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Auditoria SEO

Uma auditoria SEO é a metodologia pela qual identificamos e corrigimos os potenciais erros encontrados numa estratégia de Search Engine Optimization. 

Na prática, uma auditoria SEO é como fazer uma avaliação ao atual estado da arte dos seus esforços na otimização para motores de busca. Para isso, recorremos à nossa experiência, mas também a diversas ferramentas digitais.

Uma auditoria SEO ajuda-nos a diagnosticar anomalias, irregularidades, lacunas e, às vezes, erros crassos que podem estar a impedir o crescimento orgânico da sua empresa.

Podemos encontrar estas falhas diretamente nos conteúdos, ou então em questões mais técnicas e estruturais, associadas aos códigos ou à velocidade das páginas.

Uma auditoria SEO diz-nos por onde começar a otimizar a sua estratégia de otimização de motores de pesquisa e qual o caminho a seguir. É o verdadeiro primeiro passo que tomamos. 

Mas conhecer o que está por trás de um processo de diagnóstico e auditoria SEO dá-lhe uma outra vantagem: não só fica a saber o que é preciso, como passa a poder avaliar de outra forma a qualidade dos serviços que recebe. Neste artigo, é nisso que nos focamos. Quais os pontos essenciais de uma auditoria SEO?

 

O que é uma auditoria SEO?

Os termos diagnóstico e auditoria SEO são, muitas vezes, utilizados enquanto sinónimos. Na verdade, são dois momentos diferentes de um mesmo processo. O diagnóstico é o primeiro momento: uma análise real dos sintomas que possam estar a impedir o crescimento orgânico de uma empresa.

Já a auditoria SEO é o processo pelo qual confirmamos que as melhores práticas de Search Engine Optimization foram implementadas com eficácia. Idealmente, todo este processo é feito por uma agência especializada em search engine optimization, como é o caso da Bluesoft. 

No entanto, os utilizadores pesquisam é mesmo por “auditoria SEO”. Isto é importante não só para esclarecer as diferenças entre o que é um diagnóstico e uma auditoria SEO, mas porque é um exemplo perfeito de como o Search Engine Optimization funciona, não é?

Os conteúdos devem ser informativos e responder ao que as pessoas realmente pesquisam. Se a auditoria SEO nos permite identificar aquilo que precisa de ser corrigido, então é importante percebermos qual o ponto de partida. 

Ou seja, quais são os dados que temos atualmente? Para isso, a auditoria SEO exige a análise de duas métricas essenciais: o tráfego orgânico e o posicionamento por palavras-chave.

Para ter acesso ao tráfego orgânico, a melhor ferramenta que existe é mesmo o Google Analytics. Estes dados encontram-se no menu Aquisição – Vista Geral.

Já o posicionamento por palavras-chave pode ser acompanhado através de um grande número de ferramentas digitais. Destas, as mais conhecidas são a Ubersuggest ou a SEMrush. Depois de reunidos estes dados, avançamos para o próximo passo.

 

O que envolve uma auditoria SEO?

Tal como existem um sem-número de ferramentas online que permitem uma análise inicial, existem também várias outras que dão uma ajuda preciosa a todo o processo de uma auditoria SEO. 

Na Bluesoft, utilizamos várias. Além do já mencionado Google Analytics, existem também o Google Search Console, o Google Trends, o Google Page Speed Insights ou o Screaming Frog. 

Cada uma destas ferramentas apresenta as suas próprias vantagens e desvantagens, no momento de realizar uma auditoria SEO. Elaborar sobre cada uma delas transformaria este artigo num livro autêntico! Por isso, é suficiente dizermos que se complementam umas às outras.

Pelo meio, experimentamos novas ferramentas de diagnóstico e auditoria SEO e damos novas oportunidades a ferramentas mais antigas, para confirmar que trabalhamos sempre com as melhores ferramentas disponíveis.

Numa auditoria SEO, o objetivo é utilizá-las a todas, em conjunto, de modo a analisarmos uma série de métricas essenciais para a otimização dos motores de pesquisa. Estas métricas podem ser focadas ora no site em si, ora nos conteúdos otimizados.

No site em si, a auditoria SEO identifica e corrige aspetos como a segurança do website, particularmente importante para os de e-commerce e um dos fatores essenciais para o Search Engine Optimization. 

