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CRO - Conversion Rate Optimization

A CRO, ou Conversion Rate Optimization, tem tudo a ver com o número de pessoas que chegam até ao seu website. Ou seja, tem tudo a ver com tráfego. Mas já lá vamos.

A sua empresa pode ter menos de 10 colaboradores ou mais de 500. O seu negócio pode estar concentrado em produtos e serviços mais generalistas ou estar focado num mercado mais específico, de nicho. 

Seja qual for o caso, o importante é mesmo a conversão dos utilizadores, certo? É precisamente aqui que entra a CRO – Conversion Rate Optimization ou, em português, a otimização da taxa de conversão. 

A CRO é uma parte essencial de uma estratégia de Marketing Digital, nomeadamente aquela que visa transformar um visitante num cliente, aumentando a taxa de conversão. Mesmo quando utiliza diferentes canais de comunicação, no ambiente digital, o mais certo é que essa transição tenha lugar no seu website. 

Afinal, é aí que encontramos todos os conteúdos e as informações mais relevantes acerca dos seus produtos e serviços, nos quais se incluem a loja online ou o formulário de contactos para encomendas, pedidos de orçamento ou contratação de serviços.

No final deste artigo, vai poder entender melhor a diferença entre um e outro, mas antes, fique a saber tudo o que precisa sobre a CRO, o que é e a sua importância para a criação de resultados para a sua empresa.

 

O que é a CRO – Conversion Rate Optimization?

A CRO – Conversion Rate Optimization é o desenho e a implementação de uma estratégia de Marketing Digital que visa não só a atração de novos utilizadores, como também a sua conversão. 

Isto é feito através da otimização dos conteúdos apresentados no website. Quando aplica uma estratégia de CRO – Conversion Rate Optimization, o objetivo é atração de um cada vez maior número de leads qualificadas, mais propensas à conversão.

Na prática, estas estratégias devem ser aplicadas após uma análise cuidada da taxa de conversão, tal e qual como abordamos no artigo que escrevemos sobre assunto. A CRO – Conversion Rate Optimization visa a otimização desta taxa, tornando os seus conteúdos digitais ainda mais eficientes.

O objetivo é fazer com que o maior número possível de utilizadores, mais do que uma visita ao seu website, procure adquirir os seus produtos ou serviços. Ou seja, queremos transformar o tráfego, mesmo o orgânico, em vendas.

 

Qual a importância da CRO?

A importância da CRO é sublinhada pelas suas vantagens.

Desde logo, permite poupar tempo e dinheiro, na medida em que, quanto maior for a sua taxa de conversão, maior será o número de vendas. Quanto maior for o número de vendas, mais depressa se atingem os objetivos financeiros da empresa.

A segunda vantagem está também diretamente ligada aos resultados sem que, por isso, seja necessário aumentar a carga de trabalho de uma forma desmedida.

Uma estratégia de CRO – Conversion Rate Optimization vive muito da realização de testes, de forma a garantir que os conteúdos apresentados são os que melhor funcionam nos momentos de conversão de um utilizador.

Por exemplo, imagine que os seus serviços apresentam uma taxa de conversão de 5%, a cada mil visitas no seu website. Digamos que este serviço tem um preço único de 30 euros. Quer isto dizer que, por mês, este tipo de serviço rende à empresa 1500 euros, certo?

A CRO – Conversion Rate Optimization sugere a realização de um teste A/B, a partir do qual chega à conclusão de que se alterar o fundo da página de website, a taxa de conversão é otimizada para 8%. Logo, as receitas saltam para 2400 euros, para os mesmos 1000 utilizadores que visitam o website. Acabou de fazer mais 900 euros, alterando o fundo de uma página.

Mas a CRO – Conversion Rate Optimization tem ainda outros segredos como a realização de testes e afinações ao conteúdo que ajudam, por exemplo, a sugerir outros produtos recomendados para compra quando o utilizador se encontra no check-out. 

