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Tráfego de Referência

O tráfego de referência é aquele que leva utilizadores ao seu website através de… adivinhou: uma referência! Imagine que está à procura de uma empresa que o ajude no seu negócio, na área do Marketing Digital.

Vai procurar alguém de confiança, que tenha conhecimento de causa ou seja uma autoridade na matéria e pede-lhe uma referência. No digital, o mais certo é essa referência vir em forma de link:

“Conheces especialistas em marketing digital?” “Conheço. www.bluesoft.pt

Na prática, o tráfego de referência é um pouco isto mas com uma grande diferença: quem refere o seu website não é apenas alguém da sua confiança, deve ser mesmo uma autoridade na matéria.

Essa autoridade é definida pelos próprios consumidores, através de cliques e partilhas de links. Mas já lá vamos. Antes disso...
 

 

O que é o Tráfego de Referência?

O tráfego de referência é o que acontece quando um utilizador vai de um site para outro através de um link. Ou seja, o primeiro referenciou o segundo. 

Dá-se assim origem ao tráfego de referência quando um utilizador, porque estava a navegar no primeiro, acedeu ao seu website por essa via.

Se pensar no consumer journey – ou jornada do consumidor -, este utilizador não estava exatamente à procura do seu website.

Está numa fase onde reúne informação sobre um determinado produto ou serviço. Estava a fazer uma pesquisa geral e como estava a ler sobre o assunto, deu com o seu website. O tráfego de referência levou até si um potencial cliente.

Como vê, esta não é uma questão de somenos. O tráfego de referência deve ser incluído no momento de criar a sua própria estratégia de Marketing Digital.

 

Qual a importância do tráfego de referência?

Uma boa estratégia de marketing digital deve levar em conta todos os potenciais pontos de contacto de um consumidor. O tráfego de referência é apenas um desses pontos.

Ou seja, esta estratégia deve ser mais ampla do que uma estratégia de SEO para a colocação de um website no topo das páginas de pesquisa do Google, por exemplo; ou do que uma excelente estratégia de conteúdos focada na experiência do utilizador.

Além disso, o tráfego de referência é importante para poder avaliar a qualidade do conteúdo que está a criar.

Seja uma pessoa ou uma outra empresa, a verdade é que tanto uma como outra só vão utilizar nos textos um link para o seu website se o seu conteúdo for de qualidade e capaz de oferecer algum tipo de valor a quem o venha a ler.

Caso contrário, perdem os dois. O primeiro porque está a partilhar links sem valor para o utilizador; o segundo, porque inevitavelmente comprova a falta de qualidade, acabando assim por perder um potencial cliente.

O tráfego de referência acaba por ser uma excelente métrica de avaliação dos conteúdos que o seu website apresenta aos seus clientes e mesmo para quem o quer referenciar como uma autoridade numa determinada matéria.

 

Como aumentar o Tráfego de Referência?

Normalmente, quando falamos em gerar tráfego para o nosso website, pensamos em SEO, o nosso querido Search Engine Optimization.  No entanto, existem outras práticas que pode seguir para dar origem ao tráfego por referência – e com resultados mais rápidos.

Pense nestas dicas para o tráfego de referência como um complemento à sua estratégia de SEO e Marketing Digital. 

 

Dica nº1: Saiba o que se passa à sua volta

Quando analisar os resultados dos relatórios do Google Analytics, observe com atenção os sites que o estão a referenciar, ou seja a origem do tráfego de referência. 

Depois confirme que essas referências estão a levar os utilizadores para as páginas certas e não apenas para a sua homepage, por exemplo.

Entre em contacto com essas empresas ou pessoas e peça uma correção. Desta forma, não só aumenta a sua rede de contactos (e quem sabe de clientes), como garante que os utilizadores são reencaminhados para os conteúdos certos.

Já agora, aproveite e autoconvide-se.

 

Dica nº2: Autoconvide-se

O mais certo é que o site que o está a referenciar faça parte da sua área de atuação. Pois bem, se calhar até têm um blogue. Porque não escrever um artigo de autor, nesse mesmo blogue? 

O que é preciso para que isso aconteça? Investigue e depois faça uma pesquisa por outros blogues respeitados na indústria e procure saber como pode lá aparecer enquanto autor convidado.

Se considerar que os blogues “morreram”, desengane-se. Estão a voltar em força e a serem muito utilizados em estratégias de marketing digital. Talvez esteja na altura de criar o seu? Fale connosco.

 

Dica nº3: Faça parte da comunidade

Quando fizer a pesquisa pelos sites ou pelos blogues mais importantes da sua indústria, vai encontrar uns quantos. Nesses, comece a pensar em como fazer parte da comunidade. Estamos sempre a aprender uns com os outros.

Fazer parte de grupos de discussão ou de uma conversa em comentários não só vai permitir criar links para o seu próprio website, como vai poder também ter acesso a diferentes opiniões sobre a sua própria área de negócio que podem dar origem a novas ideias.