Neste caso, a auditoria SEO responde à pergunta: O website está de acordo com os protocolos de segurança? Ou seja, está em https?

Mas há mais aspetos a ter em conta numa auditoria SEO:

  • Relação entre title tags e keywords; 
  • Está responsivo e mobile friendly?
  • Qual a velocidade de carregamento?
  • A arquitetura é simples? Intuitiva?

Ao concentrar-se nestes primeiros pontos, os resultados começam a chegar. Principalmente se os conteúdos estiverem igualmente de acordo com as boas práticas de otimização para motores de pesquisa. 

Numa auditoria SEO é importante garantirmos que todas as páginas oferecem valor ao utilizador. Assim, deve-se avaliar todo o conteúdo. Ou seja, deve olhar para o SEO On Page.

Páginas com poucas visitas, conteúdos duplicados, curtos ou sem qualidade prejudicam as estratégias de crescimento orgânico.
Aqueles considerados obsoletos podem ser apagados. Ou então atualizado, editados e otimizados. Em caso de atualização, a auditoria SEO sugere a aplicação das regras essenciais para a produção de novos conteúdos:

  • Introduções explicativas;
  • Keywords nas primeiras 100 palavras;
  • Parágrafos curtos;
  • Utilização de subtítulos;
  • Utilização de imagens.

O plano é garantir que não só o algoritmo do Google entende o que tratam os conteúdos, como otimizar a experiência do utilizador como um todo.

Aliás, mesmo quando não tem à sua disposição o tempo ou a equipa necessária, este é o princípio básico: a experiência do utilizador.

Numa auditoria SEO podemos olhar para os mais de 200 fatores tidos em conta. Mas, acima de tudo, está o princípio básico da experiência do utilizador. As regras de uma auditoria SEO podem ser complexas, mas essência é a mesma de sempre.

 

Auditoria SEO técnica

Uma auditoria SEO técnica é uma auditoria SEO um pouco mais aprofundada. Toca em todos os aspetos da presença digital de marcas e empresas. É feita por profissionais experientes.

Por exemplo, mais do que perceber se existem subtítulos, é perceber se os mesmos estão de acordo com as regras exigidas.

Dá-se mais atenção aos conteúdos: contêm – mais do que palavras-chave – sinónimos e variações das mesmas? A densidade está no valor correto?

As imagens apresentam textos alternativos? Os títulos e as meta-descriptions estão devidamente preenchidos? Canonical Tags, páginas 404, redireccionamentos 301, dados estruturados ou sitemaps são alguns dos conceitos mais técnicos que vai ouvir numa auditoria SEO técnica.

 

A importância de uma auditoria SEO

A auditoria SEO garante que a sua presença digital responde tanto aos algoritmos dos motores de pesquisa como aos utilizadores que pesquisam pelos seus produtos ou serviços.

Diagnósticos e auditorias SEO recorrentes aumentam o tráfego orgânico para o seu website, aumentam o seu número de clientes e, por isso, aumentam os seus resultados. Com o tempo, a sua reputação digital aumenta também e transforma-se numa verdadeira autoridade digital na sua área de atuação.

Por isso, só há mesmo uma pergunta a fazer.

 

Como fazer uma auditoria SEO?

Tudo o que abordámos neste artigo, bem como tudo aquilo que só faria sentido abordar num guia passo-a-passo extenso sobre como realizar uma auditoria SEO, pode ser feito “à mão”.

Como vimos, existem dezenas de ferramentas à sua disposição. Muitas delas até são gratuitas. A par disso, existem milhares de artigos na internet sobre auditoria SEO. Contudo, a otimização de motores de busca é também uma arte que demora o seu tempo a dar resultados. Como sabe, é mesmo um investimento a longo-prazo, mas com resultados garantidos. 

Se a este tempo adicionar o tempo necessário para estudar tudo, para compreender todos os conceitos, ganhar experiência e, na prática, começar uma segunda profissão, o longo-prazo é capaz de se estender. 

Mas se falar connosco, pode começar já hoje.

Preencha o formulário e fale connosco. Nós respondemos com toda a nossa experiência de Agência de SEO e marketing digital. Mas pode descansar: vem na forma de um diagnóstico simples, mas suficiente para saber se está no caminho certo!

