O tráfego direto é um pouco como saber o caminho que tem a percorrer de cor.
Já o fez tantas vezes, já o conhece tão bem que, depois de entrar no carro, montar a bicicleta ou calçar os seus ténis, já sabe por onde ir para chegar ao seu destino. E isto sem precisar de mapas, GPS ou indicações.
No tráfego direto, é isso mesmo que acontece e é uma das formas que existem para qualquer pessoa chegar até ao seu website.
Expliquemos o tráfego direto em mais detalhe.
Na prática, o tráfego direto é quando um utilizador visita o seu site, escrevendo o seu domínio diretamente.
Vejamos o meu caso: quando visito o site da Bluesoft, normalmente faço-o de duas maneiras diferentes. Ora escrevo no motor de pesquisa “Bluesoft” e carrego no primeiro link (claro que estamos no topo das SERP!), ora escrevo diretamente www.bluesoft.pt e carrego no enter.
Este segundo caso é um exemplo claro. Outro seria se eu fizesse o mesmo acesso, mas via “favoritos”. Depois, quando utilizamos, por exemplo, o Google Analytics, este meu acesso é então registado como sendo de tráfego direto.
O Google Analytics é a plataforma da Google que regista e reporta de onde vêm os acessos ao seu domínio na web.
Como deve imaginar, estes acessos têm muitas formas. O tráfego direto é um deles. Os outros são o tráfego orgânico, pago, de referência, social ou email marketing. Não parecem muitos, afinal. Mas há aqui um pequeno “senão”.
Ainda que o tráfego direto seja avaliado e registado enquanto acesso direto via “www”, na realidade consta que quando esta plataforma não é capaz de perceber a origem do acesso, regista-o como tráfego direto. Mas vejamos um exemplo:
Quando, nas redes sociais, utiliza uma aplicação para reduzir o link de acesso ao seu website – digamos o bitly – a o Google Analytics vai registar o acesso como “tráfego direto” quando, na realidade, foi através de “social”.
É algo que a Google reconhece e procura resolver e ao qual damos o nome de “Dark Social”. Isto quer dizer que os acessos diretos podem estar sobrevalorizados, enquanto os acessos via redes sociais aparecem desvalorizados, por exemplo.
É importante que tenha esta noção, uma vez que será a análise cuidada destes números que lhe vai depois permitir perceber como acedem as pessoas ao seu domínio e afinar a sua estratégia de conteúdos de acordo.
Então, a pergunta que se coloca é:
A discussão sobre a importância do tráfego direto é muitas vezes desvalorizada por causa disto. Se a Google Analytics reporta dados equívocos, muitas vezes o que acontece é atribuírem-se a estes números a frase genérica “esses acessos vêm de ‘outros lados’”.
Mas, pelo meio, os restantes números estão subvalorizados. Se ignorarmos os números do tráfego direto, então estamos a ignorar tudo. Nesse caso, pode estar a pensar: Bom, então para que é que eu quero o Google Analytics?
Teria toda a razão, não fosse a importância de sabermos de onde estão a vir as pessoas que visitam o seu website. Caso contrário, como saberá se a estratégia de conteúdos está a funcionar?
Trabalhar com dados é também trabalhar com as boas práticas e é, principalmente, trabalhar com os números que temos à nossa frente.
Mas trabalhá-los, como? O objetivo é afunilar o número de acessos via tráfego direto ao seu valor real, equilibrando, ao mesmo tempo, os restantes.
Para isso, há quatro pontos a ter em conta:
Depois de seguir estas quatro dicas, vai estar perante dados para análise mais fiáveis que o vão ajudar a melhorar a sua estratégia de reputação digital e a obter os resultados que deseja.
Como vimos, a origem do tráfego direto pode estar diretamente ligada a um número de fatores que o pode estar a induzir em erro, no momento de definição de estratégia digital.
Ser for capaz de destrinçar esses números, vai conseguir entender melhor de onde vêm todos os acessos ao seu website e agir de acordo. Para além disso, estará a aproximar-se do número real de pessoas que não só sabe o seu endereço de cor, como nem perde tempo em fazer uma pesquisa: escreve-o diretamente ou tem-no como favorito.
O mesmo é dizer que é a sua empresa é top of mind. Se estiver interessado em saber como lá chegar, nós estamos aqui.