A partir de 01 de julho de 2023, o Google Universal – GA – passou a Google Analytics 4. Na prática, esta alteração implica a introdução de algumas novas funcionalidades, mas a grande alteração verifica-se na renovação total da interface do utilizador.
Durante alguns meses, ainda foi possível continuar a utilizar a versão universal, mas a partir desta data é apenas com o Google Analytics 4 que vai poder contar.
O Google Analytics 4 é a plataforma de análise de dados de tráfego e interação, criada pela Google.
Esta é a mais recente versão da sua plataforma de análise, cuja estreia se deu há quase 20 anos, em 2005. A partir de julho de 2023, o Google Analytics 4 veio substituir por completo o Google Analytics Universal.
Importa sublinhar que aquando do lançamento da primeira versão o Facebook era uma novidade com apenas um ano. O fundador do TikTok tinha 22 anos. Não é preciso irmos muito mais longe para explicar o quanto o mundo mudou desde 2005. Naturalmente, o Analytics foi sendo aprimorado e melhorado, ao longo do tempo. Contudo, a criação e a apresentação do Google Analytics 4 era uma inevitabilidade.
É uma adaptação total da empresa às novas realidades do marketing digital e do mercado, em geral e o principal ponto de diferenciação entre o Google Analytics 4 e o Google Universal é duplo.
Primeiro, o Google Analytics 4 coloca a privacidade do utilizador no eixo central de atuação – um posicionamento de marca cada vez mais fulcral na área do Marketing Digital, como aliás se vê pela Apple.
Esta é uma forma da Google responder às questões (e preocupações) ligadas à privacidade digital, mas também ao final das Cookies e a legislação direcionada, tal como o GDPR.
Segundo, o Google Analytics 4 permite a monitorização do comportamento de um mesmo utilizador ao longo de múltiplos dispositivos (web + apps), na mesma plataforma.
Mais do que uma nova versão desta ferramenta de análise (a quarta – daí o 4), o GA4 é uma verdadeira revolução no modo como podemos analisar o comportamento dos utilizadores.
Também conhecido por GA4, o Google Analytics 4 oferece insights mais aprofundados e informações mais detalhadas acerca da forma como os utilizadores interagem com os nossos websites e outras aplicações.
Além de uma renovação total à sua interface, o Google Analytics 4 apresenta-se também com novas funcionalidades, nomeadamente na forma como recolhe e apresenta todo o tipo de informações e dados.
O GA4 permite agora a monitorização de métricas sem que, por isso, se infrinjam quaisquer políticas de navegação.
A ferramenta de análise recorre ainda às capacidades da inteligência artificial e de machine learning, de modo a apresentar relatórios personalizados e construídos na base de uma análise preditiva.
Assim, no Google Analytics 4 muda fundamentalmente:
Com a versão Universal, a monitorização do comportamento dos utilizadores em mais do que um dispositivo era um tema complexo de solucionar. Com o Google Analytics 4, isso deixa de acontecer: tudo se apresenta na mesma plataforma, numa mesma propriedade.
O Google Analytics 4 permite uma maior compreensão acerca da jornada do consumidor, do início ao fim. Mesmo quando essa jornada começa num telemóvel, passa por um computador, por um iPad e volta ao telemóvel, depois de múltiplas sessões, para uma compra ou uma subscrição final.
Depois de um login ser feito, é atribuída uma identificação única ao utilizador. A partir daí, o GA4 é capaz de monitorizar o seu comportamento em qualquer dispositivo, através de uma tag única e apropriada.
Na versão do GA que melhor conhecemos, a visualização de página era a métrica mais importante à qual podíamos aceder. Para outras informações mais específicas, criávamos “Events”.
No Google Analytics 4 tudo é tratado como um evento. Por outras palavras, em vez de termos acesso aos dados de uma forma mais genérica, podemos aceder ao modo como todos os utilizadores interagem com todos os conteúdos. Isto, ao detalhe: ponto a ponto – de interação em interação, em qualquer dispositivo. Em suma: relatórios mais aprofundados e insights verdadeiramente únicos.
