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Tráfego Orgânico

Já ouviu falar de tráfego orgânico? Não? Então imagine que tem um restaurante, bar ou café. Naturalmente, quer mais clientes no seu estabelecimento, mas como os atrai?

Existem várias formas de atrair clientes ao seu estabelecimento, ou por outras palavras, existem várias formas de gerar tráfego. 

É seguro afirmar que o melhor que pode acontecer ao seu negócio é a atração de clientes de forma natural e sem ter de investir em anúncios, certo? Está assim explicado o tráfego orgânico.

 

O que é o Tráfego Orgânico?

Demos o exemplo do estabelecimento físico, mas este conceito aplica-se também ao universo digital. Seja num restaurante ou num website, o tráfego orgânico é gerado pelas visitas que o seu negócio recebe, sem que para isso seja necessário investir em anúncios. 

Como é que isto acontece? É fácil. Quando quer beber um café, desloca-se a um café que esteja perto de si, seja agradável e evidentemente, sirva café. 

Se não souber a que café ir e perguntar ao Google (ou outro motor de busca) qual o melhor café na sua área, o Google irá mostrar-lhe o conteúdo mais relevante, com qualidade e que esteja bem classificado. 

Ao clicar no site do café que mais lhe chamou à atenção, está a gerar tráfego orgânico. Ao visitar o café que procurou no Google, está a gerar tráfego orgânico.

O tráfego orgânico é, por isso, o oposto do tráfego pago. Como o próprio nome indica, o tráfego pago é o tráfego gerado através de anúncios pagos. O negócio compra os anúncios e estes vão aparecer espalhados por aí, nos motores de busca ou nas redes sociais.

A qualidade e a relevância são colocadas em segundo plano no tráfego pago uma vez que o cliente não procura o anúncio, é encontrado por este, ao contrário do que acontece no tráfego orgânico. Isso afeta de forma inevitável a potencial relação do consumidor com o seu conteúdo.

O tráfego pago é, no entanto, imediato. Quer isto dizer que os resultados são rápidos e eficazes. Mas se, por um lado, o tráfego pago é imediato, por outro é fugaz. O que acontece depois do anúncio sair do ar? Depois de sair do topo da página de pesquisa? Depois de pararmos de gastar dinheiro?

Nada. Zero. Niente. 

Somos obrigados a voltar a investir em anúncios e assim entramos num ciclo de investimentos intermináveis: ou pagamos para que nos vejam, ou ninguém nos vê. E, todos os meses, lá se vai mais um pouco do nosso orçamento. 

Já o tráfego orgânico apresenta-se como uma solução de longa duração, cujos benefícios podem não só ser medidos, como otimizados ao longo do tempo.

Contudo, é importante ressalvar o seguinte: é sempre necessário um investimento para produção de conteúdos de qualidade, que por sua vez geram o tráfego orgânico. A mais valia está no custo-benefício.

Tráfego Orgânico

Porquê investir em Tráfego Orgânico?

Em primeiro lugar, o tráfego orgânico gera resultados e atrai utilizadores ao longo de muito mais tempo desde que os conteúdos sejam continuamente atualizados.

Já o tráfego pago tem uma duração diretamente proporcional ao investimento. E estamos todos a par do quanto custa um anúncio hoje, certo?

Para além disso, na eventualidade de uma crise que exija um corte no orçamento para este tipo de anúncios, então eles terminam. Pura e simplesmente deixamos de aparecer.

Pelo contrário, investir na criação de um tráfego orgânico, através da produção de conteúdos otimizados e com informação de qualidade, não só garante que continuemos a estar presentes na vida dos utilizadores, como entramos numa economia de escala: quantos mais tráfego orgânico, mais relevância e menos necessidade de investimento.

 

Como aumentar o Tráfego Orgânico?

Existem diversas maneiras de aumentar o tráfego orgânico, mas uma coisa é garantida: está tudo ligado à produção de conteúdos de relevantes e ao marketing de conteúdo. 

Para gerar tráfego orgânico, o conteúdo deve ter uma qualidade estética, claro, mas deve mostrar igual qualidade técnica.

Isto porque escrever um artigo de blog, não é o mesmo do que escrever um artigo para um jornal. A escrita literária (a bonita, do seu autor favorito) é lá que está bem, nos livros de histórias.

Termos como personas, keywords, SEO, meta descriptions ou backlinks estão sempre presentes ao longo de toda a produção de conteúdos. Um conteúdo de qualidade é um equilíbrio constante entre o que os nossos clientes procuram e o que os motores de pesquisa exigem. 

No entanto, convém nunca esquecermos que estamos a falar para pessoas e não apenas para o Google. Como atingimos esse equilíbrio? Com marketing de conteúdo de qualidade, lado a lado com uma estratégia de SEO (Search Engine Optimization).

