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Web Design

O web design é uma especialidade criativa da área da comunicação e do marketing que faz muito mais do que criar imagens bonitas.

Já pensou em quantas vezes fugiu de um site? Já pensou em quantas vezes fechou uma janela porque toda a apresentação dos conteúdos lhe parecia feia ou suspeita? Um site é mesmo a cara da sua empresa no universo digital. 

Quando convida alguém a entrar, um dos objetivos do web design é garantir que toda a experiência é agradável e adequada ao seu público-alvo.

Além da forma como os conteúdos são apresentados, o web designer precisa de pensar igualmente nas funcionalidades do site e na forma como pode conduzir os utilizadores de um determinado ponto A até ao ponto de conversão.

O web design junta a criatividade à técnica, de modo a permitir a conjugação orgânica de todos os conteúdos e páginas. O resultado? Uma boa experiência para os utilizadores. Isso só é possível com web design de qualidade, cuja prática vai muito para lá das cores e do layout.

Neste artigo, debruçamo-nos sobre o que é o web design, qual a sua importância para o mercado e o que faz um web designer, entre outras coisas.

 

O que é o Web Design?

Antes de passarmos ao que é o web design, começamos por falar na área do design gráfico. 

De uma forma muito, muito breve, o design gráfico é um ramo da comunicação que trata dos elementos visuais mais tradicionais: mupis, outdoors, flyers e outros, são os meios nos quais mais é aplicado.

Aos poucos e à medida que a comunicação digital se foi desenvolvendo, também os conceitos aplicados ao design gráfico precisaram de ser atualizados e adaptados aos novos ambientes online. 

Por outras palavras, o gráfico sofreu uma mutação e evoluiu para o web design. 

Uma e outra área dedicam-se à forma como consumidores e utilizadores olham para os conteúdos. Contudo, enquanto o designer gráfico se especializa na comunicação offline, o web designer foca-se em tudo o que é comunicação online.

Sites, landing pages, apps, lojas virtuais e canais de e-commerce, bem como praticamente todos os elementos que possam ter expressão online, incluindo redes sociais, recaem nos ombros destes profissionais especializados em web design.

Mesmo assim, é na criação e apresentação de sites que normalmente estes se concentram.

 

O que faz um Web Designer?

O trabalho de um web designer pode ser resumido ao equilíbrio fundamental entre a expressão visual de uma empresa, a forma como se apresenta aos seus utilizadores e as múltiplas funcionalidades e possibilidades que o digital oferece.

A sua função engloba muito mais do que a escolha de imagens, a criação de publicações para redes sociais ou o desenho de infografias dinâmicas para apresentações.

Seja qual for a ação de comunicação digital em causa, o web designer deve ser envolvido o mais cedo possível. Ao longo do processo, pode contribuir com criatividade, recursos e conhecimentos em áreas tão diversas como a arquitetura de informação, a experiência do utilizador, layouts ou a psicologia e a tipologia das cores.

O web design contribui para tudo, desde o aspeto mais estético e atrativo até ao mais racional e funcional. 

E no caso raro de um web designer encontrar algum tempo livre durante o seu dia de trabalho, é possível contar ainda com estes profissionais para a atualização e estruturação de sites, a inserção de conteúdos e elementos gráficos e ainda o domínio técnico de linguagens como o HTML.

 

A importância do web design no mercado

O mercado conta com a contribuição preciosa do web design, mas também coloca à disposição um sem número de ferramentas com layouts pré-concebidos que nos levam a acreditar que qualquer um se pode dedicar à área. 

Na realidade, nada podia estar mais longe da verdade. O web design exige conhecimento, experiência e uma constante atualização.

A sua importância para o mercado é insubstituível, principalmente devido a alguns pontos essenciais a toda a comunicação e estratégia digital.

Conteúdos Responsivos

Os acessos via dispositivos móveis são cada vez mais a norma. Logo, o web design deve preparar todos os conteúdos para que estes sejam apresentados em todos os formatos, com a mesma qualidade.

Velocidade do carregamento e AMP

Como vimos, o web design equilibra o aspeto estético e o funcional. Por isso mesmo, o desempenho e a velocidade de carregamento das páginas e, em particular, as AMP – Accelerated Mobile Pages, devem ser tidas em consideração. 

