Sobre SEO off page, perguntamos: qual é a sua marca favorita? Todos temos uma. Além disso, quando alguém lhe pede uma recomendação, o mais certo é o leitor recomendar essa sua marca favorita. Sabia que, quando o faz, está a utilizar uma prática de SEO off page? Descubra como e porquê.
O SEO off page é o equivalente digital à expressão word of mouth. Quando um utilizador procura um produto ou pesquisa acerca de um tema, visita vários websites sobre o tema, certo? Passamos por páginas e por blogues. Pelas redes sociais e dezenas de reviews e recomendações. É um processo natural.
Afinal, estamos prestes a gastar o nosso dinheiro num produto ou estamos à procura de fontes confiáveis sobre o tema que pesquisamos. No fundo, procuramos ter a certeza.
Se muitas das páginas que visitamos referem quase sempre o mesmo website, o mais certo é que este seja de confiança e, por isso, o mais certo é clicarmos nesse link.
O conceito do SEO off page é assim: simples. A explicação, ligeiramente complexa.
Tecnicamente, o SEO off page é uma estratégia desenhada para promover um website. O objetivo é que este website seja recomendado ou referenciado por outros websites terceiros (word of mouth), na forma de links que encaminhem para lá os utilizadores.
Idealmente, esta promoção acontece de forma orgânica, dada a qualidade dos nossos próprios conteúdos. Mas existem estratégias que podemos adotar, nas quais se encontram as estratégias de SEO off page. Mas antes de irmos às estratégias, talvez se esteja a perguntar: muita gente fala de SEO. É o mesmo que o SEO off page? Sim. E não.
Quando se fala em SEO, normalmente estamos a referir-nos ao SEO on page e não ao SEO off page.
Ou seja, estamos a falar numa estratégia de otimização para uma página específica. No on page, falamos de tudo aquilo que está dentro do nosso controlo: utilização de palavras-chave adequadas, otimização de conteúdos, a construção de um website simples, de leitura fácil, com qualidade, que leve o leitor de um ponto a outro, meta descriptions, experiência de utilizador, etc. Isto é “on page” (na página).
Portanto, como o próprio nome indica, o “SEO off page” equivale a…? Exatamente: fora da página.
O SEO off page é um daqueles detalhes que distingue um profissional de um profissional que sabe do que fala. Isto porque, muitas vezes, este é um detalhe que nem sequer é deixado para segundo plano. Por vezes, o SEO off page nem é mencionado.
O SEO off page refere-se a um conjunto de ações que acontecem fora do nosso website, mas que acabam por ser relevantes para a nossa posição nos resultados de pesquisa.
Como vimos, estas são ações que, muitas vezes, acabam por estar fora do nosso controlo. Mesmo assim, há estratégias de SEO off page que podemos aplicar.
As estratégias de SEO off page têm como objetivo aumentar a popularidade, relevância, confiança e autoridade de um determinado website, por parte de outros websites.
Idealmente, estes “terceiros”, ao incluírem um link para o nosso website, terão também alguma reputação e autoridade digital própria. Isto porque é importante para o Google que o link gerado venha de um local de confiança.
Agora, prepare-se. Vamos aplicar este ponto de SEO off page agora mesmo. Fazemo-lo porque o link do website que estamos prestes a incluir neste texto é de confiança e é uma referência na comunidade de marketing digital.
Tal como a Bluesoft, a MOZ publicou também um artigo sobre o SEO off page.
Neste artigo, ficamos a saber um pouco mais acerca do assunto mas, mais do que isso, ficamos a saber que fatores como a confiança ou a relevância, ligados ao SEO off page, têm um impacto superior a 50%, no momento em que o algoritmo da Google avalia o nosso conteúdo.
Qual a importância do SEO off page? Sublinhe-se: superior a 50%. Quer isto dizer que nos devíamos focar mais em estratégias de SEO off page? Nem por isso. Por uma razão: conteúdo.
Se a nossa página não tiver conteúdo relevante e de qualidade, ninguém vai achar que vale a pena referenciar-nos. E se os mesmos conteúdos não estiverem já por si otimizados, ninguém vai encontrar o nosso conteúdo de qualquer forma.
As boas práticas recomendam a proporção de 70% ao SEO on page e de 30% ao SEO off page.
Então, na prática, o que é que podemos fazer em termos de estratégias de SEO off page? É importante lembrarmo-nos que o nosso objetivo é levarmos terceiros a incluírem um link para o nosso website.
Assim, o mais importante é termos o nosso conteúdo sempre atualizado, informativo e apelativo, para que a sua partilha valha a pena.
Depois, cada caso é um caso. Contudo, de uma forma genérica, existem três formas de obter uma referenciação para o nosso website:
O SEO off page é uma componente que não deve ser esquecida numa qualquer estratégia de SEO mais global e bem desenhada, para um qualquer website. Se ainda ninguém lhe tinha falado disto, então talvez esteja na hora de falar com uma agência de SEO e marketing digital como a Bluesoft.