 

Como o Marketing de Conteúdo gera Tráfego Orgânico

O objetivo de qualquer negócio é a atração de clientes. Se os seus canais digitais não chegarem ao seu público-alvo, então os seus resultados serão negativos. 

O marketing de conteúdo é, no fundo, o nome utilizado para a criação de uma estratégia digital capaz de gerar tráfego orgânico e, assim, atrair clientes.

Aplicado de forma consistente, é o que leva os utilizadores a procurarem diretamente o nosso site, a encontrarem-nos nos primeiros resultados dos motores de pesquisa, a visitarem-nos via outras redes sociais ou mesmo a sermos referenciados por outros sites ou autores.

 

Como o SEO gera Tráfego Orgânico

Em português, SEO é a sigla utilizada para “otimização para motores de pesquisa”. É um conjunto de técnicas utilizadas que respondem aos parâmetros exigidos pelos motores de pesquisa, para que o nosso conteúdo seja visto como relevante e de qualidade.

Tanto o SEO como o marketing de conteúdo geram tráfego orgânico, e tanto um como o outro exigem tempo, dedicação e disciplina.

Tudo depende do estado atual do seu website (nada que não se resolva com um contacto).

 

Qual a diferença entre o Tráfego Orgânico e o Tráfego Pago?

Vimos um pouco acerca da diferença entre o tráfego orgânico e o pago. No entanto, nunca é de mais sublinhar que ambos não são mutuamente exclusivos.

O tráfego orgânico é uma solução que apresenta um custo-benefício de maior duração. Por sua vez, o tráfego pago pode ser mais rápido, mas apenas temporário, e portanto de curta duração.

Mesmo assim, quando existe a possibilidade de, primeiro, investir numa estratégia de marketing de conteúdos e SEO e, depois, conseguir promovê-la através de anúncios pagos – então temos o melhor de dois mundos!

Era bom que tudo fosse assim, não era? Fale connosco! Na Bluesoft, somos especialistas em gerar tráfego orgânico e em juntar o melhor dos dois mundos.

Extremamente profissionais e sempre prontos a ajudar! Obrigado!

Joao Gonçalves

Um equipa altamente profissional e disponível para concretizar os desejos que tinha para o novo website da TotalMobility. Todo o processo decorreu de forma fluída, dentro dos prazos previamente estabelecidos e o resultado final foi incrível. Recomendo a Bluesoft sem qualquer reserva! Obrigado!

Alberto Fernandes

Equipa fantástica e recomenda-se!

Pedro Caramez

Empresa com excelente dedicação. Não abdico deste serviço.

José Valente

A qualidade e o empenho como procuram as melhores soluções para cada tema, associada a uma grande preocupação estética, são alguns dos muitos aspectos relevantes que distinguem a Bluesoft como uma empresa de referência no marketing digital

Alda Fernandes

Recomendamos a Bluesoft a 100%. O nosso site da Quirolife foi feito por eles e não poderíamos estar mais satisfeitos, eles são bastante profissionais e entendidos da área. Sempre nos responderam com prontidão, estiveram presentes, fizeram um bom trabalho no site, deram-nos as diretrizes certas e sempre esclareceram as nossas dúvidas. Não poderíamos ter pedido melhor. Muito obrigada é muito sucesso!

Sandra Nogueira

Ótima equipa, sempre prestável. Empresa de excelência ao nível de conteúdos otimizados com SEO, prestando um serviço personalizado capaz de potenciar qualquer tipo de negócio no meio digital. Recomendo vivamente os serviços da Bluesoft.

Tomás Ramos

Desde o primeiro contacto com o intuito de melhorar o marketing digital dos meus sites foram prestáveis e eficientes. Passei em poucos meses de um contacto ou dois trimestrais via site para um contacto semanal, provavelmente devido aos resultados que obtenho em pesquisas no google, graças a melhoria de SEO dos sites. Recomendo!

Pau Storch

Verdadeiros especialistas em marketing digital, aliando conhecimento técnico ao negócio e objetivos das empresas, com grande foco no cliente e nos seus comportamentos, o que é fundamental para obtenção de resultados. Grande disponibilidade e uma equipa excelente!

