en
eye-open-cutted eye-closed-cutted
Sitemap

Um sitemap é mesmo aquilo que parece ser: um “mapa do site”. Serve para quê? O conceito é mais fácil de entender à luz da infinitude de conteúdos, informação e websites disponíveis na internet.

Falemos em Zetabytes, só para ter uma noção aproximada. Um único Zetabyte equivale a cerca de um trilião (isso mesmo) de gigabytes. Em 2022, a melhor estimativa colocava a quantidade de informação disponível na internet nos 90 Zetabytes: são 90 000 000 000 000 Gb de informação – e sempre a aumentar.

Imagine o que seria a sua experiência na web, sem um motor de pesquisa como o da Google. Seria um pouco complicada, certo? Por onde começar?

São estes motores de pesquisa, movidos pelos seus algoritmos, que nos ajudam a colocar a ordem possível na quantidade verdadeiramente caótica de informação disponível, publicada e disponível 24 horas por dia.

Esta ordem é feita através de uma indexação de sites e é precisamente aqui que entram os sitemaps.

 

O que é um sitemap?

Um sitemap é um ficheiro muito simples que comunica o modo como a informação de um qualquer website está organizada, com praticamente todos os motores de pesquisa – Bing, Yahoo!, Google, etc.

Parte do trabalho de um especialista em SEO – Search Engine Organization – é garantir que os algoritmos destes motores de pesquisa, tal como o algoritmo do Google, têm conhecimento desta nossa organização. 

Um sitemap é essencial para o efeito. Com um ficheiro sitemap informamos o algoritmo do Google acerca das páginas mais importantes do seu website, bem como outras características consideradas importantes para o SEO.

Num sitemap podemos incluir informação como a data de publicação de um determinado conteúdo ou até as línguas alternativas em que o mesmo se encontra disponível para o utilizador, entre outras.

 

Qual a função de um sitemap?

Um sitemap cumpre duas funções em simultâneo: 

  • por um lado, ajuda o Google a “ler” de forma eficiente a informação de um website; 
  • por outro, aumenta a rapidez com que esse website é indexado e, por isso, a rapidez com que os seus conteúdos podem aparecer nas páginas de resultados dos motores de pesquisa – as SERP.

Na prática, o sitemap funciona como um índice. É o modo técnico como “dizemos” ao Google “este website trata deste tipo de assuntos e deve ser indexado de acordo”. 

No entanto, é perfeitamente possível colocar um website online sem a associação deste ficheiro. A criação e inclusão de um sitemap é apenas uma das muitas questões técnicas que beneficia – e muito – a otimização dos seus conteúdos. 

 

Tipos de sitemap

Seria de pensar que um sitemap teria apenas um tipo! De certa forma, isso acaba por ser verdade. Mas à medida em que a tecnologia se foi desenvolvendo, foram também aparecendo diferentes tipos de sitemaps, com propósitos também eles diferentes.

Embora existam outros, vale a pena mencionarmos três tipos de sitemaps. Neste caso, falamos dos formatos RSS, TXT e XML.

O formato TXT é o formato de sitemap mais simples. É literalmente um ficheiro text e é composto por uma lista de URLs das páginas mais importantes de um website. 

Já o formato RSS é um dos formatos de sitemaps mais clássicos. Lembra-se quando recebia notificações diretamente de um feed de notícias RSS? Exato. 

Este tipo de sitemaps é criado precisamente por esta característica: os utilizadores são notificados quando há uma nova publicação. Contudo, atualmente é o formato XML o formato sitemap considerado mais completo e eficiente. 

Um sitemap XML não só lista os URLs de acordo com os mais variados critérios (facilitando ainda mais a leitura dos motores de pesquisa), como também permite acrescentarmos outras informações pertinentes como o tipo de conteúdo (texto, imagem, vídeo, etc.), por exemplo. 

Naturalmente, quanto mais informações deste género dermos aos motores de pesquisa, mais eficiente é a indexação de sites e a otimização de conteúdos.

Sitemap

Como criar um sitemap?

Dada a importância de um sitemap, talvez esteja a imaginar que, na prática, a sua implementação seja complexa?

Na verdade, nem por isso. Aliás, o processo é bastante simples. A aplicação de um sitemap pode ser feita manualmente ou com o auxílio de algumas ferramentas digitais. Seja qual for o caso, o primeiro passo é sempre o mesmo.

Tudo começa com a definição dos URLs que procuramos serem indexados pelo Google. Em princípio, serão quase todos, mas existem páginas que talvez não façam tanto sentido. Será necessário indexarmos o URL de uma página de Termos e Condições, por exemplo? Talvez não.

O passo seguinte implica a definição do formato do sitemap, tendo em conta as opções disponíveis. Como vimos, o formato XML é o formato sitemap mais recomendado, hoje em dia.

Se estiver a criar um sitemap “manualmente”, pode fazê-lo num editor de texto simples, gravando depois o ficheiro numa versão XML, com a codificação UTF-8.

Neste ponto, importa dizer que a criação manual de um sitemap requer alguns conhecimentos de programação, apesar da simplicidade da tarefa. Para o efeito, todos os protocolos e definições podem ser encontrados em sitemaps.org.

