O Marketing Digital está repleto de siglas semelhantes: SEA, SEO, SEM... Pode parecer confuso, mas na realidade é muito simples!
Quer saber mais sobre estes conceitos e como podem ajudar o seu negócio? Explicamos-lhe tudo!
SEA é a sigla que designa o Search Engine Advertising ou, em português, Publicidade nos Motores de Busca.
O SEA, tal como o SEO, é uma componente integrante do Marketing Digital ao abrigo do chapéu-de-chuva que é o SEM (Search Engine Marketing).
Como o próprio nome indica, o SEA trabalha através de anúncios (advertising) para promover um site ao exibi-lo nos primeiros resultados dos motores de busca, como o Google.
O principal objetivo do SEA consiste em angariar tráfego para o seu site através da apresentação de anúncios online.
Estes anúncios são pagos e indexados a determinadas palavras-chave (keywords) que, quando pesquisadas no motor de pesquisa, surgem em forma de anúncio ao utilizador.
Pode fazer o teste agora mesmo! Abra um motor de busca, como o Google ou o Bing, e pesquise um negócio, como “empresas de marketing”.
Os primeiros resultados que verá são patrocinados. Como sabemos? A etiqueta “Patrocinado” surge no topo da página. Estes resultados patrocinados são pagos e derivam de uma estratégia de SEA.
Posto isto, o propósito do SEA é anunciar o seu produto ou serviço nas primeiras posições das páginas dos motores de busca, destacando o seu negócio e incentivando aos cliques dos potenciais clientes.
Uma boa estratégia de SEA (Search Engine Advertising) deve ser realizada em simultâneo com uma boa estratégia de SEO (Search Engine Optimization) com o objetivo de maximizar os resultados e de aumentar a relevância online.
A sua empresa destacar-se-á nos motores de busca se dominar os resultados de pesquisa orgânica e de pesquisa paga.
Desta forma, irá aumentar, significativamente, o tráfego no seu website e dará a ideia a quem o visita de que a sua empresa tem um negócio de qualidade bem consolidado.
Não podia ser mais fácil: um é pago e o outro é orgânico.
O SEA, como o nome indica, implica anúncios ou patrocínios, o que por sua vez implica publicidade paga.
O SEA não trabalha “dentro” do site, mas sim nos anúncios externos que visam encaminhar utilizadores para o site do negócio. Uma das ferramentas utilizadas para a criação dos anúncios é o Google Ads.
O SEO, por outro lado, consiste numa série de técnicas de otimização para produzir resultados orgânicos, ou seja, não pagos.
Isto é conseguido através da otimização dos conteúdos de um site para que os motores de busca entendam o site como relevante e o mostrem primeiro aos utilizadores.
Para obter bons resultados com SEO, o conteúdo do seu site deve seguir as boas práticas da otimização.
Quer isto dizer que os seus conteúdos devem ter uma estrutura específica com H1 e H2, utilizar as keywords relevantes ao negócio numa densidade adequada e por aí em diante.
O Google Ads é a maior ferramenta de links patrocinados da Internet, daí a sua importante ligação com uma boa estratégia de SEA.
Esta plataforma permite criar campanhas de anúncios que apenas surgem quando o utilizador pesquisa por termos relacionados com o negócio.
Isto permite alcançar um público muito mais segmentado e qualificado (e também mensurável), uma vez que já sabemos que este público está interessado no que nós temos para oferecer.
O Google Ads permite a utilização de diferentes formas de segmentação para que a exibição dos anúncios seja ainda mais eficaz:
Está explicado como uma boa estratégia de SEA pode promover o seu site e potenciar o crescimento do seu negócio. Agora basta aplicá-la!
Não sabe como? Também é muito simples: fale connosco!