Vender online é uma prática quase tão antiga como a própria internet.
Na verdade, a criação do e-commerce remonta a 1979, aquando da invenção de um processo de vendas online criado por Michael Aldrich.
O termo e-commerce é amplamente utilizado todos os dias, mas é claro que vender online hoje é bem diferente do que era há cerca de 40 anos.
As boas práticas para vender online estão diretamente ligadas ao conhecimento que temos sobre os comportamentos do consumidor. Quando um qualquer consumidor sente uma necessidade ou um desejo, sabe qual é o seu primeiro passo?
Uma pesquisa online.
Sabemos que 75% de todas as compras online começam por aqui. E sabemos que, em 2021, cerca de 17,5% de todas as vendas de retalho serão feitas através de uma loja online. Ao mesmo tempo, sabemos ainda que os utilizadores só muito raramente passam da primeira página de resultados dos motores de pesquisa.
Ora, em conjunto, tudo isto nos diz o seguinte: vender online implica estarmos presentes no momento de pesquisa destes consumidores. E isso, por sua vez, diz-nos que é obrigatório termos uma estratégia digital bem desenhada e preparada ao nível do SEO.
Se o primeiro passo do consumidor é uma pesquisa online, então o primeiro passo para a loja online da sua empresa deve ser uma estratégia de SEO que o ajude a decidir o que vender online, como e onde o fazer.
A pesquisa e o estudo de palavras-chave são os pontos essenciais para qualquer estratégia de SEO aplicada à prática de vender online.
Imagine que a sua empresa vende automóveis.
Através das conclusões retiradas dos estudos e pesquisas que realizamos, ficamos a saber exatamente quais as marcas e os modelos de automóveis que os consumidores mais procuram.
Mas a talvez a sua empresa se concentre noutro tipo de serviços ou produtos para vender online. Sem problemas.
Seja B2B ou B2C, dos serviços mais gerais aos produtos mais específicos, a partir do momento em que tem à sua disposição as palavras-chave mais utilizadas pelos consumidores, fica a saber exatamente o que precisa de vender online.
Na prática, fica com “o quê” – vejamos agora as dicas para o “como” e o “onde” vender online em Portugal.
Como vimos, a prática do e-commerce é já uma prática antiga.
Todavia, vender online tem vindo a ganhar cada vez mais adeptos, não só graças aos avanços tecnológicos, mas também devido à necessidade e à aceleração provocadas pela pandemia Covid-19 e os vários períodos de confinamento.
E, sem rodeios, a questão é mesmo essa: para vender online, precisa de uma loja online.
No entanto, sabemos que isso é pouco.
Ainda que a criação de uma loja online seja relativamente fácil de “abrir”, a questão, como sempre, concentra-se na necessidade de apresentar conteúdos otimizados para SEO, de modo a estarmos presentes no momento de procura.
Na prática, ter uma loja online sem estar otimizada para SEO é o mesmo que ter uma loja no deserto: os clientes, simplesmente, não vão aparecer.
E se o deserto é uma má ideia para abrir uma loja? Então, onde?
Há várias formas de vender online. Neste artigo concentramo-nos em duas.
A primeira forma de vender online é utilizar as redes sociais que, com o passar do tempo, começaram também elas a desenvolver as suas próprias capacidades de e-commerce, dada a recente aceleração.
No entanto, os estudos indicam-nos que estas taxas de conversão são mais baixas do que uma loja online independente e otimizada para SEO. As redes sociais são mais utilizadas em momentos de lazer do que propriamente para a procura de artigos ou produtos que respondam às nossas procuras.
Já a segunda forma de vender online apresenta duas opções:
Depois de decidir abrir a sua loja online, vai estar perante uma segunda decisão: vai sozinho ou acompanhado?
Sozinho implica partir numa aventura rumo ao desconhecido, aprender por si mesmo, com o tempo que a experiência exige. Quem sabe, pode ser que resulte?
Mas acompanhado, lado a lado com empresas especialistas no assunto, como a Bluesoft, vai ter à sua disposição todo o apoio necessário para a criação da sua nova loja online.
Em conjunto, pensamos em tudo.
Desde o planeamento estratégico que envolve estudos de mercado e públicos-alvo, imprescindíveis no momento de escolha de produtos a vender, por exemplo, até à escrita mais eficaz, com base em palavras-chave que o vão ajudar a vender online.
Se tem vindo a acompanhar o nosso blog semanalmente, sabe que a qualidade dos seus produtos ou serviços é o mais importante que tem; mas também está a par da importância dos conteúdos otimizados para o digital.
Com as lojas online acontece precisamente o mesmo.
Depois de criada a sua loja online, com os produtos escolhidos com base em estudos e os conteúdos otimizados para SEO, vai poder retirar todas as vantagens que existem ao vender online.
Um planeamento estratégico adequado, em conjunto com a otimização de conteúdos em SEO, vai dar-lhe logo uma vantagem direta:
Quando os consumidores fizerem uma pesquisa, vão encontrar a sua loja e os seus produtos, antes dos demais.
Além disso, por ser online, vai poder chegar a uma audiência muito maior – global – e interagir com os seus clientes, de forma a fidelizá-los e a fazer com que eles voltem a comprar os produtos que procuram, a si.
Há muitas vantagens que podemos retirar das vendas online.
Podemos dizer-lhe que:
Mas quer saber qual é a maior vantagem de vender online?
É que vai poder fazer dinheiro a dormir.
Uma loja online está aberta 24 horas, a trabalhar por si, enquanto descansa.
Os seus produtos e serviços estão disponíveis a qualquer momento, a qualquer hora, para quem os procura e isso só é possível através de uma loja online.
Isto, claro, partindo do pressuposto de que o encontram quando procuram, certo?
Abrir uma loja online é hoje um processo bem mais fácil de implementar do que era há uns anos atrás.
O digital já faz parte das nossas vidas e a aceleração de que o e-commerce tem vindo a ser alvo, obrigou também à criação de novos modelos e à otimização de vários dos requisitos necessários.
Além disso, se primeiro estranharam, os consumidores estão hoje habituados a comprarem online e esperam por uma experiência de compra fluída e sem obstáculos.
Como em tudo no mundo digital, há aspetos técnicos, com especial atenção para o SEO, que devem ser implementados no momento de vender online e que sejam capazes de aumentar o seu número de vendas.
E essa é a nossa especialidade. Para o comprovar, fale connosco.
Tiago Simonette Teixeira | Bluesoft