Tráfego Direto
10 mar 2021

Tráfego Direto

O tráfego direto é um pouco como saber o caminho que tem a percorrer, de cor.

Já o fez tantas vezes, já o conhece tão bem que, depois de entrar no carro, por exemplo, é como já saber por onde tem de ir, para lá chegar. E isto, sem precisar de utilizar mapas ou outras aplicações.

No tráfego direto, é isso mesmo que acontece e é uma das formas que existem para qualquer pessoa chegar até ao seu website.

 

O que é o tráfego direto?

Na prática, o tráfego direto é quando um utilizador visita o seu site, escrevendo o seu domínio diretamente.

 

Vejamos o meu caso:

Quando visito o site da Bluesoft, normalmente faço-o de duas maneiras diferentes. Ora escrevo no motor de pesquisa “Bluesoft” e carrego no primeiro link (claro que estamos no topo das SERP!), ora escrevo diretamente www.bluesoft.pt e carrego no enter.

Este segundo caso é um exemplo claro. Outro seria se eu fizesse o mesmo acesso, mas via “favoritos”.

Depois, quando utilizamos, por exemplo, o Google Analytics, este meu acesso é então registado como sendo de tráfego direto.

 

Tráfego direto no Google Analytics

O Google Analytics é a plataforma da Google que regista e reporta de onde vêm os acessos ao seu domínio na web.

Como deve imaginar, estes acessos têm muitas formas. O tráfego direto é um deles. Os outros são o tráfego orgânico, pago, de referência, social ou email marketing.

Não parecem muitos, afinal.

Pois, é verdade. Há aqui um “senão”. Um pequeno problema.

Ainda que o tráfego direto seja avaliado e registado enquanto acesso direto via “www”, na realidade consta que quando esta plataforma não é capaz de perceber a origem do acesso, regista-o como tráfego direto.

 

Mas vejamos um exemplo:

Quando, nas redes sociais, utiliza uma aplicação para reduzir o link de acesso ao seu website – digamos o bitly – a o Google Analytics vai registar o acesso como “tráfego direto” quando, na realidade, foi através de “social”.

É algo que a Google reconhece e procura resolver e ao qual damos o nome de “Dark Social”.

Isto quer dizer que os acessos diretos podem estar sobrevalorizados, enquanto os acessos via redes sociais aparecem desvalorizados, por exemplo.

É importante que tenha esta noção, uma vez que será a análise cuidada destes números que lhe vai depois permitir perceber como acedem as pessoas ao seu domínio e afinar a sua estratégia de conteúdos de acordo.

Então, a pergunta que se coloca é:

 

Como monitorizar o tráfego direto?

A discussão sobre a importância do tráfego direto é muitas vezes desvalorizada por causa disto. Se a Google Analytics reporta dados equívocos, muitas vezes o que acontece é atribuírem-se a estes números a frase genérica “esses acessos vêm de ‘outros lados’”.

E pronto, assunto arrumado. “Olhemos para os restantes”

Mas, pelo meio, os restantes números estão subvalorizados. Se ignorarmos os números do tráfego direto, então estamos a ignorar tudo. E, nesse caso, pode estar a pensar:

Bom, então para que é que eu quero o Google Analytics?

E teria toda a razão, não fosse a importância de sabermos de onde estão a vir as pessoas que visitam o seu website, certo?

Caso contrário, como saber se a estratégia de conteúdos está a funcionar?

Trabalhar com dados é também trabalhar com as boas práticas.

E é, principalmente, trabalhar com os números que temos à nossa frente.

Por outras palavras: trabalhá-los. Como?

O objetivo é afunilar o número de acessos via tráfego direto ao seu valor real, equilibrando, ao mesmo tempo, os restantes.

Para isso, há quatro pontos a ter em conta:

  • Se ainda não o fez, deve migrar o seu domínio para o protocolo HTTPS;
  • Gerir a utilização de redireccionamentos e ser muito criterioso com os redireccionamentos para páginas com parâmetros UTM;
  • Parâmetros UTM? O nosso próximo artigo vai ser mesmo sobre este assunto;
  • Seja equilibrado no tagging de campanhas e vá para além do tag automático. Controle o que for possível controlar;
  • Faça uma auditoria à sua análise de dados. Dizer que os dados são importantes em 2021 talvez seja desnecessário, mas nunca é demais sublinhá-lo. Analise o seu plano de métricas e faça testes às suas páginas de website.

Depois de seguir estas quatro dicas, vai estar perante dados para análise mais fiáveis, que o vão ajudar a melhorar a sua estratégia de reputação digital e a obter os resultados que deseja.

 

Origem do tráfego direto

Como vimos, a origem do tráfego direto pode estar diretamente ligada a um número de fatores que o pode estar a induzir em erro, no momento de definição de estratégia digital.

Ser for capaz de destrinçar esses números, vai conseguir entender melhor de onde vêm todos os acessos ao seu website e agir de acordo.

Para além disso, estará a aproximar-se do número real de pessoas que não só sabe o seu endereço de cor, como nem perde tempo em fazer uma pesquisa: escreve-o diretamente; tem-no como favorito.

O mesmo é dizer que é a sua empresa é top of mind.

 

Se estiver interessado em saber como lá chegar, nós estamos aqui.


Tiago Simonette Teixeira | Bluesoft

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