en
eye-open-cutted eye-closed-cutted
Público-Alvo

Em teoria, o conceito de público-alvo está bem definido: público-alvo é o segmento do mercado a atingir com os seus esforços de comunicação.

Na prática, por vezes, a história é outra: o público-alvo é definido com recurso a pouca pesquisa ou, simplesmente, por intuição. É quase um dado adquirido.

Contudo, a verdade é que um público-alvo bem definido não só faz toda a diferença na comunicação digital de uma marca de sucesso, como traz também muitas vantagens, incluindo a eficiência de recursos.

Neste artigo, abordamos um clássico do marketing digital: como definir um público-alvo? E...spoiler alert: “todos” não vale. Isso seria como tentar agradar a gregos e a troianos.

 

O que é o público-alvo?

Em marketing, o público-alvo é o segmento de mercado para o qual a comunicação de uma marca é dirigida.

Naturalmente, este público-alvo é composto por um grupo de pessoas, maior ou menor, mas cujo perfil de consumidor se alinha com os produtos ou serviços que uma determinada empresa coloca no mercado.

Nenhuma marca vende todos os seus produtos a toda a gente. Nem mesmo as mais históricas.

Há sempre quem prefira um par de ténis Adidas a um par de ténis Nike ou um Iced-Tea a uma Coca-cola. Fazem-no pelos mais variados motivos, desde o gosto pessoal até ao poder de compra.

De vez em quando, lá volta a tornar-se viral uma lição básica de público-alvo: a comparação entre o Rei Carlos III de Inglaterra e o cantor mundialmente famoso Ozzy Osborne.

Como deve imaginar, o mais certo é estas duas pessoas levarem estilos de vida completamente diferentes. Por isso, tudo indica que, em termos de público-alvo, seria impossível colocar-se ambos no mesmo saco. Mas será mesmo assim?

Quando o público-alvo é definido com base na intuição e com pouca pesquisa, normalmente é igualmente definido por aquilo a que chamamos de informação básica. 

Por exemplo, quando define um público-alvo pela sua idade ou localização e, por vezes, até pelos seus interesses. Será que é suficiente para a definição de um público-alvo? Nem por isso!

Voltemos ao Rei Carlos III e a Ozzy Osborne.

  • Ambos nasceram em 1948. Ambos cresceram em Inglaterra. 
  • Ambos se casaram duas vezes e ambos foram pais de duas crianças.
  • São ambos ricos e considerados pessoas de sucesso.
  • Gostam ambos de cães e ambos têm o hábito de passar as suas férias nos alpes.

Agora...acha mesmo que ambos fazem parte de um mesmo público-alvo?

Para que as empresas sejam capazes de vender os seus produtos, precisam de comunicar com o seu público-alvo de forma honesta e coerente. 

Isso implica estudarem-no, conhecerem-no, identificarem-se, compreenderem os seus problemas, falarem a sua linguagem e apresentarem as suas soluções.

Por isso mesmo, antes de avançar para qualquer estratégia de comunicação, é preciso identificar o grupo de pessoas – o público-alvo – com quem a sua empresa vai interagir e falar. Ou seja, é preciso encontrar um grupo de pessoas que partilhem entre si algumas características essenciais mas que, acima de tudo, partilhem o mesmo tipo de desafios ou problemas para os quais você tem a solução.

Em suma e de forma muito direta: o público-alvo são as pessoas dispostas a adquirir os produtos ou os serviços da sua empresa, de modo a resolverem os seus próprios problemas. E para começar a definir um público-alvo, é preciso muita investigação e pesquisa.

 

Como definir o público-alvo?

Para definir um público-alvo “basta” investigar e pesquisar. A utilização das aspas serve para sublinhar o facto de ser no tempo e na profundidade desta pesquisa que vai encontrar as melhores oportunidades para o seu negócio e um público-alvo bem definido.

Com isto, queremos dizer que se recomenda ir muito além dos dados demográficos. Como vimos, isso é importante, mas não chega.

Se definir o seu público-alvo como: 

  • Género Masculino;
  • Mais de 65 anos;
  • Nacionalidade britânica;
  • Casado duas vezes;
  • Rico e famoso;
  • Vive num castelo.

