en
eye-open-cutted eye-closed-cutted
Google Search Console

Seja bem-vindo à Google Search Console – a sua própria sala de controlo.

É a partir daqui que vai poder analisar, coordenar e monitorizar alguns dos conteúdos mais importantes do seu website: aqueles que aumentam a sua visibilidade e posicionamento nas pesquisas na página de resultados do Google – as SERP.

O Google Search Console é uma das ferramentas mais poderosas do Google que se encontra à sua disposição, para o dia a dia da gestão e monitorização dos conteúdos da sua empresa. 

Há duas vantagens do Google Search Console que merecem ser referidas, desde logo:

  • É uma ferramenta subestimada, muitas vezes substituída pelo Google Analytics.
  • É uma ferramenta muito flexível: preciosa tanto para iniciantes, como para especialistas.

Ao longo deste artigo, vamos explicar o porquê de incluir o Google Search Console na sua estratégia de marketing digital.

 

O que é o Google Search Console?

O Google Search Console é uma plataforma criada pela Google que ajuda os gestores de websites a monitorizarem o posicionamento e a visibilidade das suas páginas, nas SERP.

Ou seja, esta é com a Google Search Console que percebe exatamente quais são os conteúdos do seu website que estão a chamar mais a atenção dos seus utilizadores ou consumidores e porquê. 

Mais do que isso, é com a Google Search Console que obtém uma visão geral (e até comparativa, se assim o desejar) de indicadores importantes, tais como o número de impressões ou o CTR (Click-through-rate) de um determinado URL.

Com o Google Search Console, vai poder analisar o que está a funcionar melhor ou pior e tomar decisões que informem a sua estratégia de marketing digital, como um todo. 

Mas a Google Search Console já foi também conhecida por outro nome: o Webmaster Tools. Esta era uma denominação mais direta do seu propósito. Literalmente: ferramentas para utilização de um webmaster.

A mudança ocorreu porque a empresa queria passar uma mensagem de que a Google Search Console era igualmente adequada para outro tipo de utilizadores, além dos profissionais ou dos “mestres” da web. Até certo ponto, isso é uma realidade. 

Qualquer pessoa pode (e deve, talvez) utilizá-la para aumentar o tráfego para o seu website. Aliás, a própria Google disponibiliza formações básicas para os iniciantes e os utilizadores menos experientes.

No entanto, o que acontece é um pouco como a carta de condução: quem a tem, sabe guiar – mas depois existem os condutores que acabaram de tirar a carta, os condutores com alguma experiência na bagagem e os condutores de fórmula um. Todos guiam, na verdade, mas o nível de execução é diferente, certo?

 

Para que serve o Google Search Console?

Muito, muito resumidamente, o Google Search Console serve para responder a uma pergunta: O que devo fazer para aumentar o tráfego para o meu website?

Com a Google Search Console, vai ter acesso a ferramentas de análise dedicadas (URL’s específicos; tag titles; meta tags; meta descriptions; etc.), com informações importantes acerca dos seus efeitos na visibilidade e posicionamento geral do seu website. E esta é apenas uma das possibilidades desta “consola de controlo”. 

Outra opção, por exemplo, é a visualização das palavras-chave que mais atraem os utilizadores até ao seu website, ou os relatórios disponibilizados, a partir dos quais podemos obter uma visão geral do que realmente funciona ou do que é necessário alterar.

Mas uma das nossas opções favoritas é mesmo o alerta de email. É simples e eficaz: quando preenchemos os campos com toda a informação necessária, começamos literalmente a colaborar com a Google Search Console. 

Na eventualidade de existir um problema, o mesmo é identificado e recebe uma notificação sobre o assunto, esteja onde estiver. Resolvido, volta-se a informar a Google Search Console de que o problema foi corrigido e o processo repete-se.

Mas há também um outro aspeto fundamental: os dispositivos móveis.

Algumas das opções do Google Search Console permitem a realização de análises ao seu website, quando o acesso é feito a partir de um qualquer dispositivo móvel. 

Isto vai ajudá-lo a perceber melhor o seu nível de performance nestes ambientes digitais mais específicos, numa altura em que o telemóvel é um dos dispositivos cada vez mais utilizados pelas pessoas.

Chegados aqui, talvez seja altura de passarmos à pergunta principal.

 

Como usar a Google Search Console?

Como em quase todas as ferramentas do universo da Google, o primeiro passo implica a utilização de uma conta gmail.

Em seguida, vá até à página do Google Search Console, crie a sua conta e coloque o URL do website que deseja monitorizar. Siga as instruções de verificação e confirmação e…já está!

