A indexação de sites é a forma como dizemos aos motores de pesquisa do que é que os nossos conteúdos falam exatamente.
Imagine que o novo website da sua empresa acabou de ser criado. Os conteúdos foram criados com base numa estratégia digital informada. Os textos e as imagens estão otimizados para SEO. O design teve em conta fatores essenciais como o user experience e tudo foi desenvolvido para ser web responsive.
Está tudo pronto. Um cenário idílico, certo? Mas falta um último check na sua lista de to-do’s: a indexação de sites.
Para que este novo website chegue ao topo das páginas de resultados – as SERP – os seus conteúdos precisam de ser analisados, categorizados e indexados pelos motores de pesquisa como o da Google. É a este processo que chamamos indexação de sites.
É através desta indexação de sites que os utilizadores chegam até si, depois de pesquisarem pelas determinadas palavras-chave que utilizou para a criação da estratégia de SEO.
É neste processo que o seu tráfego orgânico aumenta e, por isso, se aumentam os seus resultados.
Neste artigo, vamos explicar como tudo é feito, bem como partilhamos as vantagens e a importância da indexação de sites enquanto processo fundamental para o seu sucesso digital.
Mas antes de passarmos ao “como funciona”, vejamos o que é exatamente a indexação de sites.
A indexação de sites é o processo pelo qual os motores de pesquisa criam um índice de todos os endereços web.
Leu bem: de todos os endereços web. Como deve imaginar, esta é uma tarefa hercúlea, apenas possível graças ao poder da automatização e dos algoritmos, como o algoritmo do Google. Mas já lá vamos.
Nesta lista, são catalogados todos os assuntos e todos os temas aos quais cada website se dedica. É também por isso que a utilização de palavras-chave é fundamental para o sucesso dos seus negócios.
Para que os utilizadores se sintam satisfeitos com as informações – as respostas – dadas pelo motor de pesquisa às questões que colocam, é necessário que os resultados apresentados estejam de acordo com as pesquisas feitas.
Para que isso assim seja e para que um utilizador que pesquise por “Marketing Digital” não dê de caras com um website que venda bicicletas, tem lugar o processo de indexação de sites por parte dos motores de pesquisa.
Opor outras palavras, os motores de pesquisa como o motor de pesquisa da Google precisa de analisar os seus conteúdos um a um e associá-los às suas palavras-chave de negócio.
Em seguida, essas palavras-chave são categorizadas e indexadas de acordo. Depois, quando um utilizador, em qualquer parte do mundo, pesquisa por um determinado tema, os resultados que lhe são mostrados têm por base os resultados criados pela indexação de sites.
Dissemos que isso só é possível graças aos algoritmos e à automatização. Estes algoritmos têm um nome: web crawlers. É graças a eles que a indexação de sites funciona.
Quando abordamos a forma como funciona a indexação de sites, depressa se mencionam os web crawlers. Este é o nome dado aos algoritmos que rastreiam toda a web, analisando e catalogando toda a informação disponibilizada pelos websites.
Todos os motores de pesquisa os utilizam, mas aos web crawlers da Google damos o nome mais amigável de “Googlebots”.
Os Googlebots procuram por novos websites, mas também por alterações que possam existir em websites já online ou até por páginas que tenham sido desativadas, entretanto.
O seu objetivo é não só criar um índice de informação relevante para o utilizador, mas também mantê-lo o mais atualizado possível. Para isso, os Googlebots rastreiam a web, em busca de três ficheiros essenciais: o ficheiro sitemap, o ficheiro robots.txt e as meta tags.
De modo a facilitar ou a acelerar o processo de indexação de sites, estas informações podem ser fornecidas diretamente à Google: a própria empresa explica também o modo como isso pode ser feito, de forma transparente e gratuita.
Se a indexação de sites é o que permite ao seu website estar devidamente catalogado no índice da Google, então o mesmo é dizer que a indexação de sites é o que permite aos utilizadores de todo o mundo encontrar a sua empresa no motor de pesquisa da Google.
Logo por aqui se entende a importância da indexação de sites: fundamental. Aparecer nas primeiras páginas de resultados é essencial para o sucesso de qualquer estratégia digital.
Ter um website sem o ter devidamente identificado é como ter um projeto “cinco estrelas” guardado na gaveta. Investiu tempo e dinheiro em algo a que ninguém tem nem terá acesso.
É aqui que entra também o SEO. Sem uma correta indexação de sites, não há o que otimizar.
Idealmente, o SEO deve estar presente no início de qualquer estratégia digital (até porque é por aqui que identificamos e produzimos conteúdos com palavras-chave relevantes para o seu negócio), mas a verdade é que o posicionamento da sua empresa só torna verdadeiramente possível após o processo de indexação de sites.
Só assim se chega ao topo das SERP e se começam a recolher as vantagens da indexação de sites.
Há duas vantagens da indexação de sites que se sobrepõem sobre tudo o resto: melhor posicionamento digital e maior tráfego orgânico qualificado.
Ao criar conteúdos com base nas melhores práticas de indexação de sites, está a trabalhar desde o início para atrair o seu público-alvo.
Como dissemos em cima, a indexação de sites é o modo como os motores de pesquisa categorizam os conteúdos dos websites e depois os apresentam de acordo com as pesquisas dos utilizadores.
Quantos mais conteúdos forem criados com base em técnicas de SEO, mais fácil será a sua categorização e por isso, melhor será o posicionamento digital da empresa que é identificada como sendo relevante sempre que um utilizador pesquisar por determinadas palavras-chave.
Naturalmente, isso vai atrair um maior número de utilizadores. Mas, mais do que isso, será capaz de atrair utilizadores mais qualificados, aumentando o seu tráfego orgânico como um todo, mas especialmente o número de leads.
A indexação de sites permite que mais utilizadores com um real interesse nos seus produtos ou serviços cheguem até aos seus conteúdos.
São centenas ou milhares de potenciais novos clientes e clientes fidelizados que vão inevitavelmente fazer com que os seus resultados aumentem.
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