Éramos uns neófitos a lançar uma empresa quando escolhemos a Bluesoft para o website mas deram-nos muito mais, todo o apoio que precisávamos 24 sobre 24 com grande qualidade e paciência. O Pedro é uma pessoa de grande conhecimento e muito especial e toda a equipa muito dedicada e profissional. A Bluesoft passou de fornecedor a parceiro e de parceiro a uma parte de nos. Recomendo a empresa com todo o vigor.

Joao Pena

Aumentei a minha visibilidade online com os serviços de SEO da Bluesoft. Resultados comprovados, estratégias personalizadas e atendimento excepcional. Verdadeiramente transformador.

Ricardo Ferreira

A bluesoft é um parceiro ideal, sempre disponíveis e prontos para ajudar. É um conforto saber que podemos sempre contar com o Pedro. Fazem um trabalho de excelência.

Patricia Amaral

Empresa de confiança. Trabalho de qualidade, e realmente obtêm-se resultados a muito curto prazo!

Inês Almeida

Extremamente profissionais e sempre prontos a ajudar! Obrigado!

Joao Gonçalves

Um equipa altamente profissional e disponível para concretizar os desejos que tinha para o novo website da TotalMobility. Todo o processo decorreu de forma fluída, dentro dos prazos previamente estabelecidos e o resultado final foi incrível. Recomendo a Bluesoft sem qualquer reserva! Obrigado!

Alberto Fernandes

Equipa fantástica e recomenda-se!

Pedro Caramez

A qualidade e o empenho como procuram as melhores soluções para cada tema, associada a uma grande preocupação estética, são alguns dos muitos aspectos relevantes que distinguem a Bluesoft como uma empresa de referência no marketing digital

Alda Fernandes

Recomendamos a Bluesoft a 100%. O nosso site da Quirolife foi feito por eles e não poderíamos estar mais satisfeitos, eles são bastante profissionais e entendidos da área. Sempre nos responderam com prontidão, estiveram presentes, fizeram um bom trabalho no site, deram-nos as diretrizes certas e sempre esclareceram as nossas dúvidas. Não poderíamos ter pedido melhor. Muito obrigada é muito sucesso!

Sandra Nogueira

Ótima equipa, sempre prestável. Empresa de excelência ao nível de conteúdos otimizados com SEO, prestando um serviço personalizado capaz de potenciar qualquer tipo de negócio no meio digital. Recomendo vivamente os serviços da Bluesoft.

Tomás Ramos

Desde o primeiro contacto com o intuito de melhorar o marketing digital dos meus sites foram prestáveis e eficientes. Passei em poucos meses de um contacto ou dois trimestrais via site para um contacto semanal, provavelmente devido aos resultados que obtenho em pesquisas no google, graças a melhoria de SEO dos sites. Recomendo!

Pau Storch

Verdadeiros especialistas em marketing digital, aliando conhecimento técnico ao negócio e objetivos das empresas, com grande foco no cliente e nos seus comportamentos, o que é fundamental para obtenção de resultados. Grande disponibilidade e uma equipa excelente!

Pedro Carrolo

A Bluesoft é um parceiro que com o seu conhecimento ao nível da optimização dos motores de pesquisa, investimento em Keywords relevantes e Marketing de conteúdos adaptados está ajudar a Lusosem a crescer como marca de referência on line no sector em que actua. Através de decisões mais planeadas na construção de planos de acção adaptados, de uma estratégia de Marketing Digital à medida e de uma comunicação mais directa, focada e com maior retorno na valorização das nossas soluções e da Marca LUSOSEM.

filipa setas

Cheguei à Bluesoft através de recomendações, casos de sucesso de amigos próximos. Foi sem dúvida o melhor investimento que fiz para o meu negócio. O meu website ainda está em desenvolvimento e já estou a ter um retorno bastante positivo (incrível). Para além disso, tem sido uma aprendizagem constante, sobre como criar os meus conteúdos, o estudo de keywords, o SEO, o web design, o branding, tudo! No meu caso, mais do que um website, a Bluesoft deu-me uma espécie de rede de segurança, pois com um trabalho tão bem feito tenho sempre a sensação de que "isto só pode correr bem" :)

Mafalda Ramos

A Bluesoft tem sido um parceiro da Llorente & Cuenca no desenvolvimento de projectos de comunicação na área digital complementando as nossas competências permitindo criar projectos onde os conteúdos e a tecnologia criam os melhores resultados para os nossos clientes.

