Quem, o quê, como, onde, quando e porquê? Seja qual for a questão, o Google sabe. Até sabe que termos são pesquisados e quantas vezes os pesquisamos através do Google Trends.
Pois é, o Google está constantemente a evoluir com as informações que recolhe dos utilizadores, sendo uma ferramenta cada vez mais inteligente e personalizada. A maior vantagem do Google é que o motor de busca existe, literalmente, para nos ajudar.
Posto isto, o Google Trends não esconde nada e torna-se extremamente útil para quem necessita de compreender as modas e os interesses dos consumidores. Nós também não escondemos nada, explicamos-lhe tudo sobre o Google Trends.
O Google Trends é uma ferramenta criada em 2006 que sabe tudo o que procuramos e quando o procuramos. Através da recolha das informações de pesquisa, esta ferramenta analisa e compila os dados para que consigamos compreender as tendências e comportamentos dos utilizadores.
Numa definição mais técnica, o Google Trends – que significa Google Tendências, em português -, é um recurso do mais famoso motor de pesquisa que acompanha a evolução do número de pesquisas por determinados termos ao longo do tempo.
Segundo dados da Google Trends, cerca de 100 mil milhões de pesquisas são realizadas no Google por mês.
Com este elevadíssimo número de pesquisas, a ferramenta da Google determina com que frequência uma palavra ou expressão foi pesquisada num espaço temporal específico sobre determinado tema ou assunto.
Por exemplo, com o Google Trends conseguimos filtrar os termos mais procurados em Portugal nos últimos seis meses dentro da categoria “Política”. Podemos ainda filtrar pelo tipo de pesquisa, ou seja, pesquisa na web, por imagens, por notícias, e por aí em diante.
Tudo isto parece extremamente interessante, não é? Mas na prática qual é a utilidade do Google Trends? O Google Trends pode ser utilizado simplesmente para satisfazer a curiosidade de quem navega a Internet sem motivos ulteriores.
Contudo, pode ser bastante vantajoso para quem precisa de estar a par das tendências, nomeadamente investigadores, jornalistas, e ainda os que se aventuram no mundo do marketing digital.
Para o marketing digital, o Google Trends é um instrumento essencial para conhecer o consumidor, o conteúdo que este consome e quais as tendências de pesquisa. Desta forma, entendemos quais os interesses do utilizador e direcionamos o nosso conteúdo nesse sentido.
Entender as tendências relacionadas é crucial para se manter relevante na sua área de negócio. Desta forma, sabemos o que as pessoas querem ver, pelo que procuram e onde andam a navegar.
Para se posicionar bem e se tornar um Google Trend deve ir de encontro ao que os utilizadores desejam encontrar e isto implica produzir conteúdo pertinente. Não podíamos deixar de mencionar a importância do conteúdo, não é?
Produzir conteúdo relevante, atrativo e estruturado é meio caminho andado para se posicionar bem no Google.
Compreender o que cativa a atenção do consumidor permite-nos direcionar o conteúdo nesse sentido, tornando o marketing mais personalizado e atrativo.
A informação que o Google Trends recolhe permite que se estude e se compreenda as tendências do consumidor, para que o conteúdo produzido vá de encontro ao que o utilizador quer ler e quais as palavras-chave para chegarmos ao leitor.
As palavras-chave, ou keywords, são outro ponto essencial da produção de conteúdos, e como já sabemos, do SEO. O Google Trends possibilita a procura e identificação dessas keywords.
Imagine que está a criar um artigo ou uma ação de marketing e que não sabe se deve utilizar o termo cão ou cachorro. Com uma ajudinha do Google Trends, conseguirá descobrir qual destes termos seria mais estimulante para o utilizador.
Tem onde apontar a morada? Ora bem, aqui está: Google Trends. Agora, basta explorar.
Logo na página inicial encontra os temas que têm sido mais discutidos na Internet nas últimas horas. Pode pesquisar ainda por termos específicos para compreender o quanto são procurados.
Na página Explorar do Google Trends pode filtrar por categorias o que quer analisar para conhecer as tendências de determinado país, num espaço temporal e em categorias específicas.
Nas Tendências Atuais, o Google Trends indica as tendências diárias e até em tempo real no país que selecionar. Se quer estar a par do que se passa no mundo constantemente, então sugerimos que se inscreva no Google Trends e assine a newsletter.
Para além de profissionais de Marketing, na Bluesoft somos também curiosos. Gostamos de andar na moda e por isso visitamos o Google Trends frequentemente. Se é curioso como nós, ficam aqui as palavras mais pesquisadas em Portugal em 2022:
Pesquisou algum destes termos? Nós também! Para além destes procurámos “Especialistas em Reputação Digital” e encontrámos a Bluesoft.