Keywords – em português, palavras-chave – são os principais termos utilizados pelas empresas para a criação de conteúdos em torno do seu próprio negócio.
Em SEO, as keywords têm um único objetivo: responder às pesquisas feitas por milhares de utilizadores que, todos os dias, fazem uso de motores de pesquisa como o Google.
Por outras palavras, as keywords são o elo de ligação entre utilizadores e empresas. Para ter uma ideia mais clara, pense na forma como utiliza o Google.
O que costuma pesquisar? Que termos utiliza? O mais certo é procurar por informação. Sobre tudo e mais alguma coisa. Procura por isto. Por aquilo, também. Procura sobre como fazer X. Onde encontrar aqueloutro. Qual o melhor Y? Quanto custa Z? E por aí adiante.
As keywords são os termos exatos que utiliza em todas as suas pesquisas.
Ora, para que estas pesquisas sejam satisfatórias, o mais certo é os termos utilizados constarem também da resposta que procura.
Por exemplo, quando procura por “como fazer ovos mexidos”, a resposta vai dizer algo do género “para fazer ovos mexidos, precisa de...”. Mesmo quando conversa, utiliza keywords.
Na prática, as keywords são o modo tecnológico de manter uma conversa humana com os utilizadores.
Neste artigo, vamos explicar o que são as keywords. Mas, mais do que isso, vamos dar a conhecer-lhe a importância que elas podem ter para o seu negócio.
As keywords são as palavras-chave ou os termos de pesquisa mais usados pelos utilizadores nos motores de pesquisa.
A resposta que encontram é dada na página de resultados. Vem na forma dos mais variados conteúdos, desenvolvidos pelas mais diversas empresas. Vejamos um exemplo sobre como funcionam.
Se pesquisar por Conselho de Finanças Públicas ou CFP, a Google vai apresentar-lhe uma série de resultados, na forma de links, sobre – precisamente – esses termos.
Neste caso, essa seria a palavra-chave principal. Os conteúdos que lhe aparecem na SERP do Google foram desenvolvidos com essa palavra-chave em mente. É claro que este não é um exemplo inocente.
É um caso de sucesso da Bluesoft.
Se pesquisar por outros termos tais como "administração central", "carga fiscal", "saldo orçamental" ou até "contabilidade orçamental", a Google vai apresentar-lhe também os links do CFP nos primeiros lugares.
Ora, a estas palavras-chave chamamos keywords de negócio secundárias. Sabemos que existem utilizadores que pesquisam por essas keywords. Por isso, desenvolvemos conteúdos de acordo.
Na prática, estas palavras são a forma como a pesquisa ocorre. Se há uma pergunta, há uma resposta também. Ambas se focam na mesma palavra-chave. Para que façam sentido para o seu negócio, os conteúdos devem ser desenvolvidos com base em keywords de negócio específicas ao seu contexto empresarial.
Quanto mais próximo do topo da página de resultados do Google estiver com as suas próprias keywords de negócio, mais perto vai estar de aumentar as suas vendas e os seus resultados.
Isto porque sabemos que uma grande maioria dos utilizadores obtém a sua resposta logo nos primeiros links apresentados pelo Google.
Logo, as keywords devem ser o ponto de partida de qualquer estratégia de SEO. Antes de mais, estas podem ser definidas em dois tipos diferentes.
De um modo muito resumido, as Short Tail Keywords são as palavras-chave ou os termos de pesquisa mais genéricos. Normalmente, são os termos mais pesquisados.
Por outro lado, as Long Tail Keywords são mais específicas. Indicam-nos um utilizador mais informado. Está mais perto de realizar uma compra. Passemos a um exemplo mais prático. No caso, sobre vinhos.
Imagine um produtor de vinhos. Produz vinhos de vários tipos, como o vinho mineral ou o vinho salino; e de várias origens, incluindo vinhos produzidos nos Açores.
Como sabe, existem diferentes tipos de público, com diferentes tipos de pesquisas sobre este tema.
Num primeiro momento, o utilizador pode pesquisar genericamente por “vinhos” ou por “vinhos online”. Este utilizador encontra-se numa fase inicial de pesquisa. Por isso, utiliza Short Tail Keywords.