Pequenas mudanças na forma como os produtos são apresentados e o cliente, em vez de uma, fez duas compras. Mas, como acontece em quase tudo o que são conteúdos no universo digital, também a CRO – Conversion Rate Optimization precisa de uma estratégia.

 

A Estratégia de CRO

Mesmo quando as empresas têm à sua disposição um sem número de canais digitais, o mais certo é que a conversão tenha lugar no seu website.

Assim, a estratégia de CRO concentra-se na otimização dessas conversões no website, num processo continuado, cujo objetivo é o aumento de resultados. Qualquer estratégia de Conversion Rate Optimization começa por aqui:

 

Estratégia de CRO: Recolha de dados

Os dados informam e alimentam qualquer teste que possamos realizar, para otimizar uma taxa de conversão.
Invista o tempo que for necessário neste ponto, procurando dados relevantes com os quais possa trabalhar de modo a aplicar a CRO – Conversion Rate Optimization.

Análise de métricas, entrevistas a clientes ou testes à experiência do utilizador são algumas das formas como pode obter estes dados. E, com estas informações em mão, iniciamos o passo seguinte.

 

Estratégia de CRO: Interpretação e Identificação

Nesta fase, é preciso estudar os números: as informações de que dispomos para que possamos identificar as oportunidades que nos se colocam. 

Mas, mais do que isso, procure entender o que lhe dizem os números, acerca das necessidades dos seus clientes e utilizadores. A CRO – Conversion Rate Optimization exige perguntas: Porque é que os clientes se comportam de uma determinada maneira? O que é possível fazer-se para que os conteúdos se ajustem melhor aos utilizadores? Mas também ajuda a encontrar respostas.

 

Estratégia de CRO: Testar, testar, testar

Agora que conhece os dados e encontrou algumas oportunidades, chega a hora de testar essas informações no mundo real e comprovar o seu efeito na taxa de conversão. 

 

Estratégia de CRO: Otimizar

Com os resultados dos testes passa a poder tomar decisões realmente informadas para a criação de conteúdos capazes de atrair e converter os seus clientes.

 

Estratégia de CRO: Reiniciar

Como dissemos, a CRO – Conversion Rate Optimization é um processo contínuo. Mesmo quando bem feito, nunca termina.

Mercado e consumidores estão em constante mutação, influenciados por inúmeros fatores externos ou até internos. Os resultados dos testes de hoje, podem ser diferentes dos resultados dos testes de amanhã.  A aplicação de uma estratégia de CRO – Conversion Rate Optimization é um esforço coletivo e constante.

 

Como otimizar a CRO?

Além dos passos enunciados acima, há uma série de pontos que as equipas devem manter sempre em mente para uma otimização da taxa de conversão mais eficiente.

Alguns, já poderá conhecer. Mas nunca é demais repetir estes quatro:

  • Proposta de valor: todos os utilizadores realizam uma análise custo-benefício antes de qualquer ação. Qual a sua proposta de valor?  
  • Clareza: mais vale ser direto na oferta e claro no que ser quer vender, do que complicar o que deve ser simples.  
  • Segurança: todo o processo deve ser simples, nomeadamente o de pagamento – evite processos complexos ou pouco reconhecidos.  
  • Resposta: se há um produto ou um serviço, há um público-alvo. É importante que esse público nos entenda enquanto relevantes para as suas necessidades.

É verdade que estes são conceitos que devem estar sempre presentes, mas que se aplicam particularmente a uma estratégia de CRO – Conversion Rate Optimization. 

O objetivo é, claro, atrair mais utilizadores para o website e otimizarmos a sua conversão. Mas, sobre isto, talvez importe clarificar: a diferença entre a CRO – Conversion Rate Optimization e o SEO.

 

Qual a diferença entre CRO e SEO?

Uma estratégia de CRO e de SEO andam lado a lado. Com as devidas proporções, ambas se concentram na atração de utilizadores num primeiro momento.

Depois, ao longo do túnel de conversão, a CRO vai apontando à otimização da taxa de conversão enquanto o SEO se concentra na atração de leads, mais e menos qualificadas. Isto porque, para que exista algum tipo de otimização de taxa de conversão, continua a precisar de receber visitantes, certo?

