Glossário Marketing Digital

Este glossário de termos de Marketing Digital tem como objetivo a melhor compreensão deste tema, reunindo conceitos e definições em uso nos conteúdos da Bluesoft. 

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Marketing Automation

Marketing Automation ou Automação de Marketing em português. São ferramentas que permitem executar e gerir determinadas tarefas sem a necessidade de intervenção humana, ou seja, de forma automática. Uma das soluções de Marketing Automation mais praticada actualmente é o E-mail Marketing que consiste no envio automatizado de e-mails de forma a interagir com o utilizador consoante o seu comportamento.


Marketing de Conteúdo

Marketing de Conteúdo ou Content Marketing é uma estratégia de marketing digital, interligada com o Inbound marketing, que consiste na produção de conteúdo relevante para o utilizador.


Marketing de Performance

O Marketing de Performance é uma estratégia de Marketing Digital que tem um foco nos resultados. As principais métricas utilizadas numa estratégia de Marketing de Performance são:

  • CPC
  • CPA

Apóa análise do desempenho das métricas indicadas, a estratégia a seguir é definida com base nos dados, que são monitorizados constantemente. 


Meta Description

Meta Description ou Meta Descrição é uma característica HTML que apresenta uma descrição sucinta sobre um determinado conteúdo. O objectivo da descrição SEO é influenciar o utilizador a entrar no site, logo obter mais cliques.

Cada página do website deve ter a sua própria descrição SEO, de preferência com as melhores keywords no conteúdo. Esta descrição aparece por baixo do título SEO. Para uma melhor eficácia devem ser breves, entre 70 e 155 caracteres.


Metadados

Metadados, Metadata ou ainda Metainformação são informações extra que ajudam na interpretação de outros dados. Podem descrever e construir mais informações acerca da estrutura de um dado principal. Facilitam os motores de pesquisa a entender do que se trata uma determinada página.


Mídia Espontânea

Mídia espontânea é quando uma marca é divulgada, geralmente pela imprensa, sem que haja qualquer tipo de pagamento pela divulgação (monetário ou material), ou seja, é quando a imprensa ou o público em geral cria e partilha conteúdo ou passa a palavra boca-a-boca dessa mesma marca de forma positiva e orgânica.

Por ser geralmente divulgado num formato mais jornalístico e com o intuito de informar o público, a mídia espontânea é vista como uma  excelente estratégia de marketing, pois tem a capacidade de gerar mais awareness entre o público, aumentar a credibilidade da marca/empresa e deste modo aumentar o seu valor de mercado.


MoFu - Middle of the Funnel

Middle of the Funnel (MoFu) ou Meio do Funil é o segundo estágio do Funil de Vendas que consiste em nutrir os leads com conteúdo relevantes para a problemática do cliente.

O objetivo do Meio do Funil é que o cliente confie na empresa e fortaleça o relacionamento e a credibilidade para com esta, através da disponibilização de uma séria de dicas, técnicas, soluções específicas e conteúdos mais aprofundados em conformidade com as necessidades do cliente.