Glossário Marketing Digital

Este glossário de termos de Marketing Digital tem como objetivo a melhor compreensão deste tema, reunindo conceitos e definições em uso nos conteúdos da Bluesoft. 

A
B
C
D
E
F
G
H
I
J
K
L
M
N
O
P
Q
R
S
T
U
V
W
X
Y
Z
A-Z

Landing Page

Landing Page ou Página de Destino é uma página criada como porta de acesso a um determinado propósito.

Esta página corresponde a uma ação de marketing específico com o intuito de converter o cliente em vendas, leads, inscrição na newsletter ou em gostos nas redes sociais.


Lead

Lead é um potencial consumidor/cliente que em algum momento evidenciou interesse pela marca, empresa, produto ou serviço e que deixou os seus dados pessoais para mais informações, download ou acesso a conteúdos.


Link Building

Link Building é uma estratégia de SEO que tem como objetivo obter links para o website. Existem dois tipos de Link Building:

  • Link Building interno (links entre páginas dentro de um website); 
  • Link Building externo (links entre um website e outro).

Esta estratégia é ideal para o posicionamento orgânico de um website nos motores de pesquisa, uma vez que traz mais tráfego para o mesmo.

Saiba mais sobre Link Building.


Links externos

Links externos, essenciais para uma estratégia de SEO, são links de outros websites que reencaminham o utilizador para outro website. Quantos mais links externos tivermos a apontar para um website melhor será para o posicionamento.


Links internos

Links internos são links que reencaminham o utilizador para páginas dentro de um website.

O objetivo dos links internos é aumentar o tempo de permanência do utilizador no website e aumentar a interação no mesmo. Assim, melhoramos a experiência de navegação, tornando-a relevante e prática.


Links Patrocinados

Links patrocinados são links pagos que aparecem, a maioria das vezes, nas primeiras posições da primeira página dos resultados nos motores de pesquisa. Os links patrocinados contém a palavra “anúncio” por cima do título. 

Os anunciantes pagam por um anúncio nas seguintes situações:

  • Custo por clique (CPC);
  • Custo por mil impressões (CPM);
  • Custo por ação (CPA);
  • Custo por visualização (CPV).

Long Tail Keyword

Long Tail Keyword é um conjunto de palavras, mais segmentadas, com relevância para um website, que devem ser posicionadas no mesmo de forma a terem credibilidade junto dos motores de pesquisa.


LTV

LifeTime Value (LTV) ou, em português, Valor Vitalício é um indicador que calcula o valor de um cliente consoante o tempo que permanecer fiel ao negócio. O objetivo deste indicador é saber a média de quanto dinheiro e quanto tempo um cliente usufrui de um produto ou serviço de uma empresa.

Quanto mais elevado o indicador, maior será o lucro produzido.

A fórmula para calcular o LTV é:

LTV = ticket médio tempo de permanência do cliente com a marca