en
eye-open-cutted eye-closed-cutted
SEO Off Page

Sobre SEO off page, perguntamos: qual é a sua marca favorita? Todos temos uma. Além disso, quando alguém lhe pede uma recomendação, o mais certo é o leitor recomendar essa sua marca favorita. Sabia que, quando o faz, está a utilizar uma prática de SEO off page? Descubra como e porquê.

 

O que é o SEO off page?

O SEO off page é o equivalente digital à expressão word of mouth. Quando um utilizador procura um produto ou pesquisa acerca de um tema, visita vários websites sobre o tema, certo? Passamos por páginas e por blogues. Pelas redes sociais e dezenas de reviews e recomendações. É um processo natural. 

Afinal, estamos prestes a gastar o nosso dinheiro num produto ou estamos à procura de fontes confiáveis sobre o tema que pesquisamos. No fundo, procuramos ter a certeza.

Se muitas das páginas que visitamos referem quase sempre o mesmo website, o mais certo é que este seja de confiança e, por isso, o mais certo é clicarmos nesse link. 

O conceito do SEO off page é assim: simples. A explicação, ligeiramente complexa.

Tecnicamente, o SEO off page é uma estratégia desenhada para promover um website. O objetivo é que este website seja recomendado ou referenciado por outros websites terceiros (word of mouth), na forma de links que encaminhem para lá os utilizadores.

Idealmente, esta promoção acontece de forma orgânica, dada a qualidade dos nossos próprios conteúdos. Mas existem estratégias que podemos adotar, nas quais se encontram as estratégias de SEO off page. Mas antes de irmos às estratégias, talvez se esteja a perguntar: muita gente fala de SEO. É o mesmo que o SEO off page? Sim. E não. 

 

Qual a diferença entre o SEO off page e o SEO on page?

Quando se fala em SEO, normalmente estamos a referir-nos ao SEO on page e não ao SEO off page.

Ou seja, estamos a falar numa estratégia de otimização para uma página específica. No on page, falamos de tudo aquilo que está dentro do nosso controlo: utilização de palavras-chave adequadas, otimização de conteúdos, a construção de um website simples, de leitura fácil, com qualidade, que leve o leitor de um ponto a outro, meta descriptions, experiência de utilizador, etc. Isto é “on page” (na página). 

Portanto, como o próprio nome indica, o “SEO off page” equivale a…? Exatamente: fora da página.

O SEO off page é um daqueles detalhes que distingue um profissional de um profissional que sabe do que fala. Isto porque, muitas vezes, este é um detalhe que nem sequer é deixado para segundo plano. Por vezes, o SEO off page nem é mencionado.

 

Qual a importância do SEO off page?

O SEO off page refere-se a um conjunto de ações que acontecem fora do nosso website, mas que acabam por ser relevantes para a nossa posição nos resultados de pesquisa.

Como vimos, estas são ações que, muitas vezes, acabam por estar fora do nosso controlo. Mesmo assim, há estratégias de SEO off page que podemos aplicar.

As estratégias de SEO off page têm como objetivo aumentar a popularidade, relevância, confiança e autoridade de um determinado website, por parte de outros websites.

Idealmente, estes “terceiros”, ao incluírem um link para o nosso website, terão também alguma reputação e autoridade digital própria. Isto porque é importante para o Google que o link gerado venha de um local de confiança.

Agora, prepare-se. Vamos aplicar este ponto de SEO off page agora mesmo. Fazemo-lo porque o link do website que estamos prestes a incluir neste texto é de confiança e é uma referência na comunidade de marketing digital.

Tal como a Bluesoft, a MOZ publicou também um artigo sobre o SEO off page. 

Neste artigo, ficamos a saber um pouco mais acerca do assunto mas, mais do que isso, ficamos a saber que fatores como a confiança ou a relevância, ligados ao SEO off page, têm um impacto superior a 50%, no momento em que o algoritmo da Google avalia o nosso conteúdo.

Qual a importância do SEO off page? Sublinhe-se: superior a 50%. Quer isto dizer que nos devíamos focar mais em estratégias de SEO off page? Nem por isso. Por uma razão: conteúdo.

Se a nossa página não tiver conteúdo relevante e de qualidade, ninguém vai achar que vale a pena referenciar-nos. E se os mesmos conteúdos não estiverem já por si otimizados, ninguém vai encontrar o nosso conteúdo de qualquer forma.

As boas práticas recomendam a proporção de 70% ao SEO on page e de 30% ao SEO off page.

 

Estratégia de SEO off page

Então, na prática, o que é que podemos fazer em termos de estratégias de SEO off page? É importante lembrarmo-nos que o nosso objetivo é levarmos terceiros a incluírem um link para o nosso website. 