Que é como quem diz: venham daí as ferramentas digitais para a criação de sitemaps! Encontram-se várias na internet. No caso de não ter acesso a um programador, esta será a opção mais acertada. 

Digna de nota é a ferramenta Screaming Frog, cuja versão gratuita permite a criação de sitemaps para websites com até 500 páginas.

Esta é uma ferramenta muito intuitiva e de utilização fácil. Em poucos cliques, recebe o seu sitemap. Mas isso pouco vale se, depois, não o comunicar ao algoritmo do Google, não é?

Esse passo tem lugar no google search console e a própria Google fornece um guia para isso mesmo no seu website oficial.

 

Benefícios de utilizar sitemaps

Se ainda está a ponderar se deve ou não utilizar um sitemap, principalmente quando nem é obrigatório, está na hora de elencarmos todos os seus benefícios.

Além da já mencionada eficiência e rapidez de análise e indexação de informação, existem outros benefícios associados à utilização de sitemaps. 

Na prática, quando fornece um sitemap à Google:

  • Faz um pedido de indexação do seu site às páginas de resultado do motor de pesquisa;
  • Informa acerca do que trata o seu website (e garante que aparece pelo tipo de pesquisas mais adequadas);

Sempre que o fizer, dá nota de todas as atualizações aos seus conteúdos. Isso significa que o seu website é “ativo” e isso é bastante importante para a sua otimização.

Se o seu website tiver centenas e centenas de páginas, a informação disponibilizada fica devidamente organizada.

Enquanto agência de SEO e marketing digital, para a Bluesoft a criação e inclusão de um sitemap é apenas um dos muitos passos que damos para otimizarmos o seu site e, por isso, para aumentarmos os seus resultados. Quer ver resultados? Fale connosco!

Éramos uns neófitos a lançar uma empresa quando escolhemos a Bluesoft para o website mas deram-nos muito mais, todo o apoio que precisávamos 24 sobre 24 com grande qualidade e paciência. O Pedro é uma pessoa de grande conhecimento e muito especial e toda a equipa muito dedicada e profissional. A Bluesoft passou de fornecedor a parceiro e de parceiro a uma parte de nos. Recomendo a empresa com todo o vigor.

Joao Pena

Aumentei a minha visibilidade online com os serviços de SEO da Bluesoft. Resultados comprovados, estratégias personalizadas e atendimento excepcional. Verdadeiramente transformador.

Ricardo Ferreira

A bluesoft é um parceiro ideal, sempre disponíveis e prontos para ajudar. É um conforto saber que podemos sempre contar com o Pedro. Fazem um trabalho de excelência.

Patricia Amaral

Empresa de confiança. Trabalho de qualidade, e realmente obtêm-se resultados a muito curto prazo!

Inês Almeida

Extremamente profissionais e sempre prontos a ajudar! Obrigado!

Joao Gonçalves

Um equipa altamente profissional e disponível para concretizar os desejos que tinha para o novo website da TotalMobility. Todo o processo decorreu de forma fluída, dentro dos prazos previamente estabelecidos e o resultado final foi incrível. Recomendo a Bluesoft sem qualquer reserva! Obrigado!

Alberto Fernandes

Equipa fantástica e recomenda-se!

Pedro Caramez

A qualidade e o empenho como procuram as melhores soluções para cada tema, associada a uma grande preocupação estética, são alguns dos muitos aspectos relevantes que distinguem a Bluesoft como uma empresa de referência no marketing digital

Alda Fernandes

Recomendamos a Bluesoft a 100%. O nosso site da Quirolife foi feito por eles e não poderíamos estar mais satisfeitos, eles são bastante profissionais e entendidos da área. Sempre nos responderam com prontidão, estiveram presentes, fizeram um bom trabalho no site, deram-nos as diretrizes certas e sempre esclareceram as nossas dúvidas. Não poderíamos ter pedido melhor. Muito obrigada é muito sucesso!

Sandra Nogueira

Ótima equipa, sempre prestável. Empresa de excelência ao nível de conteúdos otimizados com SEO, prestando um serviço personalizado capaz de potenciar qualquer tipo de negócio no meio digital. Recomendo vivamente os serviços da Bluesoft.

Tomás Ramos

Desde o primeiro contacto com o intuito de melhorar o marketing digital dos meus sites foram prestáveis e eficientes. Passei em poucos meses de um contacto ou dois trimestrais via site para um contacto semanal, provavelmente devido aos resultados que obtenho em pesquisas no google, graças a melhoria de SEO dos sites. Recomendo!

Pau Storch

Verdadeiros especialistas em marketing digital, aliando conhecimento técnico ao negócio e objetivos das empresas, com grande foco no cliente e nos seus comportamentos, o que é fundamental para obtenção de resultados. Grande disponibilidade e uma equipa excelente!

