A CRO, ou Conversion Rate Optimization, tem tudo a ver com o número de pessoas que chegam até ao seu website. Ou seja, tem tudo a ver com tráfego. Mas já lá vamos.
A sua empresa pode ter menos de 10 colaboradores ou mais de 500. O seu negócio pode estar concentrado em produtos e serviços mais generalistas ou estar focado num mercado mais específico, de nicho.
Seja qual for o caso, o importante é mesmo a conversão dos utilizadores, certo? É precisamente aqui que entra a CRO – Conversion Rate Optimization ou, em português, a otimização da taxa de conversão.
A CRO é uma parte essencial de uma estratégia de Marketing Digital, nomeadamente aquela que visa transformar um visitante num cliente, aumentando a taxa de conversão. Mesmo quando utiliza diferentes canais de comunicação, no ambiente digital, o mais certo é que essa transição tenha lugar no seu website.
Afinal, é aí que encontramos todos os conteúdos e as informações mais relevantes acerca dos seus produtos e serviços, nos quais se incluem a loja online ou o formulário de contactos para encomendas, pedidos de orçamento ou contratação de serviços.
No final deste artigo, vai poder entender melhor a diferença entre um e outro, mas antes, fique a saber tudo o que precisa sobre a CRO, o que é e a sua importância para a criação de resultados para a sua empresa.
A CRO – Conversion Rate Optimization é o desenho e a implementação de uma estratégia de Marketing Digital que visa não só a atração de novos utilizadores, como também a sua conversão.
Isto é feito através da otimização dos conteúdos apresentados no website. Quando aplica uma estratégia de CRO – Conversion Rate Optimization, o objetivo é atração de um cada vez maior número de leads qualificadas, mais propensas à conversão.
Na prática, estas estratégias devem ser aplicadas após uma análise cuidada da taxa de conversão, tal e qual como abordamos no artigo que escrevemos sobre assunto. A CRO – Conversion Rate Optimization visa a otimização desta taxa, tornando os seus conteúdos digitais ainda mais eficientes.
O objetivo é fazer com que o maior número possível de utilizadores, mais do que uma visita ao seu website, procure adquirir os seus produtos ou serviços. Ou seja, queremos transformar o tráfego, mesmo o orgânico, em vendas.
A importância da CRO é sublinhada pelas suas vantagens.
Desde logo, permite poupar tempo e dinheiro, na medida em que, quanto maior for a sua taxa de conversão, maior será o número de vendas. Quanto maior for o número de vendas, mais depressa se atingem os objetivos financeiros da empresa.
A segunda vantagem está também diretamente ligada aos resultados sem que, por isso, seja necessário aumentar a carga de trabalho de uma forma desmedida.
Uma estratégia de CRO – Conversion Rate Optimization vive muito da realização de testes, de forma a garantir que os conteúdos apresentados são os que melhor funcionam nos momentos de conversão de um utilizador.
Por exemplo, imagine que os seus serviços apresentam uma taxa de conversão de 5%, a cada mil visitas no seu website. Digamos que este serviço tem um preço único de 30 euros. Quer isto dizer que, por mês, este tipo de serviço rende à empresa 1500 euros, certo?
A CRO – Conversion Rate Optimization sugere a realização de um teste A/B, a partir do qual chega à conclusão de que se alterar o fundo da página de website, a taxa de conversão é otimizada para 8%. Logo, as receitas saltam para 2400 euros, para os mesmos 1000 utilizadores que visitam o website. Acabou de fazer mais 900 euros, alterando o fundo de uma página.
Mas a CRO – Conversion Rate Optimization tem ainda outros segredos como a realização de testes e afinações ao conteúdo que ajudam, por exemplo, a sugerir outros produtos recomendados para compra quando o utilizador se encontra no check-out.
Pequenas mudanças na forma como os produtos são apresentados e o cliente, em vez de uma, fez duas compras. Mas, como acontece em quase tudo o que são conteúdos no universo digital, também a CRO – Conversion Rate Optimization precisa de uma estratégia.
Mesmo quando as empresas têm à sua disposição um sem número de canais digitais, o mais certo é que a conversão tenha lugar no seu website.
Assim, a estratégia de CRO concentra-se na otimização dessas conversões no website, num processo continuado, cujo objetivo é o aumento de resultados. Qualquer estratégia de Conversion Rate Optimization começa por aqui:
Os dados informam e alimentam qualquer teste que possamos realizar, para otimizar uma taxa de conversão.
Invista o tempo que for necessário neste ponto, procurando dados relevantes com os quais possa trabalhar de modo a aplicar a CRO – Conversion Rate Optimization.
Análise de métricas, entrevistas a clientes ou testes à experiência do utilizador são algumas das formas como pode obter estes dados. E, com estas informações em mão, iniciamos o passo seguinte.
Nesta fase, é preciso estudar os números: as informações de que dispomos para que possamos identificar as oportunidades que nos se colocam.
Mas, mais do que isso, procure entender o que lhe dizem os números, acerca das necessidades dos seus clientes e utilizadores. A CRO – Conversion Rate Optimization exige perguntas: Porque é que os clientes se comportam de uma determinada maneira? O que é possível fazer-se para que os conteúdos se ajustem melhor aos utilizadores? Mas também ajuda a encontrar respostas.
Agora que conhece os dados e encontrou algumas oportunidades, chega a hora de testar essas informações no mundo real e comprovar o seu efeito na taxa de conversão.
Com os resultados dos testes passa a poder tomar decisões realmente informadas para a criação de conteúdos capazes de atrair e converter os seus clientes.
Como dissemos, a CRO – Conversion Rate Optimization é um processo contínuo. Mesmo quando bem feito, nunca termina.
Mercado e consumidores estão em constante mutação, influenciados por inúmeros fatores externos ou até internos. Os resultados dos testes de hoje, podem ser diferentes dos resultados dos testes de amanhã. A aplicação de uma estratégia de CRO – Conversion Rate Optimization é um esforço coletivo e constante.
Além dos passos enunciados acima, há uma série de pontos que as equipas devem manter sempre em mente para uma otimização da taxa de conversão mais eficiente.
Alguns, já poderá conhecer. Mas nunca é demais repetir estes quatro:
É verdade que estes são conceitos que devem estar sempre presentes, mas que se aplicam particularmente a uma estratégia de CRO – Conversion Rate Optimization.
O objetivo é, claro, atrair mais utilizadores para o website e otimizarmos a sua conversão. Mas, sobre isto, talvez importe clarificar: a diferença entre a CRO – Conversion Rate Optimization e o SEO.
Uma estratégia de CRO e de SEO andam lado a lado. Com as devidas proporções, ambas se concentram na atração de utilizadores num primeiro momento.
Depois, ao longo do túnel de conversão, a CRO vai apontando à otimização da taxa de conversão enquanto o SEO se concentra na atração de leads, mais e menos qualificadas. Isto porque, para que exista algum tipo de otimização de taxa de conversão, continua a precisar de receber visitantes, certo?
A questão é que aumentar o tráfego para o seu website, por si só, não garante uma maior taxa de conversão: para isso, precisamos primeiro de uma taxa de conversão. Ou seja, precisamos de atrair utilizadores em massa para o seu website. Depois, para a otimizar, utilizamos a CRO.
Tal como SEO e CRO andam lado a lado, na Bluesoft andamos lado a lado com os nossos clientes. Os nossos clientes encontram na Bluesoft, especialistas em ambas as estratégias, com um único objetivo e cujos resultados são claros: aumentar os resultados da sua empresa.