Assim, o mais importante é termos o nosso conteúdo sempre atualizado, informativo e apelativo, para que a sua partilha valha a pena.

Depois, cada caso é um caso. Contudo, de uma forma genérica, existem três formas de obter uma referenciação para o nosso website:

  • De forma natural: o nosso conteúdo original tem qualidade suficiente para ser referenciado por terceiros, sem necessidade de nos envolvermos diretamente. Por exemplo, um artigo de blog menciona um website de confiança. (exatamente o que fizemos há pouco);  
  • Parcerias: ações de marketing de influência que contemplam a utilização de links para o nosso website por parte de um ou mais influencers são um exemplo. Outra ideia é a criação de uma parceria mais formal com websites relevantes, onde um menciona outro e vice-versa;  
  • De forma manual: através da promoção das nossas próprias páginas em grupos de discussão. Desta forma, aumentamos o tráfego para o nosso website, bem como a probabilidade de virmos a ser mencionados mais à frente.  

O SEO off page é uma componente que não deve ser esquecida numa qualquer estratégia de SEO mais global e bem desenhada, para um qualquer website. Se ainda ninguém lhe tinha falado disto, então talvez esteja na hora de falar com uma agência de SEO e marketing digital como a Bluesoft.

Éramos uns neófitos a lançar uma empresa quando escolhemos a Bluesoft para o website mas deram-nos muito mais, todo o apoio que precisávamos 24 sobre 24 com grande qualidade e paciência. O Pedro é uma pessoa de grande conhecimento e muito especial e toda a equipa muito dedicada e profissional. A Bluesoft passou de fornecedor a parceiro e de parceiro a uma parte de nos. Recomendo a empresa com todo o vigor.

Joao Pena

Aumentei a minha visibilidade online com os serviços de SEO da Bluesoft. Resultados comprovados, estratégias personalizadas e atendimento excepcional. Verdadeiramente transformador.

Ricardo Ferreira

A bluesoft é um parceiro ideal, sempre disponíveis e prontos para ajudar. É um conforto saber que podemos sempre contar com o Pedro. Fazem um trabalho de excelência.

Patricia Amaral

Empresa de confiança. Trabalho de qualidade, e realmente obtêm-se resultados a muito curto prazo!

Inês Almeida

Extremamente profissionais e sempre prontos a ajudar! Obrigado!

Joao Gonçalves

Um equipa altamente profissional e disponível para concretizar os desejos que tinha para o novo website da TotalMobility. Todo o processo decorreu de forma fluída, dentro dos prazos previamente estabelecidos e o resultado final foi incrível. Recomendo a Bluesoft sem qualquer reserva! Obrigado!

Alberto Fernandes

Equipa fantástica e recomenda-se!

Pedro Caramez

A qualidade e o empenho como procuram as melhores soluções para cada tema, associada a uma grande preocupação estética, são alguns dos muitos aspectos relevantes que distinguem a Bluesoft como uma empresa de referência no marketing digital

Alda Fernandes

Recomendamos a Bluesoft a 100%. O nosso site da Quirolife foi feito por eles e não poderíamos estar mais satisfeitos, eles são bastante profissionais e entendidos da área. Sempre nos responderam com prontidão, estiveram presentes, fizeram um bom trabalho no site, deram-nos as diretrizes certas e sempre esclareceram as nossas dúvidas. Não poderíamos ter pedido melhor. Muito obrigada é muito sucesso!

Sandra Nogueira

Ótima equipa, sempre prestável. Empresa de excelência ao nível de conteúdos otimizados com SEO, prestando um serviço personalizado capaz de potenciar qualquer tipo de negócio no meio digital. Recomendo vivamente os serviços da Bluesoft.

Tomás Ramos

Desde o primeiro contacto com o intuito de melhorar o marketing digital dos meus sites foram prestáveis e eficientes. Passei em poucos meses de um contacto ou dois trimestrais via site para um contacto semanal, provavelmente devido aos resultados que obtenho em pesquisas no google, graças a melhoria de SEO dos sites. Recomendo!

Pau Storch

Verdadeiros especialistas em marketing digital, aliando conhecimento técnico ao negócio e objetivos das empresas, com grande foco no cliente e nos seus comportamentos, o que é fundamental para obtenção de resultados. Grande disponibilidade e uma equipa excelente!

