Glossário Marketing Digital

A
B
C
D
E
F
G
H
I
J
K
L
M
N
O
P
Q
R
S
T
U
V
W
X
Y
Z
A-Z

AIDA

AIDA - Sigla que remete para o seguinte significado:

Atenção, Interesse, Desejo, Ação.

O AIDA é uma metodologia baseada no comportamento humano e amplamente utilizado nas áreas do Marketing e Advertising com o objetivo de atrair e direcionar os utilizadores a um processo de conversão desejada.


Alt Text

O Alt Text é um pequeno texto usado para descrever a aparência de uma imagem online na internet. Adicionar um Texto Alternativo (Alt Text) a uma imagem é uma das boas práticas de acessibilidade web (web accessibility) e de estratégia SEO (Search Engine Optimization).

O Alt Text é útil nas seguintes situações:

  • Ajuda os motores de pesquisa (Google) a identificar e a indexar essa imagem;
  • Utilizadores com deficiências visuais irão conseguir "ler" a descrição de uma imagem através do uso de leitores de ecrãs e desta forma identificar e perceber o seu conteúdo;
  • Sempre que não seja possível carregar uma imagem de um website irá aparecer a sua descrição.

Anchor Text

Anchor Text, também conhecido como Texto Âncora em português. O Anchor Text é o texto visível de uma hiperligação que, quando clicável o reencaminha para outra página web. Habitualmente a aparência desse texto é de cor azul e sublinhado como por exemplo, este link que o direcciona para o blog da Bluesoft.


Anúncio

O termo Anúncio é bastante usado nos meios do Marketing e Advertising. Os Anúncios têm como base o ato de comunicar, anunciar, promover ou informar e são difundidos através dos vários meios de comunicação, sejam eles tradicionais ou modernos (digitais). Quando se trata de um anúncio publicitário, o objetivo do mesmo é o de convencer e influenciar alguém a adquirir determinado produto ou serviço.


API

Application Programming Interface (API) ou Interface de Programação de Aplicações. De um modo resumido, uma API é um conjunto de padrões de programação que permite a integração de plataformas e/ou softwares.


1