Mas existem utilizadores mais avançados. Procuram um tipo de vinhos mais específico, por exemplo. Talvez até já pesquisem por Long Tail Keywords como “vinhos produzidos em Portugal” ou “vinhos portugueses produzidos nos açores”.
Agora, como vimos, para todas as keywords de negócio, precisam de existir conteúdos desenvolvidos de acordo. Por isso mesmo, desenvolvemos conteúdos para algumas Short Tail Keywords que sabemos terem impacto no negócio.
É o caso de “vinho dos açores” ou na sua versão inglesa “azores wine” ou as castas do tipo “aragonez”.
Para todas estas keywords, sabemos que existem pesquisas. E é preciso darmos resposta a todas as fases da jornada do consumidor. Ou seja, é preciso desenvolvermos conteúdos com base numa estratégia de keywords.
Quanto mais pessoas visitarem os seus conteúdos, a sua loja online ou o seu website, mais hipóteses vai ter de as converter aos seus produtos ou serviços.
Para isso, precisa de duas coisas. Primeiro, de um website desenvolvido com técnica e qualidade, sempre com a experiência do utilizador em mente.
Depois, precisa de conteúdos adequados tendo em conta as suas próprias keywords de negócio. Ou seja, precisa de uma estratégia palavras-chave que, na prática, informa as suas equipas acerca dos conteúdos que é preciso desenvolver. Por isso, precisa de as pesquisar.
Há várias ferramentas à sua disposição para a realização de uma pesquisa de keywords.
Ao utilizá-las, o objetivo é simples: procurar por palavras-chave que possam fazer o elo entre as pesquisas dos utilizadores e os produtos ou serviços da sua empresa.
Deve pesquisar em três vertentes:
Sobre os utilizadores, temos vindo a falar ao longo de todo o artigo. São os termos mais utilizados pelas pessoas quando procuram informação nos motores de pesquisa.
Além destes, deve também conhecer as keywords utilizadas pela sua concorrência.
Neste caso, deve estar atento a eventuais oportunidades de conteúdo. O objetivo é preencher lacunas ou acrescentar valor aos seus próprios conteúdos, sem correr o risco de repetir o que diz a sua concorrência direta.
Esta pesquisa de keywords é muito importante para a sua estratégia de conteúdos como um todo. Contudo, as keywords de negócio são mesmo as mais fundamentais para os seus resultados. Afinal, de que vale sermos uma agência de marketing e estratégia digital, se depois vamos falar de outra coisa completamente diferente?
Se há palavras-chave mais “chave” do que todas as outras são estas. É através destas keywords que os utilizadores vão chegar até si. É preciso escolhê-las com algum cuidado, utilizá-las de forma inteligente e, acima de tudo, objetiva. Para que chegue até elas, pense no seguinte:
As keywords de negócio são as palavras-chave que definem o seu negócio em duas ou três palavras...chave!
Vamos a mais um caso de sucesso da Bluesoft: os Veterinários Sobre Rodas. Esta empresa adora animais e fornece serviços de veterinária ao domicílio.
Veterinários qualificados deslocam-se diretamente a casa dos seus clientes, para tratarem dos seus pets de forma mais segura e com menos stress para o animal.
Têm vários serviços, desde as consultas mais regulares até aos treinos de comportamento animal mais específicos. Consegue adivinhar qual a sua principal palavra-chave de negócio?
É mesmo “veterinários ao domicílio”. Quando os utilizadores pesquisam por este tipo de serviços, são estas as keywords que utilizam. São estes os termos que resumem a atividade principal desta empresa.
Quando percebemos isso, desenvolvemos uma estratégia digital em torno desta palavra-chave. A estratégia divide-se em inúmeros conteúdos, todos ligados a “veterinários ao domicílio” e a diferentes fases da jornada do consumidor.
Como vimos, a estratégia de keywords aplica-se a praticamente todo o tipo de empresas.
Tudo começou com a identificação correta e objetiva das keywords de negócio de cada empresa. Sabe qual é a sua palavra-chave de negócio?
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