Vai vender o mesmo produto a um rei do metal e a um rei de um país? 

Em princípio, ambos enfrentam problemas diferentes e terão gostos também muito diferentes, pelo que diferentes marcas devem falar com este tipo de público-alvo de formas bastante diferentes.

O primeiro passo para começar a definir o seu público-alvo consiste numa pesquisa de mercado.

Público-Alvo

A pesquisa de mercado

A pesquisa de mercado consiste no estudo comportamental dos consumidores, dentro do seu segmento de atuação específico. Tenha em conta as suas necessidades particulares e procure saber mais acerca do que procuram e porquê.

Em seguida, olhe para a sua concorrência direta, mas também a indireta. Do mesmo modo, estude o seu comportamento e tente retirar daí algumas pistas que possam questionar ou validar as suas suspeitas. 

Lembre-se que tanto os consumidores como a concorrência se inserem dentro de uma sociedade com diferentes tendências. Como é que elas podem afetar o seu segmento de mercado ou influenciar o seu público-alvo?

 

A pesquisa interna

Depois de pesquisar a fundo acerca do mercado onde atua, aproveite para dedicar uns momentos a olhar para dentro da sua própria empresa. É claro que já a conhece mas, mesmo assim, aproveite para renovar o interesse.

Avalie se o que foi identificado ao longo da pesquisa de mercado está de acordo com a sua proposta de valor para o público-alvo em definição.

 

Desenhe os primeiros perfis de público-alvo

Depois de conhecer a fundo o mercado e o consumidor e depois de uma renovada exploração dentro da sua própria empresa, pode começar a traçar o primeiro perfil do seu público-alvo. Mais uma vez, procure ir além dos dados demográficos ou meramente geográficos. 

Utilize dados comportamentais ou psicológicos, por exemplo. Quanto mais específico conseguir ser, melhor. Neste ponto da definição do público-alvo, não precisa de se concentrar no desenho de apenas um perfil de público-alvo.

Aproveite os tais dados demográficos e desenvolva-os a partir daí, até porque pessoas de idades diferentes tendem a comportar-se de maneira diferente, certo? Têm preocupações diferentes, também.

Em seguida, pegue nos diferentes perfis de público-alvo e segmente-os. Ou seja, divida-os de acordo com as diferentes variáveis identificadas, tais como a idade, a localização, ou a motivação.

 

Seleção e estratégia

Com toda a informação à sua frente, está na altura de voltar a olhar para o mercado. Neste momento, tem à sua frente diferentes tipos de públicos, certo? 

Agora está na hora de escolher o “alvo”. Para isso, compare os potenciais públicos-alvo com os dados recolhidos no primeiro ponto e avalie qual das opções pode gerar mais lucro, qual tem mais potencial para crescimento ou até se tem equipa suficiente para atingir os objetivos pretendidos.

Questione tudo, mais uma vez.

Definir um público-alvo não é uma decisão fácil, mas também pode escolher mais do que um, na verdade. 

Se o fizer, procure aplicar estratégias específicas a cada um e garantir que umas não entram em conflito com as outras. Caso contrário, o mais certo é começar a comunicar para o mercado de forma confusa.

Depois de identificar o público-alvo, passamos efetivamente à estratégia de comunicação digital que, agora, pode ser desenhada com base em informação factual.  

 

Dicas para definir um público-alvo

Sempre que se propuser a definir um público-alvo, há várias dicas que deve manter sempre presente. Mas duas são mesmo essenciais. A primeira dica essencial envolve uma atualização constante

De tempos a tempos, convém atualizar a pesquisa e os dados que nos levaram a definir um determinado público-alvo, em detrimento de outro, de modo a garantirmos que continuamos a falar para as pessoas certas.

A segunda, mas talvez a mais importante, prende-se com o tempo. Quanto mais tempo dedicar a encontrar o seu público-alvo, mais depressa vai atingir os resultados desejados. Por último, lembre-se também de que:

  • Deve olhar sempre para o mercado;
  • Deve utilizar dados factuais e deixar a intuição de lado;
  • Deve ser o mais específico possível.

Precisa de definir um público-alvo e de desenhar uma estratégia digital que lhe traga os resultados desejados? Fale connosco.

