Glossário Marketing Digital

Este glossário de termos de Marketing Digital tem como objetivo a melhor compreensão deste tema, reunindo conceitos e definições em uso nos conteúdos da Bluesoft. 

A
B
C
D
E
F
G
H
I
J
K
L
M
N
O
P
Q
R
S
T
U
V
W
X
Y
Z
A-Z

AIDA

AIDA - Sigla que remete para o seguinte significado:

Atenção, Interesse, Desejo, Ação.

O AIDA é uma metodologia baseada no comportamento humano e amplamente utilizado nas áreas do Marketing e Advertising com o objetivo de atrair e direcionar os utilizadores a um processo de conversão desejada.


Alt Text

O Alt Text é um pequeno texto usado para descrever a aparência de uma imagem online na internet. Adicionar um Texto Alternativo (Alt Text) a uma imagem é uma das boas práticas de acessibilidade web (web accessibility) e de estratégia SEO (Search Engine Optimization).

O Alt Text é útil nas seguintes situações:

  • Ajuda os motores de pesquisa (Google) a identificar e a indexar essa imagem;
  • Utilizadores com deficiências visuais irão conseguir "ler" a descrição de uma imagem através do uso de leitores de ecrãs e desta forma identificar e perceber o seu conteúdo;
  • Sempre que não seja possível carregar uma imagem de um website irá aparecer a sua descrição.

Anchor Text

Anchor Text, também conhecido como Texto Âncora em português. O Anchor Text é o texto visível de uma hiperligação que, quando clicável o reencaminha para outra página web. Habitualmente a aparência desse texto é de cor azul e sublinhado como por exemplo, este link que o direcciona para o blog da Bluesoft.


Anúncio

O termo Anúncio é bastante usado nos meios do Marketing e Advertising. Os Anúncios têm como base o ato de comunicar, anunciar, promover ou informar e são difundidos através dos vários meios de comunicação, sejam eles tradicionais ou modernos (digitais). Quando se trata de um anúncio publicitário, o objetivo do mesmo é o de convencer e influenciar alguém a adquirir determinado produto ou serviço.


API

Application Programming Interface (API) ou Interface de Programação de Aplicações. De um modo resumido, uma API é um conjunto de padrões de programação que permite a integração de plataformas e/ou softwares.


B2B

Abreviatura do inglês Business-to-Business (B2B) ou de Empresa para Empresa se traduzirmos para a língua portuguesa. Considera-se um negócio B2B sempre que um produto ou serviço não se destine ao consumidor final e sim a outra empresa. Resumindo, B2B é quando duas empresas fazem negócio entre si.


B2C

Abreviatura do inglês Business-to-Consumer (B2C) ou Business-to-Customer. Em português é conhecido apenas como negócio de Empresa para Cliente. Ao contrário dos negócios B2B, os B2C tem como público alvo a venda ou prestação de serviços directamente ao consumidor final, ou seja, ao público em geral.


Banner

Um Banner é uma mensagem publicitária utilizada na internet para propaganda e divulgação de sites, anúncios, campanhas ou publicidade. Geralmente, um banner é uma imagem clicável de forma alongada disposta na horizontal ou vertical e em formato .jpg e .gif ou ainda com animações em JAVA, Shockwave ou Flash. Existem vários formatos de banners sendo o mais comum o Full Banner (468 x 60 pixels).


Black List

Black List ou Lista Negra, tal como o nome indica, é uma lista que agrupa e-mails, domínios ou endereços IP que foram anteriormente denunciados e reconhecidos como mensagens indesejadas ou SPAM. A Black List foi criada para ajudar empresas e pessoas que não querem ser incomodadas com correio não desejado. Desta forma, sempre que um-email, domínio ou IP conste nessa lista o provedor pode recusar-se a receber a mensagem.


BlackHat

BlackHat é um conceito conhecido pelo conjunto de práticas consideradas anti-éticas na estratégia de SEO (Search Engine Optimization). O BlackHat é muitas vezes utilizadas por maus profissionais do marketing que querem a todo o custo o bom posicionamento de um site. Atualmente, com as novas tecnologias, os motores de busca como o Google já são desenvolvidos o suficiente para identificar essas más práticas e dessa forma penalizar ou mesmo banir o website. Esta prática é a oposta do WhiteHat.


Blog

Um blog ou blogue em português, é um espaço online cuja plataforma está desenhada para a rápida publicação e atualização de conteúdo. Muito semelhante a um diário, um blog é destinado à partilha frequente de conteúdos dedicados a um certo tema ou assunto específico, de modo a atrair e formar uma base de visitantes e a mantê-los informados e atualizados. Ao contrário do diário o blog é organizado de forma cronológica invertida.


