Este glossário de termos de Marketing Digital tem como objetivo a melhor compreensão deste tema, reunindo conceitos e definições em uso nos conteúdos da Bluesoft.
Marketing Automation ou Automação de Marketing em português. São ferramentas que permitem executar e gerir determinadas tarefas sem a necessidade de intervenção humana, ou seja, de forma automática. Uma das soluções de Marketing Automation mais praticada actualmente é o E-mail Marketing que consiste no envio automatizado de e-mails de forma a interagir com o utilizador consoante o seu comportamento.
O Marketing de Performance é uma estratégia de Marketing Digital que tem um foco nos resultados. As principais métricas utilizadas numa estratégia de Marketing de Performance são:
Apóa análise do desempenho das métricas indicadas, a estratégia a seguir é definida com base nos dados, que são monitorizados constantemente.
Meta Description ou Meta Descrição é uma característica HTML que apresenta uma descrição sucinta sobre um determinado conteúdo. O objectivo da descrição SEO é influenciar o utilizador a entrar no site, logo obter mais cliques.
Cada página do website deve ter a sua própria descrição SEO, de preferência com as melhores keywords no conteúdo. Esta descrição aparece por baixo do título SEO. Para uma melhor eficácia devem ser breves, entre 70 e 155 caracteres.
Mídia espontânea é quando uma marca é divulgada, geralmente pela imprensa, sem que haja qualquer tipo de pagamento pela divulgação (monetário ou material), ou seja, é quando a imprensa ou o público em geral cria e partilha conteúdo ou passa a palavra boca-a-boca dessa mesma marca de forma positiva e orgânica.
Por ser geralmente divulgado num formato mais jornalístico e com o intuito de informar o público, a mídia espontânea é vista como uma excelente estratégia de marketing, pois tem a capacidade de gerar mais awareness entre o público, aumentar a credibilidade da marca/empresa e deste modo aumentar o seu valor de mercado.
Middle of the Funnel (MoFu) ou Meio do Funil é o segundo estágio do Funil de Vendas que consiste em nutrir os leads com conteúdo relevantes para a problemática do cliente.
O objetivo do Meio do Funil é que o cliente confie na empresa e fortaleça o relacionamento e a credibilidade para com esta, através da disponibilização de uma séria de dicas, técnicas, soluções específicas e conteúdos mais aprofundados em conformidade com as necessidades do cliente.