A questão é que aumentar o tráfego para o seu website, por si só, não garante uma maior taxa de conversão: para isso, precisamos primeiro de uma taxa de conversão. Ou seja, precisamos de atrair utilizadores em massa para o seu website. Depois, para a otimizar, utilizamos a CRO.

Tal como SEO e CRO andam lado a lado, na Bluesoft andamos lado a lado com os nossos clientes. Os nossos clientes encontram na Bluesoft, especialistas em ambas as estratégias, com um único objetivo e cujos resultados são claros: aumentar os resultados da sua empresa.

Extremamente profissionais e sempre prontos a ajudar! Obrigado!

Joao Gonçalves

Um equipa altamente profissional e disponível para concretizar os desejos que tinha para o novo website da TotalMobility. Todo o processo decorreu de forma fluída, dentro dos prazos previamente estabelecidos e o resultado final foi incrível. Recomendo a Bluesoft sem qualquer reserva! Obrigado!

Alberto Fernandes

Equipa fantástica e recomenda-se!

Pedro Caramez

Empresa com excelente dedicação. Não abdico deste serviço.

José Valente

A qualidade e o empenho como procuram as melhores soluções para cada tema, associada a uma grande preocupação estética, são alguns dos muitos aspectos relevantes que distinguem a Bluesoft como uma empresa de referência no marketing digital

Alda Fernandes

Recomendamos a Bluesoft a 100%. O nosso site da Quirolife foi feito por eles e não poderíamos estar mais satisfeitos, eles são bastante profissionais e entendidos da área. Sempre nos responderam com prontidão, estiveram presentes, fizeram um bom trabalho no site, deram-nos as diretrizes certas e sempre esclareceram as nossas dúvidas. Não poderíamos ter pedido melhor. Muito obrigada é muito sucesso!

Sandra Nogueira

Ótima equipa, sempre prestável. Empresa de excelência ao nível de conteúdos otimizados com SEO, prestando um serviço personalizado capaz de potenciar qualquer tipo de negócio no meio digital. Recomendo vivamente os serviços da Bluesoft.

Tomás Ramos

Desde o primeiro contacto com o intuito de melhorar o marketing digital dos meus sites foram prestáveis e eficientes. Passei em poucos meses de um contacto ou dois trimestrais via site para um contacto semanal, provavelmente devido aos resultados que obtenho em pesquisas no google, graças a melhoria de SEO dos sites. Recomendo!

Pau Storch

Verdadeiros especialistas em marketing digital, aliando conhecimento técnico ao negócio e objetivos das empresas, com grande foco no cliente e nos seus comportamentos, o que é fundamental para obtenção de resultados. Grande disponibilidade e uma equipa excelente!

Pedro Carrolo

A Bluesoft é um parceiro que com o seu conhecimento ao nível da optimização dos motores de pesquisa, investimento em Keywords relevantes e Marketing de conteúdos adaptados está ajudar a Lusosem a crescer como marca de referência on line no sector em que actua. Através de decisões mais planeadas na construção de planos de acção adaptados, de uma estratégia de Marketing Digital à medida e de uma comunicação mais directa, focada e com maior retorno na valorização das nossas soluções e da Marca LUSOSEM.

filipa setas

Cheguei à Bluesoft através de recomendações, casos de sucesso de amigos próximos. Foi sem dúvida o melhor investimento que fiz para o meu negócio. O meu website ainda está em desenvolvimento e já estou a ter um retorno bastante positivo (incrível). Para além disso, tem sido uma aprendizagem constante, sobre como criar os meus conteúdos, o estudo de keywords, o SEO, o web design, o branding, tudo! No meu caso, mais do que um website, a Bluesoft deu-me uma espécie de rede de segurança, pois com um trabalho tão bem feito tenho sempre a sensação de que "isto só pode correr bem" :)

Mafalda Ramos

A Bluesoft tem sido um parceiro da Llorente & Cuenca no desenvolvimento de projectos de comunicação na área digital complementando as nossas competências permitindo criar projectos onde os conteúdos e a tecnologia criam os melhores resultados para os nossos clientes.

