Web Design
17 nov 2021

Web Design

O web design é uma especialidade criativa da área da comunicação e do marketing que faz muito mais do que criar imagens bonitas.

Já pensou em quantas vezes fugiu de um site? Ou seja, já pensou em quantas vezes fechou uma janela porque toda a apresentação dos conteúdos lhe parecia feia, ou suspeita, até?

Um site é mesmo a cara da sua empresa no universo digital.

Quando convida alguém a entrar, um dos objetivos do web design é garantir que toda a experiência é agradável e adequada ao seu público-alvo. Mas envolve mais do que ser criativo.

Além da forma como os conteúdos são apresentados, o web designer precisa de pensar igualmente nas funcionalidades do site e na forma como pode conduzir os utilizadores de um determinado ponto A até ao ponto de conversão.

O web design junta estas duas características, permitindo que todos os conteúdos e páginas se conjuguem de maneira orgânica enquanto proporcionam uma boa experiência para os utilizadores.

Isso só é possível com um web design de qualidade, cuja prática vai muito para lá das cores e do layout.

Neste artigo, debruçamo-nos sobre o que é o web design, qual a sua importância para o mercado e o que faz um web designer, entre outras coisas.

 

O que é o Web Design?

Antes de passarmos ao que é o web design, começamos por falar na área do design gráfico. 

De uma forma muito, muito breve, o design gráfico é um ramo da comunicação que trata dos elementos visuais mais tradicionais: mupis, outdoors, flyers e outros, são os meios nos quais mais é aplicado.

Aos poucos e à medida que a comunicação digital se foi desenvolvendo, também os conceitos aplicados ao design gráfico precisaram de ser atualizados ou adaptados aos novos ambientes online. Por outras palavras, o gráfico sofreu uma mutação e evoluiu para o web design. 

Uma e outra área dedicam-se à forma como consumidores e utilizadores olham para os conteúdos. Contudo, enquanto o designer gráfico se especializa na comunicação offline, o web designer foca-se em tudo o que é comunicação online.

Sites, Landing Pages, apps, lojas virtuais e canais de e-commerce, bem como praticamente todos os elementos que possam ter expressão online, incluindo redes sociais, recaem nos ombros destes profissionais.

Mesmo assim, é na criação e apresentação de sites que normalmente estes se concentram.

 

O que faz um Web Designer?

O trabalho de um web designer pode ser resumido ao equilíbrio fundamental entre o que é a expressão visual de uma empresa, a forma como se apresenta aos seus utilizadores e as múltiplas funcionalidades ou possibilidades que o digital oferece.

A sua função engloba muito mais do que a escolha de imagens, a criação de publicações para redes sociais ou o desenho de infografias dinâmicas para apresentações.

Seja qual for a ação de comunicação digital em causa, o web designer deve ser envolvido o mais cedo possível. Ao longo do processo, pode contribuir com a sua criatividade, recursos e conhecimentos em áreas tão diversas como a arquitetura de informação, a experiência do utilizador, o Layout ou a psicologia e a tipologia das cores.

Na prática, o web design contribui para tudo, desde o aspeto mais estético e atrativo até ao mais racional e funcional. 

E no caso raro de um web designer encontrar algum tempo livre durante o seu dia de trabalho, é possível contar ainda com estes profissionais para a atualização e estruturação de sites, a inserção de conteúdos e elementos gráficos e ainda o domínio técnico de linguagens como o HTML.

 

A importância do web design no mercado

O mercado conta com a contribuição preciosa do web design, mas também coloca à disposição um sem número de ferramentas com layouts pré-concebidos e que nos levam a acreditar que qualquer um o pode fazer.

Na realidade, nada podia estar mais longe da verdade. O web design exige conhecimento, experiência e uma constante atualização. A sua importância para o mercado é insubstituível, principalmente devido a alguns pontos essenciais a toda a comunicação e estratégia digital.

 

Conteúdos Responsivos

Os acessos via dispositivos móveis são cada vez mais a norma. Logo, o web design deve preparar os conteúdos de modo a que estes sejam apresentados em todos os formatos, com a mesma qualidade.

 

Velocidade do carregamento e AMP

Como vimos, o web design equilibra o aspeto estético e o funcional. Por isso mesmo, o desempenho e a velocidade de carregamento das páginas e, em particular, as AMP – Accelerated Mobile Pages, devem ser tidas em consideração. 

 

User Behaviour

O comportamento dos utilizadores digitais segue um padrão. Antes de lerem os conteúdos de fio a pavio, têm o hábito de os consumirem em duas leituras: uma primeira leitura de relance, por alto; e uma segunda, no caso de os conteúdos lhes parecerem interessantes.

Assim, o web design é pensado de acordo com este comportamento dos utilizadores, apresentando todos os conteúdos de modo a facilitar este processo.

Estes são os pontos absolutamente fundamentais nos quais o web design se foca, tanto na apresentação como na criação de conteúdos. Mesmo assim, podem ser divididos em duas categorias: user experience (UX) e user interface (UI).

 

UX e UI em web design

Com certeza já terá ouvido falar em UX e UI ou, mais especificamente, em User Experience ou User Interface. 

O web design foca-se em ambas estas categorias, embora alguns profissionais se especializem mais numa ou noutra e as duas se relacionem sempre de forma direta.

Ultimamente, o user experience tem sido o conceito mais debatido, na medida em que se dedica à experiência do utilizador e à sua navegação, como um todo – nomeadamente no que toca à estrutura dos sites e à arquitetura da informação apresentada.

Já a user interface concentra-se mais na forma como os conteúdos interagem com os utilizadores. Neste caso, é a apresentação que passa para o lugar de destaque, a par de outros elementos visuais essenciais, tais como o posicionamento de botões CTA – Call-to-Action.

Um web design de qualidade permite que as informações mais importantes se destaquem.

Causam uma boa impressão aos novos utilizadores que lhe acedem, principalmente aqueles cuja origem do tráfego se encontra nos resultados orgânicos e no SEO.

Tudo isto contribui para o aumento da Taxa de Conversão e, por isso, um maior potencial de receitas. E, para tudo isto, basta entrar em contacto com a Bluesoft.


Tiago Simonette Teixeira | Bluesoft

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