Glossário Marketing Digital

Este glossário de termos de Marketing Digital tem como objetivo a melhor compreensão deste tema, reunindo conceitos e definições em uso nos conteúdos da Bluesoft. 

A
B
C
D
E
F
G
H
I
J
K
L
M
N
O
P
Q
R
S
T
U
V
W
X
Y
Z
A-Z

Taxa de Conversão

Taxa de Conversão é uma métrica utilizada para medir a o número médio de conversões por interação com um anúncio. Esta conversão pode referir-se a uma compra, uma subscrição na newsletter, um telefonema, entre outros.

Para calcular a Taxa de Conversão deve dividir-se o número de conversões com o número total de visitas. Esta métrica é apresentada em percentagem


Teste A/B

Testes A/B é o processo de testar duas estratégias diferentes para mais tarde verificar qual a que teve um melhor desempenho com a interação dos utilizadores. 

As versões deste teste podem apresentar designs diferentes, ordem do conteúdo trocado, prática diferente, otimizações, entre outros.


Ticket Médio

Ticket Médio é um indicador de desempenho de vendas com o intuito de monitorizar a média de valor gasto pelos clientes com os produtos ou serviços de uma empresa.

A fórmula para calcular este indicador é:

Ticket Médio = faturação*/total de pedidos

*diário, semanal, mensal, anual 


Tráfego orgânico

Tráfego orgânico é o conjunto de visitas que um website tem de forma orgânica, sem ser proveniente de anúncios (tráfego pago). As visitas dos utilizadores por tráfego orgânico deve-se ao bom posicionamento de um ativo digital nos motores de pesquisa.

O tráfego orgânico pode ser proveniente de tráfego direto, tráfego de referência ou tráfego social.


Tráfego pago

Tráfego pago é o conjunto de visitas para um website provenientes de anúncios pagos.

Para ter tráfego pago é necessário investimento monetário para obter resultados.