User Behavior

O comportamento dos utilizadores digitais segue um padrão. Antes de lerem os conteúdos de fio a pavio, têm o hábito de os consumirem em duas leituras: uma primeira leitura de relance, por alto; e uma segunda, no caso de os conteúdos lhes parecerem interessantes.

Assim, o web design é pensado de acordo com este comportamento, apresentando todos os conteúdos de modo a facilitar o processo.

Estes são os pontos absolutamente fundamentais nos quais o web design se foca, tanto na apresentação como na criação de conteúdos. Mesmo assim, podem ser divididos em duas categorias: user experience (UX) e user interface (UI).

 

UX e UI em web design

Com certeza já terá ouvido falar em UX e UI ou em User Experience (UX) e User Interface (UI). O web design foca-se em ambas estas categorias, embora alguns profissionais se especializem mais numa ou noutra e as duas se relacionem sempre de forma direta.

A ideia de user experience tem sido a mais debatida, na medida em que se dedica à experiência do utilizador e à sua navegação, como um todo – nomeadamente no que toca à estrutura dos sites e à arquitetura da informação apresentada. Em última análise, a UX aborda sempre um pouco de UI, em web design.

Já a user interface concentra-se mais na forma como os conteúdos interagem com os utilizadores. Neste caso, é a apresentação que passa para o lugar de destaque, a par de outros elementos visuais essenciais, tais como o posicionamento de botões CTA – Call-to-Action.

Web design de qualidade permite que as informações mais importantes se destaquem.

O web design permite a criação de uma boa impressão aos novos utilizadores que acedem à página da sua empresa, principalmente aqueles cuja origem do tráfego se encontra nos resultados orgânicos e no SEO.

Tudo isto contribui para o aumento da Taxa de Conversão e, por isso, um maior potencial de receitas. E, para tudo isto, basta entrar em contacto com a Bluesoft.

Éramos uns neófitos a lançar uma empresa quando escolhemos a Bluesoft para o website mas deram-nos muito mais, todo o apoio que precisávamos 24 sobre 24 com grande qualidade e paciência. O Pedro é uma pessoa de grande conhecimento e muito especial e toda a equipa muito dedicada e profissional. A Bluesoft passou de fornecedor a parceiro e de parceiro a uma parte de nos. Recomendo a empresa com todo o vigor.

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Cheguei à Bluesoft através de recomendações, casos de sucesso de amigos próximos. Foi sem dúvida o melhor investimento que fiz para o meu negócio. O meu website ainda está em desenvolvimento e já estou a ter um retorno bastante positivo (incrível). Para além disso, tem sido uma aprendizagem constante, sobre como criar os meus conteúdos, o estudo de keywords, o SEO, o web design, o branding, tudo! No meu caso, mais do que um website, a Bluesoft deu-me uma espécie de rede de segurança, pois com um trabalho tão bem feito tenho sempre a sensação de que "isto só pode correr bem" :)

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Como empresa de marketing digital e SEO, a Bluesoft tem uma atitude sempre proactiva e bem enquadrada estrategicamente, tornando-se um verdadeiro parceiro empenhado no crescimento da nossa empresa e não apenas um mero prestador de serviços.

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Começar a trabalhar com a BlueSoft, para liderar um projeto de marketing digital para o nosso cliente era à partida sinónimo de sucesso do projeto. No fim não só o sucesso superou o espectável como de igual modo foi elevado o nível de satisfação do nosso cliente. O grau de satisfação final obriga-nos a recomendar a BlueSoft como um seu parceiro de negócios da área digital.

Linkcom SA

Profissionalismo, dedicação e forte acompanhamento. Foi uma ótima escolha para melhoria da empresa que giro no que refere ao Marketing Digital e SEO! Recomendo!

João Simões

Como empresa de marketing digital e SEO, contribuiu fortemente para que os objetivos definidos na estratégia fossem atingidos!

Rui Bastos

A Bluesoft é a empresa que faz a diferença no marketing digital porque está centrada no cliente e empenhada no sucesso das estratégias que define e implementa. Entusiasma-nos pelo seu conhecimento sempre atualizado e disruptivo. Desafia-nos pelos objetivos ambiciosos e aliciantes que devem mover qualquer gestor. E o sucesso alcançado só reforça a relação de confiança que nos une. A Bluesoft trouxe a nossa marca para a nova era digital!

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Excelentes profissionais para quem deseja ter uma real presença na web.

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Vamos trabalhar juntos? Vamos trabalhar juntos?
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