O CTR é a sigla inglesa para Click Through Rate, ou Taxa de Cliques em português. Este é um dos números mais importantes para obter resultados com a sua estratégia de Marketing Digital.
Por Taxa de Cliques ou CTR entende-se o número de vezes que os utilizadores clicam num determinado conteúdo tendo em conta o número de visualizações ou impressões. Mas sobre como calcular o Click Through Rate, falamos um pouco mais em baixo.
Com os resultados do CTR fica a conhecer os conteúdos com melhor desempenho, desde os anúncios patrocinados até aos conteúdos orgânicos que, todos os dias, contribuem para aumentar a sua reputação digital.
Tendo em conta isso, fica também a par dos ajustes necessários à otimização dos resultados. Rapidamente se entende a razão pela qual a Taxa de Cliques é um dos indicadores mais importantes para avaliar as suas estratégias.
O impacto na eficiência é direto.
Assim, quanto maior for este valor, mais eficiente é a sua estratégia. A isto, vamos ainda adicionar outras vantagens que partilhamos no final deste artigo. Ao continuar a ler, vai ficar a saber o que é o Click Through Rate e como calculá-lo, bem como conhecer algumas dicas para aumentar a Taxa de Cliques.
Por isso, comecemos pelo que é.
O CTR – Click Through Rate – é um dos dados mais importantes do Marketing Digital. O seu valor indica-nos a Taxa de Cliques e demonstra a relação direta que existe entre o número de visualizações de um dado conteúdo e o número de cliques que recebeu.
Por outras palavras, demonstra a eficácia dos seus conteúdos, patrocinados ou orgânicos. Mais cliques significa mais interesse, certo? Logo, o impacto em campanhas, posicionamento e reputação digital torna-se óbvio.
Na verdade, não há uma resposta certa. Um bom CTR depende de alguns fatores, como a experiência na gestão e produção de campanhas, o segmento de mercado e a própria eficácia da concorrência.
Mesmo assim, um valor de 3% de CTR é, geralmente, considerado um valor satisfatório. Contudo, um CTR de 3% de nada lhe vale se o segmento de mercado se situar mais perto dos 4% ou se a sua concorrência direta andar consistentemente perto dos 5%.
Por aqui se vê também a importância do CTR para os resultados do seu negócio.
Além de indicar o modo como a sua concorrência se comporta, o CTR é extremamente importante para avaliar a eficácia dos seus conteúdos. Quando abaixo do expectável é uma indicação de que os mesmos devem ser eliminados, alterados ou otimizados.
Pelo contrário, um valor de CTR mais elevado indica-lhe o interesse do público em determinados produtos ou serviços.
Ao olhar com atenção para a comunicação mais eficaz, pode retirar conclusões acerca das Call to Action, das imagens ou das ofertas que mais chamam a atenção dos seus clientes.
O mesmo acontece em caso de Testes AB. Com uma análise rápida, fica logo a par das versões com melhores resultados e do caminho a seguir. Por último e não menos importante, vale também a pena referir a influência do CTR no Índice de Qualidade das suas campanhas em Google Ads: aumenta o desempenho dos mesmos e, por isso, diminui o CPC, ou Custo por Clique.
É mesmo como dizia a canção: isto anda tudo ligado.
Antes de avançarmos para as dicas e as vantagens do CTR, é curioso perceber como um dado tão importante como este é tão fácil de calcular. Para calcular o CTR, basta dividir o número de cliques de um conteúdo pelo número de visualizações ou impressões do mesmo e multiplicar o resultado por 100, para obter o CTR em percentagem.
Em suma, para chegarmos ao tal exemplo tipo dos 3%, os resultados seriam:
Bem. Mas para que serve este valor, afinal?
Em poucas palavras, o CTR serve para avaliar a eficácia. A transversalidade com que é aplicado é uma das suas maiores vantagens.
O CTR funciona ou não funciona. Pode ser aplicado em conteúdos grandes e pequenos, orgânicos e patrocinados, sendo mais ou menos independente do orçamento disponível.
Esta é uma forma de avaliar a qualidade da sua comunicação digital como um todo e informar-se acerca dos passos a seguir: mantém o que funciona e otimiza o que pode ser melhorado, aumentando o CTR.
O CTR é um dado muito específico. Depende muito de empresa para empresa, de marca para marca, de segmento para segmento e de objetivo para objetivo. É mesmo assim. Contudo, há uma série de boas práticas que deve seguir:
A estas boas práticas, deve ainda acrescentar aquelas associadas às campanhas de anúncios, tais como a utilização de extensões de anúncios, a atenção às palavras-chave negativas e a sugestão de investimento em campanhas sazonais, em épocas onde a procura aumenta de forma significativa.
Desta forma, as vantagens serão todas suas.
Além de tudo aquilo que temos vindo a falar ao longo do artigo como o aumento do Índice de Qualidade do Google ou o papel do CTR no posicionamento orgânico, há ainda outras vantagens que o Click Through Rate lhe oferece.
Mas antes, enquanto Agência SEO, convém sublinharmos a forma como o CTR afeta o posicionamento orgânico. É muito simples.
Quanto mais elevado for o valor do CTR, mais cliques os seus conteúdos recebem. Isso significa mais visitantes e isto indica ao algoritmo do Google que os seus conteúdos são os mais relevantes para os seus utilizadores.
O resultado? A sua posição e reputação digital aumentam.
Como sabe, quanto mais os utilizadores acedem aos seus conteúdos, mais perto se encontram da conversão. Muitas vezes, duplicar o CTR implica uma Taxa de Conversão 50% mais alta, a longo prazo.
Se tudo isto não fosse já o suficiente para entender a importância do CTR para os seus resultados, então dizer que o CTR ajuda ainda a reduzir os custos das suas operações, nomeadamente em campanhas de Google Ads.
Porque obtém mais cliques, torna-se mais relevante para todos os utilizadores. Como sabemos, o Google leva isso em consideração no momento de mostrar um anúncio e isso ajuda a reduzir o CPC médio.
A questão que sobra então é: vamos aumentar o CTR sua empresa? Fale connosco.