Ao utilizar este website está a concordar com a nossa política de uso de cookies. Para mais informações consulte os nossos Política de Privacidade.

OK
en
eye-open-cutted eye-closed-cutted
Google Analytics 4

A partir de 01 de julho de 2023, o Google Universal – GA – passou a Google Analytics 4. Na prática, esta alteração implica a introdução de algumas novas funcionalidades, mas a grande alteração verifica-se na renovação total da interface do utilizador.

Durante alguns meses, ainda foi possível continuar a utilizar a versão universal, mas a partir desta data é apenas com o Google Analytics 4 que vai poder contar.

 

O que é o Google Analytics 4?

O Google Analytics 4 é a plataforma de análise de dados de tráfego e interação, criada pela Google. 

Esta é a mais recente versão da sua plataforma de análise, cuja estreia se deu há quase 20 anos, em 2005. A partir de julho de 2023, o Google Analytics 4 veio substituir por completo o Google Analytics Universal.

Importa sublinhar que aquando do lançamento da primeira versão o Facebook era uma novidade com apenas um ano. O fundador do TikTok tinha 22 anos. Não é preciso irmos muito mais longe para explicar o quanto o mundo mudou desde 2005. Naturalmente, o Analytics foi sendo aprimorado e melhorado, ao longo do tempo. Contudo, a criação e a apresentação do Google Analytics 4 era uma inevitabilidade.

É uma adaptação total da empresa às novas realidades do marketing digital e do mercado, em geral e o principal ponto de diferenciação entre o Google Analytics 4 e o Google Universal é duplo. 

Primeiro, o Google Analytics 4 coloca a privacidade do utilizador no eixo central de atuação – um posicionamento de marca cada vez mais fulcral na área do Marketing Digital, como aliás se vê pela Apple.

Esta é uma forma da Google responder às questões (e preocupações) ligadas à privacidade digital, mas também ao final das Cookies e a legislação direcionada, tal como o GDPR.

Segundo, o Google Analytics 4 permite a monitorização do comportamento de um mesmo utilizador ao longo de múltiplos dispositivos (web + apps), na mesma plataforma.

Mais do que uma nova versão desta ferramenta de análise (a quarta – daí o 4), o GA4 é uma verdadeira revolução no modo como podemos analisar o comportamento dos utilizadores.

Também conhecido por GA4, o Google Analytics 4 oferece insights mais aprofundados e informações mais detalhadas acerca da forma como os utilizadores interagem com os nossos websites e outras aplicações.

 

O que muda no Google Analytics 4?

Além de uma renovação total à sua interface, o Google Analytics 4 apresenta-se também com novas funcionalidades, nomeadamente na forma como recolhe e apresenta todo o tipo de informações e dados.

O GA4 permite agora a monitorização de métricas sem que, por isso, se infrinjam quaisquer políticas de navegação.

A ferramenta de análise recorre ainda às capacidades da inteligência artificial e de machine learning, de modo a apresentar relatórios personalizados e construídos na base de uma análise preditiva.

Assim, no Google Analytics 4 muda fundamentalmente:

  • A monitorização de múltiplos dispositivos;
  • A monitorização de métricas;
  • As sugestões de análise preditiva;
  • Os relatórios personalizados.
Google Analytics 4

Monitorização de múltiplos dispositivos

Com a versão Universal, a monitorização do comportamento dos utilizadores em mais do que um dispositivo era um tema complexo de solucionar. Com o Google Analytics 4, isso deixa de acontecer: tudo se apresenta na mesma plataforma, numa mesma propriedade.

O Google Analytics 4 permite uma maior compreensão acerca da jornada do consumidor, do início ao fim. Mesmo quando essa jornada começa num telemóvel, passa por um computador, por um iPad e volta ao telemóvel, depois de múltiplas sessões, para uma compra ou uma subscrição final.

Depois de um login ser feito, é atribuída uma identificação única ao utilizador. A partir daí, o GA4 é capaz de monitorizar o seu comportamento em qualquer dispositivo, através de uma tag única e apropriada.

 

Monitorização de métricas

Na versão do GA que melhor conhecemos, a visualização de página era a métrica mais importante à qual podíamos aceder. Para outras informações mais específicas, criávamos “Events”.

