Glossário Marketing Digital

A
B
C
D
E
F
G
H
I
J
K
L
M
N
O
P
Q
R
S
T
U
V
W
X
Y
Z
A-Z

Hashtag

A Hashtag é um tipo de etiqueta usada maioritariamente nas redes sociais e é composta por uma palavra-chave ou uma pequena frase precedida pelo sinal cardinal (#) usada com o propósito de identificar publicações, fotografias ou eventos relevantes relacionados com a descrição da Hashtag. As Hashtags são indexadas pelos motores de busca e tornam-se hyperlinks dentro das redes sociais.


HTML

Sigla que remete para HyperText Markup Language ou Linguagem de Marcação de HiperTexto. A linguagem HTML é usada na programação para a criação de documentos electrónicos (compostos pelos códigos HTML ou Tags) que são usados na construção de páginas na web. Estes códigos/tags são depois interpretados pelos browsers (Google) e servem como instruções para a indicação da ordem de apresentação e função de cada elemento (formatação de textos, imagens, formulários, links, tabelas, entre outros).

Um exemplo de uma estrutura básica de um documento em HTML:

<html>

    <head>
        <title> Isto é o título que aparece na aba do separador </title>
    </head>

    <body>
        <h1> Isto é o título/cabeçalho da página web </h1>
        <p> Isto é um parágrafo </p>
        <h2> Isto é um título </h2>
        <p> Isto é outro parágrafo </p>
        <h3> Isto é um subtítulo do h2 </h3>
    </body>

</html>


HTTPS

Hyper Text Transfer Protocol Secure (HTTPS) é o Protocolo de Transferência de Hipertexto (HTTP) mas executado sobre uma camada extra de segurança (SSL/TLS). Deste modo, as informações trocadas entre computadores e servidores são enviadas de forma criptografada, evitando assim que terceiros acedam às mesmas. Uma forma rápida e fácil de identificar se está a navegar num site seguro e que o mesmo está a utilizar uma ligação privada é a presença de um ícone de um cadeado fechado   no URL, assim como a inclusão da letra S a seguir ao HTTP, mesmo antes do www.

Exemplo: https://www.bluesoft.pt