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Estratégia de Marketing Digital

Uma estratégia de marketing digital é um conceito amplo que engloba todas as estratégias digitais desenhadas para obter resultados no universo do marketing digital. Desse ponto de vista, uma estratégia de marketing digital é um tema amplo e complexo, composto por um sem número de tópicos a abordar.

Aqui, incluem-se não só os canais de comunicação a utilizar, como também os objetivos a cumprir, as bases de dados a construir e ainda todos os processos de análise a implementar de modo a controlar todo o projeto do princípio ao fim.

Compreender um assunto tão abrangente, exige uma estratégia por si só e o segredo é simples: dividir por partes.

A estratégia de marketing digital é, na verdade, composta por várias estratégias digitais que dependem dos objetivos de cada empresa e das suas próprias capacidades. A estratégia digital para a captação de novo negócio é diferente de uma estratégia digital cujo objetivo seja a interação com os clientes, e, por isso, diferente de empresa para empresa. A importância do marketing digital no século XXI é inegável.

A cada vez maior velocidade da internet favorece uma estratégia de marketing digital ágil, capaz de se adaptar a cada momento ou contexto e composta por estratégias digitais que incluem estratégias de SEO ou de marketing de conteúdo, como veremos um pouco mais em baixo.

Este é um tópico que se aplica a todo o tipo de empresas, das maiores às mais pequenas e até as unipessoais porque, como vimos, a melhor estratégia digital também leva em conta os meios disponíveis a cada um.

Por isso, acompanhe-nos e fique a saber o que é uma estratégia de marketing digital, quais os objetivos que deve ter e que caminhos pode seguir para atingir os seus objetivos e gerar mais resultados. Vamos a isso?

 

O que é uma estratégia de marketing digital?

Objetivamente, a estratégia de marketing digital são todas as ações desenvolvidas em formatos digitais, colocadas em prática, com o objetivo de comunicar, construir, divulgar ou aumentar as vendas de uma marca.

Na prática, é o conjunto de toda a sua dedicação, empenho e esforço que visa a atração e fidelização de novos clientes e o reconhecimento da sua autoridade numa dada matéria.

Hoje, não tem sentido falarmos em marketing sem incluirmos a parte digital. Uma grande parte da população mundial tem acesso à internet e faz compras online, certo?

Desde um banner a um website, passando pelo envio de emails e as publicações em redes sociais, ou até à criação de aplicações, são vários os canais de comunicação digitais à sua disposição para a promoção da sua empresa, marca ou produtos.

O mesmo é dizer que são várias as estratégias digitais que fazem parte de uma estratégia de marketing digital global. Então, por onde começar?

Estratégia de Marketing Digital

Qual o objetivo de uma estratégia de marketing digital?

O primeiro passo para a criação de uma estratégia de marketing digital é a definição de objetivos, claros e mensuráveis. Já agora, o segundo passo é imediato: evite descrever o objetivo da sua estratégia como “gerar lucros”. Este é o objetivo central de todas as empresas. 

Este deve estar sempre presente, claro. Mas, quando falamos em objetivos para uma estratégia de marketing digital falamos em objetivos secundários que o encaminhem até esse objetivo primário. 

Por exemplo, o que precisamos para gerar lucros? Clientes e consumidores, certo? Então, um dos objetivos da sua estratégia digital deve ser esse: atração de novos clientes. Desta forma, o objetivo passa a ser mensurável e a parecer mais atingível. 

Talvez o contexto atual seja um contexto de crise? Nesse caso, o mais importante pode ser pensar a médio-longo prazo, criando uma estratégia para fidelização dos clientes atuais, num momento de maior adversidade.

Talvez esteja a desenvolver um novo produto ou serviço e precisa de aumentar o seu cash-flow a curto prazo? Nesse momento, precisa de leads mais qualificadas! Uma estratégia de marketing digital contempla tudo isto, idealmente pensado de antemão, de modo a que possa ser aplicada no momento. É claro que este é um cenário ideal. Na verdade, como vimos, a realidade acaba por exigir que se apliquem os recursos disponíveis.

Para a definição dos seus próprios objetivos deve levar três pontos em conta: O primeiro está ligado ao tempo, ou seja, os seus objetivos devem contemplar o curto, médio e longo prazo;

O segundo está ligado aos objetivos em si, na medida em que para cada objetivo principal, devem ser igualmente definidos objetivos secundários que funcionam como metas que devem ser cumpridas em direção aos principais;

Por último, a definição destes objetivos deve ser objetiva, realista e mensurável. 

