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Tráfego Direto

O tráfego direto é um pouco como saber o caminho que tem a percorrer de cor.

Já o fez tantas vezes, já o conhece tão bem que, depois de entrar no carro, montar a bicicleta ou calçar os seus ténis, já sabe por onde ir para chegar ao seu destino. E isto sem precisar de mapas, GPS ou indicações.

No tráfego direto, é isso mesmo que acontece e é uma das formas que existem para qualquer pessoa chegar até ao seu website.
Expliquemos o tráfego direto em mais detalhe.

 

O que é o tráfego direto?

Na prática, o tráfego direto é quando um utilizador visita o seu site, escrevendo o seu domínio diretamente.

Vejamos o meu caso: quando visito o site da Bluesoft, normalmente faço-o de duas maneiras diferentes. Ora escrevo no motor de pesquisa “Bluesoft” e carrego no primeiro link (claro que estamos no topo das SERP!), ora escrevo diretamente www.bluesoft.pt e carrego no enter.

Este segundo caso é um exemplo claro. Outro seria se eu fizesse o mesmo acesso, mas via “favoritos”. Depois, quando utilizamos, por exemplo, o Google Analytics, este meu acesso é então registado como sendo de tráfego direto.

 

Tráfego direto no Google Analytics

O Google Analytics é a plataforma da Google que regista e reporta de onde vêm os acessos ao seu domínio na web.

Como deve imaginar, estes acessos têm muitas formas. O tráfego direto é um deles. Os outros são o tráfego orgânico, pago, de referência, social ou email marketing. Não parecem muitos, afinal. Mas há aqui um pequeno “senão”. 

Ainda que o tráfego direto seja avaliado e registado enquanto acesso direto via “www”, na realidade consta que quando esta plataforma não é capaz de perceber a origem do acesso, regista-o como tráfego direto. Mas vejamos um exemplo:

Quando, nas redes sociais, utiliza uma aplicação para reduzir o link de acesso ao seu website – digamos o bitly – a o Google Analytics vai registar o acesso como “tráfego direto” quando, na realidade, foi através de “social”.

É algo que a Google reconhece e procura resolver e ao qual damos o nome de “Dark Social”. Isto quer dizer que os acessos diretos podem estar sobrevalorizados, enquanto os acessos via redes sociais aparecem desvalorizados, por exemplo.

É importante que tenha esta noção, uma vez que será a análise cuidada destes números que lhe vai depois permitir perceber como acedem as pessoas ao seu domínio e afinar a sua estratégia de conteúdos de acordo.

Então, a pergunta que se coloca é:

 

Como monitorizar o tráfego direto?

A discussão sobre a importância do tráfego direto é muitas vezes desvalorizada por causa disto. Se a Google Analytics reporta dados equívocos, muitas vezes o que acontece é atribuírem-se a estes números a frase genérica “esses acessos vêm de ‘outros lados’”.

Mas, pelo meio, os restantes números estão subvalorizados. Se ignorarmos os números do tráfego direto, então estamos a ignorar tudo. Nesse caso, pode estar a pensar: Bom, então para que é que eu quero o Google Analytics?

Teria toda a razão, não fosse a importância de sabermos de onde estão a vir as pessoas que visitam o seu website. Caso contrário, como saberá se a estratégia de conteúdos está a funcionar?

Trabalhar com dados é também trabalhar com as boas práticas e é, principalmente, trabalhar com os números que temos à nossa frente.

Mas trabalhá-los, como? O objetivo é afunilar o número de acessos via tráfego direto ao seu valor real, equilibrando, ao mesmo tempo, os restantes.

Para isso, há quatro pontos a ter em conta:

  • Se ainda não o fez, deve migrar o seu domínio para o protocolo HTTPS;
  • Gerir a utilização de redirecionamentos e ser muito criterioso com os redirecionamentos para páginas com parâmetros UTM (Não sabe o que são Parâmetros UTM? O nosso próximo artigo vai ser mesmo sobre este assunto, fique atento);
  • Seja equilibrado no tagging de campanhas e vá para além do tag automático. Controle o que for possível controlar;
  • Faça uma auditoria à sua análise de dados. Dizer que os dados são importantes em 2021 talvez seja desnecessário, mas nunca é demais sublinhá-lo. Analise o seu plano de métricas e faça testes às suas páginas de website.

Depois de seguir estas quatro dicas, vai estar perante dados para análise mais fiáveis que o vão ajudar a melhorar a sua estratégia de reputação digital e a obter os resultados que deseja.

 

Origens do tráfego direto

Como vimos, a origem do tráfego direto pode estar diretamente ligada a um número de fatores que o pode estar a induzir em erro, no momento de definição de estratégia digital.