Bounce Rate

Bounce Rate ou Taxa de Rejeição, é uma métrica bastante importante para analisar o tráfego ou Engagement de um site. O termo Bounce Rate é um valor percentual atribuído ao número de visitantes que entram numa determinada página web e que saem de seguida sem antes navegar ou interagir com outras páginas do mesmo site.


CAC

Sigla que remete para o termo Customer Acquisition Cost (CAC). É um indicator que mede o custo de aquisição de um novo cliente, ou seja, quanto se está a gastar em termos monetários para adquirir um cliente novo. É uma métrica importante em várias áreas e setores, pois é através dela que se permitem definir ou aperfeiçoar orçamentos de marketing.


Cache

Neste caso referimos-nos mais propriamente à Web Cache. A Cache é um espaço destinado ao armazenamento temporário de dados carregados ao visitar um website e com alta probabilidade de voltarem a ser usados.
Deste modo, ao visitar novamente esse site, o navegador (browser) não terá a necessidade de voltar a descarregar toda a informação de novo, recorrendo aos dados guardados anteriormente em cache permitindo deste modo diminuir o tempo de carregamento entre páginas.

Veja também como limpar a cache.


Click

Click ou clique se traduzirmos para português. Termo usado na informática para descrever o ato ou ação de premir um botão do rato sobre um elemento num ecrã ou monitor.


Cookies

As Cookies são arquivos compostos por pequenos ficheiros de texto que armazenam informações básicas de preferências do utilizador. Sempre que um utilizador visita uma página web, são enviadas cookies, que são guardadas no browser do utilizador. Essas cookies servirão para, da próxima vez que o utilizador visite essa página, a mesma possa ser apresentada já com as preferências definidas anteriormente, o que permite uma melhor e mais rápida navegação.


Copywriting

Copywriting é o nome dado à ocupação e ação de desenvolver e escrever conteúdo criativo e cativante para a promoção de produtos, serviços ou mesmo empresas e entidades.
Para atingir audiências, gerar brand awareness e persuadir os utilizadores a tomar determinadas ações, o copywriting deve seguir várias premissas, sendo uma delas a existência de estratégia de SEO.


CPA

Cost Per Acquisition (CPA) ou Custo por Aquisição é um método de pagamento de campanhas de marketing disponível na plataforma Google Ads e é calculada tendo como base as conversões, ou seja, o anunciante define um objetivo e só paga quando atinge o mesmo. Por essa razão, o CPA tem um custo maior em relação a outros meios de pagamento (CPC, CPM).

Exemplo: uma venda online, um pedido de contato, uma submissão de formulário etc.


CPC

Cost Per Click ou Custo Por Clique (CPC) como é conhecido em português. É um modelo utilizado pela plataforma de anúncios do Google Ads como forma de pagamento de uma campanha. Deste modo, o anunciante só paga quando o seu anúncio recebe um clique por parte de um utilizador. Uma das vantagens deste método de pagamento é o anunciante apenas pagar pelo número de cliques e não pelo número de visualizações.


CPM

Sigla que remete para Cost Per Mille (CPM) mas que é conhecido em Portugal por Custo por Mil Impressões ou ainda por Cost Per Thousand Impressions (CPT). É uma métrica de licitação do Google Ads muito requisitada por anunciantes que queiram apenas aumentar a notoriedade da sua marca, produto ou serviço e não propriamente gerar conversões, pois o pagamento é feito pela visualização do anúncio, independentemente se gerou cliques ou não.


CPV

Cost Per View ou Custo Por Visualização (CPV), é a designação que diz respeito ao valor pago pelo anunciante sempre que existe uma iteração ou clique sobre um anúncio em vídeo.


CRM

Custom Relationship Management (CRM) é um tipo de software de suporte criado, tendo como base a filosofia da gestão de relacionamento com o cliente. Numa altura onde a maioria só pensa e se foca na angariação de novos clientes, muitas empresas esquecem-se e descuram da carteira de clientes já existente. E é aí que o CRM entra, para ajudar a gerir determinadas tarefas e processos e melhorar a experiência geral do cliente mantendo-o fidelizado.


CTA

Sigla que remete para Call To Action (CTA). É um termo usado nas áreas de marketing e advertising como ponte de ação para o processo de conversão.