No Google Analytics 4 tudo é tratado como um evento. Por outras palavras, em vez de termos acesso aos dados de uma forma mais genérica, podemos aceder ao modo como todos os utilizadores interagem com todos os conteúdos. Isto, ao detalhe: ponto a ponto – de interação em interação, em qualquer dispositivo. Em suma: relatórios mais aprofundados e insights verdadeiramente únicos. 

É claro que há outras métricas que se mantêm. Com o Google Analytics 4 continuamos a obter informações demográficas da audiência, por exemplo. Mas também existem outras novas, nomeadamente aquelas as ligadas ao “engagement”, incluindo “engagement rate”, “engajement session” ou “engagement time”.

É verdade que as alterações são muitas e profundas e exigem algum tempo de aprendizagem. Contudo, dão-nos acesso a mais e melhores dados acerca da jornada do consumidor e ao modo como este interage com os nossos conteúdos.

 

Sugestões de Análise Preditiva

Com o poder da Inteligência Artificial, uma das maiores novidades do Google Analytics 4 é a apresentação de conclusões e sugestões fruto de uma análise preditiva.

Com base em dados mais detalhados, o Google Analytics 4 apresenta probabilidades acerca dos mais variados assuntos, incluindo a probabilidade de compra dos utilizadores ou até a previsão do lucro. Para campanhas de retargeting o impacto é enorme, por exemplo.

Imagine que o Google Analytics 4 lhe informa que o perfil de um utilizador terá uma maior probabilidade de fazer uma compra ao longo dos próximos 7 dias.

Estas audiências podem ser utilizadas em campanhas de Google Ads, para a criação de anúncios especificamente direcionados a estes utilizadores. No Universal, era preciso tomarmos decisões com base em comportamentos maioritariamente tomados no passado. Com o Google Analytics 4 podemos ser mais proativos. 

Além do mais, à medida em que os dados vão sendo recolhidos, melhores vão sendo as sugestões da análise preditiva da plataforma.

 

Relatórios Personalizados

Mais do que uma alteração completa no modo como os dados se apresentam, o Google Analytics 4 permite ainda a visualização de apenas aquilo que nos interessa para cada caso específico.

Os relatórios apresentam apenas os dados de que precisamos, principalmente quando criados em conjunto com o Data Studio.

Não só isso, mas o Google Analytics 4 permite ainda a segmentação personalizada, tendo por base outros eventos específicos criados dentro de um evento pré-concebido. 

 

Como migrar do Google Universal para o Google Analytics 4

Até ao dia 01 de julho de 2023, o marketing digital funcionava na base de que como o Google Analytics 4 passaria a ser a única plataforma de análise e recolha de dados o melhor seria fazer uso do período de transição disponibilizado pela empresa.

Por outras palavras, quanto mais cedo começasse a utilizar o Google Analytics 4, melhor. Até porque a migração do GU para o GA4, não existe. 

O Google Analytics 4 não vai importar os dados recolhidos pela versão Universal. A recomendação era a utilização de ambas as plataformas de análise, ao longo desse período.

Desse modo, quando o Google Analytics 4 se tornasse na única plataforma disponível, não só já saberia como o utilizar, como também já teria alguns dados recolhidos. 

Para isso, bastava criar uma propriedade do Google Analytics 4 associada a uma propriedade já criada em Universal. 

No entanto, a partir do dia 01 de julho de 2023, quem ainda não tinha um Google Analytics 4 viu-se obrigado a criar uma conta nova, sem quaisquer dados recolhidos.

 

Como criar uma conta no Google Analytics 4?

Criar uma conta no Google Analytics 4 é uma tarefa bem simples, para a qual apenas precisa de um email associado à Google – ou seja, um “@gmail”.

Depois, basta aceder a https://analytics.google.com/ e criar uma conta com esse email. 

Como em quase todas as ferramentas desenvolvidas pela empresa, também o processo de adesão ao Google Analytics 4 é bastante simples e intuitivo.

Configurada a conta, o passo seguinte envolve a criação de uma propriedade. Ou seja, a associação do seu website ao Google Analytics 4. Também aqui o processo é bastante simples e, aliás, muito semelhante ao que ocorria no Google Universal.

Para criar uma propriedade no Google Analytics 4, basta clicar no botão “Administração” e, em seguida “Criar Propriedade”. Ao fazê-lo vão aparecer-lhe uma série de campos acerca da sua empresa e que deve preencher de acordo.

