O significado de reputação digital é indiscutível. Não tem segredos. Diz exatamente ao que vem: é a forma como o público vê e conversa acerca dos seus produtos, dos seus serviços, da sua marca – da sua empresa – no universo online.
Em suma, a reputação digital é a opinião que todos temos de si, deste ou daquele. Pode ser favorável. Pode ser desfavorável. O modo como nos apresentamos, falamos e nos comportamos, faz a balança da reputação digital pender para um lado ou para o outro.
Este modo de estar tem um nome: online reputation management – gestão de reputação online. É através desta gestão online que aumentamos ou diminuímos a nossa (e a sua) reputação digital.
A reputação digital é a ideia que o público tem de uma marca. Repare que não escrevemos público digitalmente ativo ou apenas aquele que se encontra online. Estamos todos online. É inevitável.
Mesmo quando não somos as pessoas mais digitalmente ativas, pense no seguinte: Antes de fazer uma compra, quantas reviews lê? Quantas críticas, positivas ou negativas? Em quantos sites ou blogs?
Nem precisa de ser uma compra online. Se está a pensar em adquirir um carro elétrico, por exemplo: pesquisa na internet, certo? Serve o exemplo para explicar também outro ponto acerca da reputação digital.
Muitas pessoas tendem a limitar a reputação digital à gestão de redes sociais. Embora esse seja também um ponto de contacto importante, é muito mais do que isso. A reputação digital é também o seu próprio website (claro), o seu blog (se o tiver – e aconselhamos a que o tenha, mas fica para um outro artigo).
A reputação digital inclui campanhas, publicações, inclui notícias, artigos, avaliações, opiniões e comentários – em todos os pontos de contacto, incluindo o Google Ads e o Google My Business.
Se há conteúdo online assinado com o seu nome ou acerca do seu nome, entramos no mundo da reputação digital e do online reputation management que monitoriza, avalia e desenha estratégias para que a sua reputação online aumente.
Os resultados positivos vêm com uma garantia: aumentam o seu estatuto de autoridade digital e os níveis de posicionamento orgânico.
A nossa reputação digital é um trabalho de qualidade que nunca acaba, mas que começa com o nome da sua empresa.
Podemos concordar que o nome e a avaliação da sua empresa são questões importantes, certo?
Com a proliferação das redes sociais e a possibilidade de todas as vozes poderem ser ouvidas, um dos elementos mais críticos para qualquer área de negócio é a reputação digital e a sua gestão.
Longe vão os tempos em que as empresas se dirigiam a um público passivo, sem poder de voz audível, nem capacidade de conversação.
Hoje, seja qual for o tamanho da empresa, procuram-se interações constantes e regulares. Mais do que nunca, temos realmente uma oportunidade para falarmos com o nosso público – para conversarmos. Para contribuirmos para a nossa reputação digital.
Fazemo-lo através das redes sociais, de blogs e de caixas de comentários, entre muitos outros canais de comunicação que contribuem para a nossa reputação digital.
Considerar que uma empresa é capaz de sobreviver no contexto atual sem uma presença online positiva ou um posicionamento orgânico respeitável, é relegarmos para segundo plano o nosso próprio público e as suas opiniões.
Ou seja, é condenarmo-nos ao fracasso. Cuidar da sua reputação digital é inevitável. Se ainda não se convenceu disso, passemos então às suas vantagens.
A primeira vantagem da reputação digital é aquilo a que se costuma chamar de uma ‘lapalissada’: as marcas que mais vendem são as mais apreciadas pelo público.
Óbvio. Nenhuma marca é perfeita, claro. Ninguém o é, mas aquelas que cuidam da sua reputação digital conseguem fidelizar o seu público, gerar fãs, embaixadores e terem filas de quarteirões inteiros de pessoas à espera para comprarem o seu produto.
Lembre-se que o público de hoje é mais crítico e mais interativo. A reputação digital leva-o a criar verdadeiros defensores da sua marca. Pessoas que o vão defender na eventualidade de uma curva mal feita, seja por que motivo for.
Mas a reputação digital faz mais do que isso. Quando cuidada e bem gerida, dá-nos uma autoridade incomparável. Essa autoridade, além de aumentar o nosso posicionamento orgânico, chama mais a atenção – seja de clientes ou do público, em geral, como de potenciais parceiros de mercado, por exemplo.
O resultado? A sua empresa cresce. Repare nestas vantagens claríssimas acerca da reputação digital:
Nada mau, hein? Portanto, vamos à resposta de um milhão de euros?
Em primeiro lugar, a reputação digital deve ser entendida em duas vertentes: posicionamento e interação. Por esta ordem.
Até porque, sem posicionamento e sem autoridade, a interação será praticamente nula. Este posicionamento atinge-se com a criação e a aplicação de uma estratégia de marketing digital otimizada, incluindo monitorização e gestão de conteúdos direcionados ao seu público-alvo. Este é o primeiro passo para uma boa reputação digital: uma estratégia.
Depois, quando os resultados positivos começarem a chegar, a experiência diz-nos que vêm acompanhados pelo aumento da taxa de interação.
Esta interação deve ser feita através de uma humanização de marca. Por sua vez, a humanização aumenta o sentimento de pertença do público, bem como a experiência de cliente.
Na Bluesoft, levamos a sua empresa do posicionamento à interação. A nossa especialização é mesmo a autoridade e a reputação digital.
Ainda não se convenceu? Então dê uma vista de olhos à prática: entre em contacto com uma agência de SEO e reputação digital como a Bluesoft.