Uma estratégia de marketing digital é um conceito amplo que engloba todas as estratégias digitais desenhadas para obter resultados no universo do marketing digital. Desse ponto de vista, uma estratégia de marketing digital é um tema amplo e complexo, composto por um sem número de tópicos a abordar.
Aqui, incluem-se não só os canais de comunicação a utilizar, como também os objetivos a cumprir, as bases de dados a construir e ainda todos os processos de análise a implementar de modo a controlar todo o projeto do princípio ao fim.
Compreender um assunto tão abrangente, exige uma estratégia por si só e o segredo é simples: dividir por partes.
A estratégia de marketing digital é, na verdade, composta por várias estratégias digitais que dependem dos objetivos de cada empresa e das suas próprias capacidades. A estratégia digital para a captação de novo negócio é diferente de uma estratégia digital cujo objetivo seja a interação com os clientes, e, por isso, diferente de empresa para empresa. A importância do marketing digital no século XXI é inegável.
A cada vez maior velocidade da internet favorece uma estratégia de marketing digital ágil, capaz de se adaptar a cada momento ou contexto e composta por estratégias digitais que incluem estratégias de SEO ou de marketing de conteúdo, como veremos um pouco mais em baixo.
Este é um tópico que se aplica a todo o tipo de empresas, das maiores às mais pequenas e até as unipessoais porque, como vimos, a melhor estratégia digital também leva em conta os meios disponíveis a cada um.
Por isso, acompanhe-nos e fique a saber o que é uma estratégia de marketing digital, quais os objetivos que deve ter e que caminhos pode seguir para atingir os seus objetivos e gerar mais resultados. Vamos a isso?
Objetivamente, a estratégia de marketing digital são todas as ações desenvolvidas em formatos digitais, colocadas em prática, com o objetivo de comunicar, construir, divulgar ou aumentar as vendas de uma marca.
Na prática, é o conjunto de toda a sua dedicação, empenho e esforço que visa a atração e fidelização de novos clientes e o reconhecimento da sua autoridade numa dada matéria.
Hoje, não tem sentido falarmos em marketing sem incluirmos a parte digital. Uma grande parte da população mundial tem acesso à internet e faz compras online, certo?
Desde um banner a um website, passando pelo envio de emails e as publicações em redes sociais, ou até à criação de aplicações, são vários os canais de comunicação digitais à sua disposição para a promoção da sua empresa, marca ou produtos.
O mesmo é dizer que são várias as estratégias digitais que fazem parte de uma estratégia de marketing digital global. Então, por onde começar?
O primeiro passo para a criação de uma estratégia de marketing digital é a definição de objetivos, claros e mensuráveis. Já agora, o segundo passo é imediato: evite descrever o objetivo da sua estratégia como “gerar lucros”. Este é o objetivo central de todas as empresas.
Este deve estar sempre presente, claro. Mas, quando falamos em objetivos para uma estratégia de marketing digital falamos em objetivos secundários que o encaminhem até esse objetivo primário.
Por exemplo, o que precisamos para gerar lucros? Clientes e consumidores, certo? Então, um dos objetivos da sua estratégia digital deve ser esse: atração de novos clientes. Desta forma, o objetivo passa a ser mensurável e a parecer mais atingível.
Talvez o contexto atual seja um contexto de crise? Nesse caso, o mais importante pode ser pensar a médio-longo prazo, criando uma estratégia para fidelização dos clientes atuais, num momento de maior adversidade.
Talvez esteja a desenvolver um novo produto ou serviço e precisa de aumentar o seu cash-flow a curto prazo? Nesse momento, precisa de leads mais qualificadas! Uma estratégia de marketing digital contempla tudo isto, idealmente pensado de antemão, de modo a que possa ser aplicada no momento. É claro que este é um cenário ideal. Na verdade, como vimos, a realidade acaba por exigir que se apliquem os recursos disponíveis.
Para a definição dos seus próprios objetivos deve levar três pontos em conta: O primeiro está ligado ao tempo, ou seja, os seus objetivos devem contemplar o curto, médio e longo prazo;
O segundo está ligado aos objetivos em si, na medida em que para cada objetivo principal, devem ser igualmente definidos objetivos secundários que funcionam como metas que devem ser cumpridas em direção aos principais;
Por último, a definição destes objetivos deve ser objetiva, realista e mensurável.
Por outras palavras, os objetivos de uma estratégia de marketing digital devem ser específicos e do conhecimento de todos os envolvidos; atingíveis, num equilíbrio entre o demasiado fácil e o impossível; e, claro, relevantes – ou seja, importantes para o contínuo desenvolvimento e crescimento da sua empresa.
Apenas após a definição destes objetivos é possível desenhar-se uma estratégia de marketing digital global que, como vimos, deve ser composta por diferentes tipos de estratégias digitais.
Ainda que os objetivos possam ser diferentes de empresa para empresa, a verdade é que há uma série de estratégias digitais que são utilizadas de forma mais habitual.
Estas são as principais estratégias que, de uma forma geral, a maioria das empresas implementa, ainda que adaptadas à sua própria realidade e objetivos.
Enumeramos os seis tipos de estratégias:
Automação de processos de marketing
Lembra-se de quando falámos de agilidade? A automação é uma forma de garantir maior rapidez a todos os processos e ações de marketing, nas quais se incluem, por exemplo, a criação de base de dados ou o envio de emails.
Inbound Marketing
Esta é uma estratégia que procura atrair clientes através da criação de conteúdos e promoção de produtos ou serviços de forma adequada e atrativa.
Marketing de conteúdo
O conteúdo já era “rei” antes da internet. Mas quando a internet é inteiramente composta por conteúdos, é importante que exista uma estratégia para a sua criação adequada.
Publicidade
Uma estratégia de publicidade ou promoção é aquela que contempla o custo-benefício entre um crescimento orgânico, a longo prazo, e um crescimento pago, a curto prazo.
Um e outro são complementares e devem ser aplicados de acordo com a estratégia definida para que o crescimento de uma empresa seja, acima de tudo, equilibrado e sustentável
Redes Sociais
São um canal de comunicação inevitável e, quando bem geridas, de enorme importância para as empresas. Precisam de conteúdos de todos os tipos e de uma estratégia alinhada com os objetivos principais.
SEM e SEO
Sabemos que uma grande, grande maioria das pessoas utiliza a internet a partir dos motores de busca como o Google. As estratégias de SEM (Search Engine Marketing) e de SEO (Search Engine Optimization) incidem particularmente nestes motores de busca, de forma a que quando os utilizadores os utilizem é a sua empresa que lhes aparece como resposta principal e de confiança.
Como dissemos logo ao início, uma estratégia de marketing digital é uma estratégia ampla e complexa que engloba vários pontos essenciais no plano de comunicação de qualquer marca ou empresa.
São diferentes as várias estratégias, com objetivos diferentes entre si, mas que culminam num objetivo principal: gerar resultados para a sua empresa. Agora que sabe os básicos das estratégias de marketing digital, está pronto para estrategizar connosco?