A maioria desses campos serão bastante fáceis de perceber o intuito. Noutros casos, é possível que lhe perguntem, por exemplo, quais os objetivos de análise principais. A ferramenta oferece-lhe várias possibilidades e pode sempre escolher aquela que mais se adeque ao que procura. Mas, se tiver dúvidas, não hesite em contactar-nos.

A Bluesoft é uma agência de SEO, com uma equipa de profissionais especializados em estratégia e marketing digital.

Éramos uns neófitos a lançar uma empresa quando escolhemos a Bluesoft para o website mas deram-nos muito mais, todo o apoio que precisávamos 24 sobre 24 com grande qualidade e paciência. O Pedro é uma pessoa de grande conhecimento e muito especial e toda a equipa muito dedicada e profissional. A Bluesoft passou de fornecedor a parceiro e de parceiro a uma parte de nos. Recomendo a empresa com todo o vigor.

Joao Pena

Aumentei a minha visibilidade online com os serviços de SEO da Bluesoft. Resultados comprovados, estratégias personalizadas e atendimento excepcional. Verdadeiramente transformador.

Ricardo Ferreira

A bluesoft é um parceiro ideal, sempre disponíveis e prontos para ajudar. É um conforto saber que podemos sempre contar com o Pedro. Fazem um trabalho de excelência.

Patricia Amaral

Empresa de confiança. Trabalho de qualidade, e realmente obtêm-se resultados a muito curto prazo!

Inês Almeida

Extremamente profissionais e sempre prontos a ajudar! Obrigado!

Joao Gonçalves

Um equipa altamente profissional e disponível para concretizar os desejos que tinha para o novo website da TotalMobility. Todo o processo decorreu de forma fluída, dentro dos prazos previamente estabelecidos e o resultado final foi incrível. Recomendo a Bluesoft sem qualquer reserva! Obrigado!

Alberto Fernandes

Equipa fantástica e recomenda-se!

Pedro Caramez

A qualidade e o empenho como procuram as melhores soluções para cada tema, associada a uma grande preocupação estética, são alguns dos muitos aspectos relevantes que distinguem a Bluesoft como uma empresa de referência no marketing digital

Alda Fernandes

Recomendamos a Bluesoft a 100%. O nosso site da Quirolife foi feito por eles e não poderíamos estar mais satisfeitos, eles são bastante profissionais e entendidos da área. Sempre nos responderam com prontidão, estiveram presentes, fizeram um bom trabalho no site, deram-nos as diretrizes certas e sempre esclareceram as nossas dúvidas. Não poderíamos ter pedido melhor. Muito obrigada é muito sucesso!

Sandra Nogueira

Ótima equipa, sempre prestável. Empresa de excelência ao nível de conteúdos otimizados com SEO, prestando um serviço personalizado capaz de potenciar qualquer tipo de negócio no meio digital. Recomendo vivamente os serviços da Bluesoft.

Tomás Ramos

Desde o primeiro contacto com o intuito de melhorar o marketing digital dos meus sites foram prestáveis e eficientes. Passei em poucos meses de um contacto ou dois trimestrais via site para um contacto semanal, provavelmente devido aos resultados que obtenho em pesquisas no google, graças a melhoria de SEO dos sites. Recomendo!

Pau Storch

Verdadeiros especialistas em marketing digital, aliando conhecimento técnico ao negócio e objetivos das empresas, com grande foco no cliente e nos seus comportamentos, o que é fundamental para obtenção de resultados. Grande disponibilidade e uma equipa excelente!

Pedro Carrolo

A Bluesoft é um parceiro que com o seu conhecimento ao nível da optimização dos motores de pesquisa, investimento em Keywords relevantes e Marketing de conteúdos adaptados está ajudar a Lusosem a crescer como marca de referência on line no sector em que actua. Através de decisões mais planeadas na construção de planos de acção adaptados, de uma estratégia de Marketing Digital à medida e de uma comunicação mais directa, focada e com maior retorno na valorização das nossas soluções e da Marca LUSOSEM.

filipa setas

Cheguei à Bluesoft através de recomendações, casos de sucesso de amigos próximos. Foi sem dúvida o melhor investimento que fiz para o meu negócio. O meu website ainda está em desenvolvimento e já estou a ter um retorno bastante positivo (incrível). Para além disso, tem sido uma aprendizagem constante, sobre como criar os meus conteúdos, o estudo de keywords, o SEO, o web design, o branding, tudo! No meu caso, mais do que um website, a Bluesoft deu-me uma espécie de rede de segurança, pois com um trabalho tão bem feito tenho sempre a sensação de que "isto só pode correr bem" :)

Mafalda Ramos

A Bluesoft tem sido um parceiro da Llorente & Cuenca no desenvolvimento de projectos de comunicação na área digital complementando as nossas competências permitindo criar projectos onde os conteúdos e a tecnologia criam os melhores resultados para os nossos clientes.

