Sabe o que é o tráfego orgânico? Então, comece por imaginar que tem um restaurante, um bar, ou um café.
Há muitas formas de atrair clientes até ao seu estabelecimento. O mesmo é dizer que há muitas formas de gerar tráfego. É seguro afirmar que o melhor que pode acontecer ao seu negócio é a atração de clientes através do tráfego orgânico – ou seja, através de uma atração natural, de qualidade e sem anúncios, de novos clientes.
Começámos pelos estabelecimentos físicos, mas o conceito aplica-se também ao universo digital.
Seja um restaurante, um website, um blog ou outra plataforma digital, o tráfego orgânico são as visitas que o seu negócio recebe, sem que para isso seja necessário investir em anúncios no Google, por exemplo.
É o que acontece quando um utilizador faz uma pesquisa na internet e encontra o seu site nos primeiros resultados sugeridos. O utilizador encontra-o, porque a relevância e o conteúdo que lhe apresentam são de qualidade e se encontram bem classificados.
O tráfego orgânico é, por isso, o oposto do tráfego pago. E o que é o tráfego pago?
Como o próprio nome indica, o tráfego pago é o tráfego gerado através de anúncios pagos. A qualidade e a relevância são colocadas em segundo plano. E isso afeta de forma inevitável uma potencial relação do consumidor com o seu conteúdo.
Mas, se por um lado, o tráfego pago é mais imediato, por outro, o problema está nesta duração. O que acontece depois do anúncio sair do ar? Depois de sair do topo da página de pesquisa? Depois de pararmos de gastar dinheiro?
Nada. Zero. Niente.
Somos obrigados a voltar a investir em anúncios. E assim entramos num ciclo de investimentos intermináveis: ou pagamos para que nos vejam, ou ninguém nos vê.
E, todos os meses, lá se vai mais um pouco do nosso orçamento. Já o tráfego orgânico apresenta-se como uma solução de longa duração, cujos benefícios podem não só ser medidos, como otimizados ao longo do tempo.
No entanto, é importante ressalvar o seguinte: é sempre necessário um investimento para produção de conteúdos de qualidade. A mais valia está no custo-benefício.
Em primeiro lugar, o tráfego orgânico gera resultados e atrai utilizadores ao longo de muito mais tempo. Anos, mesmo, desde que os conteúdos sejam continuamente atualizados.
Já o tráfego pago tem uma duração diretamente proporcional ao investimento. E estamos todos a par do quanto custa um anúncio hoje, certo?
Para além disso, na eventualidade de uma crise que exija um corte no orçamento para este tipo de anúncios, então eles terminam. Pura e simplesmente deixamos de aparecer.
Pelo contrário, investir na criação de um tráfego orgânico, através da produção de conteúdos otimizados e com informação de qualidade, não só garante que continuemos a estar presentes na vida dos utilizadores, como entramos numa economia de escala: Quantos mais visitantes, mais relevância e menos necessidade de investimento.
Há muitas formas de aumentar o tráfego orgânico, mas uma coisa é garantida: está tudo ligado ao marketing de conteúdo e à produção de conteúdos de relevantes. Do marketing de conteúdo falaremos daqui a pouco. Mas sobre a qualidade do conteúdo, é importante referir um ponto:
Para gerar tráfego orgânico, o conteúdo deve ter uma qualidade estética – claro – mas de igual qualidade técnica.
Isto porque escrever um artigo de blog, não é o mesmo do que escrever um artigo para um jornal. E a escrita literária (a bonita, do seu autor favorito) é ali que está bem, nos livros.
Termos como personas, keywords, SEO, meta descriptions ou backlinks estão sempre presentes ao longo de toda a produção de conteúdos. E um conteúdo de qualidade é um equilíbrio constante entre o que os nossos clientes procuram e o que os motores de pesquisa exigem.
No entanto, convém nunca esquecermos que estamos a falar para pessoas e não apenas para o Google.
Como atingimos esse equilíbrio?
Com marketing de conteúdo de qualidade, lado a lado com uma estratégia de SEO (Search Engine Optimization).
O objetivo de qualquer negócio é a atração de clientes. Se os seus canais digitais não chegarem ao seu público alvo, então os seus resultados serão negativos. O marketing de conteúdo é, no fundo, o nome utilizado para a criação de uma estratégia digital capaz de gerar tráfego orgânico e atrair clientes.
Aplicado de forma consistente, é o que leva os utilizadores a procurarem diretamente o nosso site, a encontrarem-nos nos primeiros resultados dos motores de pesquisa, a visitarem-nos via outras redes sociais ou mesmo a sermos referenciados por outros sites ou autores.
Em português, SEO é a sigla utilizada para “otimização para motores de pesquisa”. É um conjunto de técnicas utilizadas que respondem aos parâmetros exigidos pelos motores de pesquisa, para que o nosso conteúdo seja visto como relevante e de qualidade.
Tanto o SEO como o marketing de conteúdo geram tráfego orgânico. E tanto um como o outro exigem tempo, dedicação e disciplina.
Tudo depende do estado atual do seu website (nada que não se resolva com um contacto).
Vimos um pouco acerca da diferença entre o tráfego orgânico e o pago. No entanto, nunca é de mais sublinhar que ambos não são mutuamente exclusivos.
O tráfego orgânico é uma solução que apresenta um custo-benefício de maior duração. O pago pode ser mais rápido, mas apenas temporário, de muito curta duração.
Mesmo assim, quando existe a possibilidade de, primeiro, investir numa estratégia de marketing de conteúdos e SEO e, depois, conseguir promovê-la através de anúncios pagos – então temos o melhor de dois mundos!
Era bom que tudo fosse assim, não era?
Tiago Simonette Teixeira | Bluesoft