O Call To Action normalmente é inserido em páginas web, e-mails, blogs e em outros meios de comunicação online em forma de botões ou links interativos indicando ao utilizador o que deve fazer. Um dos exemplos mais conhecidos de CTA são as frases imperativas como: Entre em contacto! ou Visite o nosso blog!


DAU

Sigla que remete para Daily Active Users (DAU). É uma métrica que serve para medir o número de utilizadores activos numa plataforma online. Conta para o cálculo como utilizadores ativos, os mesmos que acedam ou interajam com a plataforma pelo menos uma vez por dia.


Domínio

Um Nome de Domínio ou Domain Name é um nome de fácil memorização que serve para localizar e identificar um endereço real (IP) de um computador ou site na Internet. Sem ele teríamos que memorizar uma grande sequência de números e a navegabilidade na Internet não teria o sucesso que tem hoje em dia.


E-Book

Um E-Book é uma versão eletrónica de um livro tradicional impresso que pode ser lido num computador ou num dispositivo móvel digital (Tablets, Smartphones, Kindle). A vantagem do livro digital, para além de ter um custo inferior ao livro tradicional e ser amigo do ambiente, é a sua portabilidade, luminosidade e tamanho da fonte de letra que podem ser ajustados.


E-Commerce

É chamado de E-Commerce, e-Business ou Comércio Eletrónico a todos os negócios ou outros tipos de transações comerciais que envolvam a Internet. O e-Commerce abrange várias áreas de negócios e é um fenómeno da internet que está em constante crescimento e evolução.


Engagement

Engagement é o grau de envolvimento, interação e compromisso bidirecional que uma empresa ou organização tem para com o seu público e vice-versa. As redes sociais e softwares de CRM são das ferramentas mais utilizadas para criar engagement e desta forma construir uma relação com os consumidores.


Erro 404

Erro 404 Página Não Encontrada ou Error 404 Page Not Found é um dos códigos de erros HTTP mais reconhecidos no World Wide Web (WWW). Este erro surge quando não é possível apresentar a página pela qual está a procurar. São várias as razões que podem gerar este erro mas as mais comuns são a má digitação do URL ou a página ter sido removida ou renomeada.


Follow Up

Follow Up é um termo inglês usado em várias áreas que envolvam negócios (incluindo o Marketing Digital) e significa Acompanhamento ou Dar Seguimento. Pode ser um contato através de e-mail, um telefonema ou mesmo uma conexão e contato através de uma rede social (LinkedIn) com o intuito de obter feedback acerca de uma questão colocada anteriormente.

Por norma, um Follow Up é realizado após um primeiro contato e proposta com um Lead, ou seja, é feito a potenciais clientes que estão interessados na proposta que lhes foi apresentada mas que por alguma razão ainda não deram feedback ou avançaram com a mesma.

Deste modo, o Follow Up serve para estreitar relações com o cliente, encaminhá-lo para o processo de Funil de Vendas, e mostrar que a empresa se preocupa com as suas necessidades.


Funil de Vendas

Funil de Vendas ou Sales Funnel é um modelo estratégico desenvolvido e relacionado com a metodologia AIDA que tem como propósito a descrição da jornada de um cliente dividido em etapas, que começa desde o momento em que há um primeiro contato do cliente com uma marca até ao processo de conversão e venda, pós-venda e fidelização. É possível dividir o Funil ou Pipeline de Vendas em 3 estágios: Topo do Funil (ToFu), Meio do Funil (MoFu) e Fundo do Funil (BoFu).


Gateway de Pagamentos

Uma Gateway de Pagamentos é um prestador de serviços, destinado a lojas online (e-commerce), que processa os pagamentos eletrónicos entre a empresa e o consumidor final.


Gestão de Stock

A Gestão de Stock é a gestão dos produtos que uma empresa tem em armazém, para saber qual a quantidade disponível de produtos que tem para venda. Fazer a gestão de produtos é estratégico para qualquer loja online. 


Google Ads

Google Ads ou anteriormente designada por Google Adwords, é uma plataforma de anúncios online criada e desenvolvida pela Google. Sabendo que 85% de toda a navegação na Internet começa nos motores de pesquisa (Google), são muitas as empresas que, devido à inexistência de um site com estratégia de SEO (Search Engine Optimization) optam por publicidade paga nesta plataforma através de links patrocinados para aumentar em até 6% o volume de pesquisas da sua empresa, marca ou produto.