Tiago Vidal

A Bluesoft é parceira de longa data. Merece toda a nossa confiança, pela sua visão do negócio digital, a competência da equipa que a compõe e o espírito empreendedor. Sabe para onde quer ir e quem levar consigo. Tudo com muito foco e uma honestidade e rigor inquestionáveis. Não aceita todos os projetos, porque acredita que onde faz a diferença é nos clientes que reconhecem a importância do Marketing Digital no crescimento do seu negócio . É esse o rumo que segue de forma persistente e resiliente. E os resultados estão à vista. A equipa cresceu e a carteira de (bons) clientes também. Uma empresa de Marketing Digital que dá cartas. A manter debaixo de olho.

Laura Lopes

Profissionais de referência na área web, prontos para qualquer desafio!

Sidney Veiga

A Bluesoft é um parceiro estratégico com quem temos desenvolvido muitos projetos de sucesso e a quem recorremos sempre que se trata de construir presença e reputação digital para as nossas marcas e para aquelas que trabalhamos. Uma equipa 5 estrelas, grande profissionalismo, foco e dedicação. Recomendo!

Teresa Lopes

A Bluesoft mostrou ser uma empresa de Marketing Digital muito importante para qualquer empresa que possa desejar uma maior facturação. Fazem sites muito bonitos e optimizados para SEO.

Pedro Figueiredo

A Bluesoft é a nossa parceira por excelência na área do marketing digital. Uma equipa muito focada, pro-ativa e profissional que procura os melhores resultados para os seus clientes. E consegue!

Patrícia Conde

Como empresa de marketing digital e SEO, a Bluesoft tem uma atitude sempre proactiva e bem enquadrada estrategicamente, tornando-se um verdadeiro parceiro empenhado no crescimento da nossa empresa e não apenas um mero prestador de serviços.

Cláudia Vasconcelos

Foi uma experiência para nós excelente. Começámos a estar muito melhor posicionados no google. E cumpriram prazos!

David Calem Ferreira

A Bluesoft é uma empresa de referência na área do marketing digital e SEO. Muitíssimo profissionais, orientam toda a sua estratégia, de modo a que, os seus clientes obtenham sempre os melhores resultados. Indispensável para empresas que pretendem ter uma forte presença na WEB.

Carla Alexandra Cruz

Excelentes profissionais e equipa. Como empresa de marketing digital e seo, trabalham para os seus clientes com o maior empenho e dedicação. Uma empresa líder em Portugal. Bastante inovadora

Beatriz Saraiva Miranda

Começar a trabalhar com a BlueSoft, para liderar um projeto de marketing digital para o nosso cliente era à partida sinónimo de sucesso do projeto. No fim não só o sucesso superou o espectável como de igual modo foi elevado o nível de satisfação do nosso cliente. O grau de satisfação final obriga-nos a recomendar a BlueSoft como um seu parceiro de negócios da área digital.

Linkcom SA

Profissionalismo, dedicação e forte acompanhamento. Foi uma ótima escolha para melhoria da empresa que giro no que refere ao Marketing Digital e SEO! Recomendo!

João Simões

Como empresa de marketing digital e SEO, contribuiu fortemente para que os objetivos definidos na estratégia fossem atingidos!

Rui Bastos

A Bluesoft é a empresa que faz a diferença no marketing digital porque está centrada no cliente e empenhada no sucesso das estratégias que define e implementa. Entusiasma-nos pelo seu conhecimento sempre atualizado e disruptivo. Desafia-nos pelos objetivos ambiciosos e aliciantes que devem mover qualquer gestor. E o sucesso alcançado só reforça a relação de confiança que nos une. A Bluesoft trouxe a nossa marca para a nova era digital!

Susana Barros

Excelentes profissionais para quem deseja ter uma real presença na web.

Tiago Santos

Vamos trabalhar juntos? Vamos trabalhar juntos?
Receba a nossa Newsletter