Tiago Vidal

A Bluesoft é parceira de longa data. Merece toda a nossa confiança, pela sua visão do negócio digital, a competência da equipa que a compõe e o espírito empreendedor. Sabe para onde quer ir e quem levar consigo. Tudo com muito foco e uma honestidade e rigor inquestionáveis. Não aceita todos os projetos, porque acredita que onde faz a diferença é nos clientes que reconhecem a importância do Marketing Digital no crescimento do seu negócio . É esse o rumo que segue de forma persistente e resiliente. E os resultados estão à vista. A equipa cresceu e a carteira de (bons) clientes também. Uma empresa de Marketing Digital que dá cartas. A manter debaixo de olho.

Laura Lopes

Profissionais de referência na área web, prontos para qualquer desafio!

Sidney Veiga

A Bluesoft é um parceiro estratégico com quem temos desenvolvido muitos projetos de sucesso e a quem recorremos sempre que se trata de construir presença e reputação digital para as nossas marcas e para aquelas que trabalhamos. Uma equipa 5 estrelas, grande profissionalismo, foco e dedicação. Recomendo!

Teresa Lopes

A Bluesoft mostrou ser uma empresa de Marketing Digital muito importante para qualquer empresa que possa desejar uma maior facturação. Fazem sites muito bonitos e optimizados para SEO.

Pedro Figueiredo

A Bluesoft é a nossa parceira por excelência na área do marketing digital. Uma equipa muito focada, pro-ativa e profissional que procura os melhores resultados para os seus clientes. E consegue!

Patrícia Conde

Como empresa de marketing digital e SEO, a Bluesoft tem uma atitude sempre proactiva e bem enquadrada estrategicamente, tornando-se um verdadeiro parceiro empenhado no crescimento da nossa empresa e não apenas um mero prestador de serviços.

Cláudia Vasconcelos

Foi uma experiência para nós excelente. Começámos a estar muito melhor posicionados no google. E cumpriram prazos!

David Calem Ferreira

A Bluesoft é uma empresa de referência na área do marketing digital e SEO. Muitíssimo profissionais, orientam toda a sua estratégia, de modo a que, os seus clientes obtenham sempre os melhores resultados. Indispensável para empresas que pretendem ter uma forte presença na WEB.

Carla Alexandra Cruz

Excelentes profissionais e equipa. Como empresa de marketing digital e seo, trabalham para os seus clientes com o maior empenho e dedicação. Uma empresa líder em Portugal. Bastante inovadora

Beatriz Saraiva Miranda

Começar a trabalhar com a BlueSoft, para liderar um projeto de marketing digital para o nosso cliente era à partida sinónimo de sucesso do projeto. No fim não só o sucesso superou o espectável como de igual modo foi elevado o nível de satisfação do nosso cliente. O grau de satisfação final obriga-nos a recomendar a BlueSoft como um seu parceiro de negócios da área digital.

Linkcom SA

Profissionalismo, dedicação e forte acompanhamento. Foi uma ótima escolha para melhoria da empresa que giro no que refere ao Marketing Digital e SEO! Recomendo!

João Simões

Como empresa de marketing digital e SEO, contribuiu fortemente para que os objetivos definidos na estratégia fossem atingidos!

Rui Bastos

A Bluesoft é a empresa que faz a diferença no marketing digital porque está centrada no cliente e empenhada no sucesso das estratégias que define e implementa. Entusiasma-nos pelo seu conhecimento sempre atualizado e disruptivo. Desafia-nos pelos objetivos ambiciosos e aliciantes que devem mover qualquer gestor. E o sucesso alcançado só reforça a relação de confiança que nos une. A Bluesoft trouxe a nossa marca para a nova era digital!

Susana Barros

Excelentes profissionais para quem deseja ter uma real presença na web.

Tiago Santos

Vamos trabalhar juntos? Vamos trabalhar juntos?
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