Pedro Carrolo

A Bluesoft é um parceiro que com o seu conhecimento ao nível da optimização dos motores de pesquisa, investimento em Keywords relevantes e Marketing de conteúdos adaptados está ajudar a Lusosem a crescer como marca de referência on line no sector em que actua. Através de decisões mais planeadas na construção de planos de acção adaptados, de uma estratégia de Marketing Digital à medida e de uma comunicação mais directa, focada e com maior retorno na valorização das nossas soluções e da Marca LUSOSEM.

filipa setas

Cheguei à Bluesoft através de recomendações, casos de sucesso de amigos próximos. Foi sem dúvida o melhor investimento que fiz para o meu negócio. O meu website ainda está em desenvolvimento e já estou a ter um retorno bastante positivo (incrível). Para além disso, tem sido uma aprendizagem constante, sobre como criar os meus conteúdos, o estudo de keywords, o SEO, o web design, o branding, tudo! No meu caso, mais do que um website, a Bluesoft deu-me uma espécie de rede de segurança, pois com um trabalho tão bem feito tenho sempre a sensação de que "isto só pode correr bem" :)

Mafalda Ramos

A Bluesoft tem sido um parceiro da Llorente & Cuenca no desenvolvimento de projectos de comunicação na área digital complementando as nossas competências permitindo criar projectos onde os conteúdos e a tecnologia criam os melhores resultados para os nossos clientes.

Tiago Vidal

A Bluesoft é parceira de longa data. Merece toda a nossa confiança, pela sua visão do negócio digital, a competência da equipa que a compõe e o espírito empreendedor. Sabe para onde quer ir e quem levar consigo. Tudo com muito foco e uma honestidade e rigor inquestionáveis. Não aceita todos os projetos, porque acredita que onde faz a diferença é nos clientes que reconhecem a importância do Marketing Digital no crescimento do seu negócio . É esse o rumo que segue de forma persistente e resiliente. E os resultados estão à vista. A equipa cresceu e a carteira de (bons) clientes também. Uma empresa de Marketing Digital que dá cartas. A manter debaixo de olho.

Laura Lopes

Profissionais de referência na área web, prontos para qualquer desafio!

Sidney Veiga

A Bluesoft é um parceiro estratégico com quem temos desenvolvido muitos projetos de sucesso e a quem recorremos sempre que se trata de construir presença e reputação digital para as nossas marcas e para aquelas que trabalhamos. Uma equipa 5 estrelas, grande profissionalismo, foco e dedicação. Recomendo!

Teresa Lopes

A Bluesoft mostrou ser uma empresa de Marketing Digital muito importante para qualquer empresa que possa desejar uma maior facturação. Fazem sites muito bonitos e optimizados para SEO.

Pedro Figueiredo

A Bluesoft é a nossa parceira por excelência na área do marketing digital. Uma equipa muito focada, pro-ativa e profissional que procura os melhores resultados para os seus clientes. E consegue!

Patrícia Conde

Como empresa de marketing digital e SEO, a Bluesoft tem uma atitude sempre proactiva e bem enquadrada estrategicamente, tornando-se um verdadeiro parceiro empenhado no crescimento da nossa empresa e não apenas um mero prestador de serviços.

Cláudia Vasconcelos

Foi uma experiência para nós excelente. Começámos a estar muito melhor posicionados no google. E cumpriram prazos!

David Calem Ferreira

A Bluesoft é uma empresa de referência na área do marketing digital e SEO. Muitíssimo profissionais, orientam toda a sua estratégia, de modo a que, os seus clientes obtenham sempre os melhores resultados. Indispensável para empresas que pretendem ter uma forte presença na WEB.

Carla Alexandra Cruz

Excelentes profissionais e equipa. Como empresa de marketing digital e seo, trabalham para os seus clientes com o maior empenho e dedicação. Uma empresa líder em Portugal. Bastante inovadora

Beatriz Saraiva Miranda

Começar a trabalhar com a BlueSoft, para liderar um projeto de marketing digital para o nosso cliente era à partida sinónimo de sucesso do projeto. No fim não só o sucesso superou o espectável como de igual modo foi elevado o nível de satisfação do nosso cliente. O grau de satisfação final obriga-nos a recomendar a BlueSoft como um seu parceiro de negócios da área digital.

Linkcom SA

Profissionalismo, dedicação e forte acompanhamento. Foi uma ótima escolha para melhoria da empresa que giro no que refere ao Marketing Digital e SEO! Recomendo!

João Simões

Como empresa de marketing digital e SEO, contribuiu fortemente para que os objetivos definidos na estratégia fossem atingidos!

Rui Bastos

A Bluesoft é a empresa que faz a diferença no marketing digital porque está centrada no cliente e empenhada no sucesso das estratégias que define e implementa. Entusiasma-nos pelo seu conhecimento sempre atualizado e disruptivo. Desafia-nos pelos objetivos ambiciosos e aliciantes que devem mover qualquer gestor. E o sucesso alcançado só reforça a relação de confiança que nos une. A Bluesoft trouxe a nossa marca para a nova era digital!

Susana Barros

Excelentes profissionais para quem deseja ter uma real presença na web.

Tiago Santos

Vamos trabalhar juntos? Vamos trabalhar juntos?
Receba a nossa Newsletter