Uma estratégia digital saída da caixa, para “food lovers” e não só
07 dez 2017

Uma estratégia digital saída da caixa, para “food lovers” e não só

Chegar a casa depois de um dia de trabalho e ter que pensar “o que fazer para o jantar?” é uma realidade bem conhecida por todos nós. Quantas vezes, depois de finalmente decidido o que vamos cozinhar, damos conta que, afinal, não temos todos os ingredientes necessários e upsss ... agora vamos ter que ir às compras, adiando, ainda mais, o nosso merecido repouso.

Agora imagine receber em sua casa, ou no escritório, uma caixa com tudo o que precisa: uma receita simples de seguir e confecionar, ingredientes frescos e nutritivos, apenas nas doses que necessita e parcialmente preparados e, em poucos minutos, o seu problema fica resolvido. Essa solução chegou com o novo serviço BCook.

Planear a refeição

Um projeto “saído da caixa” não se podia limitar ao desenvolvimento de uma plataforma digital atrativa e funcional. Necessitava de algo mais, necessitava chegar aos food lovers e a todos aqueles que gostam de cozinhar, mas que sofrem do mal do século, a falta de tempo, falta de tempo para planear uma refeição, ir às compras, escolher os melhores produtos e todas as demais tarefas que a preparação de uma refeição saudável envolve.

Para que o projeto fosse um sucesso, foi estudado todo o sector online, analisado o comportamento do público-alvo, verificadas as palavras-chave (keywords) e planeado o desenvolvimento de uma plataforma otimizada para todos os ambientes digitais, seguindo-se um rigoroso plano estratégico de marketing digital.

Confecionar a refeição

Com a estratégia validada, os ingredientes principais estavam na bancada, era hora de cozinhar. Usabilidade, criatividade e desenvolvimento tecnológico eram colocados ao “vapor” para apurar convenientemente os sabores. A refeição materializou-se numa plataforma otimizada para os motores de pesquisa, com uma loja online e um Blog para o qual se previa a conquista de, pelo menos, uma “Estrela Michelin”.

Não sendo uma marca conhecida era importante fazer todo o “Brand Awareness”, a tipologia de conteúdos e o Blog seriam essenciais para que a BCook chegasse a todo o lado.

 

 

A Estrela Michelin

Para quem faz marketing no digital, a conquista de autoridade digital é equivalente à obtenção de uma Estrela Michelin por parte de um Chef.

O Blog saído da caixa conquistou-a com distinção. No universo digital, onde existem milhares de plataformas, blogs, websites, e todo um manancial de informação sobre comida, cozinha e para amantes da arte da conquista pelo paladar, o Blog da BCook surge nos primeiros resultados orgânicos do Google por todos os artigos que publica. Ao ler estas afirmações, até lhe pode estar a chegar a mostarda ao nariz, e se for esse o seu caso, experimente colocar “mostarda” no Google... encontrou a BCook? Sim encontrou, e não se tratando de um feitiço de Halloween, se colocar no Google “Halloween à mesa” encontrará igualmente o site da BCook, sim, está aqui uma boa “mandioca”, pois não há nada como “reciclar à mesa” e “comprar uma wok” para “receber os amigos no natal” sempre com os melhores “ingredientes frescos” e “menus saudáveis” preparados para si. Estes são alguns exemplos de palavras-chave (keywords) pelas quais a BCook aparece nos primeiros resultados, de forma orgânica, sem recorrer a anúncios, proporcionando grande visibilidade para a BCook e, com isso, mais cliques, mais visitas e mais possibilidades de subscrições dos seus serviços.

Uma Estratégia Digital Inteligente

Com a atual transformação digital da comunicação, já não é suficiente desenvolver um website atrativo e funcional, é necessário que o mesmo seja encontrado, que seja visível e útil aos utilizadores. É imprescindível estudar todo o sector online, analisar o comportamento do público-alvo, ter conteúdos relevantes para a comunicação e reputação em todos os ambientes digitais, ou seja, seguir uma estratégia web com o objetivo de aumentar a visibilidade, a rentabilidade e a credibilidade orgânica da presença online.

Em jeito de conclusão, e como nós somos aquilo que comemos, devemos ter uma alimentação saudável e inteligente. O “fast food” até pode ser uma tentação, tal como as diversas soluções existentes de “fast marketing” suportados por plataformas pré-feitas tipo “Wordpress” e “Joomla”, mas a única receita para o sucesso no digital consiste no planeamento estratégico, na tecnologia otimizada e desenvolvida à medida, nos conteúdos relevantes e muitas horas de trabalho.

O projeto BCook surge no mercado através da parceria entre Bluesoft e a agência especializada no nicho de “Food & Travel”  a NUTSBranding


Pedro Duarte | Bluesoft

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