O web design é uma especialidade criativa da área da comunicação e do marketing que faz muito mais do que criar imagens bonitas.
Já pensou em quantas vezes fugiu de um site? Já pensou em quantas vezes fechou uma janela porque toda a apresentação dos conteúdos lhe parecia feia ou suspeita? Um site é mesmo a cara da sua empresa no universo digital.
Quando convida alguém a entrar, um dos objetivos do web design é garantir que toda a experiência é agradável e adequada ao seu público-alvo.
Além da forma como os conteúdos são apresentados, o web designer precisa de pensar igualmente nas funcionalidades do site e na forma como pode conduzir os utilizadores de um determinado ponto A até ao ponto de conversão.
O web design junta a criatividade à técnica, de modo a permitir a conjugação orgânica de todos os conteúdos e páginas. O resultado? Uma boa experiência para os utilizadores. Isso só é possível com web design de qualidade, cuja prática vai muito para lá das cores e do layout.
Neste artigo, debruçamo-nos sobre o que é o web design, qual a sua importância para o mercado e o que faz um web designer, entre outras coisas.
Antes de passarmos ao que é o web design, começamos por falar na área do design gráfico.
De uma forma muito, muito breve, o design gráfico é um ramo da comunicação que trata dos elementos visuais mais tradicionais: mupis, outdoors, flyers e outros, são os meios nos quais mais é aplicado.
Aos poucos e à medida que a comunicação digital se foi desenvolvendo, também os conceitos aplicados ao design gráfico precisaram de ser atualizados e adaptados aos novos ambientes online.
Por outras palavras, o gráfico sofreu uma mutação e evoluiu para o web design.
Uma e outra área dedicam-se à forma como consumidores e utilizadores olham para os conteúdos. Contudo, enquanto o designer gráfico se especializa na comunicação offline, o web designer foca-se em tudo o que é comunicação online.
Sites, landing pages, apps, lojas virtuais e canais de e-commerce, bem como praticamente todos os elementos que possam ter expressão online, incluindo redes sociais, recaem nos ombros destes profissionais especializados em web design.
Mesmo assim, é na criação e apresentação de sites que normalmente estes se concentram.
O trabalho de um web designer pode ser resumido ao equilíbrio fundamental entre a expressão visual de uma empresa, a forma como se apresenta aos seus utilizadores e as múltiplas funcionalidades e possibilidades que o digital oferece.
A sua função engloba muito mais do que a escolha de imagens, a criação de publicações para redes sociais ou o desenho de infografias dinâmicas para apresentações.
Seja qual for a ação de comunicação digital em causa, o web designer deve ser envolvido o mais cedo possível. Ao longo do processo, pode contribuir com criatividade, recursos e conhecimentos em áreas tão diversas como a arquitetura de informação, a experiência do utilizador, layouts ou a psicologia e a tipologia das cores.
O web design contribui para tudo, desde o aspeto mais estético e atrativo até ao mais racional e funcional.
E no caso raro de um web designer encontrar algum tempo livre durante o seu dia de trabalho, é possível contar ainda com estes profissionais para a atualização e estruturação de sites, a inserção de conteúdos e elementos gráficos e ainda o domínio técnico de linguagens como o HTML.
O mercado conta com a contribuição preciosa do web design, mas também coloca à disposição um sem número de ferramentas com layouts pré-concebidos que nos levam a acreditar que qualquer um se pode dedicar à área.
Na realidade, nada podia estar mais longe da verdade. O web design exige conhecimento, experiência e uma constante atualização.
A sua importância para o mercado é insubstituível, principalmente devido a alguns pontos essenciais a toda a comunicação e estratégia digital.
Os acessos via dispositivos móveis são cada vez mais a norma. Logo, o web design deve preparar todos os conteúdos para que estes sejam apresentados em todos os formatos, com a mesma qualidade.
Como vimos, o web design equilibra o aspeto estético e o funcional. Por isso mesmo, o desempenho e a velocidade de carregamento das páginas e, em particular, as AMP – Accelerated Mobile Pages, devem ser tidas em consideração.
Assim, o web design é pensado de acordo com este comportamento, apresentando todos os conteúdos de modo a facilitar o processo.
Estes são os pontos absolutamente fundamentais nos quais o web design se foca, tanto na apresentação como na criação de conteúdos. Mesmo assim, podem ser divididos em duas categorias: user experience (UX) e user interface (UI).
Com certeza já terá ouvido falar em UX e UI ou em User Experience (UX) e User Interface (UI). O web design foca-se em ambas estas categorias, embora alguns profissionais se especializem mais numa ou noutra e as duas se relacionem sempre de forma direta.
A ideia de user experience tem sido a mais debatida, na medida em que se dedica à experiência do utilizador e à sua navegação, como um todo – nomeadamente no que toca à estrutura dos sites e à arquitetura da informação apresentada. Em última análise, a UX aborda sempre um pouco de UI, em web design.
Já a user interface concentra-se mais na forma como os conteúdos interagem com os utilizadores. Neste caso, é a apresentação que passa para o lugar de destaque, a par de outros elementos visuais essenciais, tais como o posicionamento de botões CTA – Call-to-Action.
Web design de qualidade permite que as informações mais importantes se destaquem.
O web design permite a criação de uma boa impressão aos novos utilizadores que acedem à página da sua empresa, principalmente aqueles cuja origem do tráfego se encontra nos resultados orgânicos e no SEO.
Tudo isto contribui para o aumento da Taxa de Conversão e, por isso, um maior potencial de receitas. E, para tudo isto, basta entrar em contacto com a Bluesoft.