Ser for capaz de destrinçar esses números, vai conseguir entender melhor de onde vêm todos os acessos ao seu website e agir de acordo. Para além disso, estará a aproximar-se do número real de pessoas que não só sabe o seu endereço de cor, como nem perde tempo em fazer uma pesquisa: escreve-o diretamente ou tem-no como favorito.

O mesmo é dizer que é a sua empresa é top of mind. Se estiver interessado em saber como lá chegar, nós estamos aqui.

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filipa setas

Cheguei à Bluesoft através de recomendações, casos de sucesso de amigos próximos. Foi sem dúvida o melhor investimento que fiz para o meu negócio. O meu website ainda está em desenvolvimento e já estou a ter um retorno bastante positivo (incrível). Para além disso, tem sido uma aprendizagem constante, sobre como criar os meus conteúdos, o estudo de keywords, o SEO, o web design, o branding, tudo! No meu caso, mais do que um website, a Bluesoft deu-me uma espécie de rede de segurança, pois com um trabalho tão bem feito tenho sempre a sensação de que "isto só pode correr bem" :)

Mafalda Ramos

A Bluesoft tem sido um parceiro da Llorente & Cuenca no desenvolvimento de projectos de comunicação na área digital complementando as nossas competências permitindo criar projectos onde os conteúdos e a tecnologia criam os melhores resultados para os nossos clientes.

Tiago Vidal

A Bluesoft é parceira de longa data. Merece toda a nossa confiança, pela sua visão do negócio digital, a competência da equipa que a compõe e o espírito empreendedor. Sabe para onde quer ir e quem levar consigo. Tudo com muito foco e uma honestidade e rigor inquestionáveis. Não aceita todos os projetos, porque acredita que onde faz a diferença é nos clientes que reconhecem a importância do Marketing Digital no crescimento do seu negócio . É esse o rumo que segue de forma persistente e resiliente. E os resultados estão à vista. A equipa cresceu e a carteira de (bons) clientes também. Uma empresa de Marketing Digital que dá cartas. A manter debaixo de olho.

Laura Lopes

Profissionais de referência na área web, prontos para qualquer desafio!

Sidney Veiga

A Bluesoft é um parceiro estratégico com quem temos desenvolvido muitos projetos de sucesso e a quem recorremos sempre que se trata de construir presença e reputação digital para as nossas marcas e para aquelas que trabalhamos. Uma equipa 5 estrelas, grande profissionalismo, foco e dedicação. Recomendo!

Teresa Lopes

A Bluesoft mostrou ser uma empresa de Marketing Digital muito importante para qualquer empresa que possa desejar uma maior facturação. Fazem sites muito bonitos e optimizados para SEO.

Pedro Figueiredo

A Bluesoft é a nossa parceira por excelência na área do marketing digital. Uma equipa muito focada, pro-ativa e profissional que procura os melhores resultados para os seus clientes. E consegue!

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Como empresa de marketing digital e SEO, a Bluesoft tem uma atitude sempre proactiva e bem enquadrada estrategicamente, tornando-se um verdadeiro parceiro empenhado no crescimento da nossa empresa e não apenas um mero prestador de serviços.

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Foi uma experiência para nós excelente. Começámos a estar muito melhor posicionados no google. E cumpriram prazos!

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A Bluesoft é uma empresa de referência na área do marketing digital e SEO. Muitíssimo profissionais, orientam toda a sua estratégia, de modo a que, os seus clientes obtenham sempre os melhores resultados. Indispensável para empresas que pretendem ter uma forte presença na WEB.

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Começar a trabalhar com a BlueSoft, para liderar um projeto de marketing digital para o nosso cliente era à partida sinónimo de sucesso do projeto. No fim não só o sucesso superou o espectável como de igual modo foi elevado o nível de satisfação do nosso cliente. O grau de satisfação final obriga-nos a recomendar a BlueSoft como um seu parceiro de negócios da área digital.

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Profissionalismo, dedicação e forte acompanhamento. Foi uma ótima escolha para melhoria da empresa que giro no que refere ao Marketing Digital e SEO! Recomendo!

João Simões

A Bluesoft é sem duvida alguma uma empresa de marketing digital e SEO de referência no mercado. Aconselho

joao azeitona

Como empresa de marketing digital e SEO, contribuiu fortemente para que os objetivos definidos na estratégia fossem atingidos!

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A Bluesoft é a empresa que faz a diferença no marketing digital porque está centrada no cliente e empenhada no sucesso das estratégias que define e implementa. Entusiasma-nos pelo seu conhecimento sempre atualizado e disruptivo. Desafia-nos pelos objetivos ambiciosos e aliciantes que devem mover qualquer gestor. E o sucesso alcançado só reforça a relação de confiança que nos une. A Bluesoft trouxe a nossa marca para a nova era digital!

Susana Barros

Excelentes profissionais para quem deseja ter uma real presença na web.

Tiago Santos

Vamos trabalhar juntos? Vamos trabalhar juntos?
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