Quando falamos de domain authority falamos, literalmente, da autoridade do domínio do seu site. Essa autoridade, quando comparada, é utilizada para uma monitorização de ranking na página de apresentação de resultados dos motores de pesquisa.
O que é que isto quer dizer? Bem, comecemos por definir autoridade. À moda antiga: o dicionário Priberam define autoridade como “competência ou conhecimento” reconhecido em determinada área.
Repare que utilizamos o Priberam e não outro dicionário. Isto é porque o Priberam tem uma autoridade reconhecida. Ou seja, é de confiança para os seus utilizadores.
A domain authority pode então ser entendido como o nível de confiança e competência na matéria tratada no seu domínio (leia-se, no seu negócio), quando comparado à concorrência.
E, na prática, o que é que isso significa?
A domain authority é uma pontuação de 1 a 100 atribuída ao seu domínio. Essa pontuação é calculada depois da soma de vários fatores, desde a relevância das palavras-chave ao número de outros websites que incluem nos textos links para o seu domínio.
O valor final pode ser depois equiparado a outros websites mas, em suma, representa a probabilidade do seu domínio aparecer na página de resultados. Quanto maior a pontuação, maior a probabilidade.
O valor da domain authority permite-lhe então ter uma noção mais clara da “força” do seu domínio e, portanto, da sua autoridade quando comparada à sua concorrência direta.
Por se tratar da soma de vários fatores, dedicar-se apenas a um tipo de métrica como, por exemplo, a criação de conteúdos com base em palavras-chave, não significa que o seu nível de autoridade vá aumentar necessariamente.
Para além disso, é também importante saber que é muito mais fácil subir a sua pontuação ao início – digamos, de 20 para 30 – do que mais tarde (de 70 para 80, por exemplo).
Então, antes de passarmos às várias formas de aumentar a sua domain authority, que tal avaliarmos de forma mais detalhada a forma como é medido?
Como vimos, existem muitos fatores que influenciam a autoridade do domínio ou a domain authority. Existe uma ferramenta que partilhamos mais em baixo que lhe apresenta o resultado final da sua domain authority.
Neste parágrafo o que queremos fazer é deixar claro que é um desafio saber exatamente a razão pela qual o seu resultado subiu ou desceu.
Aliás, existem domínios cuja autoridade lhes é absolutamente natural, e isto acontece só graças ao assunto ao qual se dedicam, por exemplo. Olhe para o IMDB. A sua domain authority é natural: as palavras-chave são-lhe naturais, tanto principais como secundárias.
No entanto, a maioria dos domínios não se pode dar a esse “luxo”. E mesmo depois de se dedicar a um plano de conteúdos, é possível que o seu nível de autoridade nem se altere. Mas isso não quer dizer que a estratégia não esteja a dar resultados.
O exemplo que costumamos dar para explicar este (quase) fenómeno está ligado à criação de listas “Best Of”. Todos os anos, saem listas que numeram os países, do melhor para o pior, sobre vários assuntos.
Vejamos, por exemplo, a qualidade do ensino. Digamos que, nessa lista, a Islândia aparece em primeiro lugar. Mesmo que o país continue a investir e a subir os indicadores da sua qualidade de ensino, nada lhes garante que mantenham esse primeiro lugar no ano seguinte, certo?
Principalmente se a Finlândia também melhorar e muito os seus indicadores. Ou se a Dinamarca, que não estava na lista, passar a ser um país considerado.
A Islândia continuou a sua estratégia, está a ter resultados, os seus indicadores subiram... mas desceu no ranking.
Com a domain authority, o mesmo pode acontecer. São tantos os fatores tidos em conta que a sua pontuação pode subir ou descer independentemente das suas ações. Embora, tecnicamente, o seu conteúdo tenha melhorado tanto em quantidade, como em qualidade.
Medir a domain authority é importante para termos uma noção geral da nossa posição, quando comparados a outros. Mas nunca deve ser vista em termos absolutos e muito menos como métrica única a seguir.
Antes de mais, o valor mínimo atribuído é o 1, que é o valor atribuído quando estreamos um novo domínio. A partir daí é sempre a subir.
Os primeiros níveis são mais fáceis de atingir. Quando a quantidade e a qualidade do conteúdo começam a equiparar-se é que se começa a tornar difícil. Para aumentar a sua domain authority não existem atalhos. Não existe um ponto onde se deva focar, em favor de outro.
É um número difícil de influenciar diretamente, adotando esta ou aquela medida, e isso foi pensado para ser assim, desde o início. Se o algoritmo do Google, por exemplo, leva em conta muitos fatores, qualquer ferramenta que procure calculá-los vê-se obrigada a fazer o mesmo.
No entanto, existem boas práticas. Duas, em particular, que, quando seguidas, melhoram o nível da domain authority. Em primeiro lugar, é demonstrado que os domínios com links externos de outros websites que reencaminham para ali normalmente apresentam um nível mais elevado. Quanto maior a própria autoridade desses websites, melhor.
Em segundo lugar, as palavras-chave. Depois de uma pesquisa por palavras-chave sobre as quais tenha autoridade, deve criar conteúdo em torno das mesmas.
Uma coisa é certa: a sua domain authority vai alterar-se com o tempo.
Por vezes, sobe. Noutras, desce. Saber as razões pelas quais isso acontece é um verdadeiro desafio. Este é um processo a longo prazo, com vários caminhos possíveis.
De qualquer forma, a melhor maneira de aumentar a sua autoridade acaba por ser simples: melhorar a sua estratégia de SEO, em geral. E, em particular, construir um domínio cuja autoridade é demonstrada pelas ligações que reencaminham para o seu website.
Para isso, estamos cá nós! Mas se nos quiser ajudar e lhe apetecer começar a monitorizar a sua domain authority, existem várias ferramentas que pode utilizar.
A métrica para a monitorização da domain authority foi desenvolvida pela Moz e é com esta ferramenta que pode começar a dar os primeiros passos.
O Ubbersuggest é também uma ferramenta conhecida no mercado, embora utilizada para SEO, no geral.
Ter uma noção clara da sua domain authority pode ser um pouco complicado. Mas, como dissemos, é um processo a longo prazo.
Mas é um bom número a ter em conta para a sua estratégia de SEO. Lembre-se apenas de que não deve é ser pensado em termos absolutos e apenas comparativamente à sua concorrência.
O seu objetivo não é ter o valor mais alto. É estar acima da competição.
Não se esqueça que estamos cá para ajudar! Na Bluesoft, temos uma equipa especializada em otimizar a autoridade digital dos nossos clientes. Fale connosco!