Já ouviu falar de tráfego orgânico? Não? Então imagine que tem um restaurante, bar ou café. Naturalmente, quer mais clientes no seu estabelecimento, mas como os atrai?
Existem várias formas de atrair clientes ao seu estabelecimento, ou por outras palavras, existem várias formas de gerar tráfego.
É seguro afirmar que o melhor que pode acontecer ao seu negócio é a atração de clientes de forma natural e sem ter de investir em anúncios, certo? Está assim explicado o tráfego orgânico.
Demos o exemplo do estabelecimento físico, mas este conceito aplica-se também ao universo digital. Seja num restaurante ou num website, o tráfego orgânico é gerado pelas visitas que o seu negócio recebe, sem que para isso seja necessário investir em anúncios.
Como é que isto acontece? É fácil. Quando quer beber um café, desloca-se a um café que esteja perto de si, seja agradável e evidentemente, sirva café.
Se não souber a que café ir e perguntar ao Google (ou outro motor de busca) qual o melhor café na sua área, o Google irá mostrar-lhe o conteúdo mais relevante, com qualidade e que esteja bem classificado.
Ao clicar no site do café que mais lhe chamou à atenção, está a gerar tráfego orgânico. Ao visitar o café que procurou no Google, está a gerar tráfego orgânico.
O tráfego orgânico é, por isso, o oposto do tráfego pago. Como o próprio nome indica, o tráfego pago é o tráfego gerado através de anúncios pagos. O negócio compra os anúncios e estes vão aparecer espalhados por aí, nos motores de busca ou nas redes sociais.
A qualidade e a relevância são colocadas em segundo plano no tráfego pago uma vez que o cliente não procura o anúncio, é encontrado por este, ao contrário do que acontece no tráfego orgânico. Isso afeta de forma inevitável a potencial relação do consumidor com o seu conteúdo.
O tráfego pago é, no entanto, imediato. Quer isto dizer que os resultados são rápidos e eficazes. Mas se, por um lado, o tráfego pago é imediato, por outro é fugaz. O que acontece depois do anúncio sair do ar? Depois de sair do topo da página de pesquisa? Depois de pararmos de gastar dinheiro?
Nada. Zero. Niente.
Somos obrigados a voltar a investir em anúncios e assim entramos num ciclo de investimentos intermináveis: ou pagamos para que nos vejam, ou ninguém nos vê. E, todos os meses, lá se vai mais um pouco do nosso orçamento.
Já o tráfego orgânico apresenta-se como uma solução de longa duração, cujos benefícios podem não só ser medidos, como otimizados ao longo do tempo.
Contudo, é importante ressalvar o seguinte: é sempre necessário um investimento para produção de conteúdos de qualidade, que por sua vez geram o tráfego orgânico. A mais valia está no custo-benefício.
Em primeiro lugar, o tráfego orgânico gera resultados e atrai utilizadores ao longo de muito mais tempo desde que os conteúdos sejam continuamente atualizados.
Já o tráfego pago tem uma duração diretamente proporcional ao investimento. E estamos todos a par do quanto custa um anúncio hoje, certo?
Para além disso, na eventualidade de uma crise que exija um corte no orçamento para este tipo de anúncios, então eles terminam. Pura e simplesmente deixamos de aparecer.
Pelo contrário, investir na criação de um tráfego orgânico, através da produção de conteúdos otimizados e com informação de qualidade, não só garante que continuemos a estar presentes na vida dos utilizadores, como entramos numa economia de escala: quantos mais tráfego orgânico, mais relevância e menos necessidade de investimento.
Existem diversas maneiras de aumentar o tráfego orgânico, mas uma coisa é garantida: está tudo ligado à produção de conteúdos de relevantes e ao marketing de conteúdo.
Para gerar tráfego orgânico, o conteúdo deve ter uma qualidade estética, claro, mas deve mostrar igual qualidade técnica.
Isto porque escrever um artigo de blog, não é o mesmo do que escrever um artigo para um jornal. A escrita literária (a bonita, do seu autor favorito) é lá que está bem, nos livros de histórias.
Termos como personas, keywords, SEO, meta descriptions ou backlinks estão sempre presentes ao longo de toda a produção de conteúdos. Um conteúdo de qualidade é um equilíbrio constante entre o que os nossos clientes procuram e o que os motores de pesquisa exigem.
No entanto, convém nunca esquecermos que estamos a falar para pessoas e não apenas para o Google. Como atingimos esse equilíbrio? Com marketing de conteúdo de qualidade, lado a lado com uma estratégia de SEO (Search Engine Optimization).
O objetivo de qualquer negócio é a atração de clientes. Se os seus canais digitais não chegarem ao seu público-alvo, então os seus resultados serão negativos.
O marketing de conteúdo é, no fundo, o nome utilizado para a criação de uma estratégia digital capaz de gerar tráfego orgânico e, assim, atrair clientes.
Aplicado de forma consistente, é o que leva os utilizadores a procurarem diretamente o nosso site, a encontrarem-nos nos primeiros resultados dos motores de pesquisa, a visitarem-nos via outras redes sociais ou mesmo a sermos referenciados por outros sites ou autores.
Em português, SEO é a sigla utilizada para “otimização para motores de pesquisa”. É um conjunto de técnicas utilizadas que respondem aos parâmetros exigidos pelos motores de pesquisa, para que o nosso conteúdo seja visto como relevante e de qualidade.
Tanto o SEO como o marketing de conteúdo geram tráfego orgânico, e tanto um como o outro exigem tempo, dedicação e disciplina.
Tudo depende do estado atual do seu website (nada que não se resolva com um contacto).
Vimos um pouco acerca da diferença entre o tráfego orgânico e o pago. No entanto, nunca é de mais sublinhar que ambos não são mutuamente exclusivos.
O tráfego orgânico é uma solução que apresenta um custo-benefício de maior duração. Por sua vez, o tráfego pago pode ser mais rápido, mas apenas temporário, e portanto de curta duração.
Mesmo assim, quando existe a possibilidade de, primeiro, investir numa estratégia de marketing de conteúdos e SEO e, depois, conseguir promovê-la através de anúncios pagos – então temos o melhor de dois mundos!
Era bom que tudo fosse assim, não era? Fale connosco! Na Bluesoft, somos especialistas em gerar tráfego orgânico e em juntar o melhor dos dois mundos.