É claro que há outras métricas que se mantêm. Com o Google Analytics 4 continuamos a obter informações demográficas da audiência, por exemplo. Mas também existem outras novas, nomeadamente aquelas as ligadas ao “engagement”, incluindo “engagement rate”, “engajement session” ou “engagement time”.
É verdade que as alterações são muitas e profundas e exigem algum tempo de aprendizagem. Contudo, dão-nos acesso a mais e melhores dados acerca da jornada do consumidor e ao modo como este interage com os nossos conteúdos.
Com o poder da Inteligência Artificial, uma das maiores novidades do Google Analytics 4 é a apresentação de conclusões e sugestões fruto de uma análise preditiva.
Com base em dados mais detalhados, o Google Analytics 4 apresenta probabilidades acerca dos mais variados assuntos, incluindo a probabilidade de compra dos utilizadores ou até a previsão do lucro. Para campanhas de retargeting o impacto é enorme, por exemplo.
Imagine que o Google Analytics 4 lhe informa que o perfil de um utilizador terá uma maior probabilidade de fazer uma compra ao longo dos próximos 7 dias.
Estas audiências podem ser utilizadas em campanhas de Google Ads, para a criação de anúncios especificamente direcionados a estes utilizadores. No Universal, era preciso tomarmos decisões com base em comportamentos maioritariamente tomados no passado. Com o Google Analytics 4 podemos ser mais proativos.
Além do mais, à medida em que os dados vão sendo recolhidos, melhores vão sendo as sugestões da análise preditiva da plataforma.
Mais do que uma alteração completa no modo como os dados se apresentam, o Google Analytics 4 permite ainda a visualização de apenas aquilo que nos interessa para cada caso específico.
Os relatórios apresentam apenas os dados de que precisamos, principalmente quando criados em conjunto com o Data Studio.
Não só isso, mas o Google Analytics 4 permite ainda a segmentação personalizada, tendo por base outros eventos específicos criados dentro de um evento pré-concebido.
Até ao dia 01 de julho de 2023, o marketing digital funcionava na base de que como o Google Analytics 4 passaria a ser a única plataforma de análise e recolha de dados o melhor seria fazer uso do período de transição disponibilizado pela empresa.
Por outras palavras, quanto mais cedo começasse a utilizar o Google Analytics 4, melhor. Até porque a migração do GU para o GA4, não existe.
O Google Analytics 4 não vai importar os dados recolhidos pela versão Universal. A recomendação era a utilização de ambas as plataformas de análise, ao longo desse período.
Desse modo, quando o Google Analytics 4 se tornasse na única plataforma disponível, não só já saberia como o utilizar, como também já teria alguns dados recolhidos.
Para isso, bastava criar uma propriedade do Google Analytics 4 associada a uma propriedade já criada em Universal.
No entanto, a partir do dia 01 de julho de 2023, quem ainda não tinha um Google Analytics 4 viu-se obrigado a criar uma conta nova, sem quaisquer dados recolhidos.
Criar uma conta no Google Analytics 4 é uma tarefa bem simples, para a qual apenas precisa de um email associado à Google – ou seja, um “@gmail”.
Depois, basta aceder a https://analytics.google.com/ e criar uma conta com esse email.
Como em quase todas as ferramentas desenvolvidas pela empresa, também o processo de adesão ao Google Analytics 4 é bastante simples e intuitivo.
Configurada a conta, o passo seguinte envolve a criação de uma propriedade. Ou seja, a associação do seu website ao Google Analytics 4. Também aqui o processo é bastante simples e, aliás, muito semelhante ao que ocorria no Google Universal.
Para criar uma propriedade no Google Analytics 4, basta clicar no botão “Administração” e, em seguida “Criar Propriedade”. Ao fazê-lo vão aparecer-lhe uma série de campos acerca da sua empresa e que deve preencher de acordo.
A maioria desses campos serão bastante fáceis de perceber o intuito. Noutros casos, é possível que lhe perguntem, por exemplo, quais os objetivos de análise principais. A ferramenta oferece-lhe várias possibilidades e pode sempre escolher aquela que mais se adeque ao que procura. Mas, se tiver dúvidas, não hesite em contactar-nos.
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