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Google Trends

Quem, o quê, como, onde, quando e porquê? Seja qual for a questão, o Google sabe. Até sabe que termos são pesquisados e quantas vezes os pesquisamos através do Google Trends.

Pois é, o Google está constantemente a evoluir com as informações que recolhe dos utilizadores, sendo uma ferramenta cada vez mais inteligente e personalizada. A maior vantagem do Google é que o motor de busca existe, literalmente, para nos ajudar.

Posto isto, o Google Trends não esconde nada e torna-se extremamente útil para quem necessita de compreender as modas e os interesses dos consumidores. Nós também não escondemos nada, explicamos-lhe tudo sobre o Google Trends.

 

O que é o Google Trends?

O Google Trends é uma ferramenta criada em 2006 que sabe tudo o que procuramos e quando o procuramos. Através da recolha das informações de pesquisa, esta ferramenta analisa e compila os dados para que consigamos compreender as tendências e comportamentos dos utilizadores.

Numa definição mais técnica, o Google Trends – que significa Google Tendências, em português -, é um recurso do mais famoso motor de pesquisa que acompanha a evolução do número de pesquisas por determinados termos ao longo do tempo. 

Segundo dados da Google Trends, cerca de 100 mil milhões de pesquisas são realizadas no Google por mês.

Com este elevadíssimo número de pesquisas, a ferramenta da Google determina com que frequência uma palavra ou expressão foi pesquisada num espaço temporal específico sobre determinado tema ou assunto. 

Por exemplo, com o Google Trends conseguimos filtrar os termos mais procurados em Portugal nos últimos seis meses dentro da categoria “Política”. Podemos ainda filtrar pelo tipo de pesquisa, ou seja, pesquisa na web, por imagens, por notícias, e por aí em diante.

 

Para que serve o Google Trends?

Tudo isto parece extremamente interessante, não é? Mas na prática qual é a utilidade do Google Trends? O Google Trends pode ser utilizado simplesmente para satisfazer a curiosidade de quem navega a Internet sem motivos ulteriores. 

Contudo, pode ser bastante vantajoso para quem precisa de estar a par das tendências, nomeadamente investigadores, jornalistas, e ainda os que se aventuram no mundo do marketing digital.

Para o marketing digital, o Google Trends é um instrumento essencial para conhecer o consumidor, o conteúdo que este consome e quais as tendências de pesquisa. Desta forma, entendemos quais os interesses do utilizador e direcionamos o nosso conteúdo nesse sentido.

 

Conhecer as Google Trends

Entender as tendências relacionadas é crucial para se manter relevante na sua área de negócio. Desta forma, sabemos o que as pessoas querem ver, pelo que procuram e onde andam a navegar. 

Para se posicionar bem e se tornar um Google Trend deve ir de encontro ao que os utilizadores desejam encontrar e isto implica produzir conteúdo pertinente. Não podíamos deixar de mencionar a importância do conteúdo, não é? 

Produzir conteúdo relevante, atrativo e estruturado é meio caminho andado para se posicionar bem no Google.

Compreender o que cativa a atenção do consumidor permite-nos direcionar o conteúdo nesse sentido, tornando o marketing mais personalizado e atrativo.

A informação que o Google Trends recolhe permite que se estude e se compreenda as tendências do consumidor, para que o conteúdo produzido vá de encontro ao que o utilizador quer ler e quais as palavras-chave para chegarmos ao leitor.

As palavras-chave, ou keywords, são outro ponto essencial da produção de conteúdos, e como já sabemos, do SEO. O Google Trends possibilita a procura e identificação dessas keywords.

Imagine que está a criar um artigo ou uma ação de marketing e que não sabe se deve utilizar o termo cão ou cachorro. Com uma ajudinha do Google Trends, conseguirá descobrir qual destes termos seria mais estimulante para o utilizador.

 

Como utilizar o Google Trends?

Tem onde apontar a morada? Ora bem, aqui está: Google Trends. Agora, basta explorar.

Logo na página inicial encontra os temas que têm sido mais discutidos na Internet nas últimas horas. Pode pesquisar ainda por termos específicos para compreender o quanto são procurados.

Na página Explorar do Google Trends pode filtrar por categorias o que quer analisar para conhecer as tendências de determinado país, num espaço temporal e em categorias específicas. 

Nas Tendências Atuais, o Google Trends indica as tendências diárias e até em tempo real no país que selecionar. Se quer estar a par do que se passa no mundo constantemente, então sugerimos que se inscreva no Google Trends e assine a newsletter. 

