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Keywords ou Palavras-Chave

Keywords – em português, palavras-chave – são os principais termos utilizados pelas empresas para a criação de conteúdos em torno do seu próprio negócio.

Em SEO, as keywords têm um único objetivo: responder às pesquisas feitas por milhares de utilizadores que, todos os dias, fazem uso de motores de pesquisa como o Google.

Por outras palavras, as keywords são o elo de ligação entre utilizadores e empresas. Para ter uma ideia mais clara, pense na forma como utiliza o Google.

O que costuma pesquisar? Que termos utiliza?  O mais certo é procurar por informação. Sobre tudo e mais alguma coisa. Procura por isto. Por aquilo, também. Procura sobre como fazer X. Onde encontrar aqueloutro. Qual o melhor Y? Quanto custa Z? E por aí adiante.

As keywords são os termos exatos que utiliza em todas as suas pesquisas.

Ora, para que estas pesquisas sejam satisfatórias, o mais certo é os termos utilizados constarem também da resposta que procura.

Por exemplo, quando procura por “como fazer ovos mexidos”, a resposta vai dizer algo do género “para fazer ovos mexidos, precisa de...”. Mesmo quando conversa, utiliza keywords. 

Na prática, as keywords são o modo tecnológico de manter uma conversa humana com os utilizadores.

Neste artigo, vamos explicar o que são as keywords. Mas, mais do que isso, vamos dar a conhecer-lhe a importância que elas podem ter para o seu negócio.

 

O que são keywords?

As keywords são as palavras-chave ou os termos de pesquisa mais usados pelos utilizadores nos motores de pesquisa.

A resposta que encontram é dada na página de resultados. Vem na forma dos mais variados conteúdos, desenvolvidos pelas mais diversas empresas. Vejamos um exemplo sobre como funcionam.

Se pesquisar por Conselho de Finanças Públicas ou CFP, a Google vai apresentar-lhe uma série de resultados, na forma de links, sobre – precisamente – esses termos.

Neste caso, essa seria a palavra-chave principal. Os conteúdos que lhe aparecem na SERP do Google foram desenvolvidos com essa palavra-chave em mente. É claro que este não é um exemplo inocente.

É um caso de sucesso da Bluesoft

Se pesquisar por outros termos tais como "administração central", "carga fiscal", "saldo orçamental" ou até "contabilidade orçamental", a Google vai apresentar-lhe também os links do CFP nos primeiros lugares.

Ora, a estas palavras-chave chamamos keywords de negócio secundárias. Sabemos que existem utilizadores que pesquisam por essas keywords. Por isso, desenvolvemos conteúdos de acordo.

Na prática, estas palavras são a forma como a pesquisa ocorre. Se há uma pergunta, há uma resposta também. Ambas se focam na mesma palavra-chave. Para que façam sentido para o seu negócio, os conteúdos devem ser desenvolvidos com base em keywords de negócio específicas ao seu contexto empresarial.

Quanto mais próximo do topo da página de resultados do Google estiver com as suas próprias keywords de negócio, mais perto vai estar de aumentar as suas vendas e os seus resultados.

Isto porque sabemos que uma grande maioria dos utilizadores obtém a sua resposta logo nos primeiros links apresentados pelo Google.

Logo, as keywords devem ser o ponto de partida de qualquer estratégia de SEO. Antes de mais, estas podem ser definidas em dois tipos diferentes.

 

Short Tail Keywords vs Long Tail Keywords

De um modo muito resumido, as Short Tail Keywords são as palavras-chave ou os termos de pesquisa mais genéricos. Normalmente, são os termos mais pesquisados.

Por outro lado, as Long Tail Keywords são mais específicas. Indicam-nos um utilizador mais informado. Está mais perto de realizar uma compra. Passemos a um exemplo mais prático. No caso, sobre vinhos.

Imagine um produtor de vinhos. Produz vinhos de vários tipos, como o vinho mineral ou o vinho salino; e de várias origens, incluindo vinhos produzidos nos Açores.