Por outras palavras, os objetivos de uma estratégia de marketing digital devem ser específicos e do conhecimento de todos os envolvidos; atingíveis, num equilíbrio entre o demasiado fácil e o impossível; e, claro, relevantes – ou seja, importantes para o contínuo desenvolvimento e crescimento da sua empresa.

Apenas após a definição destes objetivos é possível desenhar-se uma estratégia de marketing digital global que, como vimos, deve ser composta por diferentes tipos de estratégias digitais.

Tipos de Estratégias de Marketing Digital

Ainda que os objetivos possam ser diferentes de empresa para empresa, a verdade é que há uma série de estratégias digitais que são utilizadas de forma mais habitual.

Estas são as principais estratégias que, de uma forma geral, a maioria das empresas implementa, ainda que adaptadas à sua própria realidade e objetivos.

Enumeramos os seis tipos de estratégias:

Automação de processos de marketing

Lembra-se de quando falámos de agilidade? A automação é uma forma de garantir maior rapidez a todos os processos e ações de marketing, nas quais se incluem, por exemplo, a criação de base de dados ou o envio de emails.

Inbound Marketing

Esta é uma estratégia que procura atrair clientes através da criação de conteúdos e promoção de produtos ou serviços de forma adequada e atrativa.

Marketing de conteúdo

O conteúdo já era “rei” antes da internet. Mas quando a internet é inteiramente composta por conteúdos, é importante que exista uma estratégia para a sua criação adequada.

    Publicidade

    Uma estratégia de publicidade ou promoção é aquela que contempla o custo-benefício entre um crescimento orgânico, a longo prazo, e um crescimento pago, a curto prazo. 

    Um e outro são complementares e devem ser aplicados de acordo com a estratégia definida para que o crescimento de uma empresa seja, acima de tudo, equilibrado e sustentável

    Redes Sociais

    São um canal de comunicação inevitável e, quando bem geridas, de enorme importância para as empresas. Precisam de conteúdos de todos os tipos e de uma estratégia alinhada com os objetivos principais.

      SEM e SEO

      Sabemos que uma grande, grande maioria das pessoas utiliza a internet a partir dos motores de busca como o Google. As estratégias de SEM (Search Engine Marketing) e de SEO (Search Engine Optimization) incidem particularmente nestes motores de busca, de forma a que quando os utilizadores os utilizem é a sua empresa que lhes aparece como resposta principal e de confiança.

      Como dissemos logo ao início, uma estratégia de marketing digital é uma estratégia ampla e complexa que engloba vários pontos essenciais no plano de comunicação de qualquer marca ou empresa. 

      São diferentes as várias estratégias, com objetivos diferentes entre si, mas que culminam num objetivo principal: gerar resultados para a sua empresa. Agora que sabe os básicos das estratégias de marketing digital, está pronto para estrategizar connosco?

      Éramos uns neófitos a lançar uma empresa quando escolhemos a Bluesoft para o website mas deram-nos muito mais, todo o apoio que precisávamos 24 sobre 24 com grande qualidade e paciência. O Pedro é uma pessoa de grande conhecimento e muito especial e toda a equipa muito dedicada e profissional. A Bluesoft passou de fornecedor a parceiro e de parceiro a uma parte de nos. Recomendo a empresa com todo o vigor.

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      Recomendamos a Bluesoft a 100%. O nosso site da Quirolife foi feito por eles e não poderíamos estar mais satisfeitos, eles são bastante profissionais e entendidos da área. Sempre nos responderam com prontidão, estiveram presentes, fizeram um bom trabalho no site, deram-nos as diretrizes certas e sempre esclareceram as nossas dúvidas. Não poderíamos ter pedido melhor. Muito obrigada é muito sucesso!

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      Verdadeiros especialistas em marketing digital, aliando conhecimento técnico ao negócio e objetivos das empresas, com grande foco no cliente e nos seus comportamentos, o que é fundamental para obtenção de resultados. Grande disponibilidade e uma equipa excelente!

      Pedro Carrolo

      A Bluesoft é um parceiro que com o seu conhecimento ao nível da optimização dos motores de pesquisa, investimento em Keywords relevantes e Marketing de conteúdos adaptados está ajudar a Lusosem a crescer como marca de referência on line no sector em que actua. Através de decisões mais planeadas na construção de planos de acção adaptados, de uma estratégia de Marketing Digital à medida e de uma comunicação mais directa, focada e com maior retorno na valorização das nossas soluções e da Marca LUSOSEM.

      filipa setas

      Cheguei à Bluesoft através de recomendações, casos de sucesso de amigos próximos. Foi sem dúvida o melhor investimento que fiz para o meu negócio. O meu website ainda está em desenvolvimento e já estou a ter um retorno bastante positivo (incrível). Para além disso, tem sido uma aprendizagem constante, sobre como criar os meus conteúdos, o estudo de keywords, o SEO, o web design, o branding, tudo! No meu caso, mais do que um website, a Bluesoft deu-me uma espécie de rede de segurança, pois com um trabalho tão bem feito tenho sempre a sensação de que "isto só pode correr bem" :)

      Mafalda Ramos

      A Bluesoft tem sido um parceiro da Llorente & Cuenca no desenvolvimento de projectos de comunicação na área digital complementando as nossas competências permitindo criar projectos onde os conteúdos e a tecnologia criam os melhores resultados para os nossos clientes.

