Este glossário de termos de Marketing Digital tem como objetivo a melhor compreensão deste tema, reunindo conceitos e definições em uso nos conteúdos da Bluesoft.
Taxa de Conversão é uma métrica utilizada para medir a o número médio de conversões por interação com um anúncio. Esta conversão pode referir-se a uma compra, uma subscrição na newsletter, um telefonema, entre outros.
Para calcular a Taxa de Conversão deve dividir-se o número de conversões com o número total de visitas. Esta métrica é apresentada em percentagem
Testes A/B é o processo de testar duas estratégias diferentes para mais tarde verificar qual a que teve um melhor desempenho com a interação dos utilizadores.
As versões deste teste podem apresentar designs diferentes, ordem do conteúdo trocado, prática diferente, otimizações, entre outros.
Top of the Funnel (ToFu) ou Topo do Funil é o primeiro estágio do Funil de Vendas. Conhecido como uma etapa de consciência, é o primeiro contacto do cliente com a empresa.
O objetivo no Topo do Funil é gerar leads. Para isso é preciso transformar um cliente em lead, ou seja, fazer com que tenha interesse pelo serviço, negócio ou empresa e que, de seguida, forneça os seu dados pessoais.
Depois de um cliente ser lead o intuito é que avance para as restantes fases do Funil de Vendas.
Tráfego orgânico é o conjunto de visitas que um website tem de forma orgânica, sem ser proveniente de anúncios (tráfego pago). As visitas dos utilizadores por tráfego orgânico deve-se ao bom posicionamento de um ativo digital nos motores de pesquisa.
O tráfego orgânico pode ser proveniente de tráfego direto, tráfego de referência ou tráfego social.