Como sabe, existem diferentes tipos de público, com diferentes tipos de pesquisas sobre este tema.

Num primeiro momento, o utilizador pode pesquisar genericamente por “vinhos” ou por “vinhos online”. Este utilizador encontra-se numa fase inicial de pesquisa. Por isso, utiliza Short Tail Keywords.

Mas existem utilizadores mais avançados. Procuram um tipo de vinhos mais específico, por exemplo. Talvez até já pesquisem por Long Tail Keywords como “vinhos produzidos em Portugal” ou “vinhos portugueses produzidos nos açores”. 

Agora, como vimos, para todas as keywords de negócio, precisam de existir conteúdos desenvolvidos de acordo. Por isso mesmo, desenvolvemos conteúdos para algumas Short Tail Keywords que sabemos terem impacto no negócio.

É o caso de “vinho dos açores” ou na sua versão inglesa “azores wine” ou as castas do tipo “aragonez”.

Para todas estas keywords, sabemos que existem pesquisas. E é preciso darmos resposta a todas as fases da jornada do consumidor. Ou seja, é preciso desenvolvermos conteúdos com base numa estratégia de keywords.

Keywords ou Palavras-Chave

Estratégia de keywords

Quanto mais pessoas visitarem os seus conteúdos, a sua loja online ou o seu website, mais hipóteses vai ter de as converter aos seus produtos ou serviços.

Para isso, precisa de duas coisas. Primeiro, de um website desenvolvido com técnica e qualidade, sempre com a experiência do utilizador em mente.

Depois, precisa de conteúdos adequados tendo em conta as suas próprias keywords de negócio. Ou seja, precisa de uma estratégia palavras-chave que, na prática, informa as suas equipas acerca dos conteúdos que é preciso desenvolver. Por isso, precisa de as pesquisar.

 

Pesquisa de keywords

Há várias ferramentas à sua disposição para a realização de uma pesquisa de keywords. 

Ao utilizá-las, o objetivo é simples: procurar por palavras-chave que possam fazer o elo entre as pesquisas dos utilizadores e os produtos ou serviços da sua empresa.

Deve pesquisar em três vertentes:

  • Negócio;
  • Utilizadores;
  • Concorrência.

Sobre os utilizadores, temos vindo a falar ao longo de todo o artigo. São os termos mais utilizados pelas pessoas quando procuram informação nos motores de pesquisa.

Além destes, deve também conhecer as keywords utilizadas pela sua concorrência.

Neste caso, deve estar atento a eventuais oportunidades de conteúdo. O objetivo é preencher lacunas ou acrescentar valor aos seus próprios conteúdos, sem correr o risco de repetir o que diz a sua concorrência direta.

Esta pesquisa de keywords é muito importante para a sua estratégia de conteúdos como um todo. Contudo, as keywords de negócio são mesmo as mais fundamentais para os seus resultados. Afinal, de que vale sermos uma agência de marketing e estratégia digital, se depois vamos falar de outra coisa completamente diferente?

 

Keywords de negócio

Se há palavras-chave mais “chave” do que todas as outras são estas. É através destas keywords que os utilizadores vão chegar até si. É preciso escolhê-las com algum cuidado, utilizá-las de forma inteligente e, acima de tudo, objetiva. Para que chegue até elas, pense no seguinte:

As keywords de negócio são as palavras-chave que definem o seu negócio em duas ou três palavras...chave!

Vamos a mais um caso de sucesso da Bluesoft: os Veterinários Sobre Rodas. Esta empresa adora animais e fornece serviços de veterinária ao domicílio.

Veterinários qualificados deslocam-se diretamente a casa dos seus clientes, para tratarem dos seus pets de forma mais segura e com menos stress para o animal.

Têm vários serviços, desde as consultas mais regulares até aos treinos de comportamento animal mais específicos. Consegue adivinhar qual a sua principal palavra-chave de negócio?

É mesmo “veterinários ao domicílio”. Quando os utilizadores pesquisam por este tipo de serviços, são estas as keywords que utilizam. São estes os termos que resumem a atividade principal desta empresa.