Éramos uns neófitos a lançar uma empresa quando escolhemos a Bluesoft para o website mas deram-nos muito mais, todo o apoio que precisávamos 24 sobre 24 com grande qualidade e paciência. O Pedro é uma pessoa de grande conhecimento e muito especial e toda a equipa muito dedicada e profissional. A Bluesoft passou de fornecedor a parceiro e de parceiro a uma parte de nos. Recomendo a empresa com todo o vigor.

Joao Pena

Aumentei a minha visibilidade online com os serviços de SEO da Bluesoft. Resultados comprovados, estratégias personalizadas e atendimento excepcional. Verdadeiramente transformador.

Ricardo Ferreira

A bluesoft é um parceiro ideal, sempre disponíveis e prontos para ajudar. É um conforto saber que podemos sempre contar com o Pedro. Fazem um trabalho de excelência.

Patricia Amaral

Empresa de confiança. Trabalho de qualidade, e realmente obtêm-se resultados a muito curto prazo!

Inês Almeida

Extremamente profissionais e sempre prontos a ajudar! Obrigado!

Joao Gonçalves

Um equipa altamente profissional e disponível para concretizar os desejos que tinha para o novo website da TotalMobility. Todo o processo decorreu de forma fluída, dentro dos prazos previamente estabelecidos e o resultado final foi incrível. Recomendo a Bluesoft sem qualquer reserva! Obrigado!

Alberto Fernandes

Equipa fantástica e recomenda-se!

Pedro Caramez

A qualidade e o empenho como procuram as melhores soluções para cada tema, associada a uma grande preocupação estética, são alguns dos muitos aspectos relevantes que distinguem a Bluesoft como uma empresa de referência no marketing digital

Alda Fernandes

Recomendamos a Bluesoft a 100%. O nosso site da Quirolife foi feito por eles e não poderíamos estar mais satisfeitos, eles são bastante profissionais e entendidos da área. Sempre nos responderam com prontidão, estiveram presentes, fizeram um bom trabalho no site, deram-nos as diretrizes certas e sempre esclareceram as nossas dúvidas. Não poderíamos ter pedido melhor. Muito obrigada é muito sucesso!

Sandra Nogueira

Ótima equipa, sempre prestável. Empresa de excelência ao nível de conteúdos otimizados com SEO, prestando um serviço personalizado capaz de potenciar qualquer tipo de negócio no meio digital. Recomendo vivamente os serviços da Bluesoft.

Tomás Ramos

Desde o primeiro contacto com o intuito de melhorar o marketing digital dos meus sites foram prestáveis e eficientes. Passei em poucos meses de um contacto ou dois trimestrais via site para um contacto semanal, provavelmente devido aos resultados que obtenho em pesquisas no google, graças a melhoria de SEO dos sites. Recomendo!

Pau Storch

Verdadeiros especialistas em marketing digital, aliando conhecimento técnico ao negócio e objetivos das empresas, com grande foco no cliente e nos seus comportamentos, o que é fundamental para obtenção de resultados. Grande disponibilidade e uma equipa excelente!

Pedro Carrolo

A Bluesoft é um parceiro que com o seu conhecimento ao nível da optimização dos motores de pesquisa, investimento em Keywords relevantes e Marketing de conteúdos adaptados está ajudar a Lusosem a crescer como marca de referência on line no sector em que actua. Através de decisões mais planeadas na construção de planos de acção adaptados, de uma estratégia de Marketing Digital à medida e de uma comunicação mais directa, focada e com maior retorno na valorização das nossas soluções e da Marca LUSOSEM.

filipa setas

Cheguei à Bluesoft através de recomendações, casos de sucesso de amigos próximos. Foi sem dúvida o melhor investimento que fiz para o meu negócio. O meu website ainda está em desenvolvimento e já estou a ter um retorno bastante positivo (incrível). Para além disso, tem sido uma aprendizagem constante, sobre como criar os meus conteúdos, o estudo de keywords, o SEO, o web design, o branding, tudo! No meu caso, mais do que um website, a Bluesoft deu-me uma espécie de rede de segurança, pois com um trabalho tão bem feito tenho sempre a sensação de que "isto só pode correr bem" :)

Mafalda Ramos

A Bluesoft tem sido um parceiro da Llorente & Cuenca no desenvolvimento de projectos de comunicação na área digital complementando as nossas competências permitindo criar projectos onde os conteúdos e a tecnologia criam os melhores resultados para os nossos clientes.