Tiago Vidal

A Bluesoft é parceira de longa data. Merece toda a nossa confiança, pela sua visão do negócio digital, a competência da equipa que a compõe e o espírito empreendedor. Sabe para onde quer ir e quem levar consigo. Tudo com muito foco e uma honestidade e rigor inquestionáveis. Não aceita todos os projetos, porque acredita que onde faz a diferença é nos clientes que reconhecem a importância do Marketing Digital no crescimento do seu negócio . É esse o rumo que segue de forma persistente e resiliente. E os resultados estão à vista. A equipa cresceu e a carteira de (bons) clientes também. Uma empresa de Marketing Digital que dá cartas. A manter debaixo de olho.

Laura Lopes

Profissionais de referência na área web, prontos para qualquer desafio!

Sidney Veiga

A Bluesoft é um parceiro estratégico com quem temos desenvolvido muitos projetos de sucesso e a quem recorremos sempre que se trata de construir presença e reputação digital para as nossas marcas e para aquelas que trabalhamos. Uma equipa 5 estrelas, grande profissionalismo, foco e dedicação. Recomendo!

Teresa Lopes

A Bluesoft mostrou ser uma empresa de Marketing Digital muito importante para qualquer empresa que possa desejar uma maior facturação. Fazem sites muito bonitos e optimizados para SEO.

Pedro Figueiredo

A Bluesoft é a nossa parceira por excelência na área do marketing digital. Uma equipa muito focada, pro-ativa e profissional que procura os melhores resultados para os seus clientes. E consegue!

Patrícia Conde

Como empresa de marketing digital e SEO, a Bluesoft tem uma atitude sempre proactiva e bem enquadrada estrategicamente, tornando-se um verdadeiro parceiro empenhado no crescimento da nossa empresa e não apenas um mero prestador de serviços.

Cláudia Vasconcelos

Foi uma experiência para nós excelente. Começámos a estar muito melhor posicionados no google. E cumpriram prazos!

David Calem Ferreira

A Bluesoft é uma empresa de referência na área do marketing digital e SEO. Muitíssimo profissionais, orientam toda a sua estratégia, de modo a que, os seus clientes obtenham sempre os melhores resultados. Indispensável para empresas que pretendem ter uma forte presença na WEB.

Carla Alexandra Cruz

Excelentes profissionais e equipa. Como empresa de marketing digital e seo, trabalham para os seus clientes com o maior empenho e dedicação. Uma empresa líder em Portugal. Bastante inovadora

Beatriz Saraiva Miranda

Começar a trabalhar com a BlueSoft, para liderar um projeto de marketing digital para o nosso cliente era à partida sinónimo de sucesso do projeto. No fim não só o sucesso superou o espectável como de igual modo foi elevado o nível de satisfação do nosso cliente. O grau de satisfação final obriga-nos a recomendar a BlueSoft como um seu parceiro de negócios da área digital.

Linkcom SA

Profissionalismo, dedicação e forte acompanhamento. Foi uma ótima escolha para melhoria da empresa que giro no que refere ao Marketing Digital e SEO! Recomendo!

João Simões

Como empresa de marketing digital e SEO, contribuiu fortemente para que os objetivos definidos na estratégia fossem atingidos!

Rui Bastos

A Bluesoft é a empresa que faz a diferença no marketing digital porque está centrada no cliente e empenhada no sucesso das estratégias que define e implementa. Entusiasma-nos pelo seu conhecimento sempre atualizado e disruptivo. Desafia-nos pelos objetivos ambiciosos e aliciantes que devem mover qualquer gestor. E o sucesso alcançado só reforça a relação de confiança que nos une. A Bluesoft trouxe a nossa marca para a nova era digital!

Susana Barros

Excelentes profissionais para quem deseja ter uma real presença na web.

Tiago Santos

Vamos trabalhar juntos? Vamos trabalhar juntos?
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