Glossário Marketing Digital

Este glossário de termos de Marketing Digital tem como objetivo a melhor compreensão deste tema, reunindo conceitos e definições em uso nos conteúdos da Bluesoft. 

A
B
C
D
E
F
G
H
I
J
K
L
M
N
O
P
Q
R
S
T
U
V
W
X
Y
Z
A-Z

Marketing Automation

Marketing Automation ou Automação de Marketing em português. São ferramentas que permitem executar e gerir determinadas tarefas sem a necessidade de intervenção humana, ou seja, de forma automática. Uma das soluções de Marketing Automation mais praticada actualmente é o E-mail Marketing que consiste no envio automatizado de e-mails de forma a interagir com o utilizador consoante o seu comportamento.


Marketing de Performance

O Marketing de Performance é uma estratégia de Marketing Digital que tem um foco nos resultados. As principais métricas utilizadas numa estratégia de Marketing de Performance são:

  • CPC
  • CPA

Apóa análise do desempenho das métricas indicadas, a estratégia a seguir é definida com base nos dados, que são monitorizados constantemente. 


Meta Description

Meta Description ou Meta Descrição é uma característica HTML que apresenta uma descrição sucinta sobre um determinado conteúdo. O objectivo da descrição SEO é influenciar o utilizador a entrar no site, logo obter mais cliques.

Cada página do website deve ter a sua própria descrição SEO, de preferência com as melhores keywords no conteúdo. Esta descrição aparece por baixo do título SEO. Para uma melhor eficácia devem ser breves, entre 70 e 155 caracteres.


Mídia Espontânea

Mídia espontânea é quando uma marca é divulgada, geralmente pela imprensa, sem que haja qualquer tipo de pagamento pela divulgação (monetário ou material), ou seja, é quando a imprensa ou o público em geral cria e partilha conteúdo ou passa a palavra boca-a-boca dessa mesma marca de forma positiva e orgânica.

Por ser geralmente divulgado num formato mais jornalístico e com o intuito de informar o público, a mídia espontânea é vista como uma  excelente estratégia de marketing, pois tem a capacidade de gerar mais awareness entre o público, aumentar a credibilidade da marca/empresa e deste modo aumentar o seu valor de mercado.