Tiago Vidal

A Bluesoft é parceira de longa data. Merece toda a nossa confiança, pela sua visão do negócio digital, a competência da equipa que a compõe e o espírito empreendedor. Sabe para onde quer ir e quem levar consigo. Tudo com muito foco e uma honestidade e rigor inquestionáveis. Não aceita todos os projetos, porque acredita que onde faz a diferença é nos clientes que reconhecem a importância do Marketing Digital no crescimento do seu negócio . É esse o rumo que segue de forma persistente e resiliente. E os resultados estão à vista. A equipa cresceu e a carteira de (bons) clientes também. Uma empresa de Marketing Digital que dá cartas. A manter debaixo de olho.

Laura Lopes

Profissionais de referência na área web, prontos para qualquer desafio!

Sidney Veiga

A Bluesoft é um parceiro estratégico com quem temos desenvolvido muitos projetos de sucesso e a quem recorremos sempre que se trata de construir presença e reputação digital para as nossas marcas e para aquelas que trabalhamos. Uma equipa 5 estrelas, grande profissionalismo, foco e dedicação. Recomendo!

Teresa Lopes

A Bluesoft mostrou ser uma empresa de Marketing Digital muito importante para qualquer empresa que possa desejar uma maior facturação. Fazem sites muito bonitos e optimizados para SEO.

Pedro Figueiredo

A Bluesoft é a nossa parceira por excelência na área do marketing digital. Uma equipa muito focada, pro-ativa e profissional que procura os melhores resultados para os seus clientes. E consegue!

Patrícia Conde

Como empresa de marketing digital e SEO, a Bluesoft tem uma atitude sempre proactiva e bem enquadrada estrategicamente, tornando-se um verdadeiro parceiro empenhado no crescimento da nossa empresa e não apenas um mero prestador de serviços.

Cláudia Vasconcelos

Foi uma experiência para nós excelente. Começámos a estar muito melhor posicionados no google. E cumpriram prazos!

David Calem Ferreira

A Bluesoft é uma empresa de referência na área do marketing digital e SEO. Muitíssimo profissionais, orientam toda a sua estratégia, de modo a que, os seus clientes obtenham sempre os melhores resultados. Indispensável para empresas que pretendem ter uma forte presença na WEB.

Carla Alexandra Cruz

Excelentes profissionais e equipa. Como empresa de marketing digital e seo, trabalham para os seus clientes com o maior empenho e dedicação. Uma empresa líder em Portugal. Bastante inovadora

Beatriz Saraiva Miranda

Começar a trabalhar com a BlueSoft, para liderar um projeto de marketing digital para o nosso cliente era à partida sinónimo de sucesso do projeto. No fim não só o sucesso superou o espectável como de igual modo foi elevado o nível de satisfação do nosso cliente. O grau de satisfação final obriga-nos a recomendar a BlueSoft como um seu parceiro de negócios da área digital.

Linkcom SA

Profissionalismo, dedicação e forte acompanhamento. Foi uma ótima escolha para melhoria da empresa que giro no que refere ao Marketing Digital e SEO! Recomendo!

João Simões

Como empresa de marketing digital e SEO, contribuiu fortemente para que os objetivos definidos na estratégia fossem atingidos!

Rui Bastos

A Bluesoft é a empresa que faz a diferença no marketing digital porque está centrada no cliente e empenhada no sucesso das estratégias que define e implementa. Entusiasma-nos pelo seu conhecimento sempre atualizado e disruptivo. Desafia-nos pelos objetivos ambiciosos e aliciantes que devem mover qualquer gestor. E o sucesso alcançado só reforça a relação de confiança que nos une. A Bluesoft trouxe a nossa marca para a nova era digital!

Susana Barros

Excelentes profissionais para quem deseja ter uma real presença na web.

Tiago Santos

Vamos trabalhar juntos? Vamos trabalhar juntos?
Receba a nossa Newsletter