Glossário Marketing Digital

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CAC

Sigla que remete para o termo Customer Acquisition Cost (CAC). É um indicator que mede o custo de aquisição de um novo cliente, ou seja, quanto se está a gastar em termos monetários para adquirir um cliente novo. É uma métrica importante em várias áreas e setores, pois é através dela que se permitem definir ou aperfeiçoar orçamentos de marketing.


Cache

Neste caso referimos-nos mais propriamente à Web Cache. A Cache é um espaço destinado ao armazenamento temporário de dados carregados ao visitar um website e com alta probabilidade de voltarem a ser usados.
Deste modo, ao visitar novamente esse site, o navegador (browser) não terá a necessidade de voltar a descarregar toda a informação de novo, recorrendo aos dados guardados anteriormente em cache permitindo deste modo diminuir o tempo de carregamento entre páginas.


Click

Click ou clique se traduzirmos para português. Termo usado na informática para descrever o ato ou ação de premir um botão do rato sobre um elemento num ecrã ou monitor.


Cookies

As Cookies são arquivos compostos por pequenos ficheiros de texto que armazenam informações básicas de preferências do utilizador. Sempre que um utilizador visita uma página web, são enviadas cookies, que são guardadas no browser do utilizador. Essas cookies servirão para, da próxima vez que o utilizador visite essa página, a mesma possa ser apresentada já com as preferências definidas anteriormente, o que permite uma melhor e mais rápida navegação.


Copywriting

Copywriting é o nome dado à ocupação e ação de desenvolver e escrever conteúdo criativo e cativante para a promoção de produtos, serviços ou mesmo empresas e entidades.
Para atingir audiências, gerar brand awareness e persuadir os utilizadores a tomar determinadas ações, o copywriting deve seguir várias premissas, sendo uma delas a existência de estratégia de SEO.


CPA

Cost Per Acquisition (CPA) ou Custo por Aquisição é um método de pagamento de campanhas de marketing disponível na plataforma Google Adwords e é calculada tendo como base as conversões, ou seja, o anunciante define um objetivo e só paga quando atinge o mesmo. Por essa razão, o CPA tem um custo maior em relação a outros meios de pagamento (CPC, CPM).

Exemplo: uma venda online, um pedido de contato, uma submissão de formulário etc.


CPC

Cost Per Click ou Custo Por Clique (CPC) como é conhecido em português. É um modelo utilizado pela plataforma de anúncios do Google Adwords como forma de pagamento de uma campanha. Deste modo, o anunciante só paga quando o seu anúncio recebe um clique por parte de um utilizador. Uma das vantagens deste método de pagamento é o anunciante apenas pagar pelo número de cliques e não pelo número de visualizações.


CPM

Sigla que remete para Cost Per Mille (CPM) mas que é conhecido em Portugal por Custo por Mil Impressões ou ainda por Cost Per Thousand Impressions (CPT). É uma métrica de licitação do Google Ads muito requisitada por anunciantes que queiram apenas aumentar a notoriedade da sua marca, produto ou serviço e não propriamente gerar conversões, pois o pagamento é feito pela visualização do anúncio, independentemente se gerou cliques ou não.


CPV

Cost Per View ou Custo Por Visualização (CPV), é a designação que diz respeito ao valor pago pelo anunciante sempre que existe uma iteração ou clique sobre um anúncio em vídeo.


CRM

Custom Relationship Management (CRM) é um tipo de software de suporte criado, tendo como base a filosofia da gestão de relacionamento com o cliente. Numa altura onde a maioria só pensa e se foca na angariação de novos clientes, muitas empresas esquecem-se e descuram da carteira de clientes já existente. E é aí que o CRM entra, para ajudar a gerir determinadas tarefas e processos e melhorar a experiência geral do cliente mantendo-o fidelizado.


CTA

Sigla que remete para Call To Action (CTA). É um termo usado nas áreas de marketing e advertising como ponte de ação para o processo de conversão.

O Call To Action normalmente é inserido em páginas web, e-mails, blogs e em outros meios de comunicação online em forma de botões ou links interativos indicando ao utilizador o que deve fazer. Um dos exemplos mais conhecidos de CTA são as frases imperativas como: Entre em contacto! ou Visite o nosso blog!


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