A partir deste momento, passa a ter acesso a todas as funcionalidades do Google Search Console, incluindo as ferramentas de análise e o envio de relatórios específicos acerca de eventuais problemas que possam estar a afetar o seu posicionamento nas SERP e, por isso, no seu tráfego, em geral.

Comece por explorar os campos de análise que tem à sua disposição e a retirar conclusões acerca dos mesmos. Existe um sem-número de manuais espalhados pela internet que dão uma ajuda na compreensão de tudo o que é possível fazer com as capacidades da Google Search Console.

Como vimos, esta é uma ferramenta adequada tanto a iniciantes como aos profissionais mais experientes, como é o cado da Bluesoft

Se a considerar muito complexa ou contendo demasiada informação, fale connosco. Na Bluesoft, encontra uma equipa de verdadeiros especialistas na matéria.

Mas… e se tudo o resto falhar?  Então o mais certo é o problema encontrar-se ora no conteúdo apresentado, ora na sua estratégia digital, como um todo. Num ou noutro caso, também estamos aqui para lhe dar uma ajuda.

Éramos uns neófitos a lançar uma empresa quando escolhemos a Bluesoft para o website mas deram-nos muito mais, todo o apoio que precisávamos 24 sobre 24 com grande qualidade e paciência. O Pedro é uma pessoa de grande conhecimento e muito especial e toda a equipa muito dedicada e profissional. A Bluesoft passou de fornecedor a parceiro e de parceiro a uma parte de nos. Recomendo a empresa com todo o vigor.

Joao Pena

Aumentei a minha visibilidade online com os serviços de SEO da Bluesoft. Resultados comprovados, estratégias personalizadas e atendimento excepcional. Verdadeiramente transformador.

Ricardo Ferreira

A bluesoft é um parceiro ideal, sempre disponíveis e prontos para ajudar. É um conforto saber que podemos sempre contar com o Pedro. Fazem um trabalho de excelência.

Patricia Amaral

Empresa de confiança. Trabalho de qualidade, e realmente obtêm-se resultados a muito curto prazo!

Inês Almeida

Extremamente profissionais e sempre prontos a ajudar! Obrigado!

Joao Gonçalves

Um equipa altamente profissional e disponível para concretizar os desejos que tinha para o novo website da TotalMobility. Todo o processo decorreu de forma fluída, dentro dos prazos previamente estabelecidos e o resultado final foi incrível. Recomendo a Bluesoft sem qualquer reserva! Obrigado!

Alberto Fernandes

Equipa fantástica e recomenda-se!

Pedro Caramez

A qualidade e o empenho como procuram as melhores soluções para cada tema, associada a uma grande preocupação estética, são alguns dos muitos aspectos relevantes que distinguem a Bluesoft como uma empresa de referência no marketing digital

Alda Fernandes

Recomendamos a Bluesoft a 100%. O nosso site da Quirolife foi feito por eles e não poderíamos estar mais satisfeitos, eles são bastante profissionais e entendidos da área. Sempre nos responderam com prontidão, estiveram presentes, fizeram um bom trabalho no site, deram-nos as diretrizes certas e sempre esclareceram as nossas dúvidas. Não poderíamos ter pedido melhor. Muito obrigada é muito sucesso!

Sandra Nogueira

Ótima equipa, sempre prestável. Empresa de excelência ao nível de conteúdos otimizados com SEO, prestando um serviço personalizado capaz de potenciar qualquer tipo de negócio no meio digital. Recomendo vivamente os serviços da Bluesoft.

Tomás Ramos

Desde o primeiro contacto com o intuito de melhorar o marketing digital dos meus sites foram prestáveis e eficientes. Passei em poucos meses de um contacto ou dois trimestrais via site para um contacto semanal, provavelmente devido aos resultados que obtenho em pesquisas no google, graças a melhoria de SEO dos sites. Recomendo!

Pau Storch

Verdadeiros especialistas em marketing digital, aliando conhecimento técnico ao negócio e objetivos das empresas, com grande foco no cliente e nos seus comportamentos, o que é fundamental para obtenção de resultados. Grande disponibilidade e uma equipa excelente!

