Este glossário de termos de Marketing Digital tem como objetivo a melhor compreensão deste tema, reunindo conceitos e definições em uso nos conteúdos da Bluesoft.
Sigla que remete para o termo Customer Acquisition Cost (CAC). É um indicator que mede o custo de aquisição de um novo cliente, ou seja, quanto se está a gastar em termos monetários para adquirir um cliente novo. É uma métrica importante em várias áreas e setores, pois é através dela que se permitem definir ou aperfeiçoar orçamentos de marketing.
Neste caso referimos-nos mais propriamente à Web Cache. A Cache é um espaço destinado ao armazenamento temporário de dados carregados ao visitar um website e com alta probabilidade de voltarem a ser usados.
Deste modo, ao visitar novamente esse site, o navegador (browser) não terá a necessidade de voltar a descarregar toda a informação de novo, recorrendo aos dados guardados anteriormente em cache permitindo deste modo diminuir o tempo de carregamento entre páginas.
Veja também como limpar a cache.
As Cookies são arquivos compostos por pequenos ficheiros de texto que armazenam informações básicas de preferências do utilizador. Sempre que um utilizador visita uma página web, são enviadas cookies, que são guardadas no browser do utilizador. Essas cookies servirão para, da próxima vez que o utilizador visite essa página, a mesma possa ser apresentada já com as preferências definidas anteriormente, o que permite uma melhor e mais rápida navegação.
Copywriting é o nome dado à ocupação e ação de desenvolver e escrever conteúdo criativo e cativante para a promoção de produtos, serviços ou mesmo empresas e entidades.
Para atingir audiências, gerar brand awareness e persuadir os utilizadores a tomar determinadas ações, o copywriting deve seguir várias premissas, sendo uma delas a existência de estratégia de SEO.
Cost Per Acquisition (CPA) ou Custo por Aquisição é um método de pagamento de campanhas de marketing disponível na plataforma Google Ads e é calculada tendo como base as conversões, ou seja, o anunciante define um objetivo e só paga quando atinge o mesmo. Por essa razão, o CPA tem um custo maior em relação a outros meios de pagamento (CPC, CPM).
Exemplo: uma venda online, um pedido de contato, uma submissão de formulário etc.
Cost Per Click ou Custo Por Clique (CPC) como é conhecido em português. É um modelo utilizado pela plataforma de anúncios do Google Ads como forma de pagamento de uma campanha. Deste modo, o anunciante só paga quando o seu anúncio recebe um clique por parte de um utilizador. Uma das vantagens deste método de pagamento é o anunciante apenas pagar pelo número de cliques e não pelo número de visualizações.
Sigla que remete para Cost Per Mille (CPM) mas que é conhecido em Portugal por Custo por Mil Impressões ou ainda por Cost Per Thousand Impressions (CPT). É uma métrica de licitação do Google Ads muito requisitada por anunciantes que queiram apenas aumentar a notoriedade da sua marca, produto ou serviço e não propriamente gerar conversões, pois o pagamento é feito pela visualização do anúncio, independentemente se gerou cliques ou não.
Custom Relationship Management (CRM) é um tipo de software de suporte criado, tendo como base a filosofia da gestão de relacionamento com o cliente. Numa altura onde a maioria só pensa e se foca na angariação de novos clientes, muitas empresas esquecem-se e descuram da carteira de clientes já existente. E é aí que o CRM entra, para ajudar a gerir determinadas tarefas e processos e melhorar a experiência geral do cliente mantendo-o fidelizado.
Sigla que remete para Call To Action (CTA). É um termo usado nas áreas de marketing e advertising como ponte de ação para o processo de conversão.
O Call To Action normalmente é inserido em páginas web, e-mails, blogs e em outros meios de comunicação online em forma de botões ou links interativos indicando ao utilizador o que deve fazer. Um dos exemplos mais conhecidos de CTA são as frases imperativas como: Entre em contacto! ou Visite o nosso blog!
Click Through Rate (CTR) ou taxa de cliques é a percentagem de utilizadores que clica num anúncio ou em qualquer tipo de link em relação ao número de impressões.
Esta taxa demonstra a frequência dos utilizadores que vêm o anúncio e clicam no mesmo.
Para calcular o CTR divide-se o número de cliques pelas impressões (número de vezes que o anúncio foi apresentado).