Seja bem-vindo à Google Search Console – a sua própria sala de controlo.
É a partir daqui que vai poder analisar, coordenar e monitorizar alguns dos conteúdos mais importantes do seu website: aqueles que aumentam a sua visibilidade e posicionamento nas pesquisas na página de resultados do Google – as SERP.
O Google Search Console é uma das ferramentas mais poderosas do Google que se encontra à sua disposição, para o dia a dia da gestão e monitorização dos conteúdos da sua empresa.
Há duas vantagens do Google Search Console que merecem ser referidas, desde logo:
Ao longo deste artigo, vamos explicar o porquê de incluir o Google Search Console na sua estratégia de marketing digital.
O Google Search Console é uma plataforma criada pela Google que ajuda os gestores de websites a monitorizarem o posicionamento e a visibilidade das suas páginas, nas SERP.
Ou seja, esta é com a Google Search Console que percebe exatamente quais são os conteúdos do seu website que estão a chamar mais a atenção dos seus utilizadores ou consumidores e porquê.
Mais do que isso, é com a Google Search Console que obtém uma visão geral (e até comparativa, se assim o desejar) de indicadores importantes, tais como o número de impressões ou o CTR (Click-through-rate) de um determinado URL.
Com o Google Search Console, vai poder analisar o que está a funcionar melhor ou pior e tomar decisões que informem a sua estratégia de marketing digital, como um todo.
Mas a Google Search Console já foi também conhecida por outro nome: o Webmaster Tools. Esta era uma denominação mais direta do seu propósito. Literalmente: ferramentas para utilização de um webmaster.
A mudança ocorreu porque a empresa queria passar uma mensagem de que a Google Search Console era igualmente adequada para outro tipo de utilizadores, além dos profissionais ou dos “mestres” da web. Até certo ponto, isso é uma realidade.
Qualquer pessoa pode (e deve, talvez) utilizá-la para aumentar o tráfego para o seu website. Aliás, a própria Google disponibiliza formações básicas para os iniciantes e os utilizadores menos experientes.
No entanto, o que acontece é um pouco como a carta de condução: quem a tem, sabe guiar – mas depois existem os condutores que acabaram de tirar a carta, os condutores com alguma experiência na bagagem e os condutores de fórmula um. Todos guiam, na verdade, mas o nível de execução é diferente, certo?
Muito, muito resumidamente, o Google Search Console serve para responder a uma pergunta: O que devo fazer para aumentar o tráfego para o meu website?
Com a Google Search Console, vai ter acesso a ferramentas de análise dedicadas (URL’s específicos; tag titles; meta tags; meta descriptions; etc.), com informações importantes acerca dos seus efeitos na visibilidade e posicionamento geral do seu website. E esta é apenas uma das possibilidades desta “consola de controlo”.
Outra opção, por exemplo, é a visualização das palavras-chave que mais atraem os utilizadores até ao seu website, ou os relatórios disponibilizados, a partir dos quais podemos obter uma visão geral do que realmente funciona ou do que é necessário alterar.
Mas uma das nossas opções favoritas é mesmo o alerta de email. É simples e eficaz: quando preenchemos os campos com toda a informação necessária, começamos literalmente a colaborar com a Google Search Console.
Na eventualidade de existir um problema, o mesmo é identificado e recebe uma notificação sobre o assunto, esteja onde estiver. Resolvido, volta-se a informar a Google Search Console de que o problema foi corrigido e o processo repete-se.
Mas há também um outro aspeto fundamental: os dispositivos móveis.
Algumas das opções do Google Search Console permitem a realização de análises ao seu website, quando o acesso é feito a partir de um qualquer dispositivo móvel.
Isto vai ajudá-lo a perceber melhor o seu nível de performance nestes ambientes digitais mais específicos, numa altura em que o telemóvel é um dos dispositivos cada vez mais utilizados pelas pessoas.
Chegados aqui, talvez seja altura de passarmos à pergunta principal.
Como em quase todas as ferramentas do universo da Google, o primeiro passo implica a utilização de uma conta gmail.
Em seguida, vá até à página do Google Search Console, crie a sua conta e coloque o URL do website que deseja monitorizar. Siga as instruções de verificação e confirmação e…já está!
A partir deste momento, passa a ter acesso a todas as funcionalidades do Google Search Console, incluindo as ferramentas de análise e o envio de relatórios específicos acerca de eventuais problemas que possam estar a afetar o seu posicionamento nas SERP e, por isso, no seu tráfego, em geral.
Comece por explorar os campos de análise que tem à sua disposição e a retirar conclusões acerca dos mesmos. Existe um sem-número de manuais espalhados pela internet que dão uma ajuda na compreensão de tudo o que é possível fazer com as capacidades da Google Search Console.
Como vimos, esta é uma ferramenta adequada tanto a iniciantes como aos profissionais mais experientes, como é o cado da Bluesoft.
Se a considerar muito complexa ou contendo demasiada informação, fale connosco. Na Bluesoft, encontra uma equipa de verdadeiros especialistas na matéria.
Mas… e se tudo o resto falhar? Então o mais certo é o problema encontrar-se ora no conteúdo apresentado, ora na sua estratégia digital, como um todo. Num ou noutro caso, também estamos aqui para lhe dar uma ajuda.