Este glossário de termos de Marketing Digital tem como objetivo a melhor compreensão deste tema, reunindo conceitos e definições em uso nos conteúdos da Bluesoft.
Abreviatura do inglês Business-to-Business (B2B) ou de Empresa para Empresa se traduzirmos para a língua portuguesa. Considera-se um negócio B2B sempre que um produto ou serviço não se destine ao consumidor final e sim a outra empresa. Resumindo, B2B é quando duas empresas fazem negócio entre si.
Abreviatura do inglês Business-to-Consumer (B2C) ou Business-to-Customer. Em português é conhecido apenas como negócio de Empresa para Cliente. Ao contrário dos negócios B2B, os B2C tem como público alvo a venda ou prestação de serviços directamente ao consumidor final, ou seja, ao público em geral.
Um Banner é uma mensagem publicitária utilizada na internet para propaganda e divulgação de sites, anúncios, campanhas ou publicidade. Geralmente, um banner é uma imagem clicável de forma alongada disposta na horizontal ou vertical e em formato .jpg e .gif ou ainda com animações em JAVA, Shockwave ou Flash. Existem vários formatos de banners sendo o mais comum o Full Banner (468 x 60 pixels).
Black List ou Lista Negra, tal como o nome indica, é uma lista que agrupa e-mails, domínios ou endereços IP que foram anteriormente denunciados e reconhecidos como mensagens indesejadas ou SPAM. A Black List foi criada para ajudar empresas e pessoas que não querem ser incomodadas com correio não desejado. Desta forma, sempre que um-email, domínio ou IP conste nessa lista o provedor pode recusar-se a receber a mensagem.
BlackHat é um conceito conhecido pelo conjunto de práticas consideradas anti-éticas na estratégia de SEO (Search Engine Optimization). O BlackHat é muitas vezes utilizadas por maus profissionais do marketing que querem a todo o custo o bom posicionamento de um site. Atualmente, com as novas tecnologias, os motores de busca como o Google já são desenvolvidos o suficiente para identificar essas más práticas e dessa forma penalizar ou mesmo banir o website. Esta prática é a oposta do WhiteHat.
Um blog ou blogue em português, é um espaço online cuja plataforma está desenhada para a rápida publicação e atualização de conteúdo. Muito semelhante a um diário, um blog é destinado à partilha frequente de conteúdos dedicados a um certo tema ou assunto específico, de modo a atrair e formar uma base de visitantes e a mantê-los informados e atualizados. Ao contrário do diário o blog é organizado de forma cronológica invertida.
Bottom of the Funnel (BoFu) ou Fundo do Funil é o ultimo estágio do funil de vendas. É a fase em que um lead está próximo do processo de venda.
Nesta etapa, o objetivo é que o cliente adquira o produto ou serviço que a empresa tem para oferecer. Para isso é necessário que a marca ou empresa apresente conteúdos relevantes e personalizados, com o intuito de demonstrar e convencer o cliente que o que oferece é a melhor solução para o que procura.
Bounce Rate ou Taxa de Rejeição, é uma métrica bastante importante para analisar o tráfego ou Engagement de um site. O termo Bounce Rate é um valor percentual atribuído ao número de visitantes que entram numa determinada página web e que saem de seguida sem antes navegar ou interagir com outras páginas do mesmo site.