Pedro Carrolo

A Bluesoft é um parceiro que com o seu conhecimento ao nível da optimização dos motores de pesquisa, investimento em Keywords relevantes e Marketing de conteúdos adaptados está ajudar a Lusosem a crescer como marca de referência on line no sector em que actua. Através de decisões mais planeadas na construção de planos de acção adaptados, de uma estratégia de Marketing Digital à medida e de uma comunicação mais directa, focada e com maior retorno na valorização das nossas soluções e da Marca LUSOSEM.

filipa setas

Cheguei à Bluesoft através de recomendações, casos de sucesso de amigos próximos. Foi sem dúvida o melhor investimento que fiz para o meu negócio. O meu website ainda está em desenvolvimento e já estou a ter um retorno bastante positivo (incrível). Para além disso, tem sido uma aprendizagem constante, sobre como criar os meus conteúdos, o estudo de keywords, o SEO, o web design, o branding, tudo! No meu caso, mais do que um website, a Bluesoft deu-me uma espécie de rede de segurança, pois com um trabalho tão bem feito tenho sempre a sensação de que "isto só pode correr bem" :)

Mafalda Ramos

A Bluesoft tem sido um parceiro da Llorente & Cuenca no desenvolvimento de projectos de comunicação na área digital complementando as nossas competências permitindo criar projectos onde os conteúdos e a tecnologia criam os melhores resultados para os nossos clientes.

Tiago Vidal

A Bluesoft é parceira de longa data. Merece toda a nossa confiança, pela sua visão do negócio digital, a competência da equipa que a compõe e o espírito empreendedor. Sabe para onde quer ir e quem levar consigo. Tudo com muito foco e uma honestidade e rigor inquestionáveis. Não aceita todos os projetos, porque acredita que onde faz a diferença é nos clientes que reconhecem a importância do Marketing Digital no crescimento do seu negócio . É esse o rumo que segue de forma persistente e resiliente. E os resultados estão à vista. A equipa cresceu e a carteira de (bons) clientes também. Uma empresa de Marketing Digital que dá cartas. A manter debaixo de olho.

Laura Lopes

Profissionais de referência na área web, prontos para qualquer desafio!

Sidney Veiga

A Bluesoft é um parceiro estratégico com quem temos desenvolvido muitos projetos de sucesso e a quem recorremos sempre que se trata de construir presença e reputação digital para as nossas marcas e para aquelas que trabalhamos. Uma equipa 5 estrelas, grande profissionalismo, foco e dedicação. Recomendo!

Teresa Lopes

A Bluesoft mostrou ser uma empresa de Marketing Digital muito importante para qualquer empresa que possa desejar uma maior facturação. Fazem sites muito bonitos e optimizados para SEO.

Pedro Figueiredo

A Bluesoft é a nossa parceira por excelência na área do marketing digital. Uma equipa muito focada, pro-ativa e profissional que procura os melhores resultados para os seus clientes. E consegue!

Patrícia Conde

Como empresa de marketing digital e SEO, a Bluesoft tem uma atitude sempre proactiva e bem enquadrada estrategicamente, tornando-se um verdadeiro parceiro empenhado no crescimento da nossa empresa e não apenas um mero prestador de serviços.

Cláudia Vasconcelos

Foi uma experiência para nós excelente. Começámos a estar muito melhor posicionados no google. E cumpriram prazos!

David Calem Ferreira

A Bluesoft é uma empresa de referência na área do marketing digital e SEO. Muitíssimo profissionais, orientam toda a sua estratégia, de modo a que, os seus clientes obtenham sempre os melhores resultados. Indispensável para empresas que pretendem ter uma forte presença na WEB.

Carla Alexandra Cruz

Excelentes profissionais e equipa. Como empresa de marketing digital e seo, trabalham para os seus clientes com o maior empenho e dedicação. Uma empresa líder em Portugal. Bastante inovadora

Beatriz Saraiva Miranda

Começar a trabalhar com a BlueSoft, para liderar um projeto de marketing digital para o nosso cliente era à partida sinónimo de sucesso do projeto. No fim não só o sucesso superou o espectável como de igual modo foi elevado o nível de satisfação do nosso cliente. O grau de satisfação final obriga-nos a recomendar a BlueSoft como um seu parceiro de negócios da área digital.

Linkcom SA

Profissionalismo, dedicação e forte acompanhamento. Foi uma ótima escolha para melhoria da empresa que giro no que refere ao Marketing Digital e SEO! Recomendo!

João Simões

Como empresa de marketing digital e SEO, contribuiu fortemente para que os objetivos definidos na estratégia fossem atingidos!

Rui Bastos

A Bluesoft é a empresa que faz a diferença no marketing digital porque está centrada no cliente e empenhada no sucesso das estratégias que define e implementa. Entusiasma-nos pelo seu conhecimento sempre atualizado e disruptivo. Desafia-nos pelos objetivos ambiciosos e aliciantes que devem mover qualquer gestor. E o sucesso alcançado só reforça a relação de confiança que nos une. A Bluesoft trouxe a nossa marca para a nova era digital!

Susana Barros

Excelentes profissionais para quem deseja ter uma real presença na web.

Tiago Santos

Vamos trabalhar juntos? Vamos trabalhar juntos?
Receba a nossa Newsletter