Mas faça-o também no seu próprio blogue, convidando outras pessoas a participarem na discussão. Vai criar interação e confiança com o seu público-alvo e dar-lhes ainda mais motivos para aderirem aos seus produtos e serviços.

Não é necessário que o faça em todos. Uma escolha estratégia dos utilizadores e dos comentários é meio caminho andado. Aproveite e aplique esta dica também às suas redes sociais.

 

Dica nº4: Faça parte da sua rua

O digital é um mundo por si só, mas é importante lembrarmos que é apenas uma parte do total. Na sua rua, na sua localização, na sua cidade, onde estiver: associe-se a outras empresas ou eventos.

O investimento, por vezes, pode ser mínimo e os ganhos imensos. Patrocine uns, participe noutros. No fundo, levamos para o físico o que se passa com o tráfego de referência no digital.

É certo que, em termos de monitorização, a origem do tráfego poderá até ser outra (mas lembre-se que normalmente existem notícias sobre esses eventos e esta é mais uma forma de o seu link aparecer em websites de referência) mas não podíamos deixar de a mencionar.

O objetivo máximo é mesmo transformá-lo numa referência e num expert na sua área de atuação. Vai ser necessário persistir e insistir... e uma estratégia de conteúdos é essencial.

Se você tratar da segunda, nós garantimos que tratamos da primeira. É um cenário win-win. Vamos gerar referências?

Éramos uns neófitos a lançar uma empresa quando escolhemos a Bluesoft para o website mas deram-nos muito mais, todo o apoio que precisávamos 24 sobre 24 com grande qualidade e paciência. O Pedro é uma pessoa de grande conhecimento e muito especial e toda a equipa muito dedicada e profissional. A Bluesoft passou de fornecedor a parceiro e de parceiro a uma parte de nos. Recomendo a empresa com todo o vigor.

Joao Pena

Aumentei a minha visibilidade online com os serviços de SEO da Bluesoft. Resultados comprovados, estratégias personalizadas e atendimento excepcional. Verdadeiramente transformador.

Ricardo Ferreira

A bluesoft é um parceiro ideal, sempre disponíveis e prontos para ajudar. É um conforto saber que podemos sempre contar com o Pedro. Fazem um trabalho de excelência.

Patricia Amaral

Empresa de confiança. Trabalho de qualidade, e realmente obtêm-se resultados a muito curto prazo!

Inês Almeida

Extremamente profissionais e sempre prontos a ajudar! Obrigado!

Joao Gonçalves

Um equipa altamente profissional e disponível para concretizar os desejos que tinha para o novo website da TotalMobility. Todo o processo decorreu de forma fluída, dentro dos prazos previamente estabelecidos e o resultado final foi incrível. Recomendo a Bluesoft sem qualquer reserva! Obrigado!

Alberto Fernandes

Equipa fantástica e recomenda-se!

Pedro Caramez

A qualidade e o empenho como procuram as melhores soluções para cada tema, associada a uma grande preocupação estética, são alguns dos muitos aspectos relevantes que distinguem a Bluesoft como uma empresa de referência no marketing digital

Alda Fernandes

Recomendamos a Bluesoft a 100%. O nosso site da Quirolife foi feito por eles e não poderíamos estar mais satisfeitos, eles são bastante profissionais e entendidos da área. Sempre nos responderam com prontidão, estiveram presentes, fizeram um bom trabalho no site, deram-nos as diretrizes certas e sempre esclareceram as nossas dúvidas. Não poderíamos ter pedido melhor. Muito obrigada é muito sucesso!

Sandra Nogueira

Ótima equipa, sempre prestável. Empresa de excelência ao nível de conteúdos otimizados com SEO, prestando um serviço personalizado capaz de potenciar qualquer tipo de negócio no meio digital. Recomendo vivamente os serviços da Bluesoft.

Tomás Ramos

Desde o primeiro contacto com o intuito de melhorar o marketing digital dos meus sites foram prestáveis e eficientes. Passei em poucos meses de um contacto ou dois trimestrais via site para um contacto semanal, provavelmente devido aos resultados que obtenho em pesquisas no google, graças a melhoria de SEO dos sites. Recomendo!

Pau Storch

Verdadeiros especialistas em marketing digital, aliando conhecimento técnico ao negócio e objetivos das empresas, com grande foco no cliente e nos seus comportamentos, o que é fundamental para obtenção de resultados. Grande disponibilidade e uma equipa excelente!

