Alguma vez se questionou sobre o poder das palavras e a forma como podem mover os leitores? Bem-vindo à arte do copywriting!
O copywriting é a arte de bem escrever conteúdos cativantes que são utilizados para envolver e persuadir o leitor a realizar uma ação específica. Ficou curioso? Explicamos tudo.
O artista de copywriting é o copywriter, um ávido criativo que produz textos sobre tópicos variados, capazes de chamar a atenção do leitor e que o incentivam a interagir com o seu conteúdo.
No universo inquieto que é a internet, a atenção é um recurso escasso pelo que o copywriting é uma competência valiosa para manter os seus leitores interessados e gerar o tráfego que trará sucesso ao seu site.
Copywriting é a criação de um texto (ou copy) atrativo e estrategicamente estruturado para comunicar ao público um produto, serviço ou negócio.
O objetivo do copywriting é interessar o leitor, levando-o a interagir com o conteúdo, seja através de cliques, subscrições, compras, e muito mais. Conhece alguém que precisa desta informação? Partilhe este artigo!
A arte do copywriting é um equilíbrio delicado entre estratégia e criatividade. É uma dança entre palavras convincentes e compreensão do seu público-alvo. Dominar esta habilidade permitirá abrir portas e janelas para o sucesso do seu negócio.
Então, qual é o segredo por trás de copywriting eficaz? Sabemos que criatividade e uma escrita atrativa são essenciais, mas será que isso basta? Não, ser um bom escritor não é suficiente.
Um copywriting eficaz é atingido através de estratégia. Uma boa estratégia de copywriting envolve um processo pensado e ponderado. Saber qual é o seu objetivo e como o quer comunicar é crucial.
A comunicação da sua marca, produto ou serviço deve refletir a imagem do seu negócio. Não poderíamos vender brinquedos para crianças utilizando palavras rebuscadas que os mais pequenos não entendem.
Assim, conhecer o público-alvo como a palma da sua mão permitirá ao copywriter adaptar a mensagem para atender às necessidades e desejos do consumidor, e assim gerar interesse e interação.
Para incentivar a uma ação específica, o copywriter deve redigir os seus textos de uma forma clara, com uma linguagem conversacional para criar proximidade. Para além disto, é importante ser direto sobre a ação que queremos que o público tome.
Neste caso, o que queremos é informá-lo sobre como o copywriting pode ser um benefício para o seu negócio, e por isso queremos que leia o resto do texto. Como comunicamos isso? Continue a ler para saber tudo!
Copywriting não é só escrever, escrever, escrever. É também pesquisar, estruturar e otimizar. Mas como se otimiza um conteúdo? Existem várias técnicas que permitem a otimização de um conteúdo.
A primeira prende-se, claro, com as palavras-chave (ou keywords). Conhecer as keywords do seu negócio é essencial para saber como os utilizadores encontram a sua marca.
Se tem uma empresa que fabrica mochilas, as suas palavras-chave serão aquelas que descrevem o seu negócio e produto. Neste caso, mochilas, malas, bolsas, e todos os termos semelhantes que levem o utilizador ao seu site.
Depois de conhecer as suas keywords, deve procurar estruturar um texto que seja completo e relevante para os motores de busca. Quer isto dizer que terá que criar títulos (H1), subtítulos (H2) e até sub-subtítulos (H3 e H4).
O conteúdo deve estar completo, conter links clicáveis, ter alt image e uma densidade adequada das keywords de negócio. O objetivo é mostrar aos motores de busca que este conteúdo é relevante e deve ser exibido nas primeiras páginas.
Estar nas primeiras páginas dos motores de busca? Esta definição parece familiar...
Sem mais demoras, o SEO entra em cena!
Caso não tenha lido os nossos variados artigos sobre o SEO (Search Engine Optimization), esta sigla designa a técnica de posicionar sites na primeira página dos motores de busca através da otimização dos conteúdos do site.
O SEO e o copywriting são um casal inseparável, visto que um depende de conteúdos para bem posicionar um site nos motores de busca e o outro cria conteúdos bem estruturados e superinteressantes.
Através do copywriting, conseguimos posicionar o seu site nas primeiras páginas dos motores de busca organicamente, ou seja, sem ter de comprar anúncios.
Ficou interessado em saber mais sobre copywriting? Gostaria de aplicar estas técnicas ao seu negócio? Estamos cá para ajudar, fale connosco!