Quando percebemos isso, desenvolvemos uma estratégia digital em torno desta palavra-chave. A estratégia divide-se em inúmeros conteúdos, todos ligados a “veterinários ao domicílio” e a diferentes fases da jornada do consumidor.

Como vimos, a estratégia de keywords aplica-se a praticamente todo o tipo de empresas.

Tudo começou com a identificação correta e objetiva das keywords de negócio de cada empresa. Sabe qual é a sua palavra-chave de negócio?

Quer saber como utilizá-la para obter resultados tangíveis? Entre em contacto connosco e nós partilhamos a resposta.

Extremamente profissionais e sempre prontos a ajudar! Obrigado!

Joao Gonçalves

Um equipa altamente profissional e disponível para concretizar os desejos que tinha para o novo website da TotalMobility. Todo o processo decorreu de forma fluída, dentro dos prazos previamente estabelecidos e o resultado final foi incrível. Recomendo a Bluesoft sem qualquer reserva! Obrigado!

Alberto Fernandes

Equipa fantástica e recomenda-se!

Pedro Caramez

Empresa com excelente dedicação. Não abdico deste serviço.

José Valente

A qualidade e o empenho como procuram as melhores soluções para cada tema, associada a uma grande preocupação estética, são alguns dos muitos aspectos relevantes que distinguem a Bluesoft como uma empresa de referência no marketing digital

Alda Fernandes

Recomendamos a Bluesoft a 100%. O nosso site da Quirolife foi feito por eles e não poderíamos estar mais satisfeitos, eles são bastante profissionais e entendidos da área. Sempre nos responderam com prontidão, estiveram presentes, fizeram um bom trabalho no site, deram-nos as diretrizes certas e sempre esclareceram as nossas dúvidas. Não poderíamos ter pedido melhor. Muito obrigada é muito sucesso!

Sandra Nogueira

Ótima equipa, sempre prestável. Empresa de excelência ao nível de conteúdos otimizados com SEO, prestando um serviço personalizado capaz de potenciar qualquer tipo de negócio no meio digital. Recomendo vivamente os serviços da Bluesoft.

Tomás Ramos

Desde o primeiro contacto com o intuito de melhorar o marketing digital dos meus sites foram prestáveis e eficientes. Passei em poucos meses de um contacto ou dois trimestrais via site para um contacto semanal, provavelmente devido aos resultados que obtenho em pesquisas no google, graças a melhoria de SEO dos sites. Recomendo!

Pau Storch

Verdadeiros especialistas em marketing digital, aliando conhecimento técnico ao negócio e objetivos das empresas, com grande foco no cliente e nos seus comportamentos, o que é fundamental para obtenção de resultados. Grande disponibilidade e uma equipa excelente!

Pedro Carrolo

A Bluesoft é um parceiro que com o seu conhecimento ao nível da optimização dos motores de pesquisa, investimento em Keywords relevantes e Marketing de conteúdos adaptados está ajudar a Lusosem a crescer como marca de referência on line no sector em que actua. Através de decisões mais planeadas na construção de planos de acção adaptados, de uma estratégia de Marketing Digital à medida e de uma comunicação mais directa, focada e com maior retorno na valorização das nossas soluções e da Marca LUSOSEM.

filipa setas

Cheguei à Bluesoft através de recomendações, casos de sucesso de amigos próximos. Foi sem dúvida o melhor investimento que fiz para o meu negócio. O meu website ainda está em desenvolvimento e já estou a ter um retorno bastante positivo (incrível). Para além disso, tem sido uma aprendizagem constante, sobre como criar os meus conteúdos, o estudo de keywords, o SEO, o web design, o branding, tudo! No meu caso, mais do que um website, a Bluesoft deu-me uma espécie de rede de segurança, pois com um trabalho tão bem feito tenho sempre a sensação de que "isto só pode correr bem" :)

Mafalda Ramos

A Bluesoft tem sido um parceiro da Llorente & Cuenca no desenvolvimento de projectos de comunicação na área digital complementando as nossas competências permitindo criar projectos onde os conteúdos e a tecnologia criam os melhores resultados para os nossos clientes.

