A User Interface ou UI é uma área do web design que melhora a interação entre utilizadores e aplicações ou softwares.
O mais certo é estar a pensar se não nos devíamos estar antes a referir a UX ou User Experience. Mais em baixo, vamos esclarecer as diferenças entre estas duas áreas do web design.
Para já, basta dizer que se complementam em abosluta perfeição.
Tanto a User Interface como a User Experience se desenvolveram à medida que a tecnologia evoluiu. A televisão é o melhor exemplo disso mesmo.
Compare a facilidade com que utiliza a sua Smart TV com aqueles blocos pesados onde costumava ver os desenhos animados, ao sábado de manhã! Imagine como seria complicado incluir todas as funcionalidades de hoje, num desses blocos de ontem.
De geração em geração, sempre que as possibilidades aumentam, a User Interface adapta-se de modo a melhorar a experiência dos seus utilizadores.
À medida que aumentam as possibilidades e as complexidades, as propostas de User Interface crescem de acordo.
A User Interface descomplica a forma como televisões, telemóveis, computadores, eletrodomésticos ou softwares interagem com os utilizadores.
Tornam toda a experiência mais agradável, intuitiva e inteligível.
Para isso, os profissionais da área tomam decisões complexas que aos nossos olhos parecem óbvias. Exemplos disso são a escolha de cores, fontes ou tamanhos de letra.
Contudo, é mais do que isso. Neste artigo, abordamos tudo sobre User Interface, desde o que é até ao que podemos esperar num futuro próximo.
A User Interface (UI) é o termo que define a forma como os utilizadores interagem com um determinado conteúdo em qualquer meio, digital ou físico.
O desenho, apresentação e funcionamento da maçaneta de um carro precisam de tanto User Interface como o botão de minimizar de um software ou a forma como todos os itens de um jogo de computador se apresentam e se conjugam com tudo o resto.
O mesmo se verifica em páginas de sites ou em aplicações.
Pense num e-commerce. Imagine que as pessoas navegam pelos produtos, mas depois não encontram todas as informações que precisam ou, pior, não está claro como chegar ao pagamento.
Logicamente, está a perder vendas.
Este é um dos muitos exemplos onde o papel da User Interface pode ser a solução.
Neste contexto, o mais provável é ser necessário redesenhar as páginas e a informação do seu e-commerce.
Desta forma, garante que o utilizador tem acesso a tudo o que precisa de forma intuitiva. Por sua vez, isto torna a navegação muito mais simples e, portanto, melhora a experiência do utilizador.
Assim, a User Interface é o método pelo qual se avalia e se corrige muito mais do que o layout das páginas.
Nesta prática, inclui-se tudo o que possa ser apresentado ao utilizador, desde a arquitetura de informação até ao modo como tudo se conjuga.
User Interface (UI) Design é o termo técnico que descreve o processo pelo qual os UI desginers pensam e desenham as interfaces, com o objetivo de as tornar não só mais fáceis de utilizar, mas também mais satisfatórias para o utilizador.
Existem vários tipos de UI Design. O mais comum é aquele que vemos todos os dias e com o qual mais interagimos: o Graphical User Interface ou GUI.
Mas existem outros, como o Menu-driven Interface, o Touch Interface ou o Voice Interface.
User Interface (UI) e User Experience (UX) são dois conceitos muitas vezes misturados. Na verdade, um e outro são complementares. Mais do que isso, é inevitável que se sobreponham em certos aspetos.
No final do dia, estamos todos a trabalhar para otimizar estratégias de marketing digital e melhorar a experiência do utilizador!
A UX é a base para a criação de toda a experiência que, mais tarde, será espelhada na User Interface com a qual o utilizador interage.
O primeiro tem a responsabilidade de garantir que a experiência, como um todo, é satisfatória. Já o segundo é responsável por guiar o utilizador ao longo de toda essa experiência, da forma mais intuitiva e fluída possível.
Para isso, a User interface faz uso várias ferramentas.
Há algumas ferramentas essenciais para a apresentação de uma User Interface única. As mais conhecidas são os softwares da Adobe, nomeadamente o Adobe Photoshop e o Adobe Ilustrator.
Mas há um outro, o Adobe XD, mais recente. Foi criado especificamente para a criação de protótipos online de UI. E há dois outros que precisa de conhecer: o Figma e o Sketch.
Considerado um dos programas mais avançados para a criação de User Interface, o Sketch foi criado exclusivamente para este propósito. Contudo, apenas funciona nos Sistemas Operativos da Apple.
A solução pode estar no Figma, uma mistura entre as funcionalidades do Adobe XD e do Sketch, mas mais focado na criação colaborativa online.
Cada ferramenta é diferente das restantes, mas todas lhe dão uma ajuda preciosa para obter as vantagens da User Interface.
Sabemos que uma User Interface bem desenhada aumenta exponencialmente a experiência do utilizador. Por isso mesmo, também aqui a User Interface se assemelha à UX: partilham as mesmas vantagens.
Em conjunto, UI e UX não só ajudam a aumentar o seu número de clientes, como a fidelizá-los!
Isso acontece porque acrescentam valor à sua marca ou empresa e, por isso, aos seus clientes.
Quando estuda e entende o seu comportamento através da UX, a User Interface apresenta-lhes conteúdos de acordo com o que procuram.
Tudo isto aumenta a sua satisfação e experiência, fortalecendo o posicionamento e a imagem da sua marca. Neste ponto, começamos a entrar na área onde o web design e o SEO se começam a conectar, mas isso fica para um outro artigo. Está prometido.
Como vimos, a verdade é que a User Interface surge no mesmo momento em que os consumidores começam a interagir com produtos.
Na altura, o contexto e a interação eram apenas físicos, mas desde então que o UI tem evoluído e acompanhado o desenvolvimento tecnológico e, por isso, a interação com o consumidor.
Se a User Interface acompanha a evolução tecnológica, então o seu futuro está intimamente ligado a essa evolução. O desafio é sermos capazes de acompanhar esse desenvolvimento. Mas coloquemos as utopias e distopias de lado.
É seguro afirmarmos que o futuro próximo nos reserva a realidade virtual, a realidade aumentada e a utilização da voz como interações.
Da mesma forma que o UI Design encontrou soluções para transferir as peças de uma máquina de escrever para o teclado de um computador e depois de um computador para um touchscreen, é necessário que agora reúnam todas as suas competências e experiências para o próximo salto.
Nós já estamos atentos.
Fale connosco e confirme por si o que o UI pode fazer pelos seus projetos.
Tiago Simonette Teixeira | Bluesoft