O Marketing Digital não é lugar para poetas, ou pelo menos para os poetas que não entendam o uso de keywords. A poesia não vende produtos, não promove negócios, não gera interações.
Mas as keywords, essas sim geram tráfego e sucesso. Utilizar as keywords certas é meio caminho andado para que o utilizador encontre e interaja com o seu produto.
Contudo, há que saber utilizá-las da melhor forma. Explicamos-lhe tudo abaixo!
As keywords, ou palavras-chave em português, são os termos que identificam um determinado produto ou negócio. No Marketing Digital, são as keywords que permitem melhorar a visibilidade de um site nos motores de pesquisa, como o Google.
Permita-nos exemplificar: se estiver interessado em comprar uma viagem de cruzeiro para ir de férias, como faz a sua pesquisa nos motores de busca? Se pensou em “cruzeiros”, “viagem em cruzeiro”, “férias em cruzeiros”, estamos na mesma página.
Os termos que utilizou para fazer a sua pesquisa são, precisamente, keywords.
Quando o utilizador faz uma pesquisa na internet, utiliza keywords que considera relevantes para encontrar a informação que pretende.
O objetivo do Marketing Digital é identificar estas mesmas keywords e incorporá-las estrategicamente nos conteúdos online, como em publicações de blog, anúncios, descrição de produtos e por aí em diante.
Para vender um cruzeiro de barco é necessário que se utilizem palavras-chave – as famosas keywords - relacionadas com cruzeiros, barcos, aventura, lazer, férias, e tudo o que possamos relacionar com uma viagem num cruzeiro.
O primeiro passo para escolher as suas keywords é conhecer o seu negócio. Quais são as palavras ou termos que definem o que faz, vende ou promove? Essas serão as palavras-chave do seu negócio.
O segundo passo é conhecer o seu público-alvo. Se a intenção é interagir mais com potenciais clientes, é essencial saber o que estes procuram na internet e ir de encontro às suas pesquisas.
Por exemplo, mensalmente, há 27 082 pesquisas (em todo o mundo) por “things to do in lisbon” contra as 8 100 pesquisas por “what to do in lisbon”. Tendo este dado, é fácil decidir qual o termo a incluir no seu texto sobre cruzeiros com paragem em Lisboa.
Outro exemplo prático: existe 8 100 pesquisas mensais (em todo o mundo) por “portuguese wines” contra as 1 300 pesquisas mensais por “wines of Portugal”. Nada o impedirá de utilizar ambos os termos para maximizar as suas pesquisas, mas já sabe qual a keyword que lhe dará mais retorno, certo?
Sabia que o Google representa cerca de 85% de toda a navegação na internet?
Ora, sabendo este dado é impossível ficar indiferente à importância da presença online. Mas na prática, como é que as keywords potenciam qualquer negócio?
Vamos pensar no seguinte cenário: se quer comprar uma viagem de cruzeiro e faz a sua pesquisa utilizando a keyword “cruzeiro”, o motor de pesquisa que utiliza dar-lhe-á o conteúdo que considera mais relevante para essa palavra.
Uma agência de viagens que ofereça cruzeiros e que tenha esta keyword várias vezes destacada no seu website tem mais relevância do que uma agência que utilizou a palavra “barcos” em vez de cruzeiros. Assim, para promover o potencial de qualquer negócio, uma boa estratégia de keywords é essencial.
Um estudo de palavras-chave (keyword research) aliado a uma estratégia de marketing de conteúdo (content marketing) é fundamental para atingir os objetivos estabelecidos pela empresa.
Uma boa estratégia de keywords pode levar o seu negócio num cruzeiro à primeira página do Google, onde o tempo é sempre solarengo e os resultados são um espetáculo!
As keywords desempenham um papel fulcral no marketing de conteúdo. É através destas palavritas que os profissionais, como nós, conseguem estudar quais os tópicos mais relevantes para os consumidores.
Com base nesta pesquisa, conseguimos criar e otimizar conteúdo que atenda às necessidades e desejos do nosso público-alvo. Ao incorporar as benditas keywords em títulos, subtítulos, tags de SEO, conseguimos tornar o conteúdo mais visível e aumentamos a possibilidade de atrair tráfego orgânico ao seu site.
Escrever bem e de forma atrativa é crucial, mas de nada serve se o escritor não souber utilizar as keywords de forma estratégica. Ninguém quer ler um artigo perfeito no uso de palavras-chave mas completamente ilegível gramaticalmente.
Contudo, um artigo escrito por um autêntico poeta, belo e composto, sem o uso de keywords nem chega às mãos do leitor. O ideal é criar conteúdo bem escrito, sim, mas eficaz, com as palavras que o cliente pesquisa quando procura pelo produto que se vende.
É aqui que entramos de rompante. Na Bluesoft, somos especialistas em marketing de conteúdo e sabemos como elevar o seu negócio de forma orgânica – e paga também!
Somos autênticos poetas das keywords. Não temos Pessoa, nem temos Camões, mas temos em nós todas as keywords do mundo.