 

Google Trends Portugal 

Para além de profissionais de Marketing, na Bluesoft somos também curiosos. Gostamos de andar na moda e por isso visitamos o Google Trends frequentemente. Se é curioso como nós, ficam aqui as palavras mais pesquisadas em Portugal em 2022:

Pesquisou algum destes termos? Nós também! Para além destes procurámos “Especialistas em Reputação Digital” e encontrámos a Bluesoft

Éramos uns neófitos a lançar uma empresa quando escolhemos a Bluesoft para o website mas deram-nos muito mais, todo o apoio que precisávamos 24 sobre 24 com grande qualidade e paciência. O Pedro é uma pessoa de grande conhecimento e muito especial e toda a equipa muito dedicada e profissional. A Bluesoft passou de fornecedor a parceiro e de parceiro a uma parte de nos. Recomendo a empresa com todo o vigor.

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A Bluesoft é um parceiro que com o seu conhecimento ao nível da optimização dos motores de pesquisa, investimento em Keywords relevantes e Marketing de conteúdos adaptados está ajudar a Lusosem a crescer como marca de referência on line no sector em que actua. Através de decisões mais planeadas na construção de planos de acção adaptados, de uma estratégia de Marketing Digital à medida e de uma comunicação mais directa, focada e com maior retorno na valorização das nossas soluções e da Marca LUSOSEM.

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Cheguei à Bluesoft através de recomendações, casos de sucesso de amigos próximos. Foi sem dúvida o melhor investimento que fiz para o meu negócio. O meu website ainda está em desenvolvimento e já estou a ter um retorno bastante positivo (incrível). Para além disso, tem sido uma aprendizagem constante, sobre como criar os meus conteúdos, o estudo de keywords, o SEO, o web design, o branding, tudo! No meu caso, mais do que um website, a Bluesoft deu-me uma espécie de rede de segurança, pois com um trabalho tão bem feito tenho sempre a sensação de que "isto só pode correr bem" :)

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A Bluesoft tem sido um parceiro da Llorente & Cuenca no desenvolvimento de projectos de comunicação na área digital complementando as nossas competências permitindo criar projectos onde os conteúdos e a tecnologia criam os melhores resultados para os nossos clientes.

Tiago Vidal

A Bluesoft é parceira de longa data. Merece toda a nossa confiança, pela sua visão do negócio digital, a competência da equipa que a compõe e o espírito empreendedor. Sabe para onde quer ir e quem levar consigo. Tudo com muito foco e uma honestidade e rigor inquestionáveis. Não aceita todos os projetos, porque acredita que onde faz a diferença é nos clientes que reconhecem a importância do Marketing Digital no crescimento do seu negócio . É esse o rumo que segue de forma persistente e resiliente. E os resultados estão à vista. A equipa cresceu e a carteira de (bons) clientes também. Uma empresa de Marketing Digital que dá cartas. A manter debaixo de olho.

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Profissionais de referência na área web, prontos para qualquer desafio!

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A Bluesoft é um parceiro estratégico com quem temos desenvolvido muitos projetos de sucesso e a quem recorremos sempre que se trata de construir presença e reputação digital para as nossas marcas e para aquelas que trabalhamos. Uma equipa 5 estrelas, grande profissionalismo, foco e dedicação. Recomendo!

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A Bluesoft mostrou ser uma empresa de Marketing Digital muito importante para qualquer empresa que possa desejar uma maior facturação. Fazem sites muito bonitos e optimizados para SEO.

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A Bluesoft é a nossa parceira por excelência na área do marketing digital. Uma equipa muito focada, pro-ativa e profissional que procura os melhores resultados para os seus clientes. E consegue!

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Como empresa de marketing digital e SEO, a Bluesoft tem uma atitude sempre proactiva e bem enquadrada estrategicamente, tornando-se um verdadeiro parceiro empenhado no crescimento da nossa empresa e não apenas um mero prestador de serviços.

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Começar a trabalhar com a BlueSoft, para liderar um projeto de marketing digital para o nosso cliente era à partida sinónimo de sucesso do projeto. No fim não só o sucesso superou o espectável como de igual modo foi elevado o nível de satisfação do nosso cliente. O grau de satisfação final obriga-nos a recomendar a BlueSoft como um seu parceiro de negócios da área digital.

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Profissionalismo, dedicação e forte acompanhamento. Foi uma ótima escolha para melhoria da empresa que giro no que refere ao Marketing Digital e SEO! Recomendo!

João Simões

Como empresa de marketing digital e SEO, contribuiu fortemente para que os objetivos definidos na estratégia fossem atingidos!

Rui Bastos

A Bluesoft é a empresa que faz a diferença no marketing digital porque está centrada no cliente e empenhada no sucesso das estratégias que define e implementa. Entusiasma-nos pelo seu conhecimento sempre atualizado e disruptivo. Desafia-nos pelos objetivos ambiciosos e aliciantes que devem mover qualquer gestor. E o sucesso alcançado só reforça a relação de confiança que nos une. A Bluesoft trouxe a nossa marca para a nova era digital!

Susana Barros

Excelentes profissionais para quem deseja ter uma real presença na web.

Tiago Santos

Vamos trabalhar juntos? Vamos trabalhar juntos?
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