Pedro Carrolo

A Bluesoft é um parceiro que com o seu conhecimento ao nível da optimização dos motores de pesquisa, investimento em Keywords relevantes e Marketing de conteúdos adaptados está ajudar a Lusosem a crescer como marca de referência on line no sector em que actua. Através de decisões mais planeadas na construção de planos de acção adaptados, de uma estratégia de Marketing Digital à medida e de uma comunicação mais directa, focada e com maior retorno na valorização das nossas soluções e da Marca LUSOSEM.

filipa setas

Cheguei à Bluesoft através de recomendações, casos de sucesso de amigos próximos. Foi sem dúvida o melhor investimento que fiz para o meu negócio. O meu website ainda está em desenvolvimento e já estou a ter um retorno bastante positivo (incrível). Para além disso, tem sido uma aprendizagem constante, sobre como criar os meus conteúdos, o estudo de keywords, o SEO, o web design, o branding, tudo! No meu caso, mais do que um website, a Bluesoft deu-me uma espécie de rede de segurança, pois com um trabalho tão bem feito tenho sempre a sensação de que "isto só pode correr bem" :)

Mafalda Ramos

A Bluesoft tem sido um parceiro da Llorente & Cuenca no desenvolvimento de projectos de comunicação na área digital complementando as nossas competências permitindo criar projectos onde os conteúdos e a tecnologia criam os melhores resultados para os nossos clientes.

Tiago Vidal

A Bluesoft é parceira de longa data. Merece toda a nossa confiança, pela sua visão do negócio digital, a competência da equipa que a compõe e o espírito empreendedor. Sabe para onde quer ir e quem levar consigo. Tudo com muito foco e uma honestidade e rigor inquestionáveis. Não aceita todos os projetos, porque acredita que onde faz a diferença é nos clientes que reconhecem a importância do Marketing Digital no crescimento do seu negócio . É esse o rumo que segue de forma persistente e resiliente. E os resultados estão à vista. A equipa cresceu e a carteira de (bons) clientes também. Uma empresa de Marketing Digital que dá cartas. A manter debaixo de olho.

Laura Lopes

Profissionais de referência na área web, prontos para qualquer desafio!

Sidney Veiga

A Bluesoft é um parceiro estratégico com quem temos desenvolvido muitos projetos de sucesso e a quem recorremos sempre que se trata de construir presença e reputação digital para as nossas marcas e para aquelas que trabalhamos. Uma equipa 5 estrelas, grande profissionalismo, foco e dedicação. Recomendo!

Teresa Lopes

A Bluesoft mostrou ser uma empresa de Marketing Digital muito importante para qualquer empresa que possa desejar uma maior facturação. Fazem sites muito bonitos e optimizados para SEO.

Pedro Figueiredo

A Bluesoft é a nossa parceira por excelência na área do marketing digital. Uma equipa muito focada, pro-ativa e profissional que procura os melhores resultados para os seus clientes. E consegue!

Patrícia Conde

Como empresa de marketing digital e SEO, a Bluesoft tem uma atitude sempre proactiva e bem enquadrada estrategicamente, tornando-se um verdadeiro parceiro empenhado no crescimento da nossa empresa e não apenas um mero prestador de serviços.

Cláudia Vasconcelos

Foi uma experiência para nós excelente. Começámos a estar muito melhor posicionados no google. E cumpriram prazos!

David Calem Ferreira

A Bluesoft é uma empresa de referência na área do marketing digital e SEO. Muitíssimo profissionais, orientam toda a sua estratégia, de modo a que, os seus clientes obtenham sempre os melhores resultados. Indispensável para empresas que pretendem ter uma forte presença na WEB.

Carla Alexandra Cruz

Excelentes profissionais e equipa. Como empresa de marketing digital e seo, trabalham para os seus clientes com o maior empenho e dedicação. Uma empresa líder em Portugal. Bastante inovadora

Beatriz Saraiva Miranda

Começar a trabalhar com a BlueSoft, para liderar um projeto de marketing digital para o nosso cliente era à partida sinónimo de sucesso do projeto. No fim não só o sucesso superou o espectável como de igual modo foi elevado o nível de satisfação do nosso cliente. O grau de satisfação final obriga-nos a recomendar a BlueSoft como um seu parceiro de negócios da área digital.

Linkcom SA

Profissionalismo, dedicação e forte acompanhamento. Foi uma ótima escolha para melhoria da empresa que giro no que refere ao Marketing Digital e SEO! Recomendo!

João Simões

Como empresa de marketing digital e SEO, contribuiu fortemente para que os objetivos definidos na estratégia fossem atingidos!

Rui Bastos

A Bluesoft é a empresa que faz a diferença no marketing digital porque está centrada no cliente e empenhada no sucesso das estratégias que define e implementa. Entusiasma-nos pelo seu conhecimento sempre atualizado e disruptivo. Desafia-nos pelos objetivos ambiciosos e aliciantes que devem mover qualquer gestor. E o sucesso alcançado só reforça a relação de confiança que nos une. A Bluesoft trouxe a nossa marca para a nova era digital!

Susana Barros

Excelentes profissionais para quem deseja ter uma real presença na web.

Tiago Santos

Vamos trabalhar juntos? Vamos trabalhar juntos?
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