Google Analytics

O Google Analytics é uma ferramenta da Google que permite monitorizar o tráfego web de uma plataforma digital, seja um site, blog, loja online ou mesmo um site institucional. Com o Google Analytics é possível analisar e identificar a origem e atividade dos utilizadores que visitam um determinado website, e outras métricas importantes, como por exemplo, a duração das sessões, número de páginas visitadas por sessão etc. É ainda possível integrar o Google Analytics com o Google Ads e desta forma obter ainda mais informações indispensáveis à gestão de negócios online.


Hashtag

A Hashtag é um tipo de etiqueta usada maioritariamente nas redes sociais e é composta por uma palavra-chave ou uma pequena frase precedida pelo sinal cardinal (#) usada com o propósito de identificar publicações, fotografias ou eventos relevantes relacionados com a descrição da Hashtag. As Hashtags são indexadas pelos motores de busca e tornam-se hyperlinks dentro das redes sociais.


HTML

Sigla que remete para HyperText Markup Language ou Linguagem de Marcação de HiperTexto. A linguagem HTML é usada na programação para a criação de documentos electrónicos (compostos pelos códigos HTML ou Tags) que são usados na construção de páginas na web. Estes códigos/tags são depois interpretados pelos browsers (Google) e servem como instruções para a indicação da ordem de apresentação e função de cada elemento (formatação de textos, imagens, formulários, links, tabelas, entre outros).

Um exemplo de uma estrutura básica de um documento em HTML:

<html>

    <head>
        <title> Isto é o título que aparece na aba do separador </title>
    </head>

    <body>
        <h1> Isto é o título/cabeçalho da página web </h1>
        <p> Isto é um parágrafo </p>
        <h2> Isto é um título </h2>
        <p> Isto é outro parágrafo </p>
        <h3> Isto é um subtítulo do h2 </h3>
    </body>

</html>


HTTPS

Hyper Text Transfer Protocol Secure (HTTPS) é o Protocolo de Transferência de Hipertexto (HTTP) mas executado sobre uma camada extra de segurança (SSL/TLS). Deste modo, as informações trocadas entre computadores e servidores são enviadas de forma criptografada, evitando assim que terceiros acedam às mesmas. Uma forma rápida e fácil de identificar se está a navegar num site seguro e que o mesmo está a utilizar uma ligação privada é a presença de um ícone de um cadeado fechado   no URL, assim como a inclusão da letra S a seguir ao HTTP, mesmo antes do www.

Exemplo: https://www.bluesoft.pt


Impressão

Impressão é o número de vezes que um anúncio é exibido através da keyword que foi pesquisada, ou seja, sempre que o anúncio é apresentado na página de resultados é considerada uma impressão.


Inbound Marketing

Inbound Marketing é uma estratégia de marketing por atração através de storytelling, isto é, fazer com que um cliente fique interessado pelo que a empresa oferece. Através da criação de conteúdo de qualidade em plataformas como os blogs, redes sociais, vídeos, podcasts, entre outros.

Esta estratégia ajuda a aumentar a visibilidade do negócio, a atrair clientes sem ir atrás deles, gerar conteúdos com o intuito de fazer a diferença e, assim, otimizar o processo de vendas.


Inteligência Artificial

A Inteligência Artificial, através da computação, permite uma inteligência semelhante à humana, que faz com que as máquinas pratiquem tarefas que os humanos realizam usando a inteligência, de um modo racional.

Esta inteligência foi criada para que os dispositivos façam determinadas tarefas sem a intervenção humana, porém não tem o propósito de substituir os seres humanos, mas sim melhorar consideravelmente as habilidades humanas.


Jornada do Consumidor

Jornada do Consumidor corresponde ao percurso efetuado pelo cliente com a empresa após o primeiro contacto até ao momento da sua decisão, da sua compra.


KPI

Key Performance Indicador (KPI) ou Indicador-Chave é um indicador que permite monotorizar o desempenho de uma estratégia, de modo a verificar se esta está a corresponder aos objetivos propostos.

Através deste indicador é possível perceber se determinada estratégia foi bem sucedida.


Landing Page

Landing Page ou Página de Destino é uma página criada como porta de acesso a um determinado propósito.

Esta página corresponde a uma ação de marketing específico com o intuito de converter o cliente em vendas, leads, inscrição na newsletter ou em gostos nas redes sociais.


Lead

Lead é um potencial consumidor/cliente que em algum momento evidenciou interesse pela marca, empresa, produto ou serviço e que deixou os seus dados pessoais para mais informações, download ou acesso a conteúdos.


