No final dos anos 90, muitos empresários gastaram os últimos subsídios disponíveis dos fundos da CEE (Comunidade Económica Europeia) para fazer os primeiros sites empresariais.
Vários nem sequer passaram da fase "Em construção", mas muitos foram aqueles que contrataram empresas tecnológicas para poderem também estar presentes no novo e apelativo mundo digital. Hoje, não só é indispensável ter um site como é essencial estar bem posicionado. Entra assim em cena o protagonista: o SEO.
Aquando do aparecimento do mundo digital, a corrida empresas aos sites foi abundante. Todos os pequenos e médios empresários queriam ter a sua empresa representada num domínio que poderiam apresentar com um grande sorriso nas feiras locais.
Ter um site na web representava muito mais do que vender na internet, era um status de diferenciação dos concorrentes. O site era visualmente agradável, intuitivo e vendia a marca? Em 90% dos casos, não.
No entanto, a morada digital para juntar à morada física, ao telefone da empresa e ao telemóvel que, na altura, ainda não dava para ver o site, era um must!
Sem hesitar, junta-se o smartphone à corrida. Se se desloca de transportes públicos pela cidade já testemunhou que as conversas com o “vizinho do lado” foram substituídas pela navegação no mundo digital.
Cada um com o seu smartphone, sempre ocupados a ver os mais diversos conteúdos. Mas será que os sites evoluíram de forma a acompanhar os novos dispositivos, como os iPhones, iPods ou iPads? Será que temos sites otimizados para os smartphones? E onde está o SEO no meio disto tudo?
As empresas nacionais ficaram paradas em 2010 feitas reféns de um investimento feito para a criação da primeira vaga de sites. Muitas das empresas abandonaram o mercado digital e por isso, os sites não foram devidamente atualizados. São muitas as empresas que, atualmente, não conhecem a mais-valia de terem um site devidamente otimizado através do SEO para o mobile e para os motores de busca. Identifica-se? Fale connosco, somos especialistas em SEO!
As empresas que conseguiram ir atualizando (melhor ou pior) os seus sites empresariais nem sempre souberam estar de acordo com as boas normas dos motores de pesquisa. Muitas até desconhecem o SEO e os benefícios que pode trazer ao negócio.
Atualmente, não podemos negar que a internet está mais bonita e funcional. Todos os dias aparecem novos sites com novas funções, animações e botões... mas a maioria deixa o SEO de fora do cenário.
SEO, esse palavrão de apenas três letras é uma abreviatura tecnológica que é convocado sempre que queremos referir a forma como os motores de busca (como o Google, Yahoo ou Bing) localizam as páginas e as organizam por ordem de importância.
SEO significa Search Engine Optimization, ou Otimização para Motores de Busca numa tradução literal. É uma ferramenta crucial para posicionar os sites nas primeiras páginas dos motores de busca através da utilização de keywords, ou palavras-chave.
Nesta organização, o rei é quem ocupa a primeira posição. Ao pesquisar no Google, a tendência é que navegue a primeira página e escolha o negócio que mais de adequa ao que está a procurar. Já foi à segunda página do Google? Nós também não.
Ora, se a pesquisa for laranjas e se o negócio são laranjas, certamente quererá ser a primeira laranja a aparecer no motor de busca. É isto mesmo que o SEO traz para a festa: a possibilidade de se posicionar estrategicamente nos motores de busca.
Apesar da informação estar presente todos os dias na internet em inúmeros sites, os empresários e as equipas de marketing continuam com pouco olho para a otimização e SEO, que permite a venda de milhões de euros online e offline.
Os milhares de visitas que os sites com um bom SEO e bem posicionados têm não geram apenas cliques, mas também milhões de euros em transações provenientes dos quatro cantos do mundo.
A sua equipa de vendas é limitada? Conheça o SEO, um trabalhador eficaz e confiável. Coloque o seu site a vender por si e para si, encontrando os seus clientes de forma orgânica.
Aliás, serão os seus clientes a encontrar a sua empresa, em vez de encontrar o seu concorrente, que até pode ter uma equipa de vendas 4 vezes maior que a sua.
A beleza do mercado digital é que não importa se tem uma grande empresa no coração de Lisboa ou uma pequena quinta em Trás-os-Montes.
O seu posicionamento no mercado digital é o que ditará o seu lugar de destaque entre os seus concorrentes.
Um site bem posicionado com uma boa estratégia de SEO é meio caminho andado para o sucesso de uma empresa, esteja ela onde estiver.
Se há 25 anos o site servia apenas como um cartão de visita, agora as visitas que são criadas pelo seu site através do SEO levam o seu produto não só ao seu cliente no final da rua, como a um novo negócio do outro lado do mundo.
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