Tiago Vidal

A Bluesoft é parceira de longa data. Merece toda a nossa confiança, pela sua visão do negócio digital, a competência da equipa que a compõe e o espírito empreendedor. Sabe para onde quer ir e quem levar consigo. Tudo com muito foco e uma honestidade e rigor inquestionáveis. Não aceita todos os projetos, porque acredita que onde faz a diferença é nos clientes que reconhecem a importância do Marketing Digital no crescimento do seu negócio . É esse o rumo que segue de forma persistente e resiliente. E os resultados estão à vista. A equipa cresceu e a carteira de (bons) clientes também. Uma empresa de Marketing Digital que dá cartas. A manter debaixo de olho.

Laura Lopes

Profissionais de referência na área web, prontos para qualquer desafio!

Sidney Veiga

A Bluesoft é um parceiro estratégico com quem temos desenvolvido muitos projetos de sucesso e a quem recorremos sempre que se trata de construir presença e reputação digital para as nossas marcas e para aquelas que trabalhamos. Uma equipa 5 estrelas, grande profissionalismo, foco e dedicação. Recomendo!

Teresa Lopes

A Bluesoft mostrou ser uma empresa de Marketing Digital muito importante para qualquer empresa que possa desejar uma maior facturação. Fazem sites muito bonitos e optimizados para SEO.

Pedro Figueiredo

A Bluesoft é a nossa parceira por excelência na área do marketing digital. Uma equipa muito focada, pro-ativa e profissional que procura os melhores resultados para os seus clientes. E consegue!

Patrícia Conde

Como empresa de marketing digital e SEO, a Bluesoft tem uma atitude sempre proactiva e bem enquadrada estrategicamente, tornando-se um verdadeiro parceiro empenhado no crescimento da nossa empresa e não apenas um mero prestador de serviços.

Cláudia Vasconcelos

Foi uma experiência para nós excelente. Começámos a estar muito melhor posicionados no google. E cumpriram prazos!

David Calem Ferreira

A Bluesoft é uma empresa de referência na área do marketing digital e SEO. Muitíssimo profissionais, orientam toda a sua estratégia, de modo a que, os seus clientes obtenham sempre os melhores resultados. Indispensável para empresas que pretendem ter uma forte presença na WEB.

Carla Alexandra Cruz

Excelentes profissionais e equipa. Como empresa de marketing digital e seo, trabalham para os seus clientes com o maior empenho e dedicação. Uma empresa líder em Portugal. Bastante inovadora

Beatriz Saraiva Miranda

Começar a trabalhar com a BlueSoft, para liderar um projeto de marketing digital para o nosso cliente era à partida sinónimo de sucesso do projeto. No fim não só o sucesso superou o espectável como de igual modo foi elevado o nível de satisfação do nosso cliente. O grau de satisfação final obriga-nos a recomendar a BlueSoft como um seu parceiro de negócios da área digital.

Linkcom SA

Profissionalismo, dedicação e forte acompanhamento. Foi uma ótima escolha para melhoria da empresa que giro no que refere ao Marketing Digital e SEO! Recomendo!

João Simões

Como empresa de marketing digital e SEO, contribuiu fortemente para que os objetivos definidos na estratégia fossem atingidos!

Rui Bastos

A Bluesoft é a empresa que faz a diferença no marketing digital porque está centrada no cliente e empenhada no sucesso das estratégias que define e implementa. Entusiasma-nos pelo seu conhecimento sempre atualizado e disruptivo. Desafia-nos pelos objetivos ambiciosos e aliciantes que devem mover qualquer gestor. E o sucesso alcançado só reforça a relação de confiança que nos une. A Bluesoft trouxe a nossa marca para a nova era digital!

Susana Barros

Excelentes profissionais para quem deseja ter uma real presença na web.

Tiago Santos

Vamos trabalhar juntos? Vamos trabalhar juntos?
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