Pedro Carrolo

A Bluesoft é um parceiro que com o seu conhecimento ao nível da optimização dos motores de pesquisa, investimento em Keywords relevantes e Marketing de conteúdos adaptados está ajudar a Lusosem a crescer como marca de referência on line no sector em que actua. Através de decisões mais planeadas na construção de planos de acção adaptados, de uma estratégia de Marketing Digital à medida e de uma comunicação mais directa, focada e com maior retorno na valorização das nossas soluções e da Marca LUSOSEM.

filipa setas

Cheguei à Bluesoft através de recomendações, casos de sucesso de amigos próximos. Foi sem dúvida o melhor investimento que fiz para o meu negócio. O meu website ainda está em desenvolvimento e já estou a ter um retorno bastante positivo (incrível). Para além disso, tem sido uma aprendizagem constante, sobre como criar os meus conteúdos, o estudo de keywords, o SEO, o web design, o branding, tudo! No meu caso, mais do que um website, a Bluesoft deu-me uma espécie de rede de segurança, pois com um trabalho tão bem feito tenho sempre a sensação de que "isto só pode correr bem" :)

Mafalda Ramos

A Bluesoft tem sido um parceiro da Llorente & Cuenca no desenvolvimento de projectos de comunicação na área digital complementando as nossas competências permitindo criar projectos onde os conteúdos e a tecnologia criam os melhores resultados para os nossos clientes.

Tiago Vidal

A Bluesoft é parceira de longa data. Merece toda a nossa confiança, pela sua visão do negócio digital, a competência da equipa que a compõe e o espírito empreendedor. Sabe para onde quer ir e quem levar consigo. Tudo com muito foco e uma honestidade e rigor inquestionáveis. Não aceita todos os projetos, porque acredita que onde faz a diferença é nos clientes que reconhecem a importância do Marketing Digital no crescimento do seu negócio . É esse o rumo que segue de forma persistente e resiliente. E os resultados estão à vista. A equipa cresceu e a carteira de (bons) clientes também. Uma empresa de Marketing Digital que dá cartas. A manter debaixo de olho.

Laura Lopes

Profissionais de referência na área web, prontos para qualquer desafio!

Sidney Veiga

A Bluesoft é um parceiro estratégico com quem temos desenvolvido muitos projetos de sucesso e a quem recorremos sempre que se trata de construir presença e reputação digital para as nossas marcas e para aquelas que trabalhamos. Uma equipa 5 estrelas, grande profissionalismo, foco e dedicação. Recomendo!

Teresa Lopes

A Bluesoft mostrou ser uma empresa de Marketing Digital muito importante para qualquer empresa que possa desejar uma maior facturação. Fazem sites muito bonitos e optimizados para SEO.

Pedro Figueiredo

A Bluesoft é a nossa parceira por excelência na área do marketing digital. Uma equipa muito focada, pro-ativa e profissional que procura os melhores resultados para os seus clientes. E consegue!

Patrícia Conde

Como empresa de marketing digital e SEO, a Bluesoft tem uma atitude sempre proactiva e bem enquadrada estrategicamente, tornando-se um verdadeiro parceiro empenhado no crescimento da nossa empresa e não apenas um mero prestador de serviços.

Cláudia Vasconcelos

Foi uma experiência para nós excelente. Começámos a estar muito melhor posicionados no google. E cumpriram prazos!

David Calem Ferreira

A Bluesoft é uma empresa de referência na área do marketing digital e SEO. Muitíssimo profissionais, orientam toda a sua estratégia, de modo a que, os seus clientes obtenham sempre os melhores resultados. Indispensável para empresas que pretendem ter uma forte presença na WEB.

Carla Alexandra Cruz

Excelentes profissionais e equipa. Como empresa de marketing digital e seo, trabalham para os seus clientes com o maior empenho e dedicação. Uma empresa líder em Portugal. Bastante inovadora

Beatriz Saraiva Miranda

Começar a trabalhar com a BlueSoft, para liderar um projeto de marketing digital para o nosso cliente era à partida sinónimo de sucesso do projeto. No fim não só o sucesso superou o espectável como de igual modo foi elevado o nível de satisfação do nosso cliente. O grau de satisfação final obriga-nos a recomendar a BlueSoft como um seu parceiro de negócios da área digital.

Linkcom SA

Profissionalismo, dedicação e forte acompanhamento. Foi uma ótima escolha para melhoria da empresa que giro no que refere ao Marketing Digital e SEO! Recomendo!

João Simões

Como empresa de marketing digital e SEO, contribuiu fortemente para que os objetivos definidos na estratégia fossem atingidos!

Rui Bastos

A Bluesoft é a empresa que faz a diferença no marketing digital porque está centrada no cliente e empenhada no sucesso das estratégias que define e implementa. Entusiasma-nos pelo seu conhecimento sempre atualizado e disruptivo. Desafia-nos pelos objetivos ambiciosos e aliciantes que devem mover qualquer gestor. E o sucesso alcançado só reforça a relação de confiança que nos une. A Bluesoft trouxe a nossa marca para a nova era digital!

Susana Barros

Excelentes profissionais para quem deseja ter uma real presença na web.

Tiago Santos

Vamos trabalhar juntos? Vamos trabalhar juntos?
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