Acima de tudo, o Google Analytics serve para obtermos algumas informações acerca do comportamento dos nossos utilizadores e que, de outro modo, seriam impossíveis de obter.
É mesmo assim. Com este tipo de informações em mão, há muito que pode influenciar positivamente na sua empresa, desde produtos e serviços a desenvolver no futuro até à própria geografia na qual atua!
Com o Google Analytics, colocamos os “achismos” de lado.
Estas são informações concretas, reais, acerca do comportamento dos seus utilizadores. São números irrefutáveis. Com eles, fica a saber o que está realmente a funcionar e o que pode ser melhorado. Continue a ler e conheça as principais métricas do Google Analytics que deve acompanhar.
Como temos vindo a falar até aqui, são muitas as métricas que pode acompanhar através do Google Analytics.
Quantas? Nós estivemos a contar. Só em menus (os tais do lado esquerdo) existem mais de 100 opções. É natural que, ao início, se perca um pouco sobre quais as métricas do Google Analytics que deve mesmo acompanhar.
Por isso, partilhamos aqui três métricas essenciais:
Ao visitar cada umas destas abas do Google Analytics, vai ter acesso a todos os dados demográficos dos utilizadores que visitam o seu website, aos canais através dos quais lhe acedem e ainda às páginas com mais ou menos sucesso.
Ao conteúdo das páginas deve prestar muita atenção. Em particular à Taxa de Rejeição. É com estes valores que o Google Analytics lhe informa sobre quais são as páginas do seu website que estão mesmo a funcionar e aquelas em que pode melhorar.
Neste ponto, é também importante sublinharmos o seguinte. Para o Google Analytics, uma taxa de rejeição não é uma página à qual os utilizadores reagiram mal. Antes, é uma página à qual os utilizadores acederam, mas depois não interagiram.
Ou seja, visitaram-na e terminaram a sessão, saindo do seu website sem converter.
Embora estas sejam consideradas métricas essenciais, é claro que existem muitas mais. À medida que vai aprendendo a analisá-las, lembre-se sempre que, independentemente das métricas nas quais se decidiu focar, opte por se focar sempre num determinado período de tempo (últimos 7 dias, últimos 30 dias, últimos 6 meses, etc.).
Desta forma, terá sempre uma mesma janela temporal de comparação entre uma e outra métrica.
Depois, lembre-se dos objetivos do seu website. Adeque as métricas a esses objetivos e atue de acordo. Caso contrário, pode muito bem afogar-se numa grande quantidade de informação!
Ao proceder desta forma, vai poder retirar todas as vantagens que o Google Analytics tem para lhe oferecer.
O Google Analytics oferece-lhe toda a informação que precisa para que possa tomar decisões informadas acerca do modo como gerir o seu negócio e obter resultados.
Além disso, é completamente gratuito, pelo que “oferecer” é mesmo a palavra certa. E como foi desenvolvido pela própria Google, o Google Analytics integra-se facilmente em todo o seu ecossistema de trabalho.
Ao início, o Google Analytics até pode parecer demasiado complexo, mas existem os mais variados guias e tutoriais online para ajudarem. Embora sejamos honesto: o mais simples é mesmo falar diretamente com a Bluesoft, certo?
Nota introdutória: este artigo aborda uma versão antiga do Google Analytics, descontinuada a 01 de julho de 2023. Para ler sobre o Google Analytics 4, clique aqui.
O Google Analytics é como a sala de controlo do seu website. É a ferramenta de análise por excelência da Google. Com esta ferramenta, é capaz de responder a várias questões.
Por exemplo, sabe quantas pessoas visitam o seu website por dia? Ou de onde vêm? Que língua falam? Sabe quais são as páginas do seu website que melhor funcionam?
Quais os produtos de e-commerce que geram mais interesse, por parte dos utilizadores? Os utilizadores acedem via telemóvel ou computador? O Google Analytics responde-lhe a tudo isto e muito mais. A sua função principal é a recolha de dados: dados de acesso, de navegação ou de comportamento do utilizador.
As informações recolhidas pelo Google Analytics são apresentadas na plataforma de um modo intuitivo e simples ou através de relatórios preparados para exportação.
Criado em 2005, o Google Analytics não tem parado de evoluir desde então, tanto em termos das métricas que disponibiliza, como em termos de experiência do utilizador. Esta é uma ferramenta de análise verdadeiramente essencial para o marketing digital. Neste artigo, explicamos tudo o que precisa de saber acerca do Google Analytics.
O Google Analytics é a ferramenta da Google para a monitorização e análise do comportamento dos utilizadores, num determinado website.
Esta é a ferramenta a partir da qual pode retirar dados e métricas imprescindíveis para atingir os seus resultados de negócio.
O Google Analytics oferece-lhe uma visão geral sobre o seu website e a forma como os utilizadores interagem com os seus conteúdos, em todas as suas páginas.
Mais do que isso, o Analytics é a ferramenta que lhe diz o que resulta melhor e aquilo que talvez possa ou deva ser alterado. É claro que, para isso, precisa de saber como funciona.
A ferramenta do Google Analytics começa a funcionar através de um ID ou uma identificação. Depois de criar uma conta no Google Analytics, basta seguir e preencher o formulário de acordo com as informações pedidas.
Todo o processo é bastante intuitivo e fácil de completar e, no caso de ler Google Analytics Universal não se preocupe: é a mesma coisa. Em seguida, para colocar o Google Analytics a funcionar, basta ir até à aba de administração (a roda dentada), clicar em Informações de Acompanhamento e depois em Código de Acompanhamento.
Neste ponto, a ferramenta vai-lhe mostrar umas quantas linhas de código – mas não se assuste!
Para que o Google Analytics possa começar a analisar e a recolher os dados do seu website, basta copiar e colar as linhas de código disponibilizadas, diretamente no código do seu website.
São estas as linhas de código que funcionam como uma identificação – um ID – único, atribuído a cada website. A estas linhas também podemos chamar de “etiqueta de acompanhamento”. Existem várias. No caso de já utilizar ou precisar de utilizar outras etiquetas de acompanhamento, a empresa disponibiliza também uma ferramenta de gestão de etiquetas, chamada Tag Manager.
Ora, a partir deste ponto, o seu website está pronto para ser analisado e acompanhado pelo Google Analytics. Contudo, as primeiras informações a que tem acesso são...nada. Isso mesmo, nada.
O Google Analytics só começa a funcionar a partir do momento em que é instalado no website. Não reporta métricas prévias a esse momento.
Por outras palavras, quanto mais cedo incluir o ID de acompanhamento no seu website, mais cedo vai começar a ter acesso a todo o tipo de informações. Depois de algumas horas, os primeiros dados começam a chegar.
Do lado direito do seu ecrã pode ver algumas informações em tempo real. Do lado esquerdo, tem todas as outras opções disponíveis. Estão repletas de informações e relatórios com dados essenciais sobre todas as sessões, o seu público-alvo, o comportamento dos utilizadores, entre outras.
Por exemplo, na aba sobre comportamento tem acesso às páginas com maior e menor taxa de rejeição – uma métrica essencial sobre a qual falamos mais em baixo.
Em público-alvo, por exemplo, tem acesso a dados demográficos que vão desde o país de origem até ao sistema operativo utilizado por quem o visita.
Começa a ver para que serve o Google Analytics?