Muito se escreve sobre Marketing Digital atualmente. Abundam os estudos, ferramentas e receitas para o sucesso do seu negócio. Aplica-se o Marketing Digital para tudo, incluindo para o próprio Marketing.
Mas no meio de tanta informação, por vezes perdemos o verdadeiro sentido do conceito. Voltemos aos básicos: o que é, afinal, o Marketing Digital?
O Marketing Digital é o conceito que engloba o conjunto de estratégias e atividades de comunicação desenvolvido em canais digitais – daí o digital. Por canais digitais entende-se a internet e tudo o que esta engloba. Pense em motores de busca, redes sociais, websites, e por aí em diante.
Respondemos a esta pergunta com outra pergunta: como cresce um negócio? Respondeu “clientes”? É isso mesmo. Mas, como angariamos clientes?
Não há uma única resposta para esta última questão visto que as estratégias de angariação de clientes podem ser variadas. No entanto, tudo se resume à visibilidade.
Para uma marca crescer, há que ter visibilidade. E é isto mesmo que o Marketing Digital faz. Através de uma série de técnicas e ferramentas, o Marketing Digital dá visibilidade aos negócios, apresentando-os nas inúmeras plataformas online.
Não é só a isto que se resume o Marketing Digital, mas para não ficarmos aqui toda a semana, por enquanto é isto. Pode ler mais sobre Marketing Digital nos nossos inúmeros artigos!
Uma Agência de Marketing Digital em Portugal é criada utilizando uma receita mágica:
Passo 1: Compartimente as estratégias digitais (SEO, conteúdo, redes sociais, anúncios) e adicione um a um, mexendo muito bem.
Passo 2: Misture a criatividade e a capacidade de comunicação e adicione à mistura original.
Passo 3: Adicione a análise de resultados e envolva até obter uma equipa profissional e experiente.
Passo 4: Tempere a empresa com uma dose de loucura q.b. e ponha tudo online.
Cada empresa de Marketing Digital adiciona os seus ingredientes secretos e por isso oferecem serviços ligeiramente diferentes.
O nosso ingrediente secreto é a motivação, que nos leva a colocar os nossos clientes na Avenida Principal da Cidade e a satisfação que isso nos dá.
Como qualquer empresa de Marketing Digital, o que nos move são os nossos clientes. Mas mais do que dinheiro ou negócio, é a sensação de “dever cumprido” que temos quando vemos os resultados do nosso trabalho.
Temos um orgulho imenso nos negócios que impulsionamos ao dar-lhes visibilidade, credibilidade e ao torná-los numa autoridade através do nosso querido Marketing Digital.
Na Bluesoft, não somos fãs de segredos. Se é regular no nosso blogue, sabe que explicamos tudo o que fazemos de uma forma acessível e até o ensinamos a fazer algumas coisas. Aliás, acabámos de revelar o nosso ingrediente secreto! Posto isto, ainda temos alguns segredos, mas por pouco tempo. Revelamos-lhe os principais segredos do nosso Marketing Digital.
A matemática é a resposta! É preciso conhecer os números, as estatísticas, as probabilidades. Sabendo os números de tudo, temos os resultados de tudo.
Sabendo que 85% de toda a navegação na Internet começa no Google, compreendemos o quão importante é que os nossos conteúdos apareçam neste motor de busca.
Sabendo que apenas cerca de 6% dos utilizadores navegam para a segunda página do Google, entendemos que é essencial estar posicionado na primeira página. Este é apenas um exemplo dos milhares de contas que fazemos diariamente para delinear estratégias sólidas de Marketing Digital que vão de encontro aos objetivos dos nossos clientes.
O público é o segundo segredo do Marketing Digital. Conhecer os utilizadores, os potenciais clientes, os demais concorrentes e todos os seus comportamentos. O que querem, quando o querem, como o querem.
Ao conhecer as tendências, conseguimos prever as necessidades e desejos dos utilizadores através das probabilidades (cá está de novo a matemática). Deste forma, é possível definir um público-alvo e direcionar as estratégias para este público.
Tendo esta informação em mãos, torna-se mais fácil delinear uma estratégia que permita que se alcancem as pessoas certas na altura certa. E com esta informação, passamos ao terceiro segredo...
A otimização! Marketing Digital sem otimização é como uma bola de Berlim sem creme: pode existir, mas é meio que incompleta, não satisfaz o propósito. Num mundo onde impera o excesso de informação, como consegue um negócio ter visibilidade e rentabilidade? Como destacamos a bola de Berlim no meio de tanta doçaria?
Se, com o nosso primeiro segredo ficámos a saber que 85% das pesquisas online começam no Google, com o nosso terceiro segredo concluímos que estar nas primeiras páginas do Google trará a tão cobiçada visibilidade ao negócio.
Entra o creme da bola de Berlim em cena. Uma estratégia de otimização completa e personalizada é o segredo para se posicionar nas primeiras páginas dos motores de busca, nos primeiros resultados, naqueles que são visíveis.
Revelámos os nossos três segredos principais para delinear uma estratégia de marketing digital. Dependendo dos clientes e das suas necessidades e objetivos, as estratégias diferem.
Contudo, encontramos sempre um ponto comum em todas elas. Na Bluesoft, relevamos sempre a importância da visibilidade orgânica a longo prazo. Já nos ouviu falar de SEO, certamente.
Para demonstrar porque apostamos numa estratégia de marketing digital focada no crescimento orgânico, damos-lhe um exemplo real:
É acelerado o crescimento do Marketing Digital, em Portugal e no resto do mundo. Cada vez mais procuramos por respostas na internet, e cada vez mais a internet nos dá as respostas que procuramos.
Fazer do nosso cliente a resposta para as pesquisas dos utilizadores é o nosso objetivo.
Apostamos em mais do que anúncios pagos e redes sociais. Apostamos em criar autoridades digitais que respondem às preces do consumidor. Apostamos nas marcas e negócios que representamos.
Revelámos os nossos segredos de Marketing Digital acima, e para terminar revelamos mais um: o segredo do nosso sucesso.
O segredo do nosso sucesso não está apenas na matemática, na estratégia ou no público, mas sim nas pessoas. Nos nossos profissionais dedicados e criativos e nos nossos clientes, que confiam em nós para elevarmos o seu negócio online.