      Tiago Vidal

      A Bluesoft é parceira de longa data. Merece toda a nossa confiança, pela sua visão do negócio digital, a competência da equipa que a compõe e o espírito empreendedor. Sabe para onde quer ir e quem levar consigo. Tudo com muito foco e uma honestidade e rigor inquestionáveis. Não aceita todos os projetos, porque acredita que onde faz a diferença é nos clientes que reconhecem a importância do Marketing Digital no crescimento do seu negócio . É esse o rumo que segue de forma persistente e resiliente. E os resultados estão à vista. A equipa cresceu e a carteira de (bons) clientes também. Uma empresa de Marketing Digital que dá cartas. A manter debaixo de olho.

      Laura Lopes

      Profissionais de referência na área web, prontos para qualquer desafio!

      Sidney Veiga

      A Bluesoft é um parceiro estratégico com quem temos desenvolvido muitos projetos de sucesso e a quem recorremos sempre que se trata de construir presença e reputação digital para as nossas marcas e para aquelas que trabalhamos. Uma equipa 5 estrelas, grande profissionalismo, foco e dedicação. Recomendo!

      Teresa Lopes

      A Bluesoft mostrou ser uma empresa de Marketing Digital muito importante para qualquer empresa que possa desejar uma maior facturação. Fazem sites muito bonitos e optimizados para SEO.

      Pedro Figueiredo

      A Bluesoft é a nossa parceira por excelência na área do marketing digital. Uma equipa muito focada, pro-ativa e profissional que procura os melhores resultados para os seus clientes. E consegue!

      Patrícia Conde

      Como empresa de marketing digital e SEO, a Bluesoft tem uma atitude sempre proactiva e bem enquadrada estrategicamente, tornando-se um verdadeiro parceiro empenhado no crescimento da nossa empresa e não apenas um mero prestador de serviços.

      Cláudia Vasconcelos

      Foi uma experiência para nós excelente. Começámos a estar muito melhor posicionados no google. E cumpriram prazos!

      David Calem Ferreira

      A Bluesoft é uma empresa de referência na área do marketing digital e SEO. Muitíssimo profissionais, orientam toda a sua estratégia, de modo a que, os seus clientes obtenham sempre os melhores resultados. Indispensável para empresas que pretendem ter uma forte presença na WEB.

      Carla Alexandra Cruz

      Excelentes profissionais e equipa. Como empresa de marketing digital e seo, trabalham para os seus clientes com o maior empenho e dedicação. Uma empresa líder em Portugal. Bastante inovadora

      Beatriz Saraiva Miranda

      Começar a trabalhar com a BlueSoft, para liderar um projeto de marketing digital para o nosso cliente era à partida sinónimo de sucesso do projeto. No fim não só o sucesso superou o espectável como de igual modo foi elevado o nível de satisfação do nosso cliente. O grau de satisfação final obriga-nos a recomendar a BlueSoft como um seu parceiro de negócios da área digital.

      Linkcom SA

      Profissionalismo, dedicação e forte acompanhamento. Foi uma ótima escolha para melhoria da empresa que giro no que refere ao Marketing Digital e SEO! Recomendo!

      João Simões

      Como empresa de marketing digital e SEO, contribuiu fortemente para que os objetivos definidos na estratégia fossem atingidos!

      Rui Bastos

      A Bluesoft é a empresa que faz a diferença no marketing digital porque está centrada no cliente e empenhada no sucesso das estratégias que define e implementa. Entusiasma-nos pelo seu conhecimento sempre atualizado e disruptivo. Desafia-nos pelos objetivos ambiciosos e aliciantes que devem mover qualquer gestor. E o sucesso alcançado só reforça a relação de confiança que nos une. A Bluesoft trouxe a nossa marca para a nova era digital!

      Susana Barros

      Excelentes profissionais para quem deseja ter uma real presença na web.

      Tiago Santos

      Vamos trabalhar juntos? Vamos trabalhar juntos?
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