Link Building

Link Building é uma estratégia de SEO que tem como objetivo obter links para o website. Existem dois tipos de Link Building:

  • Link Building interno (links entre páginas dentro de um website); 
  • Link Building externo (links entre um website e outro).

Esta estratégia é ideal para o posicionamento orgânico de um website nos motores de pesquisa, uma vez que traz mais tráfego para o mesmo.

Saiba mais sobre Link Building.


Links Externos

Links Externos, essenciais para uma estratégia de SEO, são links de outros websites que reencaminham o utilizador para outro website. Quantos mais links externos tivermos a apontar para um website melhor será para o posicionamento.


Links Internos

Links Internos são links que reencaminham o utilizador para páginas dentro de um website.

O objetivo dos Links Internos é aumentar o tempo de permanência do utilizador no website e aumentar a interação no mesmo. Assim, melhoramos a experiência de navegação, tornando-a relevante e prática.


Links Patrocinados

Links patrocinados são links pagos que aparecem, a maioria das vezes, nas primeiras posições da primeira página dos resultados nos motores de pesquisa. Os links patrocinados contém a palavra “anúncio” por cima do título. 

Os anunciantes pagam por um anúncio nas seguintes situações:

  • Custo por clique (CPC);
  • Custo por mil impressões (CPM);
  • Custo por ação (CPA);
  • Custo por visualização (CPV).

Long Tail Keyword

Long Tail Keyword é um conjunto de palavras, mais segmentadas, com relevância para um website, que devem ser posicionadas no mesmo de forma a terem credibilidade junto dos motores de pesquisa.


LTV

LifeTime Value (LTV) ou, em português, Valor Vitalício é um indicador que calcula o valor de um cliente consoante o tempo que permanecer fiel ao negócio. O objetivo deste indicador é saber a média de quanto dinheiro e quanto tempo um cliente usufrui de um produto ou serviço de uma empresa.

Quanto mais elevado o indicador, maior será o lucro produzido.

A fórmula para calcular o LTV é:

LTV = ticket médio tempo de permanência do cliente com a marca


Marketing Automation

Marketing Automation ou Automação de Marketing em português. São ferramentas que permitem executar e gerir determinadas tarefas sem a necessidade de intervenção humana, ou seja, de forma automática. Uma das soluções de Marketing Automation mais praticada actualmente é o E-mail Marketing que consiste no envio automatizado de e-mails de forma a interagir com o utilizador consoante o seu comportamento.


Meta Description

Meta Description ou Meta Descrição é uma característica HTML que apresenta uma descrição sucinta sobre um determinado conteúdo. O objectivo da descrição SEO é influenciar o utilizador a entrar no site, logo obter mais cliques.

Cada página do website deve ter a sua própria descrição SEO, de preferência com as melhores keywords no conteúdo. Esta descrição aparece por baixo do título SEO. Para uma melhor eficácia devem ser breves, entre 70 e 155 caracteres.


Mídia Espontânea

Mídia espontânea é quando uma marca é divulgada, geralmente pela imprensa, sem que haja qualquer tipo de pagamento pela divulgação (monetário ou material), ou seja, é quando a imprensa ou o público em geral cria e partilha conteúdo ou passa a palavra boca-a-boca dessa mesma marca de forma positiva e orgânica.

Por ser geralmente divulgado num formato mais jornalístico e com o intuito de informar o público, a mídia espontânea é vista como uma  excelente estratégia de marketing, pois tem a capacidade de gerar mais awareness entre o público, aumentar a credibilidade da marca/empresa e deste modo aumentar o seu valor de mercado.


Objetivos SMART

Objetivos SMART é uma metodologia para definir objetivos práticos e claros e atingir metas, quer sejam pessoais, profissionais, individuais ou coletivos. Se a fórmula for aplicada na totalidade, mais eficientes os objetivos se tornam.

S - Specific ou específicos, definir um objetivo específico e preciso;
M - Measurable ou mensuráveis, acompanhar e analisar se os objetivos estão a ser cumpridos ou alcançados;
A - Achievable ou atingíveis, objetivo que seja possível de concretizar, viável, real de ser alcançado;
R - Realistic ou realistas, objetivo baseado na realidade e na relevância;
T - Time bound ou temporizáveis, definir um prazo para o objetivo ser alcançado.


Ticket Médio

Ticket Médio é um indicador de desempenho de vendas com o intuito de monitorizar a média de valor gasto pelos clientes com os produtos ou serviços de uma empresa.

A fórmula para calcular este indicador é:

Ticket Médio = faturação*/total de pedidos

*diário, semanal, mensal, anual