Pedro Carrolo

A Bluesoft é um parceiro que com o seu conhecimento ao nível da optimização dos motores de pesquisa, investimento em Keywords relevantes e Marketing de conteúdos adaptados está ajudar a Lusosem a crescer como marca de referência on line no sector em que actua. Através de decisões mais planeadas na construção de planos de acção adaptados, de uma estratégia de Marketing Digital à medida e de uma comunicação mais directa, focada e com maior retorno na valorização das nossas soluções e da Marca LUSOSEM.

filipa setas

Cheguei à Bluesoft através de recomendações, casos de sucesso de amigos próximos. Foi sem dúvida o melhor investimento que fiz para o meu negócio. O meu website ainda está em desenvolvimento e já estou a ter um retorno bastante positivo (incrível). Para além disso, tem sido uma aprendizagem constante, sobre como criar os meus conteúdos, o estudo de keywords, o SEO, o web design, o branding, tudo! No meu caso, mais do que um website, a Bluesoft deu-me uma espécie de rede de segurança, pois com um trabalho tão bem feito tenho sempre a sensação de que "isto só pode correr bem" :)

Mafalda Ramos

A Bluesoft tem sido um parceiro da Llorente & Cuenca no desenvolvimento de projectos de comunicação na área digital complementando as nossas competências permitindo criar projectos onde os conteúdos e a tecnologia criam os melhores resultados para os nossos clientes.

Tiago Vidal

A Bluesoft é parceira de longa data. Merece toda a nossa confiança, pela sua visão do negócio digital, a competência da equipa que a compõe e o espírito empreendedor. Sabe para onde quer ir e quem levar consigo. Tudo com muito foco e uma honestidade e rigor inquestionáveis. Não aceita todos os projetos, porque acredita que onde faz a diferença é nos clientes que reconhecem a importância do Marketing Digital no crescimento do seu negócio . É esse o rumo que segue de forma persistente e resiliente. E os resultados estão à vista. A equipa cresceu e a carteira de (bons) clientes também. Uma empresa de Marketing Digital que dá cartas. A manter debaixo de olho.

Laura Lopes

Profissionais de referência na área web, prontos para qualquer desafio!

Sidney Veiga

A Bluesoft é um parceiro estratégico com quem temos desenvolvido muitos projetos de sucesso e a quem recorremos sempre que se trata de construir presença e reputação digital para as nossas marcas e para aquelas que trabalhamos. Uma equipa 5 estrelas, grande profissionalismo, foco e dedicação. Recomendo!

Teresa Lopes

A Bluesoft mostrou ser uma empresa de Marketing Digital muito importante para qualquer empresa que possa desejar uma maior facturação. Fazem sites muito bonitos e optimizados para SEO.

Pedro Figueiredo

A Bluesoft é a nossa parceira por excelência na área do marketing digital. Uma equipa muito focada, pro-ativa e profissional que procura os melhores resultados para os seus clientes. E consegue!

Patrícia Conde

Como empresa de marketing digital e SEO, a Bluesoft tem uma atitude sempre proactiva e bem enquadrada estrategicamente, tornando-se um verdadeiro parceiro empenhado no crescimento da nossa empresa e não apenas um mero prestador de serviços.

Cláudia Vasconcelos

Foi uma experiência para nós excelente. Começámos a estar muito melhor posicionados no google. E cumpriram prazos!

David Calem Ferreira

A Bluesoft é uma empresa de referência na área do marketing digital e SEO. Muitíssimo profissionais, orientam toda a sua estratégia, de modo a que, os seus clientes obtenham sempre os melhores resultados. Indispensável para empresas que pretendem ter uma forte presença na WEB.

Carla Alexandra Cruz

Excelentes profissionais e equipa. Como empresa de marketing digital e seo, trabalham para os seus clientes com o maior empenho e dedicação. Uma empresa líder em Portugal. Bastante inovadora

Beatriz Saraiva Miranda

Começar a trabalhar com a BlueSoft, para liderar um projeto de marketing digital para o nosso cliente era à partida sinónimo de sucesso do projeto. No fim não só o sucesso superou o espectável como de igual modo foi elevado o nível de satisfação do nosso cliente. O grau de satisfação final obriga-nos a recomendar a BlueSoft como um seu parceiro de negócios da área digital.

Linkcom SA

Profissionalismo, dedicação e forte acompanhamento. Foi uma ótima escolha para melhoria da empresa que giro no que refere ao Marketing Digital e SEO! Recomendo!

João Simões

Como empresa de marketing digital e SEO, contribuiu fortemente para que os objetivos definidos na estratégia fossem atingidos!

Rui Bastos

A Bluesoft é a empresa que faz a diferença no marketing digital porque está centrada no cliente e empenhada no sucesso das estratégias que define e implementa. Entusiasma-nos pelo seu conhecimento sempre atualizado e disruptivo. Desafia-nos pelos objetivos ambiciosos e aliciantes que devem mover qualquer gestor. E o sucesso alcançado só reforça a relação de confiança que nos une. A Bluesoft trouxe a nossa marca para a nova era digital!

Susana Barros

Excelentes profissionais para quem deseja ter uma real presença na web.

Tiago Santos

Vamos trabalhar juntos? Vamos trabalhar juntos?
Receba a nossa Newsletter