridade na matéria.
E essa autoridade é definida pelos próprios consumidores, através de cliques e partilhas de links.
Mas já lá vamos.
O tráfego de referência é o que acontece quando um utilizador vai de um site para outro, através de um link.
Ou seja, o primeiro referenciou o segundo. E deu origem ao tráfego de referência quando um utilizador, porque estava a navegar no primeiro, acedeu ao seu website por essa via.
Se pensar no consumer journey, este utilizador não estava exatamente à procura do seu website.
Está numa fase onde reúne informação sobre um determinado produto ou serviço. Estava a fazer uma pesquisa geral, por exemplo, e porque estava a ler sobre o assunto, deu com o seu website.
O tráfego de referência levou até si um potencial cliente.
Como vê, esta não é uma questão de somenos. O tráfego de referência deve ser incluído no momento de criar a sua própria estratégia de marketing digital.
Uma boa estratégia de marketing digital deve levar em conta todos os potenciais pontos de contacto de um consumidor. O tráfego de referência é apenas um desses pontos.
Ou seja, esta estratégia deve ser mais ampla do que uma estratégia de SEO para a colocação de um website no topo das páginas de pesquisa do Google, por exemplo; ou do que uma excelente estratégia de conteúdos focada na experiência do utilizador.
Além disso, o tráfego de referência é importante para poder avaliar a qualidade do conteúdo que está a criar.
Seja uma pessoa ou uma outra empresa, a verdade é que tanto uma como outra só vão utilizar nos textos um link para o seu website se o seu conteúdo for de qualidade e capaz de oferecer algum tipo de valor a quem o venha a ler.
Caso contrário, perdem os dois. O primeiro porque está a partilhar links sem valor para o utilizador; o segundo, porque inevitavelmente comprova a falta de qualidade, acabando assim por perder um potencial cliente.
E isso são ótimas notícias!
O tráfego de referência acaba por ser uma excelente métrica de avaliação dos conteúdos que o seu website apresenta aos seus clientes e mesmo para quem o quer referenciar como uma autoridade numa determinada matéria.
Normalmente, quando falamos em gerar tráfego para o nosso website, pensamos em SEO.
Mas existem outras práticas que pode seguir, nomeadamente para dar origem ao tráfego por referência – e com resultados mais rápidos.
Pense nestas dicas para o tráfego de referência como um complemento à sua estratégia de SEO e marketing digital.
Quando analisar os resultados dos relatórios do Google Analytics, observe com atenção os sites que o estão a referenciar, ou seja a origem do tráfego de referência. Depois confirme que essas referências estão a levar os utilizadores para as páginas certas e não apenas para a sua homepage, por exemplo.
Entre contactos com essas empresas e essas pessoas e peça uma correção. Desta forma, não só aumenta a sua rede de contactos (e quem sabe de clientes), como garante que os utilizadores são reencaminhados para os conteúdos certos.
Já agora, aproveite:
O mais certo é que o site que o está a referenciar faça parte da sua área de atuação. Pois bem, se calhar até têm um blogue.
Por que não escrever um artigo de autor, nesse mesmo blogue? O que é preciso para que isso aconteça?
Investigue e depois faça uma pesquisa por outros blogues respeitados na indústria e procure saber como pode lá aparecer enquanto autor convidado.
Se considerar que os blogues “morreram”, desengane-se. Estão a voltar em força e a serem muito utilizados em estratégias de marketing digital.
Talvez esteja na altura de criar o seu? Fale connosco.
Quando fizer a pesquisa pelos sites ou pelos blogues mais importantes da sua indústria, vai encontrar uns quantos. Nesses, comece a pensar em como fazer parte da comunidade.
Estamos sempre a aprender uns com outros.
Fazer parte de grupos de discussão ou de uma conversa em comentários não só vai permitir criar links para o seu próprio website, como vai poder também ter acesso a diferentes opiniões sobre a sua própria área de negócio que podem dar origem a novas ideias.
Mas faça-o também no seu próprio blogue, convidando outras pessoas a participarem na discussão. Vai criar interação e confiança com o seu público-alvo e dar-lhes ainda mais motivos para aderirem aos seus produtos e serviços.
Não é necessário que o faça em todos. Uma escolha estratégia dos utilizadores e dos comentários é meio caminho andado. Aproveite e aplique esta dica também às suas redes sociais.
O digital é um mundo por si só, mas é importante lembrarmos que é apenas uma parte do total.
Na sua rua, na sua localização, na sua cidade, onde estiver: associe-se a outras empresas ou eventos.
O investimento, por vezes, pode ser mínimo e os ganhos imensos. Patrocine uns, participe noutros. No fundo, levamos para o físico o que se passa com o tráfego de referência no digital.
É certo que, em termos de monitorização, a origem do tráfego poderá até ser outra (mas lembre-se que normalmente existem notícias sobre esses eventos e esta é mais uma forma de o seu link aparecer em websites de referência) mas não podíamos deixar de a mencionar.
O objetivo máximo é mesmo transformá-lo numa referência e num expert na sua área de atuação.
Vai ser necessário persistir e insistir. E uma estratégia de conteúdos é essencial.
Se você tratar da segunda, nós garantimos que tratamos da primeira.
É um cenário win-win.
Tiago Simonette Teixeira | Bluesoft